Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Espelhar celular na TV: aprenda como fazer com o nosso tutorial completo!

Quer saber como espelhar o celular na TV? Confira o nosso artigo e descubra diferentes formas rápidas e simples para fazer!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Se você é uma das pessoas que não abre mão de telas mais amplas, saber como espelhar celular na TV pode ser de grande utilidade. Afinal, com esse recurso você poderá além de reproduzir a tela do dispositivo na TV, transmitir conteúdos sempre que quiser.

E o melhor de tudo, é que essa é uma possibilidade até mesmo para aqueles que não possuem uma Smart TV. Trouxemos 4 diferentes formas para você espelhar o celular na TV. Continue lendo e descubra!

Continua após a publicidade

Leia: Qual é a melhor TV por assinatura? Conheça as opções e avalie!

1. Espelhar celular na TV smart com Android

A partir da versão 4.2 do Android na maioria dos aparelhos dos diferentes fabricantes, o ícone de espelhamento é encontrado na central de atalhos do sistema. Como mencionado, smartphones da Samsung e da LG trazem esse mesmo atalho como “Screen Mirroring” e “Screen Share” respectivamente.

Embora a conexão seja a mesma, a qualidade do espelhamento entre smartphones e TVs Samsung pode ser ligeiramente melhor.

Continua após a publicidade

Se você encontrar o ícone na central de atalhos do Android, vá em “Configuração do sistema”, toque na aba “Tela” e em seguida em “Espelhar Tela”. Em alguns aparelhos, essa opção pode fazer parte do menu “Dispositivos conectados”, dentro da aba “Preferências de conexão”.

Veja a seguir o passo a passo para espelhar o seu celular Android na sua Smart TV:

  1. abra o “Painel de notificações”;
  2. deslize o dedo para baixo e toque na opção “Smart View” (de acordo com o modelo do celular Android, o nome do recurso pode ser diferente);
  3. após isso, basta selecionar a TV entre a lista de dispositivos que foram identificados;
  4. e pronto!

2. Espelhar celular na TV com iPhone

Se você tem um iPhone, provavelmente já sabe que o sistema IOS só é compatível com aparelhos da própria marca. Isso significa que o usuário precisa de uma Apple TV ou do protocolo proprietário “AirPlay” (tecnologia de espelhamento do IOS).

Embora algumas Smart TVs já estão saindo de fábrica com esse protocolo ou ganhando suporte para ele por meio de atualizações. Em seu site, a Apple lista todos os dispositivos que são compatíveis com o protocolo AirPlay. Para saber se o modelo da sua TV faz parte dessa relação, clique aqui.

Continua após a publicidade

Para espelhar a tela do seu iPhone na sua TV, acesse a Central de Controle do Aparelho. Para isso, basta deslizar o dedo para cima. Após isso, toque no ícone do “Airplay”. Logo após, selecione a TV para iniciar a transmissão.

icon

Atenção

Se porventura você já tiver confirmado que a sua TV possui a tecnologia, mas por algum motivo o botão não aparece, pode ser necessário a instalação de algum app do fabricante da TV.

Dito isso, para conectar o iPhone na TV, geralmente basta seguir os seguintes passos:

  1. primeiramente, tanto o iPhone quanto a TV devem estar conectados na mesma rede de internet;
  2. no passo seguinte, acesse a “Central de Controle” do seu iPhone;
  3. toque na opção “Espelhar Tela”;
  4. pronto! A tela do seu dispositivo móvel deverá ser projetada na TV.

3. Conectar celular na TV com cabo USB

Conectar o celular na TV via cabo USB é a mais simples e tradicional maneira de espelhar a tela do celular na TV. Para isso, basta conectar o dispositivo na porta USB da Smart TV. Em alguns casos, pode ser necessário colocar o celular em modo de dispositivo de armazenamento externo. 

icon

Contras

Um dos pontos negativos dessa forma de espelhamento é que nem todos os vídeos podem ser exibidos em aparelhos mais antigos, normalmente só as imagens podem ser transmitidas. Por esse motivo, é importante observar se o seu aparelho possui tecnologia compatível.

Veja a seguir como espelhar o celular na TV via USB:

  1. conecte o smartphone na porta USB da sua TV;
  2. ative o “modo de armazenamento” no celular;
  3. pronto! o espelhamento via USB está feito.

4. Transmitir a tela do celular usando dispositivos

Para as pessoas que não têm uma Smart TV ou possuem modelos que deixaram de receber atualizações, os “dongles” como o Fire TV, Chromecast e Apple TV são as melhores opções quando o assunto é espelhar o celular na TV.

Para funcionarem corretamente, os aparelhos também precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Veja como transmitir a tela do seu celular com o auxílio de dispositivos!

Continua após a publicidade

Fire TV

Para espelhar a tela do seu celular por meio do recurso nativo do Fire TV, basta pressionar a tecla “Home” do controle remoto do aparelho com cinco segundos e selecionar a função “Espelhamento”.

Saiba mais: Fire TV Stick: entenda como funciona e saiba se vale a pena comprá-lo!

No smartphone, acesse a configuração do dispositivo e procure pela função “Transmitir”. Automaticamente a tela do seu celular será enviada para o seu Fire TV. Lembrando sempre que tanto o celular quanto o Fire TV devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi.

O Fire TV é compatível com os principais serviços de streaming do mercado, entre eles podemos destacar:

Continua após a publicidade

  • Crunchyroll;
  • Disney+;
  • DirecTV Go;
  • Paramount+;
  • Telecine;
  • YouTube;
  • Twitch;
  • Entre outros.

Chromecast

Se a sua TV não é Smart, não se preocupe. Hoje em dia, existem diversos dongles ou hardlocks no mercado que resolvem facilmente esse problema. Entre eles, podemos destacar o Chromecast. Basta conectá-lo à porta HDMI da TV. 

Quando você começar a assistir um vídeo, um sinal quadradinho no canto superior da tela do seu smartphone irá mostrar a disponibilidade de iniciar a transmissão na TV, basta pressioná-lo.

Confira também: O que é Chromecast? Saiba se vale a pena e entenda a diferença entre as versões!

Por ser conectado via porta HDMI, o Chromecast permite o espelhamento de alguns aplicativos como:

Continua após a publicidade

Apple TV

Nem todas as Smart TVs são compatíveis com os smartphones da Apple. Nesse caso, uma das soluções é adquirir o Apple TV, um modelo de set-top box com funções bem parecidas com as dos “gadgets” citados.

Desta forma, o usuário conseguirá utilizar a opção “AirPlay” do iPhone para espelhar a tela do celular e assistir os vídeos na TV. Lembrando que alguns aplicativos de streaming também possuem botões que facilitam a transmissão.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.