Economizar, Planejamento Financeiro

Especial Black Friday 2020: como se dar bem (e não fazer dívidas!)

Amanda Gusmão
Amanda Gusmão
Especial Black Friday 2020
A Black Friday 2020 chega com ofertas e promoções antecipadas. Mas, também cheia de armadilhas para suas finanças. Entenda como aproveitar.

Especial Black Friday 2020: como se dar bem (e não fazer dívidas!)

 

A Black Friday 2020 está chegando! Nesse sentido, uma série de estabelecimentos já anteciparam suas vendas para evitar aglomerações e, claro, faturar mais.

E, com tantos preços reduzidos, mesmo quem não estava precisando comprar nada, se vê hipnotizado pelas ofertas.

Continua após a publicidade

“Preços nunca antes vistos”, “estoque ilimitado” ou “parcele em 12 vezes sem juros” são alguns argumentos de vendas muito comuns nessa época, não é mesmo?

Na verdade, se quisermos usar a nomenclatura certa, esses são gatilhos mentais para mexer com o inconsciente e induzir os compradores a comprar sem pensar muito.

Continua após a publicidade

Então, esses gatilhos mentais causam senso de urgência, escassez e exclusividade e, quando você se dá conta de que caiu em um deles, já passou o cartão de crédito para fazer a compra.

E, aqui, vale uma ressalva: como portal focado no que é importante para suas finanças pessoais, o iDinheiro não é contra fazer aquisições de oportunidade.

Muito pelo contrário, aliás. Nosso posicionamento, entretanto, é que toda escolha seja feita de forma estratégica, pensando nas suas finanças e objetivos.

Então, para ajudar a montar a sua estratégia, decidimos reunir uma série de conteúdos especiais para a Black Friday Brasil.

Continua após a publicidade

Esse, que você começa a ler agora, é quase um guia de sobrevivência à Black Friday 2020, afinal, são muitas tentações de compra e é preciso lembrar que os compromissos financeiros dos meses seguintes ainda precisam ser honrados, não é mesmo?

Então, gostou da ideia? Boa leitura!

O que é a Black Friday 2020?

O que é a Black Friday 2020

A Black Friday 2020 é a edição deste ano para o evento em que lojas e e-commerces oferecem grandes descontos em seus produtos e serviços.

E, aqui, vem o primeiro ponto para você se dar bem nesse período de ofertas: entender porque as lojas fazem tal evento.

Antes que você conclua que é só mais uma cópia do evento nos Estados Unidos, saiba que tem muito mais em jogo.

Continua após a publicidade

História da Black Friday nos EUA

Como muitas pessoas já sabem, a Black Friday é um evento do comércio norte-americano que acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças.

O dia de Ação de Graças nos EUA, por sua vez, sempre acontece na última quinta-feira do mês de novembro e, nele, as pessoas celebram e agradecem os eventos felizes e a fartura do ano.

Já no caso da Black Friday, existem diferentes vertentes para a origem do nome e do evento.

Alguns, por exemplo, dizem que está relacionado às ações de vendas do comércio na Filadélfia no final de semana após o dia de Ação de Graças dos anos 50.

Continua após a publicidade

Isso porque era a data de um jogo de futebol americano importante na cidade e que atraía muitos turistas. As lojas da região, por sua vez, aproveitavam para lucrar com muitas ofertas e descontos.

Outros dizem que a origem do termo está relacionado ao período do início das compras de natal, que fazia as contas que estavam no vermelho passarem para o preto (aqui no Brasil, usamos mais a referência “conta no azul”, não é mesmo?).

Entretanto, o mais importante a se saber é que, nos Estados Unidos, um dos principais objetivos das lojas é liquidar o estoque antigo para receber o novo que será ofertado no natal.

Com isso, suas ofertas podem, até, terem produtos das últimas versões ou da estação da moda seguinte. No entanto, os maiores descontos estarão nos produtos que serão substituídos por novos designs, cores e afins.

É claro que a ideia também é fomentar o consumo, não por acaso esse intervalo de dias é marcado por desfiles de grandes lojas dando boas vindas ao natal.

Continua após a publicidade

Black Friday brasileira

Mas, e aqui no Brasil? Por aqui, o evento começou a partir da iniciativa de um site, o Busca Descontos, que queria fomentar a venda das lojas parceiras que aderiram ao evento proposto.

Os resultados foram muito bons e, no ano seguinte, outras lojas aderiram, inclusive, realizando o evento de forma ampla, ou seja, não só associado ao site.

Assim, a semente da Black Friday Brasil está relacionada aos e-commerces, mas se expandiu rapidamente.

E, principalmente, em vez de ser um evento para trocar o estoque, aqui no Brasil a sexta-feira de promoções tinha (e ainda tem) o objetivo principal de lucrar.

Porém, existe diferença entre os objetivos de trocar o estoque e lucrar? Sim, muitas.

E a prova mais concreta é que nos primeiros eventos no Brasil, o que mais chamou atenção foram as estratégias desleais de algumas lojas que aumentavam o preço nas vésperas da Black Friday para vender no dia com um desconto artificial.

Continua após a publicidade

Além disso, tudo mais que envolve a abordagem e oferta dos produtos pode mudar quando os objetivos comerciais da loja são distintos.

Então, percebe porque você deve usar seu olhar mais crítico na hora de analisar uma oferta?

Ótimo, porque agora vamos partir para a parte prática das suas compras.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday 2020 acontece no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês. Anote aí:

Quando é a Black Friday 2020?

Aqui no Brasil, especialmente em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, algumas lojas começaram o evento mais cedo.

Continua após a publicidade

Por isso, é provável que você veja ofertas do(a):

  • final de semana, como é o caso do Black Weekend, que vai do dia 27 até 29 de novembro;
  • semana, também chamada de Black Week, que vai do dia 22 até 28 de novembro;
  • mês, que é o Black November e traz ofertas nos 30 dias de novembro.

Nas edições anteriores do evento brasileiro, muitos consumidores ficaram chateados por terem comprado antes e terem perdido descontos ainda maiores no dia oficial da Black Friday.

Por isso, algumas lojas que já começaram suas vendas criaram uma solução simples: prometeram pagar o valor da diferença, inclusive em dobro, caso isso aconteça.

Ou seja, você já pode começar a comprar agora mesmo e aproveitar as ofertas do período que, vamos combinar, não são poucas.

Para mostrar que o comércio brasileiro não está de brincadeira, separamos algumas das melhores promoções e ofertas desse ano. Confira.

Continua após a publicidade

Quais as melhores ofertas da Black Friday Brasil?

A regra de ouro da Black Friday é que não existe restrições em relação ao segmento, ou seja, qualquer negócio, seja na venda de produto, seja na prestação de serviço, pode participar.

Nesse sentido, percebemos um mix de ofertas em supermercados, lojas de eletrônicos e até fast food. Vamos conhecer as principais?

Supermercados

As grandes redes de supermercado são participantes assíduas das Black Fridays e, como oferecem outros produtos além dos alimentos, podem ter ofertas interessantes.

Black Friday Extra

O Extra já lançou em seu site a Extra Friday. De acordo com o site, o supermercado estudou durante todo o ano os produtos mais desejados por seus consumidores.

Continua após a publicidade

Assim, promete colocar em oferta aqueles que mais têm procura. Além disso, já existem alguns produtos em promoção antecipada.

Segundo o site, entre os produtos mais procurados, sugerindo que eles podem estar entre as ofertas especiais do dia 27 de novembro, estão:

  • iPhone;
  • Playstation;
  • Fritadeira;
  • Micro-ondas;
  • Tablet;
  • Smart TV;
  • Ar-condicionado;
  • Pneu;
  • Liquidificador;
  • Refrigerador.

Além disso, o site ainda faz uma ressalva que, pelo volume de compras, os prazos de entrega podem ficar mais extensos.

Isso é um ponto que, para alguns tipos de compra, pode ser um fator negativo.

Continua após a publicidade

Dica do iDinheiro para você

Entretanto, uma das dicas mais importantes para aproveitar a Black Friday é se programar para questões como essa.

Assim, se é um item de primeira necessidade e rápido uso, talvez não seja interessante esperar o evento começar, certo?

Mas, se é um produto de uso frequente, talvez seja interessante aproveitar o desconto para fazer um estoque.

Quer um exemplo? Aqui vai um: se você está precisando comprar um pacote de fraldas para seu bebê, comprar e esperar a entrega da Black Friday pode não ser um bom negócio.

Isso porque, se seu estoque acabar antes da entrega, terá que comprar o produto em uma venda local e o desconto que você conseguiu na Black Friday vai ser eliminado pela compra de urgência com valores mais caros.

Continua após a publicidade

Por outro lado, se o estoque de fraldas está tranquilo e você quer aumentá-lo com pacotes de tamanho maiores, a Black Friday 2020 pode ser uma grande oportunidade, não é mesmo?

Black Friday Carrefour

A Black Friday Carrefour também será no dia 27 de novembro, mas muitas ofertas já foram disponibilizadas para os consumidores nas lojas físicas e online.

Nos anos anteriores, o Carrefour aumentou seu horário de atendimento das lojas, liberou cupons promocionais e ofereceu descontos de até 80% em seus produtos.

E, assim como o Extra, o foco das suas ofertas são produtos de maior valor, como eletrônicos, eletrodomésticos, smartphones, pneus, etc.

Continua após a publicidade

Entretanto, de acordo com o site, também é possível aproveitar descontos em produtos de limpeza, higiene pessoal e outros.

No Esquenta Black Friday Carrefour, algumas das ofertas anunciadas, são:

  • TV de tela grande com até 15% de desconto;
  • parcelamento em 20 vezes sem juros no cartão Carrefour;
  • frete grátis para a linha branca da Brastemp.

Vale lembrar que tanto Carrefour quanto Extra são hipermercados com lojas físicas e e-commerce, ou seja, dá para aproveitar as ofertas de diferentes formas.

Telefonia celular

Um dos itens de maior interesse em eventos de promoção são, sem dúvidas, os smartphones e produtos associados.

Dessa forma, as empresas de telefonia não poderiam ficar de fora, certo?

Black Friday Claro

A Claro já anunciou em seu site oficial que suas ofertas de Black Friday serão disponibilizadas no dia 27 de novembro.

Continua após a publicidade

Sem maiores detalhes sobre os descontos, ela anuncia promoções em aparelhos smartphones, planos de celular, TV, internet móvel ou banda larga, bem como no combo de todos os seus serviços.

Além disso, vale mencionar que a Claro promete oferecer descontos para as pessoas físicas e jurídicas, ok?

Black Friday Vivo

A Vivo fez uma proposta diferente da sua concorrente e anunciou um mês inteiro de ofertas da Black Friday Brasil.

Entretanto, para saber mais sobre os descontos e promoções, o interessado deve se cadastrar no site da operadora informando sua cidade.

Continua após a publicidade

Entre os produtos que o cliente pode se mostrar interessado, estão:

  • internet fibra;
  • pré pago;
  • acessórios;
  • pós pago;
  • recarga;
  • tablets;
  • Plano controle;
  • Smartphone.

Porém, para ajudar a entender quais ofertas você pode encontrar na Vivo, podemos citar uma que foi noticiada recentemente.

Nesse caso, os clientes do plano Vivo Easy que fizerem a contratação ou renovação do Easy Prime vão receber o cashback de 100% do valor.

E, assim como a Claro, a Vivo também tem ofertas para planos corporativos que podem ser contratados até o final de novembro.

Black Friday iPhone

Para quem gosta da família Apple, a black friday de iPhone é uma ótima notícia.

Continua após a publicidade

Aliás, como já mencionamos, muitos hipermercados e lojas de departamento que vendem produtos de telefonia vão oferecer suas próprias promoções de iPhone.

No entanto, a loja iPlace que é oficial da marca também terá suas ofertas.

De acordo com o site, suas promoções de Black Friday acontecerão no dia 27 de novembro.

Porém, algumas delas serão antecipadas para os clientes que se cadastrarem no site.

Assim, em seu Aquece Black Friday, podemos citar alguns produtos, como:

  • fone de ouvido Airpods da segunda geração por R$ 1.599,00;
  • iPhone 11 Apple Preto 128 GB por R$ 5.259,00;
  • Apple Watch SE Cellular + GPS por R$ 3.739,00

Esses valores são do evento que antecede o dia 27 de novembro. E, além disso, o site ainda oferece o parcelamento em até 12 vezes com juros.

Dica do iDinheiro para você

Aqui vale um raciocínio importante sobre o parcelamento com juros, afinal, com ele você pode perder todo o desconto que a Black Friday proporcionou, certo?

Continua após a publicidade

Assim, se a compra é indispensável, você precisa fazer algumas considerações, como:

  • tenho o dinheiro guardado?

Se positivo, fazer a comparação entre o quanto ele está gerando de lucro mensalmente com o quanto pagaria pelo juros do parcelamento.

Assim, se os ganhos da aplicação estiverem maiores, você pode considerar a compra.

  • existe alternativa mais econômica?

Além do iPhone, existem outras opções de smartphone disponíveis no mercado.

Se algum deles atender suas necessidades, pode ser financeiramente mais vantajoso escolher outra opção.

  • escolher um parcelamento menor, mas sem juros, vai comprometer meu orçamento mensal?

Em alguns casos, as lojas oferecem parcelamentos sem juros em uma quantidade menor de pagamentos. Se o valor não comprometer seu orçamento mensal de forma temerosa, pode ser a melhor escolha.

O importante aqui é não fazer a compra por impulso só pela marca do produto ou porque a parcela cabe no seu bolso.

Se você está pagando juros por isso, está perdendo um dinheiro que poderia ser gasto em outras coisas ou, melhor ainda, estar aplicando e rendendo lucros.

Continua após a publicidade

Grandes lojas

Dando sequência ao nosso mapeamento de ofertas Black Friday 2020, chegamos às lojas de departamento que costumam ter grandes ofertas.

Black Friday Casas Bahia

As Casas Bahia também apostaram nas ofertas antecipadas, assim como na lista prévia de produtos mais procurados nas lojas para dar ênfase nas suas ofertas e descontos.

Assim, o dia oficial da Black Friday Casas Bahia será no dia 27 de novembro, porém, várias ofertas serão oferecidas aos consumidores antes da data.

Além disso, vale dizer que as Casas Bahia adotaram o modelo Black Weekend, ou seja, as promoções estarão disponíveis até o dia 29 de novembro.

É claro que depende da disponibilidade dos produtos, não é mesmo? Por isso, muitas lojas estão cadastrando interessados. Assim, podem fazer um provisionamento melhor.

Continua após a publicidade

Entre algumas promoções e diferenciais das Casas Bahia na Black Friday 2020, temos:

  • frete grátis;
  • cupons de desconto e para compras;
  • Chama no Zap!, que é um canal onde o cliente pode fazer a compra pelo Whatsapp com um entre os 20 mil vendedores da loja;
  • descontos exclusivos para o e-commerce e lojas físicas.
Dica do iDinheiro para você

Os e-commerces das principais lojas atuam como marketplace, ou seja, eles também abrigam ofertas de outros lojistas.

Antes de concluir sua compra, portanto, vale a pena olhar quem é o responsável pela oferta e logística de entrega.

Isso porque, algumas lojas têm apontamentos em órgãos de proteção ao consumidor e, ainda assim, permanecem ativas.

O Procon São Paulo tem uma lista que pode ser consultada. É claro que tais ocorrências podem ter sido pontuais, mas, considerando que o volume de vendas na Black Friday aumenta muito, algumas dessas lojas podem ter dificuldades de atender eficientemente, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Então, na dúvida, faça uma pesquisa antes de finalizar a compra.

Black Friday Americanas

A Americanas também prepara promoções especiais para o dia 27 de novembro. A chamada Red Friday, entretanto, já conta com alguns descontos e condições especiais.

Entre elas, podemos citar:

  • CashBlack de até 50% no AME em produtos selecionados;
  • Ofertas antecipadas;

Ademais, vale duas orientações importantes da Americanas. A primeira é que as lojas físicas também participam da Red Friday, no entanto, o e-commerce terá mais ofertas reunidas por conta do ano atípico de 2020.

De todo modo, quem quiser comprar no e-commerce e fazer a opção de retirada na loja, os descontos vão valer.

O segundo ponto é que a loja foi bem transparente ao afirmar que durante a promoção da Black Friday, seus produtos estarão com os menores preços dos últimos 60 dias.

Continua após a publicidade

Dica do iDinheiro para você

As Black Fridays no Brasil começaram a acontecer a partir de 2010, ou seja, não temos um histórico muito longo.

Dessa forma, no passado, algumas lojas participantes aproveitaram da pouca experiência dos consumidores para tentar maquiar falsos descontos.

Assim, aumentavam os preços de seus produtos nas vésperas e, quando anunciavam seus descontos, estampavam percentuais que chamavam atenção.

Contudo, órgãos de proteção e consumidores mais atentos perceberam a tática “50% de desconto no valor em dobro”.

Continua após a publicidade

Segundo o site Reclame Aqui, em 2019 foram 121 mil reclamações de consumidores da Black Friday, porém, apenas 76% delas foram solucionadas até o final do mesmo ano.

Entre as reclamações, as que dominaram o site, foram:

  • atraso na entrega, 49,62%;
  • propaganda enganosa, 7,31%;
  • estorno do valor pago, 5,44%;

As campeãs de contestações também mostram como os marketplaces influenciam nos resultados.

Ranking Reclame Aqui 2019

O site Reclame Aqui já é uma referência para os consumidores quando o assunto é insatisfação quanto aos produtos e serviços comprados, não é mesmo?

Mas, além dele, você também pode consultar os órgãos de proteção ao consumidor local e nacional, assim como hashtags nas redes sociais, que são, literalmente, um termômetro em tempo real das compras.

Black Friday O Boticário

A semana de ofertas da loja O Boticário também se relaciona com o posicionamento social do grupo, ou seja, #blackisbeauty.

Continua após a publicidade

Assim, a marca decidiu mudar o nome da sua campanha para Beauty Week, eliminando o reforço ao racismo que o uso do termo black mal utilizado pode causar.

Além disso, como o nome já sugere, o grupo oferecerá descontos especiais por toda a semana do dia 27 de novembro.

Entretanto, alguns deles já estão disponíveis no e-commerce e lojas, como:

  • até 40% de desconto em uma seleção de produtos de perfumaria;
  • descontos de até 50% em produtos selecionados para cuidado pessoal;
  • até 60% de desconto em produtos selecionados de maquiagem.

Black Friday na C&A

Na C&A, o evento promocional se chama Liquida Black, começou no início de novembro e vai até o final do mês.

A loja vai oferecer descontos de até 70% em todas as categorias de produtos, ou seja, roupas, acessórios, beleza, eletrônicos, casa, brinquedos etc.

Continua após a publicidade

Os clientes podem levar, por exemplo, 3 calçados e pagar por 2, ou comprar 3 blusas por R$ 69,00. Além disso, um relógio digital Casio feminino de R$ 399,99 está saindo por R$ 246,05 com 35% de desconto aplicado.

Black Friday na Renner

Na Renner, o cliente que quiser aproveitar a Black Friday 2020 terá todas as opções de promoção possíveis antes e depois do evento, que será no dia 27 também.

