Como encerrar uma conta conjunta: Precisa dos dois?

Para fechar uma conta corrente conjunta é necessário a presença dos titulares no momento do cancelamento. O mesmo vale se for transformar uma conta conjunta em conta corrente individual. Veja como fazer este encerramento da CC aqui.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Para conseguir encerrar uma conta conjunta é necessário que todos os titulares façam a solicitação e assinem os documentos de encerramento no banco da mesma forma que, como na abertura, é preciso que todos estejam presentes e cientes.

A conta conjunta tem seu funcionamento muito semelhante a uma conta corrente tradicional, porém, possui mais de um titular responsável, que pode utilizá-la para realizar transações bancárias, como depósitos, pagamentos e transferências. Se deseja encerrar uma conta conjunta fique de olho no passo a passo que elaboramos abaixo. De forma resumida, entenda todo o processo.

Continua após a publicidade

Como fechar uma conta conjunta?

Inicialmente é preciso que os titulares paguem todas as dívidas e débitos que possam haver com o banco. Assim que for iniciar o processo, converse com o gerente de sua conta e peça que faça um levantamento de todas as pendências existentes.

Cancele todas as despesas que adicionou no débito automático, por exemplo, telefone, água, luz, cartão de crédito. Caso esqueça de realizar esse procedimento é possível que tenha problemas no futuro, porque as contas não serão pagas depois que a conta estiver encerrada, como é de se esperar.

Vá junto com o outro titular da conta até a agência bancária para solicitar o encerramento da conta conjunta. Não esqueça de levar os documentos pessoais de identificação. Após encerrar a conta, solicite ao atendente o protocolo assinado pelo banco informando a data de encerramento de sua conta. Guarde o papel, porque em casos de erro do banco ela será uma prova de que solicitou o encerramento e não precisa arcar com tarifas após aquele período.

Entregue ao gerente ou atendente todos os documentos que possuir da conta conjunta, como cartões de crédito, débito, talões de cheque. Solicite que eles emitam um recibo informando tudo que for devolvido. Guarde este documento junto com o protocolo de fechamento.

Conta conjunta
É preciso dos dois titulares para encerrar uma conta conjunta.

Assim que todos os passos forem solicitados, confira se a conta foi realmente encerrada no prazo estabelecido pela agência bancária. É importantíssimo que verifique está informação, para evitar cobranças indevidas futuramente.

O passo a passo é amplo e geral para a realização do encerramento de uma conta conjunta. Os procedimentos podem variar conforme a modalidade de conta e também a instituição financeira da qual pertence. Antes de iniciar o processo, você e o outro titular devem conversar com o gerente da conta para que possa prestar todo o auxílio necessário e indicar a melhor maneira de resolver o problema.

Posso excluir um titular?

Sim. Não pense que o encerramento de conta conjunta é a única solução para quem não quer mais ser titular de uma conta. Ainda é possível excluir um titular ou co-titular e transformar sua conta em uma conta corrente individual. O inverso também é possível, onde uma conta individual pode ter adicionado um outro titular e, assim se transformar em conta conjunta.

Para solucionar todas as dúvidas referentes ao assunto o ideal é que você e o outro titular e procurem a sua agência bancária de preferência para solicitar informações e o atendimento ideal.

Vale ressaltar que a conta conjunta é uma facilitadora especialmente entre sócios, porque permite que mais de uma pessoa possa realizar transações bancárias como o depósito, pagamento ou transferência sem a necessidade de uma outra pessoa. Caso ainda não tenha e deseja abrir uma conta conjunta, basta procurar a agência bancária de sua preferência, ao lado do co-titular da conta, possuir os documentos em mãos e dar entrada ao negócio.

Lembre-se que é de suma importância que escolha um outro titular que seja responsável e que cumpra todas as obrigações legais para que não tenham problemas com outras empresas, gerando, por exemplo, nome sujo na praça e cadastro em sites como o Serasa. Por fim, o encerramento de uma conta conjunta é um processo simples e que pode ser realizado rapidamente. Separe seus documentos, e vá com seu titular para resolver as questões rapidamente.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

5 comentários

  1. Dayane da

    Tenho uma conta conjunta em um banco e eu não sei do paradeiro da pessoa, eu sou a titular da conta, tem como eu retirar a pessoa da conta conjunta?

  2. Izilda

    Minha mãe está com demência senil e sem condições de ir ao banco encerrar uma conta que temos em conjunto…o que fazer?

  3. Adriano David

    Sou divorciada e gostaria de saber se com a certidão de averbação eu mesma posso me retirar da conta conjunta ou se o titular que tem que fazer isso no caso meu ex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.