Cartão de Crédito

Quer fazer um cartão de crédito e não sabe como? Descubra aqui!

Isabella Proença
Isabella Proença
pessoa segurando vários cartões de crédito, representando fazer um cartão de crédito
Preparamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer um cartão de crédito. Leia e solicite já o seu.

Quer fazer um cartão de crédito e não sabe como? Descubra aqui!

De um lado, há quem considere o cartão de crédito um antecipador de sonhos. Do outro, alguns o classificam como o grande vilão das finanças.

Independente disso, a verdade é que — quando utilizado de forma eficiente — o cartão de crédito é uma opção conveniente e segura, que dá poder de compra e facilita a vida do consumidor.

Continua após a publicidade

Além disso, na atualidade, ele proporciona algumas vantagens estratégicas para suas finanças, como é o caso do cashback oferecido alguns modelos.

Por esses benefícios, muitos querem ter acesso a esse método de pagamento, porém, nem todos sabem como solicitá-lo.

Continua após a publicidade

Neste artigo, reunimos todas as informações sobre o processo de solicitação de cartão, a fim de te ajudar a entender como fazer um cartão de crédito. Confira!

Como fazer um cartão de crédito?

Solicitar um cartão de crédito é um processo que se inicia antes mesmo da execução do pedido.

Ou seja, é preciso analisar fatores internos — como suas próprias finanças e possíveis dívidas preexistentes — e externos — como a empresa administradora do cartão, condições de contratação e as taxas envolvidas.

Abaixo, compreenda os detalhes de cada uma dessas etapas.

Faça uma pesquisa das principais opções

Ao tomar a decisão de fazer um cartão de crédito, a primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre as opções disponíveis no mercado.

Continua após a publicidade

Aliás, hoje em dia há diversas alternativas, bastante diferentes entre si, capazes de atender os mais variados perfis.

Portanto, reúna as principais informações sobre cada uma delas.

Avalie os prós e contras

Após tomar conhecimento das opções oferecidas pelo mercado, o segundo passo é avaliar os prós e os contras que cada alternativa possui.

Ou seja, os benefícios básicos, exclusivos e também as desvantagens.

Entretanto, é fácil identificar os benefícios, afinal eles são expostos pelas empresas. Já as desvantagens requerem um pouco mais de investigação.

Assim, uma boa maneira de tomar conhecimento dos pontos negativos de cada cartão de crédito é conferir sua reputação em sites como o Reclame Aqui.

Continua após a publicidade

Nele, os consumidores opinam sobre os serviços, reclamam de fallhas na prestação do serviço, obtém (ou não) respostas, bem como avaliam a solução recebida.

Analise as taxas envolvidas

A análise das taxas do cartão de crédito é uma etapa crucial desse processo de solicitação, podendo até mesmo ser uma das mais decisivas para a escolha.

Dessa forma, é extremamente importante tomar conhecimento dos custos praticados, sejam eles relacionados aos serviços, sejam referentes aos juros por atraso.

Atualmente, há inúmeras opções de cartões de crédito sem a cobrança de anuidade, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, alguns deles exigem maior volume de utilização do crédito para receber o benefício ou, até, cobram juros mais elevados em casos de atraso.

Enquanto isso, há cartões de crédito que cobram taxa de anuidade, mas têm juros mais baixos.

Dessa forma, é preciso pôr essas questões na balança para entender qual alternativa compensa mais para você.

Confira condições exclusivas para clientes (no caso de cartões de lojas)

Hoje em dia, a grande maioria das lojas oferecem cartões de crédito para seus clientes e, normalmente, eles vêm acompanhados de condições exclusivas.

Continua após a publicidade

Assim, algumas delas, incluem: maior parcelamento sem juros, descontos, maior prazo para pagamento e promoções em geral.

Além disso, caso possua alguma bandeira, o cartão também pode ser aceito em outros estabelecimentos.

Ou seja, você pode fazer um cartão de crédito de loja, ter todos os benefícios ofertados para aquele estabelecimento e ainda utilizá-lo em outros locais.

É uma opção interessante que merece ser considerada, não é mesmo?