Desconto nos valores dos produtos, mais prazo para começar a pagar, frete grátis, maior número de parcelamentos e comprar mais e ganhar produtos de brinde.

É um festival de gatilhos mentais para suas compras! Entretanto, vale dizer que algumas delas têm condições, como o uso do cartão de crédito Renner.

Continua após a publicidade

Black Friday Magazine Luiza

A Magazine Luiza colocou em seu site que, durante todo o mês de novembro, ofertas do padrão Black Friday estarão disponíveis para os clientes.

Algumas, inclusive, com o selo “não voltarão mais baratas” ou “agora ou nunca”, indicando que nem mesmo na sexta-feira, dia 27, os preços vão cair.

Lembra que falamos sobre gatilhos mentais no início do conteúdo? Essas duas frases são exemplos reais e fazem com que alguns clientes decidam rapidamente pela compra sem refletir sobre sua real necessidade.

Ademais, outra tendência que você perceberá em muitas lojas, inclusive a Magalu, é que elas estão aproveitando a Black Friday 2020 para captar contatos de potenciais clientes. Como?

Continua após a publicidade

Oferecendo um cadastro para receber notícias antecipadas, vantagens e até descontos exclusivos. Na Magazine Luiza, essa estratégia se chama “cliente ouro”.

Outra dica importante sobre a Magalu é que ela também tem cashback durante a Black Friday 2020 e você ainda pode conciliar com outro programa de cashback e ter um retorno ainda maior.

Por fim, a Magalu, assim como a Americanas, garantiu que os preços da promoção serão os menores dos últimos 60 dias. Então, vamos conferir alguns exemplos:

  • Samsung Galaxy S10 de R$ 4.299,00 por R$ 1.999,00 (agora ou nunca);
  • sabão em pó Comfort Fiber Protect de R$ 19,90 por R$ 11,80 (agora ou nunca);
  • cadeirinha para auto Disney Kalle, de R$ 439,00 por R$ 269.67 (agora ou nunca).

As ofertas, obviamente, são válidas enquanto durarem a promoção ou o estoque da loja, o que vale para todas elas, basicamente.

Continua após a publicidade

Se você estivesse no shopping passeando por todas essas lojas, provavelmente ficaria com fome de tanta energia gasta, não é mesmo?

Pois agora vamos entrar no mundo da Black Friday 2020 dos fast foods!

Fast Food

Como adiantamos, qualquer tipo de loja ou prestadora de serviços pode participar da Black Friday 2020 e, por isso, algumas das fast foods também aderiram ao evento.

Black Friday Burger King

O Burger King já trabalha com cupons de descontos para compras de vários lanches da franquia.

Mas, para a Black Friday, lançou o BK Friday em parceria com as Casas Bahia. Assim, quem compra lanches selecionados no Burger King ganha cupons de crédito para gastar na loja de departamento.

Continua após a publicidade

Os cupons são válidos apenas para o app da Casas Bahia e para compras acima de R$ 300,00. Além disso, a promoção tem tempo limitado.

Black Friday Mc Donalds

Para saber as promoções da Black Friday Mc Donalds, o cliente precisa baixar o app da loja.

Assim, ele pode escolher receber as ofertas no App, Méqui Zap ou site. E, também vale dizer que não são todos os restaurantes da franquia que participam das promoções.

Black Friday Bobs

A Black Friday Bobs na verdade será uma Black Week e, de acordo com as redes sociais da rede, terá descontos especiais para quem tem Mercado Pago.

Continua após a publicidade

Por ora, a promoção atual é de R$ 5,00 de desconto no Trio Big Bob.

Dica do iDinheiro para você

Outros estabelecimentos, especialmente os locais, também farão promoções na Black Friday 2020.

Assim, se você tem um restaurante ou loja preferida, vale a pena consultar suas ofertas.

Além de garantir um produto com a qualidade que você já conhece, ainda vai fomentar a economia local, o que, mais do que nunca, é muito importante.

Outros produtos, lojas e e-commerces

Além das lojas que citamos, outras gigantes do varejo também já estão anunciando seus descontos nos produtos mais desejados como TVs, notebook, PS4, pneus, geladeiras e muito mais.

Continua após a publicidade

Assim, você vai ter muita opção para pesquisar, mesmo que o senso de urgência dos gatilhos mentais esteja te induzindo à compra imediata. Aqui vai uma lista.

Lista de lojas e e-commerce para pesquisar na Black Friday 2020

Passagens aéreas na Black Friday 2020

As passagens aéreas merecem um capítulo exclusivo! Isso porque, com a pandemia, a ideia de viajar ficou distante para muitas pessoas.

Porém, alguns destinos nacionais e internacionais já estão recebendo turistas com adaptação para o momento de isolamento social.

Além disso, as empresas do setor de turismo estão ofertando muitas promoções para atrair àqueles que já se sintam confortáveis para o turismo de lazer.

Vale dizer também que, mesmo comprando agora, você pode agendar a viagem mais para frente, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Então, aqui vão algumas possibilidades para aproveitar a Black Friday 2020 de passagens aéreas:

  • LATAM, que vai oferecer passagens aéreas com descontos especiais no dia 27 de novembro;
  • VoeGol, que está cadastrando interessados a receberem suas promoções da Black Friday com antecedência;
  • Decolar, que vai liberar descontos em passagens, pacotes turísticos e outros serviços que podem ser contratados no portal;
  • 123 milhas, com descontos em passagens no dia 27 de novembro;
  • CVC, que está oferecendo pacotes, passagens em ofertas relâmpago;

Submarino Viagens, Kayak e outras empresas do trade turístico também podem participar da Black Friday, portanto, vale consultar outras opções.

Sobre viagens, é muito importante analisar as condições de uso das promoções.

Algumas delas são restritas à baixa temporada, outras são básicas e precisam que o viajante pague alguns serviços extras, como bagagem despachada, por exemplo.

Como aproveitar as ofertas sem comprometer suas finanças?

Já adiantamos algumas dicas, é verdade. E, também mostramos como é importante avaliar as ofertas com um olhar crítico, entendendo os objetivos da loja em oferecer aquele desconto.

Mas, é claro, ainda existem outros pontos para que sua tomada de decisão seja ainda mais alinhada com suas finanças pessoais e objetivos de longo prazo.

Continua após a publicidade

É isso mesmo que você entendeu. Suas escolhas para a Black Friday 2020 ou de qualquer outra aquisição devem estar em acordo com seus objetivos financeiros. Então, aqui vão algumas dicas.

Defina o que você precisa comprar

Como mostramos, são muitas ofertas e em diferentes segmentos. É possível aproveitar descontos em petshop, eletrônicos, produtos de beleza e até passagens aéreas.

Para investir certo e de acordo com o que você precisa, faça uma lista com as suas necessidades e prioridades.

Assim, não importa a ordem com que você vai receber as ofertas, você só vai arrematar aquelas que realmente precisa.

Continua após a publicidade

Imagine, por exemplo, precisar comprar uma passagem aérea para um casamento em outra cidade, mas, em vez disso, cair em um gatilho mental para arrematar equipamentos de ginástica?

O dinheiro para investir na passagem será comprometido e, provavelmente, a frustração baterá na sua mente por ter sido ludibriado por uma publicidade.

Não use todo o limite do cartão de crédito

Usar todo seu limite de cartão de crédito não é saudável para suas finanças, e isso é bem lógico.

Entretanto, o que muitos consumidores não pensam é que algumas contratações, como é o caso de stremings de música e filmes, como o Netflix, dependem da disponibilidade do limite do cartão.

Continua após a publicidade

Ou seja, usar todo o limite do cartão vai impactar no seu orçamento mensal mas, também, no conforto que você escolheu para sua rotina.

Além disso, como tais assinaturas são serviços recorrentes, você ainda corre o risco de pagar uma taxa de avaliação de crédito emergencial do cartão de crédito para acatar a cobrança automática.

Lembra que falamos sobre perder todo o desconto que você ganhou na compra da Black Friday 2020? Essa taxa também pode fazer o mesmo.

Dê preferência a promoções que ofereçam cashback

Sim, é possível comprar produtos com descontos e ainda receber uma parte do valor pago de volta.

Assim como no cashback da Americanas, você também pode usar outros programas que não são exclusivos de um grupo só, como é o caso do Méliuz.

Continua após a publicidade

A Méliuz está promovendo o Black Friday Festival com suas parceiras e, além do dia 27 de novembro, algumas promoções já estão valendo, inclusive para algumas lojas que indicamos nesse conteúdo.

É o caso da Americanas, Casas Bahia, Magalu, o Boticário e Extra. Mas, outras também são participantes, como Dell, Shoptime, Ponto Frio, Droga Raia, Udemy e outros.

Vale lembrar que a Méliuz tem parcerias de cashback com essas empresas mesmo depois da Black Friday, ou seja, você vai ter outras oportunidades e vamos comentar isso a seguir.

Entretanto, antes, precisamos finalizar esse tópico pontuando que além do cashback tradicional, você pode receber retorno dos seus gastos com o cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Para isso, precisa fazer o cartão de crédito da Méliuz. No entanto, se você já tem essa solução de crédito, aproveite para combinar as promoções das lojas, ganhar descontos e cashback ao mesmo tempo.

Temos um conteúdo que explica tudo que você precisa saber sobre o cartão Méliuz e como otimizar seu uso. Vale a pena a leitura!

Não pense que a Black Friday é a única oportunidade de desconto

Essa é uma dica que parece aquelas que as mães dão aos seus filhos, mas nada poderia ser tão verdadeiro, ou seja, a Black Friday não é a sua última oportunidade para comprar o que deseja.

Os produtos, principalmente os eletrônicos, tendem a ficar mais baratos com o tempo. Isso porque, novas versões chegam ao mercado e barateiam aquelas que já estavam disponíveis.

Continua após a publicidade

Outro ponto é que o comércio brasileiro sempre recorre às promoções para atrair clientes pelo preço.

Quer um exemplo? Além da Black Friday em novembro, a Cyber Monday acontece nos mesmos moldes da primeira no último dia do mês, ou seja, dia 30.

Aqui no Brasil, ainda temos a Semana do Brasil em setembro e outras liquidações sazonais.

E, se você ainda não encontrar nenhuma promoção interessante nelas, poderá recorrer aos outlets que estão se multiplicando Brasil afora.

Continua após a publicidade

Considere outros custos envolvidos na compra (ou após ela)

Alguns produtos exigem compras auxiliares, como é o caso de consoles que precisam de jogos para serem utilizados, ou, robôs de limpeza que precisam de refis de panos e energia para recarregar após cada uso.

Assim, para escolher um produto e comprar, você também precisa considerar quanto essa nova aquisição vai custar para seus gastos mensais.

Pense nos compromissos futuros

Seu cartão de crédito pode até estar livre, mas já pensou nos gastos que você precisará ter no início do ano?

São vários impostos, matrículas, materiais escolares para alguns. Enfim, por mais que esses compromissos estejam no futuro, ao parcelar uma compra ou escolher usar um dinheiro que estava guardado, você está categorizando suas prioridades.

Continua após a publicidade

Viu? Suas escolhas na Black Friday 2020 vão ecoar por muito tempo nas suas finanças!

Por isso, se você fizer as contas e perceber que vai ficar apertado, talvez abrir mão nesse momento seja a escolha mais acertada.

Entretanto, se tiver o recurso disponível e, até mais do que o necessário para pagar a oferta, ainda assim, avalie se aquela compra vai trazer mais ganhos do que custos.

Esse é um dos pensamentos mais importantes para manter suas finanças sob controle.

Gostou desse especial sobre a Black Friday 2020? Então, assine nossa newsletter para receber os conteúdos complementares e outras dicas para cuidar das suas finanças.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *