Como fazer cartão de crédito pela internet? Peça sem sair de casa!

Quer fazer um cartão de crédito pela internet, mas não sabe como? Fizemos um passo a passo completo (e cheio de toques importantes) para te ajudar.

Escrito por Ana Júlia Ramos

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Como fazer cartão de crédito pela internet? Peça sem sair de casa!

Graças à evolução da tecnologia nos últimos anos, o procedimento para fazer cartão de crédito pela internet está cada dia mais simples e menos burocrático.

Em poucos minutos, fornecendo documentos comuns e dados cadastrais completos, é possível iniciar o processo de triagem para a obtenção de um cartão de crédito sem sair do conforto do seu lar.

Se você está buscando um novo cartão, quer realizar essa solicitação da maneira mais prática possível e não sabe por onde começar, separamos algumas dicas importantes para começar. Continue lendo até o final!

É possível fazer cartão de crédito pela internet?

Sim, é possível fazer cartão de crédito pela internet.

Tudo isso sem precisar se deslocar a nenhum banco, loja ou qualquer estabelecimento físico.

Assim, torna-se cada vez mais fácil solicitar um cartão de crédito à distância, enviando os documentos necessários e preenchendo um cadastro completo de maneira digital.

De toda forma, ainda que não vejamos presencialmente, o processo para a obtenção de qualquer linha de crédito continua o convencional.

O que isso significa? É simples!

Mesmo evitando o incômodo de enfrentar filas quilométricas em um banco ou alguma instituição financeira, a solicitação não garante ou facilita uma aprovação.

Ou seja: por mais que o processo seja, de fato, mais simples, ainda será preciso passar pela mesma análise de crédito feita em uma operação feita pessoalmente.

Como fazer cartão de crédito pela internet? O passo a passo geral!

Fazer cartão de crédito pela internet é um processo relativamente fácil, mas que requer alguns cuidados com a segurança e pede por certa atenção.

Para te ajudar nessa missão, montamos aqui um passo a passo desse processo.

De toda forma, adiantamos uma informação importante. Cada instituição financeira terá suas particularidades e formas específicas de fazer o cartão online.

Por isso, lembre-se que o objetivo deste conteúdo é te ajudar de maneira geral, mostrando como o processo é feito como um todo.

1. Entenda qual cartão escolher

A internet é uma ferramenta que facilita, e muito, a escolha do produto financeiro ideal para o seu perfil.

De toda forma, diante de tantas ofertas disponíveis no mercado com seus diferenciais específicos, é importante criar uma boa base de comparação antes de bater o martelo.

Para começar, você pode fazer uma pesquisa criteriosa. Temos algumas listas que podem te ajudar (e muito) a fazer a sua escolha a partir de um perfil de necessidade específico.

Durante essa análise, procure entender as taxas aplicadas em um possível atraso de pagamento ou até mesmo os juros impostos em caso de pagamento mínimo de sua fatura.

Acredite: saber essas informações de antemão irá poupar você de eventuais surpresas negativas.

Além disso, para maior fidelização dos clientes, muitas financeiras também oferecem acúmulo de pontos, prêmios e bônus que devem ser considerados.

Esses atrativos podem ser muitos, como acesso liberado a salas VIP em aeroportos, brindes, ingressos para eventos, cashback e muito mais.

2. Baixe o app do cartão ou acesse o site

Atualmente, tanto os bancos quanto outras instituições financeiras oferecem um serviço 100% informatizado, fazendo com que a experiência da solicitação do cartão de crédito seja totalmente digital, confortável, assertiva e rastreável.

Por isso, após escolher qual cartão deseja ter, é hora de acessar o site oficial da instituição relacionada a ele ou, ainda, baixar o respectivo aplicativo disponível na loja virtual do seu smartphone ou tablet.

3. Separe os documentos necessários

Após definir qual cartão de crédito você deseja ter e se certificar de que ele é aderente ao seu perfil como consumidor, é hora de iniciar o processo de solicitação sem sair de casa.

Para isso, é necessário ter em mãos uma relação padrão de documentos.

Além de confirmar a sua identidade, será possível assegurar à instituição que há pouco risco de inadimplência. Dessa maneira, cresce a possibilidade de obter êxito na proposta de concessão de crédito.

Dica: antes de reunir documentos como RG, CPF e comprovantes, não se esqueça de conferir a validade de cada um deles. Caso estejam em um estado de conservação ruim (ou vencidos), existem chances do retorno ser negativo.

Entendemos que algumas pessoas não gostam de compartilhar informações a respeito de renda.

Apesar disso, saiba que essa informação poderá te ajudar a ter um limite que seja mais compatível com a sua realidade.

Por mais que muitas empresas não exijam mais esse tipo de informação, saiba que ela é indispensável para aumentar o limite do cartão de crédito.

4. Certifique-se da segurança do processo

Como bem sabemos, a internet pode ser usada hoje em dia de maneira muito positiva, com o objetivo de facilitar a vida do usuário.

Em contrapartida, o ambiente online também pode ser cheio de armadilhas e ciladas para roubo de dados pessoais e aplicação de golpes.

Para que você não caia em uma situação desagradável, é sempre bom verificar se a página em que será feita a solicitação do cartão é realmente segura.

Para isso, caso você esteja utilizando um computador, a dica número um é utilizar somente os sites oficiais da empresa emissora do cartão que você deseja.

Além disso, cheque se o cadeado de segurança do site está aparecendo na barra do navegador, o que irá assegurar que sua solicitação não acontecerá em um sistema não confiável.

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Se você optar por fazer a sua solicitação por meio do celular, lembre-se de que só é seguro fazer downloads por meio das lojas oficiais dos sistemas operacionais, como o Google Play e a App Store.

Além disso, é bastante aconselhado conferir a reputação do prestador deste serviço em sites que reúnem experiências de outros consumidores.

Indicamos sites como o Reclame Aqui, o Consumidor.gov.br ou o Procon do estado em que você mora.

Finalmente, tenha sempre em mente que, quando se trata de informações pessoais e dados importantes, toda preocupação e cuidado são poucos.

5. Encontre o botão de solicitação

Depois de ter baixado o aplicativo ou acessado o site oficial da empresa que você escolheu para emitir o seu novo cartão de crédito, procure na página um botão que permita o início do processo.

Normalmente, esses botões se encontram no topo ou no final das páginas, em cores que chamam a atenção e com chamadas como “Peça já o seu!” ou “Solicite o seu cartão!”.

Quando encontrá-lo, clique sobre ele para iniciar o percurso. Na maioria dos casos, a primeira etapa será a do preenchimento de uma ficha cadastral.

6. Fotografe os documentos

Parte do processo implica no envio da documentação digitalizada. 

Para isso, os aplicativos geralmente irão solicitar acesso à sua galeria de fotos ou ao seu arquivo de documentos para o upload de todas as informações necessárias.

Para aumentar suas chances de ter o cartão de crédito aprovado, procure enviar a documentação completa e de maneira bastante legível. É interessante que as imagens tenham as seguintes características:

  • boa iluminação;
  • um bom enquadramento (cuidado para não deixá-la tremida);
  • esteja próxima o suficiente para que seja possível te reconhecer (no caso de imagens) ou ler o texto;
  • sem manchas ou marcas da câmera;
  • que seja tirada da câmera principal do seu celular (e não da frontal, salvo em caso de selfies), já que a qualidade é maior.

Esse cuidado é importante para que não haja a necessidade de repetir o processo por documentação incompleta ou irreconhecível.

6. Preencha informações complementares

As informações complementares servem para reafirmar e dar maior credibilidade à solicitação.

Cada emissora de cartão tem seus próprios critérios internos para a aprovação de crédito, por isso os dados solicitados para além de documentos pessoais e de renda podem variar bastante de uma empresa para a outra.

Por esse motivo, é importante ser assertivo e preciso nas informações como dados referentes à sua renda, pois uma incongruência entre o que é relatado e o que está nos documentos pode ser fatal para o pedido do seu cartão de crédito.

7. Envie a solicitação

Após preencher todas as informações com bastante atenção e, principalmente, honestidade, é hora de concluir a sua solicitação.

Antes de apertar um botão de confirmação como “Enviar” ou “Continuar”, não esqueça de conferir os dados que você informou.

Parte dos usuários pode se confundir durante o processo de preenchimento dos dados, não enviando o formulário para a instituição financeira.

Por isso, tenha certeza de que você realizou o procedimento até o fim, clicou no botão de envio e recebeu uma mensagem de confirmação.

8. Aguarde pelo retorno

Cada banco ou instituição credora tem seu próprio prazo para aceitar ou negar um pedido de cartão de crédito.

Portanto, para ter certeza se você foi aprovado ou não por essa empresa, é necessário aguardar o retorno da sua solicitação após a apuração dos dados enviados.

Geralmente, o contato pode ser feito por e-mail ou por meio do aplicativo onde o pedido foi gerado. Por isso, vale controlar seus e-mails e ficar atento. Em alguns casos, o retorno acontece entre 24 e 48 horas.

O que fazer se meu pedido de cartão de crédito pela internet foi negado?

Mesmo apresentando a documentação completa para fazer cartão de crédito pela internet, pode ser que sua solicitação seja negada.

Sabendo disso, tenha em mente que muitos são os possíveis motivos para que seu cartão não chegue até você.

Geralmente, quando isso acontece, é porque alguma informação ou dado apresentado não convenceu a operadora de maneira prática.

Seja, por exemplo, por conta do seu Score. Ele é um sistema de pontuação criado pelas empresas de proteção ao crédito para avaliar o risco oferecido por cada cliente.

Aproveite e veja formas práticas de aumentar o Score de crédito.

Pode ser também porque sua renda não foi suficiente para a obtenção deste produto.

De qualquer forma, vale ressaltar que quanto mais você tenta obter um cartão de crédito após receber um retorno negativo, mais seu Score tende a cair.

Quando uma pessoa está em busca de crédito por meio de várias empresas diferentes e realiza diversos pedidos na sequência, o mercado pode entender que existe ali um certo “desespero” por dinheiro.

O “ciclo” dos vários pedidos de cartão de crédito

Afinal, o ciclo é vicioso. Entenda como o processo pode se fazer real:

  • você tem um Score de crédito baixo (seja porque contraiu dívidas nos últimos meses ou porque não tem uma renda muito boa);
  • tentou fazer a opção número 1 de cartão de crédito;
  • a empresa entendeu que não existe um perfil para ter a solicitação aceita;
  • insatisfeito, você buscou por outra instituição antes de tentar resolver os problemas;
  • a segunda opção também fará a rejeição, já que desde o primeiro pedido, nada mudou (as dívidas continuam, por exemplo);
  • e assim por diante.

Viu como a insistência dificilmente teria um resultado positivo? Isso acontece porque a análise das instituições financeiras é feita de forma minuciosa para evitar a inadimplência.

Afinal, trata-se de um crédito concedido mensalmente para os clientes. Então espera-se que eles sejam capazes de arcar com esse valor sem muito problema.

Por esses e outros motivos, procure se organizar para que não haja restrições em seu CPF, pois desta forma a possibilidade de sucesso aumenta consideravelmente.

Além disso, procure controlar bem suas finanças. Ter suas contas pagas em dia pode ser um forte aliado para a emissão do seu cartão de crédito no futuro, pois a adimplência é considerada em cadastros positivos e pode melhorar suas chances.

Quanto tempo posso esperar entre um pedido e outro?

Como deixamos claro anteriormente, pode não ser bom para o seu Score sair realizando pedidos de novos cartões de crédito um atrás do outro.

Por isso, é importante dar um certo tempo entre uma solicitação e outra, a fim de não prejudicar sua própria reputação no mercado financeiro.

Cada emissora de cartão considera um tempo ideal entre uma análise de crédito negada e uma nova próxima análise, mas geralmente esse prazo pode variar entre 90 e 180 dias.

Para se ter uma ideia, o Nubank, por exemplo, costuma pedir 90 dias para que você possa tentar obter o roxinho novamente.

Passando o prazo informado, o cliente está liberado para realizar uma nova tentativa.

Entretanto, nada do cadastro anterior será mantido pelo banco: neste caso, será preciso fazer o pedido novamente, fornecendo a documentação completa para essa nova análise.

Consegui fazer cartão de crédito pela internet, e agora?

Se você teve sua análise de crédito aprovada pela instituição financeira para a qual você pediu um novo cartão de crédito, parabéns!

Neste caso, a partir da aprovação bem sucedida, já é possível começar a desfrutar de alguns benefícios antes mesmo da chegada de um cartão físico.

Isso porque, atualmente, boa parte dos emissores já oferecem cartões digitais que podem ser baixados nas wallets dos celulares e usados na modalidade de aproximação.

Além disso, também é possível começar a realizar compras pela internet por meio de numerações provisórias de cartões virtuais disponibilizados no app do cartão, que possibilitam o pagamento normalmente e de maneira prática.

Vale lembrar que, apesar das solicitações online serem diferentes do convencional, o processo pós-aprovação acaba sendo muito parecido com os cartões convencionais.

Assim como nos casos em que você solicita o cartão de crédito diretamente no banco ou em alguma loja presencialmente, quando o pedido é realizado pela internet o cartão físico também chegará no seu endereço e precisará ser desbloqueado para sua utilização.

Fique atento: dentro dos aplicativos vinculados ao cartão que você escolheu ou mesmo por meio de uma central de atendimento por telefone, pode haver uma forma prática e rápida para a ativação do serviço.

Conclusão

A tecnologia segue em constante evolução.

Sabendo disso, a cada dia, somos surpreendidos por diversas facilidades até mesmo naqueles processos mais simples, culminando em um estilo de vida mais flexível.

Realizar serviços antes burocráticos por meio da internet permite que nosso dia a dia seja mais funcional e evita perda de tempo com questões como deslocamentos, filas e horários de funcionamento.

Dentro deste cenário, o período de isolamento social por conta da pandemia durante 2020 também foi um fator crucial no aumento desta demanda.

Isso aconteceu, principalmente, como forma de estimular o público a permanecer em casa para não criar aglomerações. O movimento fez com que muitas pessoas que antes tinham certa resistência com a tecnologia se tornassem mais abertas e empolgadas com tanta inovação.

Ter uma conta digital abre as possibilidades de compra e facilita o acesso a produtos um pouco mais caros, e nada melhor do que contratar essa facilidade sem sair de casa.

Portanto, com a devida atenção com segurança e procurando instituições reconhecidas, é possível não apenas fazer cartão de crédito pela internet, como passar a controlar seus gastos online de maneira prática, acessível e até mesmo sustentável.

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