Entenda como funciona o PIX no Bradesco

Com a possibilidade de realizar a operação via chaves PIX ou QR Code, o PIX no Bradesco é bem prático e possui inúmeras vantagens. Saiba como esse método de pagamento funciona na instituição.

lucas proenca
Lucas Proença

Você sabe como funciona o PIX no Bradesco? Lançado em fevereiro de 2020 e disponibilizado em novembro do mesmo ano, o PIX é um meio de pagamento do Banco Central que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por meio desse serviço, é possível fazer transferências fora do horário padrão de outros tipos de operações, como DOC e TED.

Continua após a publicidade

No Bradesco, o serviço está disponível por meio do aplicativo do banco (Google Play | App Store) para todos os correntistas que cadastraram suas chaves.

Além disso, o app também permite a leitura de QR Codes com a câmera do smartphone para a realização pagamentos.

Continua após a publicidade

Neste artigo, reunimos todas as informações sobre o funcionamento do PIX no Bradesco. Acompanhe a leitura e confira!

Como funciona o Pix Bradesco?

Após baixar o aplicativo do Bradesco e cadastrar suas chaves, já é possível começar a utilizar serviço.

Para que as pessoas façam pagamentos ou transfiram dinheiro para você, basta informar sua chave PIX para elas. Já para que você realize transferências, é preciso solicitar a chave PIX do destinatário e efetuar a transação pelo app ou Internet Banking.

Veja, a seguir, como fazer transferências via PIX no Bradesco:

Chaves PIX

Com as chaves PIX, basta você informar a chave (código de identificação) de quem vai receber o dinheiro, que pode ser o número de celular, o CPF, o CNPJ, o e-mail ou um código aleatório fornecido pela pessoa ou estabelecimento comercial. Não há necessidade de solicitar os dados da conta bancária.

Continua após a publicidade

QR Code

Já o QR Code funciona da seguinte maneira: o recebedor deve gerá-lo e encaminhá-lo para que você faça a leitura do código com a câmera do seu smartphone e efetue transferência.

Como cadastrar PIX Bradesco?

Como já mencionado anteriormente, as transações via PIX são feitas com chaves, que podem ser CPF, CNPJ, e-mail, número do celular ou código aleatório. 

Você pode cadastrar uma delas ou todas, se preferir, pelo app, Internet Banking ou caixa eletrônico Bradesco. No entanto, até o presente momento, pelo caixa eletrônico só é possível cadastrar a chave CPF.

App Bradesco

Quando você acessar o aplicativo, irá surgir a seguinte mensagem: “Chegou o PIX, um novo jeito de pagar e transferir no Brasil”. Com isso, basta tocar em “Quero me cadastrar”.

Continua após a publicidade

Caso você já tenha visto essa mensagem e a fechou, ou por algum motivo ela não apareceu para você, basta escolher a opção “PIX” no menu.

Leia as informações que vão aparecer e toque em “Continuar”. Depois, escolha as chaves que deseja cadastrar.

Se você optar por e-mail, celular ou ambos, o Bradesco irá enviar um código de validação. Basta informá-lo e tocar em “Continuar”. Já se sua escolha for usar o CPF como chave, essa etapa não existirá.

Vale ressaltar que a confirmação não acontece nem por link e nem via contato telefônico.

Continua após a publicidade

Escolha qual tipo de conta você deseja vincular à chave escolhida (poupança ou corrente), confira todos os dados e, estando tudo certo, toque em “Confirme”. Pronto! Sua chave PIX estará cadastrada e pronta para uso.

Internet Banking

Para cadastrar sua chave PIX pelo Internet Banking, basta acessar sua conta pelo ambiente virtual do banco e, no menu, clicar em “PIX”. Em seguida, leia as informações e clique em “Continuar”.

Feito isso, o processo é o mesmo do aplicativo: escolha as chaves que deseja cadastrar. Caso você opte por e-mail, celular ou ambos, o Bradesco irá enviar um código de validação, bastando informá-lo e clicar em “Continuar”. Já se sua escolha for usar o CPF como chave, essa etapa não existirá.

Depois, escolha o tipo de conta você quer vincular à chave (corrente ou poupança), confira os dados e, se estiver tudo correto, clique em “Confirmar”.

Continua após a publicidade

Por fim, informe a sua chave de segurança para validar o cadastro das chaves e pronto, sua chave PIX estará devidamente cadastrada.

Para verificar qual é a sua chave principal e QR Code exclusivo, basta acessar o menu “PIX”.

Caixa eletrônico

Nos caixas eletrônicos Bradesco, por enquanto, só é permitido criar a chave PIX com o CPF. Após acessar a sua conta, vá na opção “Mais serviços” e, em seguida toque em “PIX”. Leia as informações e selecione “Confirmar”.

Toque na opção “Cadastro da Chave” e escolha qual tipo de conta quer vincular à chave (poupança ou corrente).

Continua após a publicidade

Leia o termo e selecione “Li e concordo com os termos de consentimento”. Em seguida, toque em “Continuar”. Feito! Seu CPF estará cadastrado como chave PIX.

Vantagens de fazer e receber um Pix no Bradesco

Há muitas vantagens para quem faz e recebe PIX no Bradesco. Veja quais são:

  • Todas as transferências são gratuitas (sem taxas);
  • Pagamentos instantâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados e finais de semana, somente com a informação da chave;
  • O dinheiro cai na conta em pouco segundos;
  • Não há necessidade de saber a agência e a conta do recebedor;
  • Tudo é feito online, ou seja, basta ter uma conta e acessar pelo app no celular ou Internet Banking, sem maquininha ou cartão;
  • Você pode gerar sua chave PIX e ter o seu próprio QR Code. Para receber, basta mostrá-lo ao pagador. Ele informará o valor para finalizar a  transação.

A única desvantagem em relação ao PIX é que não é possível pagar suas compras de forma parcelada. Ou seja, o valor deve ser integral e sai diretamente da conta vinculada à chave.

Qual o limite de transferência PIX Bradesco?

Os bancos e os demais participantes do PIX têm liberdade para estabelecer ou não limites de valor para transferências e pagamentos. 

Entretanto, o Banco Central (BC) determinou que esses valores não podem ser inferiores a 50% do limite disponibilizado para TED ou a 100% do limite de compras para o cartão de débito.

Continua após a publicidade

No site do Bradesco, a instituição informa que não existem limites na quantidade de operações. 

Porém, em relação ao limite de transferência, não há uma informação direta. A única orientação é que o cliente pode aumentar ou diminuir o limite quando desejar e que ajustes acima de R$ 5 mil, feitos das 20h às 6h, só ficam liberados para uso no dia seguinte, após as 6h.

Sendo assim, a recomendação é acessar o PIX pelo App ou Internet Banking e verificar se existe um limite exclusivo para o seu perfil.

A instituição também informa, em seu site oficial, que o PIX Bradesco possui um limite para transferência com chaves e outro para pagamentos por QR Code ou código, mas que eles não interferem nos limites dos outros serviços de pagamentos e transferências.

Perguntas frequentes

  1. Como fazer PIX no Bradesco?

    Acesse sua conta pelo app do Bradesco e toque no ícone do PIX; role a tela para baixo e toque em “Transferir”; escolha o tipo de chave que deseja utilizar; insira a chave PIX da pessoa ou empresa e toque em “Continuar”; informe de qual conta a transferência será feita (poupança ou corrente) e o valor que será transferido; cliquem em “Confirmar”. Pronto!

  2. É possível fazer PIX para quem não tem chave cadastrada?

    Sim. Para você fazer um PIX para quem não possui chave cadastrada, é necessário acessar sua conta e clicar na opção “PIX”. Depois, basta tocar em “Transferir” e escolher o banco de destino. Feito isso, digite o número da agência e da conta do recebedor, o tipo de conta, o nome, o CPF e o valor que será transferido. Para finalizar a operação, clique em “Confirmar”.

  3. Posso fazer a portabilidade da minha chave PIX?

    Sim. Para isso, acesse o canal da instituição em que a chave será usada, faça o cadastro e, no momento da conclusão, requisite a potabilidade. Você receberá um pedido de confirmação da instituição de origem e deverá confirmar a transferência da chave. O prazo para efetivação do pedido é de até 7 dias.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.