Segundo as pesquisas realizadas pelo Governo Federal, a produção rural brasileira é a quinta maior do mundo, faturando US$ 84,6 bi por ano. Ainda, a agricultura familiar possui faturamento anual de US$ 55,2 bilhões, o que coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos, na oitava posição no que se tange à este método de produção.
Além disso, a Coriteac afirma que 84% dos locais rurais são de agricultores familiares, para se ter impacto de como a agricultura familiar impacta a economia rural geral.
A fim de gerar mais renda e produtividade no setor familiar, existe o crédito rural, que tem como objetivo custear despesas dos ciclos de produção básicos, investimentos em maquinários ou serviços, comercialização e industrialização dos produtos.
Podem se beneficiar do crédito rural, além dos produtores, sejam famílias ou empresas, as cooperativas de empreendedores rurais, indivíduos envolvidos com pesquisas agropecuárias e serviços de distribuição de produção.
Crédito Rural
O Banco Central do Brasil é a instituição responsável por administrar o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), que é o conjunto de órgãos financeiros que cedem os financiamentos rurais. O SNCR tem o objetivo de desenvolver o mercado agropecuário no país, aumentando a produtividade e renda no setor rural.
Segundo o Bacen, os bancos devem seguir as regras de direcionamento dos depósitos. Assim, 30% dos depósitos à vista devem ser destinados, 60% da poupança rural e 35% do que foi captado com LCA, em operações de crédito rural. Os sub direcionamentos são feitos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para cada segmento rural, realizando estas decisões visto o perfil do produtor.
Então, simplificando o processo, o dinheiro vem de fontes fiscais, poupança rural, LCA e depósito à vista. Depois, os bancos autorizados à oferecem o Crédito Rural oferecem os empréstimos, e podem obtê-los produtores rurais, familiares ou empresariais, cooperativas de produtores rurais, agentes que realizam pesquisas e outros serviços na área rural, além de empresas de escoamento de produção.
Como funciona o Crédito Rural?
Este crédito rural é distribuído em quatro modalidades. O crédito de custeio cobre despesas cotidianas e comuns dos ciclos de produção, como compra de sementes, insumos, realização de colheita, etc. Já o crédito de investimento serve para ser utilizado em bens e serviços, para que haja o retorno posterior.
Este tipo de crédito é usualmente pedido por pessoas físicas ou jurídicas que desejam compras ferramentas de trabalho mais custosas, como tratores e caminhões.
Ainda, o crédito de comercialização tem como fim tornar viável e facilitar o processo de levar os produtos ao mercado. Ou seja, permite que a comercialização seja feita.
Ademais, o crédito de industrialização agrega valor à produção rural, e com isso gera mais renda aos produtores individuais ou cooperativas, que irão receber o retorno.
Como obter Crédito Rural?
Acima falamos um pouco acerca de quem pode obter o crédito rural e como funciona seu processo de distribuição. Desta forma, entende-se que os empréstimos devem ser obtidos com as instituições financeiras autorizadas a lidar com esta modalidade de crédito.
O indivíduo que o solicitar deve apresenta orçamento, plano ou projeto, salvo em operações em desconto, oportunidade, suficiência e adequação dos recursos, cronograma de utilização e de reembolso.
Ademais, será submetido a fiscalização pelo financiador e a observância das recomendações e restrições do zoneamento agroecológico e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). A liberação do crédito será feita diretamente aos agricultores ou por intermédio de suas associações formais ou informais ou organizações cooperativas.
Atualmente, o Banco do Brasil possui 54,7% de participação no mercado de Crédito Rural. Ou seja, é provável que se consiga o empréstimo mais rapidamente e facilmente com esta instituição.
Você pode até mesmo enviar uma proposta de Custeio Digital pelo aplicativo. Basta baixar o App Banco do Brasil no seu smartphone, acessar o menu “Empréstimos” e depois clicar em “Crédito Rural”. Após isso, selecione “Contrate seu financiamento”, e opte por “Custeio agrícola” ou “Custeio pecuário.”
Para simular o seu crédito rural e também saber mais sobre como obtê-lo, acesse o site do Banco do Brasil e selecione qual a modalidade de sua preferência.
Também é possível obter crédito com a Caixa Econômica Federal, que tem opções para grandes e médios produtores, além de agroindústrias e cooperativas. Acessando o site da Caixa, e clicando em “Encontre uma agência”, terá acesso a lista das agências que trabalham com crédito rural.
Acesse o nosso
Comparador de Empréstimos
Ainda está em dúvida sobre qual empréstimo solicitar? Acesse nosso comparador! Lá você poderá realizar a comparação entre diversas opções e escolher o empréstimo com melhores condições!
Ir para o comparadorPerguntas frequentes sobre como funciona o Crédito Rural
- O que é preciso para pegar crédito rural?
É necessário ter 5 pontos específicos: ser produtor rural, ter a certidão negativa de débito do ITR, apresentar um projeto, fazer a proposta de financiamento rural e ter um documento que comprove a posse do território.
- Quais são os tipos de crédito rural?
Existem hoje 4 tipos de crédito rural: comercialização, custeio, industrialização e investimento.