Erros ou app do Itaú fora do ar: como resolver

Não está conseguindo acessar ou fazer movimentações no aplicativo Itaú? Veja os principais erros e como resolver.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Alguns clientes reportaram recentemente erros no aplicativo Itaú, não conseguindo acessar a conta por algumas horas. O que acontece nesses casos? Como proceder se algo estranho estiver lançado no extrato? Situações assim geram incômodo e transtornos, mas é importante manter a calma e tentar entender o que aconteceu.

Em muitos casos, trata-se de uma questão temporária, resultado de instabilidades do sistema ou atualizações preventivas para correção de falhas. Em outras, dado o impacto, a instituição cria soluções emergenciais visando minimizar os efeitos no padrão de seus serviços. Ainda assim, é indicado conhecer quais são os erros mais comuns e o que você pode fazer para tentar corrigi-los, não é mesmo?

Quais os principais erros no aplicativo do Itaú em 2023

Veja agora quais são os principais erros no aplicativo Itaú com os quais você pode se deparar durante o uso e como resolvê-los.

1. App do Itaú fora do ar hoje: o que fazer?

O primeiro passo é identificar se o smartphone está conectado à internet, seja por Wi-Fi ou 4G. Além disso, procure testar a conexão com outros aplicativos. Se todos funcionam normalmente, apenas o app do Itaú não, confira a atualização. É indicado que o aplicativo esteja com a última versão instalada.

Caso esteja tudo ok, verifique em sites como o DownDetector se outros usuários relataram problemas com o app fora do ar. Quando isso acontece, é preciso aguardar até que o erro seja corrigido pelo suporte técnico do Itaú.

2. Saques indevidos na minha conta Itaú: o que fazer?

Ao notar saques indevidos na conta Itaú é preciso entrar em contato imediatamente com os canais oficiais do banco pelo telefone Itaú 4004-4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais cidades). Informe ao atendente sobre a questão e peça bloqueio da conta e dos cartões, pois pode ser um sinal de golpes ou clonagem.

Também é possível usar o canal Fale conosco Itaú, diretamente no site do banco. O mais importante é solicitar o bloqueio da conta, para evitar novos saques indevidos.

3. Depósito não caiu na minha conta Itaú: o que fazer?

Depósitos são feitos por meio de envelope ou diretamente na boca do caixa. Caso não identifique o valor em sua conta, dirija-se até a agência onde fez o depósito, com o comprovante em mãos e peça informações sobre o que pode ter acontecido.

Vale também verificar se a conta estava negativada. Isso acontece quando você não realiza depósitos e o valor de manutenção segue sendo cobrado. Assim que o dinheiro é depositado, ele supre o valor negativo e, pode passar a impressão de que o depósito não caiu na conta.

Como funciona o golpe do envelope vazio?

O golpe do envelope vazio acontece quando terceiros simulam um depósito no caixa eletrônico para receberem o comprovante e aplicar o golpe.

Dessa forma, eles preenchem o formulário do depósito com uma quantia, mas não colocam nada dentro do envelope, ou seja, nenhum dinheiro ou cheque.

Na sequência, inserem no caixa eletrônico, registram a operação no sistema indicando o valor e a máquina emite o comprovante. No extrato da conta, também é possível ver um lançamento à compensar, de acordo com o procedimento padrão da conta.

Somente depois do período de apuração dos envelopes, que pode acontecer em 24 horas ou mais, se for final de semana, que a quantia entra na conta do cliente. Porém, se o envelope estiver vazio, a operação não é validada.

O golpista conta com esse intervalo para confirmar uma venda, por exemplo, levando o produto. Porém, como o valor não vai ser confirmado, o golpe se confirma. Por isso, só aceite finalizar negociações por depósito depois que o dinheiro for confirmado na conta.

4. Pix não completou no aplicativo do Itaú: o que fazer?

O Pix pode não completar por três motivos: não há saldo suficiente na conta, a chave pix está errada ou o sistema está com instabilidades. Para cada situação é preciso adotar medidas diferentes de resolução.

Se o saldo for inferior ao valor do Pix, deposite ou transfira mais dinheiro para sua conta e tente novamente. Quando o problema é com a chave Pix, é recomendado solicitar outra ao destinatário. Por último, quando o problema envolve instabilidade no sistema de envio pix é preciso aguardar para tentar novamente.

Ainda assim, no último caso é indicado verificar se o dinheiro não saiu de sua conta. Para isso, peça um extrato. Se identificar o valor a menos, confirme com o destinatário se ele recebeu o Pix, mesmo com o erro de sistema instável.

Também vale atentar-se algos golpes que são realizados no PIX, pois uma vez que você realiza a transferência digitando a senha, está confirmando que está ciente quanto ao envio para o destinatário.

5. Erro de atualização no app Itaú: o que fazer?

Os erros de atualização acontecem por memória cheia ou problemas de conexão. Primeiramente, confira se o celular está conectado à internet e tente baixar a atualização novamente.

Quando é problema de memória, o próprio aparelho sinaliza: “memória insuficiente”. Neste caso será necessário deletar algum outro aplicativo, para liberar espaço e baixar a versão recente do Itaú. Não é recomendado manter atualizações antigas. 

6. Mensagem “Identificamos um problema” no app Itaú para computador

Alguns usuários relataram que, ao tentar abrir o app Itaú para desktop, aparece a mensagem “Identificamos um problema no seu computador e não conseguimos abrir o app Itaú”.

Nesse caso, a orientação do banco é verificar se existe algum programa impedindo a abertura do aplicativo, como algum antivírus, pois esses programas podem remover arquivos do aplicativo. Remova os bloqueios, reinicie o computador e tente acessar o app novamente.

Caso não tenha nenhum programa impedindo a abertura, você deve desinstalar o aplicativo e renomear a pasta Aplicativo Itau para old-Aplicativo Itau dentro do diretório C:Usersnome_usuarioAppDataLocal. Em seguida, baixe novamente a versão aplicativoitau.msi e faça uma nova instalação.

Se mesmo assim a mensagem persistir, a indicação é procurar um técnico de informática de sua confiança, pois pode ser que seu computador esteja com malware, o que impede o funcionamento do aplicativo.

Conta Itaú padronizada

Pacote padronizado I a IV com oferta de saques limitados, cheques, transferências e opções variadas de cartão de crédito Itaú.

Taxa de manutenção: De R$ 14,70 até R$ 50,40
Saque: R$ 2,00 com 8 gratuitos
TED/DOC: R$ 10,50

  • Linha de Crédito
  • Investimento
  • Seguros
  • Consórcios
  • Pix
  • Câmbio
  • checkmarak Atendimento presencial
  • checkmarak Opções de investimentos com valores mínimos acessíveis
  • checkmarak Mais de 70 opções de cartão de crédito
  • close Cobrança de pacote mensal de serviços
  • close Cobrança de saques e transferências excedentes
  • close Abertura da conta precisa ser finalizada na agência
Leia mais sobre Conta Itaú padronizada Referência

Dicas de segurança para usar o aplicativo do Itaú

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as empresas precisam informar aos seus clientes como seus dados são usados na internet, inclusive nos aplicativos de banco. Assim, antes de começar a usar o app Itaú é recomendado ler a política de privacidade e concordar com ela.

Vale comentar que se você usa o aplicativo com frequência é entendido, automaticamente, que concorda com a forma como o Itaú utiliza seus dados pessoais nos meios digitais. Além disso, também é preciso adotar outras medidas de segurança.

Não usar conexões de Wi-Fi públicas

Para acessar o aplicativo do Itaú use apenas conexões seguras, como sua rede Wi-Fi de casa ou o 4G. Não entre em sua conta quando estiver conectado em redes públicas, como de shoppings, lojas, universidades e cafés.

Manter o aplicativo atualizado

Verifique sempre se o aplicativo instalado é a versão mais recente disponibilizada. Normalmente o celular pode ser programado para fazer as atualizações automaticamente, mas você pode verificar na loja (Google Play ou Apple Store) se está com o aplicativo mais atualizado.

Instalar atualizações do smartphone

Mantenha seu celular sempre atualizado, verificando se existem atualizações de software. Nos casos de modelos muito antigos, para os quais não há mais suporte, é válido considerar a troca do aparelho para garantir a segurança dos seus dados bancários.

Baixar o app da loja oficial

Nunca baixe o aplicativo de qualquer site. Procure usar o site oficial do Itaú, que irá redirecionar seu celular para a loja oficial e instale o app apenas por lá.

Monitorar a conta

Abra a conta pelo celular ao menos uma vez ao dia e confira os extratos, para analisar se tudo o que foi feito ali corresponde ao que você programou. Notou alguma transação não autorizada? Entre em contato com o Itaú e relate o problema.

Você já lidou com algum dos erros no aplicativo Itaú que foram citados? Como você pode ver, eles acontecem e não são motivos para preocupação. Ainda assim, mantenha seu app atualizado e tenha cuidado com o que instala em seu celular, para garantir a proteção dos seus dados pessoais.

Contas digitais mais seguras e fáceis de usar

Sugestão iDinheiro

Conta digital Pagbank

Conta digital Pagbank

Conta digital Pagbank Solicitar
  • Sem tarifa mensal
  • Conta de Pagamento Digital
  • Cartão Múltiplo, com Rendimento e Linha de Crédito

Conta Digital Inter

Conta Digital Inter Solicitar
  • Sem tarifa mensal
  • Conta Corrente Digital
  • Cartão Múltiplo, com Linha de Crédito

Deseja trocar sua conta para um banco com aplicativo mais fácil de usar e com um bom conjunto de soluções de segurança para seu dinheiro? Veja algumas opções:

Conta digital Pagbank
Conta digital Pagbank
Conta Digital Inter
Conta Digital Inter
Conta Digital Pan
Conta Digital Pan

Perguntas frequentes sobre erros no aplicativo Itaú

  1. Meu dinheiro está seguro no banco Itaú?

    Sim. O aplicativo é seguro e no caso de qualquer transação suspeita é possível entrar em contato com o suporte e solicitar bloqueio do cartão e da conta.

  2. Preciso reinstalar o app do Itaú?

    Não. Você deve mantê-lo atualizado. A recomendação de reinstalar é indicada nos casos de troca de aparelho ou quando este é formatado aos padrões de fábrica.

  3. O app do Itaú é seguro?

    Sim. O aplicativo, quando instalado diretamente da loja oficial e mantido atualizado, é seguro para o usuário.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp