Empréstimos

Empréstimo para MEI online: descubra como funciona

Cleonice Evellyn
Cleonice Evellyn
Empréstimo para MEI online: descubra como funciona
Uma forma de empreender é como Microempreendedor Indivudual (MEI). Saiba como solicitar um empréstimo para MEI online para o seu negócio.

Empréstimo para MEI online: descubra como funciona

 

Investir em um negócio próprio é o sonho de muitos. Porém, abrir uma empresa pode ser trabalhoso, e até mesmo pouco vantajoso, devido aos gastos com impostos, por exemplo.

Pensando nisso, criou-se o MEI – Micro Empreendedor Individual – para facilitar a burocracia para a abertura de empresas.

Continua após a publicidade

Além disso, essa modalidade incentiva o empreendedor por meio de inciativas como empréstimo para MEI online e da diminuição dos impostos. 

Porém, imprevistos podem ocorrer, e para evitar o fechamento dessas empresas em momento de crise, o empréstimo para essas pessoas jurídicas tende a ser facilitado, visando ajudar não só esse micro empreendedor, mas também a economia do país.

Continua após a publicidade

Pode ser complicado solicitar um empréstimo como pessoa física ou autônoma, pois é preciso comprovar o faturamento. Mas, quando MEI, existe facilidade em demonstrar esse faturamento, já que anualmente esse microempreendedor deve fazer uma declaração obrigatória.

Nela, constam esses valores, sendo esse um dos incentivos que o governo dá para que o profissional se regularize.

No post de hoje, vamos te ajudar a entender tudo sobre o assunto, abordando pontos positivos, negativos e um passo a passo para que você aprenda a solicitar o crédito. Vamos lá?

Como funciona o empréstimo para MEI?

Crises e imprevistos são comuns, acontecem com todos, e podem afetar a sua empresa também. Por isso, para evitar o fechamento de empresas desse tipo, e até incentivar a regularização do profissional autônomo, o empréstimo para MEI online tem algumas facilidades. 

Continua após a publicidade

Para solicitá-lo o empreendedor deve escolher a instituição financeira de sua preferência e estar munido de:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • certificado MEI;
  • plano de investimento – ou documento que informe a utilização do dinheiro;
  • comprovantes de renda pessoal e da empresa.

Antes de escolher a instituição, pesquise e fique atento às taxas de juros.

Quais são os requisitos?

Para poder realizar a solicitação nessa categoria, primeiramente você deve estar inscrito no programa do Micro Empreendedor Individual e possuir o CNPJ ativo.

Muita gente não sabe que, se você não cumprir os requisitos do programa MEI, como o pagamento dos impostos mensais e informação da SIMEI – declaração anual obrigatória ao MEI na qual são informados os rendimentos da empresa – o seu CNPJ será inativado.

Nesse sentido, tendo o CNPJ ativo, você deve ter também os documentos pessoais e os comprovantes de renda, pessoal e da empresa.

Continua após a publicidade

Como conseguir um empréstimo?

Após escolhida a instituição financeira, separe toda a documentação necessária e esteja preparado.

Assim, reúna documentos que comprovem não só a crise financeira pela qual a sua empresa está passando, mas também o seu plano para investir o dinheiro do empréstimo de maneira a alavancar seu negócio. 

Quanto mais convincente você for de que poderá sair da crise com o dinheiro emprestado e desenvolver a sua empresa, mais chances você terá de ter seu empréstimo aprovado, já que a instituição verá chances reais do valor ser quitado.

Quais são as melhores opções de empréstimo para MEI?

As opções são muitas, variando não só de instituição financeira, mas também de acordo com a necessidade do empreendedor. Um exemplo é o microcrédito, no qual o empreendedor pode solicitar emprestado até R$ 15 mil, dependendo da instituição.

Analisam-se as opções de empréstimo oferecidas de acordo com seu perfil. Normalmente é liberado um valor menor se o empresário pretende investir em compra de mercadorias, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por isso, as opções disponíveis irão variar de acordo com sua solicitação e seu perfil de empreendedor.

Apesar da facilitação, o empréstimo para MEI ainda possui taxa de juros. Por isso, verifique qual a real necessidade da sua empresa e qual o valor que você acredita ser necessário para voltar a crescer no mercado.

Consigo fazer um empréstimo para MEI com o nome sujo?

Se você tem o nome sujo ou com restrições, as chances de conseguir são menores, mas ainda existem. Normalmente os valores da taxa são mais altos, tendo em vista que as chances de quitação do dinheiro solicitado são mais baixas. 

É necessário verificar com a instituição bancária, pois algumas não liberam o empréstimo nesses casos. Porém, algumas situações podem facilitar, como em casos de:

Continua após a publicidade

  • aposentados, pensionistas do INSS ou funcionários públicos;
  • pessoas que possuem um imóvel;
  • aqueles que possuem veículo próprio.

Mesmo com o nome sujo esses grupos têm mais chances.

Quanto posso solicitar de empréstimo?

O valor solicitado deve depender da necessidade real da sua empresa, do seu perfil de investidor, e do seu passado na instituição financeira.

Por exemplo, se você é cliente por muitos anos de determinado banco e nunca teve problemas, o valor liberado deve ser maior. 

Como um MEI pode comprovar renda para pedir o empréstimo?

A comprovação da renda do solicitante é essencial para a instituição liberar a quantia. A partir disso, analisa-se a capacidade da pessoa quitar as mensalidades. Assim, o MEI pode comprovar por meio de extrato bancário, do Decore e do Imposto de Renda Pessoa Física.

Quais são suas vantagens?

As vantagens de solicitar o empréstimo como MEI online são as taxas de juros, que são mais baixas que as praticadas normalmente, além de:

Continua após a publicidade

  • possibilidade de capital para investimento na sua empresa;
  • facilidade para conseguir os documentos comprobatórios.

Isso acontece porque quando você possui um CNPJ ativo, deve enviar ao governo várias informações obrigatórias, que serão as mesmas solicitadas para a liberação da quantia.

E desvantagens?

É necessário analisar friamente se sua empresa tem chances de sair da crise, utilizando o dinheiro emprestado como investimento.

Pois você estará contraindo mais uma dívida, em um momento desfavorável financeiramente. Então pesquise, analise, e solicite o valor que for estritamente necessário para o investimento.

Cuidados necessários antes de pedir um empréstimo para MEI

Você deve pesquisar qual instituição financeira é a mais vantajosa para você, veja bem qual instituição vai, não só te oferecer a menor taxa de juros, mas oferecer as melhores condições gerais.

Continua após a publicidade

Além disso, a regulamentação pelo Banco Central também é item fundamental na escolha da instituição. 

Quando a empresa está em crise, o empréstimo parece ser essa a solução mais óbvia. Porém, verifique e estude as opções disponíveis, e se escolher por esta, veja qual opção do mercado realmente traz vantagens para o seu negócio.

Para informar-se sobre esse e outros assuntos que importam para o seu dinheiro assine nossa Newsletter!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *