Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Empréstimo Sicoob vale a pena?

Saiba quais são as modalidades de empréstimo, vantagens, como contratar e se vale a pena fazer empréstimo no Sicoob.

Sem título
Eduarda Fernandes Estagiária de Conteúdo

O Sicoob é uma das maiores cooperativas do país e oferece diversas opções de crédito aos clientes, além de outras soluções financeiras. Mas será que o empréstimo Sicoob vale a pena?

Formado por diversas cooperativas de crédito conveniadas, o Sicoob possui unidades espalhadas em todo o território nacional e já atendeu cerca de 5 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Portanto, se você está em busca de um empréstimo via cooperativa, o Sicoob pode ser uma boa alternativa.

Pensando nisso, a equipe iDinheiro desenvolveu este artigo com todas as informações que você precisa para saber se o empréstimo Sicoob vale a pena.

Continua após a publicidade

Como funciona o empréstimo no Banco Sicoob?

Segundo o Sicoob, cada tipo de empréstimo possui características próprias e foi pensado com cuidado para solucionar os problemas financeiros do cliente. 

Por esse motivo, a análise de crédito é realizada e, por meio dela, a opção de crédito mais favorável para o cliente é determinada.

Assim, se você for um cooperado, basta solicitar o empréstimo pelo aplicativo Sicoob, disponível no Google Play e na App Store, ou se dirigir até sua cooperativa e solicitar o serviço pessoalmente.

Quais os principais tipos de empréstimo Sicoob?

Agora que você já sabe como o empréstimo Sicoob funciona, veja a seguir os principais tipos de empréstimo oferecidos pela empresa.

Continua após a publicidade

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um crédito com taxas mais brandas que pode ser utilizado como você desejar, seja para investir nos estudos, adquirir um bem, realizar uma viagem ou até mesmo algum procedimento estético, sem a necessidade de ter que comprovar como o recurso será utilizado.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade que conta com desconto automático na folha de pagamento do salário ou benefício recebido pelo cliente.

Essa modalidade é voltada para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas contratados em regime CLT com a qual a instituição financeira tenha parceria. Além disso, o prazo de pagamento pode chegar a 96 meses.

Crédito pessoal automático

O crédito pessoal automático pode ser contratado de casa via smartphone, Internet Banking ou app Sicoob. 

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível se dirigir até um caixa eletrônico do Sicoob e solicitar o crédito. Após aprovação, o dinheiro é transferido para sua conta imediatamente.

Crédito pessoal rotativo

O crédito pessoal rotativo é um limite pré-estabelecido para atender eventuais necessidades. Ele pode ser disponibilizado no ato da contratação da conta no banco ou mediante solicitação do cliente. Dessa forma, o valor diminui quando é utilizado e aumenta à proporção que é pago.

Crédito com garantia de imóvel residencial

O crédito com garantia de imóvel residencial também é um tipo de empréstimo concedido sem o cliente ter a obrigação de comprovar como gastará o dinheiro. Portanto, ele pode ser bem útil para situações emergenciais ou até mesmo para realizar novos projetos.

Antecipação de 13º salário

Os clientes que recebem seus salários no Sicoob têm total liberdade para decidir quando querem receber o 13º. A solicitação dessa linha de crédito é bem simples e você utiliza o dinheiro como achar melhor. Além disso, o pagamento só será debitado quando você receber a bonificação trabalhista.

Continua após a publicidade

Antecipação de IR

Essa linha de crédito é própria para antecipar sua restituição de Imposto de Renda, sem burocracia e com taxas atrativas. Para obter, basta indicar sua conta-corrente Sicoob na declaração anual enviada à Receita Federal.

Antecipação de férias

Se você recebe seu salário no Sicoob, o dinheiro das suas férias vai direto para sua conta, sem nenhuma burocracia. Ademais, você só quita a dívida quando o valor correspondente é depositado. 

Cheque especial

O cheque especial é um limite disponível na sua conta para usar em situações emergenciais, quando não houver saldo suficiente na sua conta corrente. Essa modalidade é ideal para ser usada em um curto espaço de tempo, uma vez que pode ser isenta de juros por alguns dias.

Quais são as vantagens do empréstimo Sicoob?

Para conseguir um empréstimo no Sicoob é necessário se associar à cooperativa. Mas fique tranquilo, na verdade isso garante muitas vantagens. Veja a seguir:

Continua após a publicidade

O cooperado é um dos donos do negócio

A primeira vantagem é que, ao se tornar um associado, você passa a ser um dos donos do negócio e, com isso, ganha o direito de acompanhar e participar de todas as decisões, o que facilita o controle das suas finanças.

Além disso, por não ter fins lucrativos, o Sicoob reparte as possíveis sobras de caixa entre todos os cooperados, de acordo com a participação de cada um. 

Ou seja, quanto maior a sua participação, maior também será a sua contribuição para que os resultados sejam positivos, e consequentemente as sobras anuais serão maiores.

Facilidade na solicitação

A solicitação do empréstimo Sicoob é bastante simples, visto que pode ser feita via aplicativo (Google Play | App Store). Porém, caso prefira, você também pode se dirigir até a sua cooperativa.

Continua após a publicidade

Taxa de juros menor

As taxas de juros cobradas no empréstimo Sicoob são menores do que as dos bancos tradicionais. Primeiro por não visar lucro na operação e, depois, porque os associados de cooperativas possuem alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) reduzida a zero.

Recursos financeiros

Outra vantagem do empréstimos Sicoob é que os recursos arrecadados ficam na própria região onde a cooperativa atua, o que favorece o seu desenvolvimento. 

Como pedir o empréstimo pessoal Sicoob?

Como mencionamos, solicitar um empréstimo Sicoob é bem fácil e você pode escolher fazer isso via app, Internet Banking, caixas eletrônicos ou pessoalmente na sua cooperativa.

Quem pode solicitar o empréstimo?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o empréstimo, desde que seja um cooperado. Portanto, para se associar ao Sicoob, basta se cadastrar via app ou comparecer à cooperativa mais próxima.

Continua após a publicidade

A taxa do empréstimo Sicoob vale a pena?

De forma geral, por não ter fins lucrativos, as taxas de juros do Sicoob costumam valer a pena. Embora não haja uma única taxa de juros para os empréstimos, visto que cada modalidade envolve um risco diferenciado para a cooperativa, o Sicoob trabalha com taxas menores do que a maioria que é praticada pelos bancos convencionais.

De modo geral, como acontece em praticamente todas as instituições financeiras, os empréstimos consignados possuem taxas de juros ainda menores, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do cliente, o que faz com que o risco seja menor.

Qual o valor disponível para empréstimo no Sicoob?

O valor disponível para empréstimo no Sicoob varia de acordo com a sua capacidade de pagamento, definida com base na sua renda mensal. No entanto, para informações mais detalhadas sobre valores, o ideal é entrar em contato com a empresa.

Afinal, contratar o empréstimo Sicoob vale a pena?

Como você pode ver, o empréstimo Sicoob possui diversas modalidades, está disponível para vários públicos e oferece vantagens bastante atrativas — entre elas, estão baixas taxas de juros e boas condições de pagamento.

Diante disso, se você está precisando de crédito, o empréstimo Sicoob pode sim valer a pena. Entretanto, fique atento a outras possibilidades e instituições que também ofereçam condições interessantes. Você pode fazer isso usando nosso comparador de empréstimos.

Perguntas frequentes sobre o Sicoob

  1. Canais de contato do Sicoob 

    – Central de atendimento: 4000-1111 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 642 0000 (demais localidades)
    – SAC 24 Horas: 0880 724 4420
    – Ouvidoria: 0800 725 0996 ou 0800 940 0458 (deficientes auditivos)

  2. Posso conseguir empréstimo urgente?

    Sim, boas opções são o cheque especial e o empréstimo com garantia de imóvel residencial, que são próprios para situações de urgência.

  3. Sicoob faz empréstimo para negativado?

    Sim, mesmo porque de acordo com o Sicoob todos os serviços estão sujeitos a análise. Sendo assim, cada caso será analisado individualmente, considerando a política de crédito da modalidade e da própria cooperativa.

  4. Sicoob faz empréstimo pelo WhatsApp?

    Não, a contratação do Crédito Pessoal Automático do Sicoob pode ser feita via telefone celular, mas somente usando o app da cooperativa, acessando o Internet Banking ou indo até um caixa eletrônico Sicoob.

Continua após a Publicidade

  • Site do Sicoob – link
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.