Veja se você se encaixa nos pré-requisitos

Ao escolher o cartão que você pretende solicitar, atente-se aos pré-requisitos estabelecidos pela instituição e verifique se você se enquadra em todos eles.

Continua após a publicidade

Em geral, os principais pré-requisitos estão ligados à idade, renda e pontuação de crédito (score).

Então, para não perder tempo fazendo um pedido que pode não ser atendido devido a um desses fatores, faça você mesmo esse filtro antes da solicitação.

Entre no site da instituição escolhida

Escolhida a instituição, acesse o site para obter informações mais detalhadas acerca da solicitação do cartão, visto que cada empresa tem seu próprio processo.

Algumas aceitam pedidos pelo próprio site, outras, somente pelos seus respectivos aplicativos para smartphone. E há também aquelas que permitem que a solicitação seja feita via Internet Banking.

Continua após a publicidade

Preencha seu cadastro para fazer um cartão de crédito

Concluídas todas as etapas acima, é chegado o momento de realizar o seu cadastro via site, aplicativo ou Internet Banking, a depender do cartão escolhido.

Embora cada opção possua um sistema de cadastro exclusivo, a tendência é que ele seja bem simples e intuitivo, bastando seguir o passo a passo da empresa.

No entanto, é extremamente importante verificar que você realmente está na página da empresa, para garantir que os dados fornecidos estão protegidos.

Aguarde a análise de crédito

Por fim, basta aguardar a análise de crédito realizada pela administradora do cartão de crédito, que, dentre os objetivos, o principal é assegurar o recebimento do dinheiro liberado.

Continua após a publicidade

Os outros são: conhecer as dívidas que você já possui, definir o limite de crédito que será liberado para não comprometer toda sua renda etc.

O que precisa para fazer o pedido?

Embora cada instituição possua seu próprio processo de solicitação, os documentos requeridos para fazer um cartão de crédito tendem a seguir um padrão. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Além disso, vale mencionar que o comprovante de residência precisa ser atual e o de renda compreendendo, pelos menos, o período de 3 meses.

Entretanto, há instituições que podem solicitar comprovantes de renda de um período maior e outras documentações adicionais.

Continua após a publicidade

Com quantos anos pode fazer cartão de crédito?

Somente maiores de 18 anos podem solicitar um cartão de crédito. Todavia, isso não significa que menores de idade não podem obtê-lo.

Dentre as maneiras de um menor de idade conseguir um cartão de crédito, estão:

  • Cartão adicional: é um cartão destinado aos dependentes do titular do cartão de crédito. Pelo fato de ser vinculado ao cartão de origem, ele compartilha tanto a fatura quanto o limite do cartão;
  • Jovem universitário: caso o menor seja universitário, pode ser criada uma conta universitária. Normalmente, os bancos oferecem um cartão de débito para a movimentação bancária.
  • Jovem emancipado: é possível fazer um cartão de crédito sendo um jovem emancipado (menores que conseguiram, em cartório, o título de independente);
  • Adolescente que trabalha: funciona de forma parecida com quem é emancipado, mas há exceções. Em alguns casos, é necessário ter uma renda mensal garantida e passar por uma análise de crédito.

Qual é o jeito mais fácil de conseguir um cartão de crédito?

Não há uma fórmula mágica para ter o pedido de cartão de crédito aprovado. O que pode ser feito é buscar por cartões de crédito fáceis de aprovar, que tendem a ter mais agilidade e menos restrições nesse processo.

Existem cartões que aprovam na hora?

Sim. A evolução tecnológica tem contribuído, dentre outras coisas, para a agilização dos processos de análise de crédito e aprovação.

Alguns dos exemplos de cartões de crédito que aprovam na hora são Nubank, Trigg e Saraiva. Neste conteúdo, falamos mais sobre essa questão.

Continua após a publicidade

Qual é o score mínimo para cartão de crédito?

Não existe um número exato de score para determinar qual consumidor terá aprovação em um cartão de crédito e qual não terá.

Ou seja, não é possível mensurar o score mínimo para conseguir um cartão porque isso também depende da política comercial da instituição financeira.

Mas, na prática, normalmente os cartões de crédito que aprovam mais fácil costumam exigir um score a partir de 400 pontos no Serasa.

No caso de pontuações superiores, você normalmente terá mais facilidade de conseguir crédito com os bancos em que já tem um relacionamento e principalmente, que nunca ficou devendo.

Continua após a publicidade

Como fazer cartão de crédito para negativado?

Embora seja possível fazer um cartão de crédito mesmo estando negativado, não é uma tarefa simples.

Neste caso, a dica é buscar por instituições que não consultam SPC ou Serasa.

Passo a passo para solicitar seu cartão de crédito nas instituições financeiras

A seguir, confira o passo a passo da solicitação de cartão de crédito nas principais empresas administradoras.

Magazine Luiza

Com o Cartão Luiza, você pode parcelar suas compras em até 24x no site do Magalu e lojas, tem acesso à ofertas especiais, participa do Clube de Ofertas, tem 10% de desconto na loja Época Cosméticos e, ainda, participa do programa MasterCard Surpreenda.

Vale ressaltar que trata-se de um cartão internacional e que a anuidade do Cartão Luiza Preferencial é de R$ 143,88 (ou 12x de 11,99).

Continua após a publicidade

Além disso, há a versão Cartão Luiza Ouro, que é isenta de anuidade e faz parte do Programa Ouro.

Para obtê-la, você deve fazer ao menos 5 compras do Magalu por meio de qualquer forma de pagamento e suas compras devem somar o valor minimo de R$ 2.200 no prazo de 3 anos.

Em ambas as versões do cartão, a renda mínima é de R$ 800.

Para solicitar o Cartão Luiza, você pode ir até uma loja física do Magalu com RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço.

Também é possível fazer o pedido pelo site. Para isso, você deve preencher um formulário de 15 páginas.

Continua após a publicidade

Realizada a solicitação, a empresa fará uma análise de crédito para decidir se liberará o cartão ou não.

Caso seja aprovado, na loja física, o cliente já recebe o cartão e a senha na hora, podendo utilizá-lo naquele momento, inclusive.

Já no modelo de aprovação online, o cartão chegará ao endereço cadastrado alguns dias depois.

Além disso, caso o cartão esteja bloqueado, o desbloqueio pode ser feito através do APP Cartão Luiza.

Continua após a publicidade

Bradesco

O Bradesco disponibiliza diversos modelos de cartões, desde o cartão de crédito tradicional até o pré-pago. Abaixo, conheça cada um deles e algumas de suas características.

  • Bradesco Neo Visa Internacional: isenção da parcela da anuidade acumulando R$ 50 em gastos a cada fatura e renda mínima de um salário mínimo. Dentre os benefícios, está o Programa de Relacionamento NEO.
  • Bradesco Elo Mais Internacional: renda mínima de R$ 2 mil e anuidade de R$ 310 (ou 12x de R$ 25,83) no 1º ano. Os benefícios incluem Fidelidade no Bradesco Cartões e Wi-Fi no Brasil e no exterior.
  • American Express Green: renda mínima de R$ 5 mil e anuidade de R$ 399 (ou 12x de 33,25) no 1º ano. Dentre os benefícios, está o seguro viagem.
  • Bradesco Visa Infinite: anuidade de R$ 975 (ou R$ 12x de R$ 81,25) e renda mínima de R$ 20 mil. Os benefícios incluem Sala VIP LoungeKey™, Fidelidade Bradesco Cartões e Visa Luxury Hotel Collection.
  • Bradesco Elo Nanquim Diners Club: renda mínima de R$ 20 mil e anuidade de R$ 1.200 (ou 12x de R$ 100) no 1º ano. Dentre as vantagens, estão Salas Vip e Concierge Bradesco;
  • The Platinum Card: anuidade de R$ 1.400 (ou 12x de R$ 116,67) no 1º ano e renda mínima de R$ 20 mil. O programa Membership Reward, as Salas Vip e o Concierge Bradesco são alguns dos benefícios;
  • Bradesco Visa Platinum: renda mínima de R$ 6 mil e anuidade de R$ 552 (ou 12x de R$ 46) no 1º ano. Os benefícios inlcuem Visa Concierge, Visa Luxury Hotel Collection e Fidelidade Bradesco Cartões;
  • Bradesco Elo Grafite: anuidade de R$ 460 (ou 12x de R$ 38,33) no 1º ano e renda mínima de R$ 6 mil. Dentre os benefícios, estão as Salas Vip, o Menu Bradesco Cartões e a Fidelidade Bradesco Cartões;
  • American Express Gold Card: renda mínima de R$ 8 mil e anuidade de R$ 550 (ou 12x de R$ 45,83) no 1º ano. Os benefícios incluem desconto no Cinemark e Fidelidade Bradesco Cartões.
  • Bradesco Visa Gold: anuidade de R$ 420 (ou 12x de R$ 350) no 1º ano e renda mínima de R$ 4 mil. Os benefícios incluem Menu Bradesco Cartões e Fidelidade Bradesco Cartões.

Para solicitar um deles, basta acessar o site, escolher o que deseja e clicar na opção “pedir agora”.

Algumas opções de cartões de crédito do Bradesco estão disponíveis para o público geral. Entretanto, outros modelos valem só para quem é correntista.

Aliás, como já adiantamos, ter um relacionamento bancário pode ajudar a melhorar limites de crédito, valores financiados, taxas de juros para contratação de empréstimos, etc.

Continua após a publicidade

Então, acha que é uma boa oportunidade para suas necessidades financeiras atuais? Você pode abrir sua conta no Bradesco online, ou seja, agora mesmo, e aproveitar outros benefícios.

Méliuz

O cartão de crédito da Méliuz é uma parceria com o banco Pan, mas todas as suas características são moldadas nos princípios da empresa de cashback.

À começar, justamente, pela possibilidade de receber de volta até 1,8% do valor das compras.

Você pode solicitar seu cartão de crédito da Méliuz online por esse link.

Neon

O Neon é um banco digital que oferece aos seus usuários muita praticidade na abertura de contas e uso dos serviços de cartões de crédito. 

Continua após a publicidade

Seu principal diferencial em comparação com as operadoras tradicionais é a ausência de qualquer tipo de tarifa ou mensalidades.

Por ser um banco totalmente digital, ele não possui agências físicas. Portanto, todo o processo de abertura de contas é feito online, pelo aplicativo (App Store | Google Play)

O cartão de crédito funciona igual aos tradicionais, a diferença está no maior controle que o cliente vai ter com o app do banco. Contudo, para solicitá-lo, é preciso antes abrir uma conta.

Para a abertura, é preciso instalar o aplicativo em seu smartphone e ter em mãos: CPF, RG e e-mail válido.

Continua após a publicidade

Nubank

O primeiro produto do Nubank foi o cartão de crédito sem anuidade ou taxas escondidas, que pode ser controlado pelo aplicativo.

Há quatro maneiras de solicitar o cartão Nubank, todas online. São elas:

  • Por meio do APP do Nubank:  você pode baixar em seu celular (App Store | Google Play) e clicar em pedir convite;
  • Pela indicação de algum amigo que já possua o cartão: basta apenas acessar o link recebido e seguir as instruções.

Independente da opção escolhida, o processo se solicitação do cartão continua no app. Lá, você deve:

  • escolher um limite de acordo com o pré-estabelecido pelo Nubank;
  • escolher uma data de vencimento para pagar a fatura;
  • criar uma senha para seu cartão;
  • assinar a tela do aplicativo digitalmente.

Vale lembrar que o Nubank não cobra nenhuma taxa ou solicita depósitos de quem pede o convite para o cartão de crédito. As únicas informações solicitadas são CPF e e-mail.

Digio

Em parceria firmada entre banco Bradesco e Banco do Brasil, foi lançado o cartão de crédito Digio, que possui bandeira Visa.

Continua após a publicidade

O Digio é livre de anuidade e cobranças de juros rotativos. Além disso, dispõe de todos os benefícios oferecidos pelos cartões Visa, como Visa Checkout.

A solicitação do cartão pode ser feita de forma simples e rápida pelo site ou aplicativo (App Store | Google Play).

Pelo site, basta acessar a página, preencher os dados no campo “Quero meu digiocartão” e clicar em “Peça o seu cartão”. Após isso, você deve aguardar a confirmação em seu e-mail.

Para fazer o pedido pelo aplicativo, os primeiros passo são instalar o app em seu smartphone e clicar na opção “Solicite o seu”.

Continua após a publicidade

Depois, deve fornecer os dados solicitados e clicar em “próximo”, checar esses mesmos dados e clicar em “Confirmar”. Por fim, basta esperar o e-mail de confirmação.

O prazo de resposta é de 7 dias úteis e, caso você seja aprovado, receberá um código de Token por e-mail para ativar sua aprovação.

Assim, a partir daí, serão analisadas outras questões, como histórico financeiro, documentação e histórico bancário. 

Entretanto, vale ressaltar que o pedido ainda não teve aprovação e a negativa definitiva pode ter sua definição ainda nessa etapa.

Continua após a publicidade

Atacadão

Para solicitar um cartão de crédito Atacadão, é preciso clicar na opção “Peça já o seu”, no site da empresa. Depois disso, basta preencher o formulário de cadastro para prosseguir com a solicitação.

Ao fazer compras com ele, você tem acesso à promoções especiais, como a “Leve Mais e Pague Menos”, que oferece descontos exclusivos em produtos selecionados nas lojas Atacadão de todo o Brasil.

Além disso, permite parcelamento em até 10x sem juros nas Drogarias Atacadão e Carrefour, disponibiliza um prazomaior paga o pagamento de combustível nos Postos Atacadão e a fatura pode ser parcelada em até 24x.

Carrefour

O processo de solicitação do Cartão Carrefour online é feito por meio do site. É preciso preencher o formulário de cadastro para dar continuidade ao pedido.

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível fazer o cartão nas lojas físicas do Carrefour, por intermédio de um atendente.

Assim, dentre as vantagens oferecidas aos usuários, estão a:

  • isenção da parcela de anuidade utilizando o cartão em qualquer Carrefour;
  • maior prazo para pagamento de combustível nos Postos Carrefour;
  • descontos em produtos selecionados;
  • parcelamento em até 24x sem juros nas lojas e no site Carrefour.

Credicard Zero

O Credicard Zero é um dos cartões de crédito sem anuidade disponíveis no mercado. Ele traz vários benefícios, como descontos em viagens de Uber, na Decolar.com e em diversas lojas, como Extra, Magazine Luiza e Netshoes. 

Além disso, seu gerenciamento se dá pelo uso do aplicativo (App Store | Google Play).

Para solicitar o cartão basta acessar o site e realizar o cadastro, fornecendo as informações solicitadas.

Continua após a publicidade

Bônus: Como fazer recarga com cartão de crédito?

A forma de recarregar o seu celular com o cartão de crédito vai depender da sua operadora, pois cada uma possui um número e passo a passo de recarga.

No entanto, o que todas têm em comum é que é preciso ligar para um número, já com o cartão em mãos, e seguir as instruções da atendente.

Algumas operadoras vão solicitar dados pessoais para fazer um cadastro, outras pedirão apenas os dados do cartão.

Para fornecer essas informações, você terá que ativar o teclado do celular e, com o cartão em mãos, digitar os números solicitados.

Continua após a publicidade

Ao final da operação, o cliente receberá os créditos no seu celular e o valor da contratação terá seu provisionamento na fatura do seu cartão de crédito.

Conclusão sobre fazer um cartão de crédito

Hoje em dia, solicitar um cartão de crédito é bem simples e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora, pelo seu smartphone.

Já as análises de crédito e políticas comerciais das instituições financeiras podem variar bastante.

Assim, além de conhecer os requisitos para solicitar um cartão de crédito, você precisa conhecer a proposta comercial para realizar a sua contratação.

Só assim você conseguirá confrontar opções de cartão de crédito, não é mesmo?

Agora que você já sabe como funciona o processo em algumas das instituições, não perca mais tempo e peça já o seu.

Entretanto, se você ainda tem receios em relação às finanças, acesse outro conteúdo especial do portal e saiba como utilizar o cartão de crédito ao seu favor.

Este artigo foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba nossos conteúdos em primeira mão no seu e-mail!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *