Confira 7 erros no app do Banco Inter e como resolvê-los

Veja os principais erros no app do Banco Inter e como resolvê-los. Aprenda como usar o i-safe e outras dicas de segurança para evitar golpes.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Acessar a conta do banco Inter pelo celular já é uma atividade rotineira e a instituição continua oferecendo cada vez mais serviços pelo app. Porém, em algumas situações, existem dúvidas sobre como proceder em casos de erros no app do Banco Inter.

Então, como resolver? O app do Banco Inter é seguro? Como se proteger de golpes e atualizar ao aplicativo do banco em segurança? Tire suas dúvidas aqui e também confira uma lista de outras contas digitais confiáveis e fáceis de usar para experimentar.

Quais os principais erros no aplicativo do Banco Inter

Erro inesperado no app do Banco Inter: o que fazer?
App do Banco Inter fora do ar: o que fazer?
Depósito não caiu na minha conta Inter: e agora?
Erro no Pix do Banco Inter
Erro de atualização no Banco Inter

Se o aplicativo do Banco Inter faz parte do seu dia a dia, você provavelmente deseja estar preparado para os possíveis erros e problemas no app com os quais vai lidar. Veja as soluções mais recomendadas.

1. Houve um erro inesperado no App do Banco Inter: o que fazer?

A notificação de erro inesperado pode acontecer por diferentes fatores, desde problemas com a atualização do app até uma instabilidade no sistema. Para verificar o que está acontecendo, primeiro vá até a loja de aplicativos do seu celular e veja se não há novas atualizações para o aplicativo do Banco Inter.

Ele está na lista de pendências a serem atualizadas? Aceite a atualização e, depois de concluída, tente acessar novamente. Caso o app esteja atualizado, é válido consultar seu acesso à internet. Você está conectado ao Wi-Fi ou 4G? Outros aplicativos estão com o acesso normal?

Quando não há nenhum problema com a conexão, é indicado aguardar mais alguns minutos para tentar novo acesso ou reinstalar o aplicativo. Se necessário, instale em outro aparelho, para verificar se o erro persiste. 

2. App do Banco Inter fora do ar: o que fazer?

Um dos erros no app do Banco Inter é quando ele está fora do ar. Neste caso, o mais comum é o problema estar relacionado com o próprio banco, como uma atualização em andamento ou instabilidade do sistema em geral.

Vale consultar algum site, como o Down Detector e verificar se outras pessoas estão lidando com a mesma questão. Se sim, aguarde até o sistema ser normalizado e tente acessar novamente.

O erro também pode acontecer por problemas de conexão, então, é válido verificar se consegue mexer normalmente em outros apps do seu smartphone. O Inter também recomenda verificar se o aparelho está com a data e hora correta (automática ou configurada pela rede, no fuso de Brasília) e se possui algum item de segurança, como o bloqueio de tela e a biometria.

3. Depósito não caiu na minha conta no Banco Inter: o que fazer?

Os depósitos no banco Inter são feitos de duas maneiras: por boleto ou por cheque. O boleto pode levar até 3 dias úteis para ser compensado após o pagamento, e não é aceito após o vencimento. Assim, é válido realizar o pagamento o quanto antes. 

Além disso, é válido lembrar que o pagamento feito em lotérica pode demorar um pouco mais para compensar. Quanto ao depósito por cheque, é preciso que este esteja nominal, cruzado e desamassado. Será enviada uma foto do cheque pelo app e está precisa estar visível. O prazo para compensar é de até 2 dias úteis.

Passado o prazo máximo para compensar o depósito, se for por boleto é válido consultar se ele foi compensado pela instituição financeira de origem ou se não foi pago após o vencimento. No segundo caso, o valor é estornado a quem realizou o pagamento. Caso tenha sido feito por cheque, é importante verificar se foi compensado pelo banco de origem.

4. Erro ao fazer Pix no Banco Inter: e agora?

O erro ao fazer Pix no Banco Inter pode acontecer por instabilidade no sistema PIX, no próprio aplicativo do Banco, erros nos dados ou problemas de conexão. No primeiro caso é preciso aguardar que o sistema volte a ficar estável e você é notificado no próprio aplicativo sobre a instabilidade.

Se o problema for no aplicativo, outras funções também demoram mais do que o normal ou dão erro. Vale consultar o Down Detector para verificar se está tudo ok com o app do Banco Inter.

Quando o problema está no erro nos dados digitados, é preciso verificar a chave Pix repassada. Ela pode estar com algum número invertido ou incorreto. Solicite ao destinatário do Pix que envie novamente a chave. Caso seja uma chave aleatória, peça que ele mande outra e tente de novo.

Agora, se o problema estiver na conexão, é preciso testar outras funções do app e outros aplicativos do celular, se funcionam normalmente no 4G ou Wi-Fi. Aguarde a conexão melhorar, se necessário reinicie o modem e tente fazer o Pix mais uma vez.

Por último, em todos os casos é válido consultar se, mesmo com o erro apresentado, o valor não foi descontado de sua conta. Observou que isso aconteceu? Mesmo sem ter o comprovante, peça ao destinatário para verificar se recebeu o valor. Ele consegue ver isso no extrato da conta.

5. Erro de atualização no app Banco Inter: o que fazer?

O erro de atualização no app Banco Inter costuma acontecer por problemas de conectividade ou falta de memória interna no celular. Primeiro teste sua conexão, para ver se está tudo ok. 

Normalmente, a loja oficial do seu aparelho faz o download somente pelo Wi-Fi, mas se for urgente, você pode solicitar que seja feita com a conexão de dados móveis. Não há nenhum problema de conexão? É hora de analisar o espaço interno e memória RAM disponíveis para uso no smartphone.

Quando a questão é memória interna, o aparelho notifica que não é possível baixar o app, pois não há espaço o suficiente disponível. O ideal seria atualizar o celular para outro com mais memória, mas, caso não seja possível, elimine outros aplicativos menos utilizados para atualizar o do banco, pois não é seguro manter atualizações antigas.

6. Erro cod.aplse 46 no app do banco Inter

De acordo com relatos de usuários, ao tentar acessar a conta do Inter, eles receberam a seguinte mensagem: “Desculpe pelo transtorno mas ocorreu um erro no nosso servidor, tente novamente mais tarde (COD.APLSE46).”

Nesse caso, segundo respostas do banco no Reclame Aqui, caso o erro não seja corrigido após algum tempo, a alternativa é registrar uma reclamação no site do Reclame Aqui ou em algum dos canais de contato do Inter. O atendimento ao cliente do banco Inter entrará em contato com você para resolver o problema.

7. Erro cod.alne01 no app do Inter

Assim como o erro cod.aplse 46, de acordo com o banco, caso o erro não seja corrigido após algum tempo, a alternativa é registrar uma reclamação no site do Reclame Aqui ou em algum dos canais de contato do Inter. O atendimento ao cliente do banco Inter entrará em contato com você para resolver o problema.

Central de Relacionamento: Transações, Consultas e Informações. 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 940 0007 (demais localidades); Atendimento 24 Horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento via chat: www.bancointer.com.br ou pelo seu APP; Atendimento 24 Horas por dia, 7 dias por semana.
SAC: Reclamações, Cancelamentos, Sugestões, Elogios e Informações. 0800 940 9999. Atendimento 24 Horas por dia, 7 dias por semana. – Ouvidoria: 0800 940 77 72. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
Conta Digital Inter
Conta Digital Inter

Dicas de segurança para usar o aplicativo do Banco Inter

Segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas precisam informar aos seus clientes como seus dados pessoais são usados. O Banco Inter cumpre o requisito e, para acessar o aplicativo você deve concordar com a política de privacidade da empresa. Inclusive, é recomendado lê-la antes de aceitar.

Além disso, para evitar problemas e tentativas de golpes, outras recomendações de segurança no uso do app Banco Inter são:

Manter o aplicativo atualizado: Como já diz o próprio nome, as atualizações do aplicativo são de segurança. Ou seja, foi criada uma versão atualizada do app que corrige falhas. Quando seu celular notificar sobre a atualização, permita que ela seja baixada e instalada, até para evitar perder o acesso a sua conta Inter.
Use o i-Safe do Banco Inter: i-Safe é uma ferramenta disponível no aplicativo do Banco Inter que gera um código temporário para confirmação de cada operação.
Não abrir sua conta no aparelho de outras pessoas: Acesse sua conta do Inter apenas pelo seu celular ou tablet. Se estiver sem internet, aguarde até poder se conectar novamente. Usar o smartphone de outra pessoa para o acesso pode ser um risco para os seus dados pessoais.
Manter seu celular atualizado: O celular também precisa estar atualizado para se manter seguro para o uso. Normalmente você recebe notificações informando sobre uma atualização do Android ou iOS. Elas só podem ser feitas pelo Wi-Fi e corrigem falhas e erros que prejudicam a segurança do aparelho. Além disso, é válido verificar se ainda há assistência para a versão do seu Android ou iOS. Se for uma versão muito antiga e o celular não aceitar a atualização, considere trocar o aparelho por um mais moderno.
Baixar o aplicativo da loja oficial: Quando for baixar o aplicativo do Banco, acesse o site oficial ou procure na sua loja (Google Play ou Apple Store) pelo app oficial. Baixe somente por ali e nunca por outros sites, pois corre o risco de instalar um programa hacker que irá roubar seus dados pessoais.
Ter um bom antivírus no celular: Como os celulares são praticamente um minicomputador que acompanha você por todos os lugares, é importante mantê-los protegidos. Além de instalar as atualizações recomendadas, lembre-se de ter um bom antivírus. 

Bancos que oferecem contas digitas gratuitas, seguras e fáceis de usar

Conta digital Pagbank
Conta digital Pagbank
Conta Digital Pan
Conta Digital Pan
Conta Confia Santander
Conta Confia Santander

Perguntas frequentes sobre erros no app do Banco Inter

  1. O app do Banco Inter é seguro?

    Sim. Quando baixado da loja/site oficial e mantido atualizado, o aplicativo do Banco Inter pode ser considerado seguro.

  2. Como atualizar o app do Banco Inter com segurança?

    Faça a atualização diretamente da loja oficial do seu aparelho celular, no caso, a Google Play ou Apple Store. Nunca baixe o app, mesmo as atualizações, por portais desconhecidos. Além disso, o Inter não manda links sobre atualização por e-mail ou SMS.

  3. Como saber se meu aplicativo do banco foi hackeado?

    Caso note qualquer operação estranha no aplicativo, como Pix, transferências e usos do cartão que não foram feitos, isso pode significar que o app foi hackeado. Bloqueie os cartões e entre em contato imediatamente com o Banco Inter para informar a situação.
    Isso pode ser feito nos telefones: 3003 4070 – Opção 1, para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 940 0007, para as demais localidades ou 0800 979 7099, para deficientes de fala e audição.

  4. Como fazer a correção do app Banco Inter?

    Quando seu aplicativo apresenta muitos erros é indicado reinstalar no celular. Se o erro persistir, tente fazê-lo em outro aparelho ou formate seu smartphone aos padrões de fábrica.

  5. Por que o PIX do Banco Inter não está funcionando?

    Na maioria das vezes, trata-se de uma instabilidade no sistema do banco, que deve ser corrigida em alguns minutos ou horas. Se o problema persistir, entre em contato com a central de atendimento do banco.

Referências do artigo
  1. Luciano

    Estranho,dar erro na hora que vc coloca esqueci minha senha não entra opção para recuperar a senha, não sei se foi pq abri a conta ontem e não foi aprovado ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp