Empréstimo no cartão de crédito é furada? Conheça a opção

Entenda quais as vantagens, as desvantagens e os riscos que envolvem o empréstimo no cartão de crédito. Além disso, conheça outras opções de crédito.

Victor Leitao
Victor Leitão

Empréstimo no cartão de crédito é furada? Conheça a opção.

Recorrer ao empréstimo no cartão de crédito pode parecer uma solução rápida e, talvez, lógica quando você está precisando de dinheiro urgente. 

Embora algumas pessoas não conheçam esta modalidade de serviço, trata-se de uma possibilidade oferecida por bancos, financeiras e fintechs. 

Continua após a publicidade

No entanto, antes de sair correndo com seu cartão para sacar dinheiro em um caixa eletrônico, respire fundo, conte até dez e mantenha a calma.

Por mais desesperador que a situação possa parecer, acalme-se: o iDinheiro buscou todas as informações necessárias para que você consiga colocar a cabeça e as contas no lugar.

Continua após a publicidade

Neste texto, vamos entender o que é, como funciona, quais são as taxas, as vantagens, as desvantagens e como fazer melhor uso do empréstimo no cartão de crédito. Confira!

O que é o empréstimo no cartão de crédito? 

Na prática, o empréstimo no cartão de crédito funciona da mesma forma que um empréstimo pessoal convencional, que também pode ser chamado como “crédito pessoal”.

As diferenças são que, neste caso, ele está atrelado a uma linha de crédito, pode ser pago na fatura ou em débito em conta e suas taxas de juros costumam ser mais altas que o empréstimo pessoal já que em alguns casos, não existe relacionamento bancário que diminui o risco para a instituição.

Porém, vale mencionar a operação é feita à parte, ou seja, sem comprometer o limite do cartão. 

Continua após a publicidade

Como simular um empréstimo no cartão de crédito?

Apesar da contratação deste serviço ser simples, rápida e fácil, visto que não há qualquer burocracia, vale a pena ficar atento às condições estabelecidas pela instituição que você está pegando o empréstimo, além de verificar quais são as taxas de juros praticadas nessa opção.

O primeiro passo para fazer o empréstimo da maneira mais segura possível é simular os valores e prazos. Conhecer os possíveis cenários do processo ajuda muito na hora de tomar decisão e minimizar as surpresas pelo caminho.

Em alguns casos, os valores e condições de contratação já são pré-aprovados para seu perfil, assim, as opções ficam disponíveis na fatura ou aplicativo do cartão de crédito.

Mas, se não for o caso, não custa nada checar junto ao seu banco se esta modalidade existe e se está disponível para você. Muitas vezes, esta informação pode ser obtida por meio do próprio aplicativo.

Continua após a publicidade

Uma vez que você tiver certeza de que a opção existe, visite o site ou aplicativo do banco e procure pela opção “empréstimos” dentro do campo do cartão de crédito.

É relativamente comum que eles perguntem o motivo do seu empréstimo e você deve se sentir à vontade para responder.

Além disso, quando a tela de empréstimos estiver aberta, também é provável que haja a opção de simulação ou campos para preencher com valor, datas e parcelas.

Por esse motivo, você deve ter acesso ao preço das prestações e às taxas de juros que a acompanharão. 

Continua após a publicidade

Entretanto, tenha em mente que a simulação é totalmente sem compromisso. Ela não torna obrigatória, de forma alguma, a conclusão do empréstimo.

Essa funcionalidade serve apenas para que você saiba quanto irá te custar caso opte por concretizar o empréstimo.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito? 

Você conheceu a modalidade, entendeu que o empréstimo no cartão de crédito é muito similar ao empréstimo pessoal convencional (só que mais rápido) e conseguiu pôr na ponta do lápis os valores de cada parcela, as taxas e o total final da operação. Mas como isso funciona na prática?   

Hoje em dia, há diferentes maneiras de solicitar este empréstimo. Tudo dependerá das condições oferecidas pelo seu banco. 

Continua após a publicidade

Quando necessário solicitar, o processo entre a solicitação e aprovação do pedido pode levar até 48 horas.

Quando a opção já está disponível, basta que você vá até o caixa eletrônico, informe a conta corrente de destino ou faça o saque o valor disponibilizado.

As condições de pagamento do valor obtido por meio do empréstimo — isto é, os prazos e quantidade de parcelas a serem pagas — serão diferentes para cada situação e instituição financeira.

E, assim como nas outras modalidades de empréstimo, o pagamento pode ser parcelado.

A partir do momento em que você retirar o dinheiro, os juros começam a incidir sobre o valor do empréstimo.

Continua após a publicidade

Por isso é muito importante que você tenha conhecimento sobre todos os valores, prazos, taxas e números envolvidos.

O que avaliar antes de contratar esse tipo de empréstimo?

Antes de contratar o empréstimo no cartão de crédito, você deve ter na ponta do lápis:

  • valor do crédito (quanto você está pegando emprestado);
  • quantidade de parcelas;
  • valor de cada parcela;
  • quando será o primeiro vencimento;
  • qual a taxa de juros ao mês.

Contudo, mais importante do que conhecer os dados acima, é conhecer seus suas finanças e capacidade orçamentária mensal para pagar as parcelas do empréstimo.

Qual é a sua renda mensal? Quanto dinheiro você terá em mãos quando a primeira parcela chegar? Será possível honrar com todos os seus compromissos?

Continua após a publicidade

Além disso, lembre-se que este não é um dinheiro ganho, tampouco um dinheiro fácil: é um empréstimo que você vai devolver com juros.

Portanto, além da atenção na hora de tomar este empréstimo, você também deve prestar bastante atenção em como este recurso será utilizado.

Todo empréstimo vem acompanhado de alguma perda financeira por parte de quem o toma emprestado por conta dos juros aplicados sobre a operação. 

Por outro lado, quem empresta o dinheiro sempre corre o risco de não receber o valor de volta.

Continua após a publicidade

Conhecer todas as perspectivas ajuda a entender o empréstimo com neutralidade, como ele realmente é.

Não se trata de um vilão que levará seu dinheiro embora, mas também não é um herói que te tirará do buraco.

Pode não ser um investimento, pois vai gerar gastos, mas por mais irônico que seja, pode não ser um gasto. 

Tudo vai depender de quais condições você conseguirá para o empréstimo, para qual fim o usará e quão fiel será ao pagar as parcelas.

Continua após a publicidade

Quais instituições oferecem o empréstimo no cartão de crédito? 

Linhas de créditos das mais variadas formas têm surgido cada vez mais no mercado financeiro.

Inúmeros bancos, financeiras e fintechs disponibilizam para os seus clientes uma linha especial de crédito vinculada ao cartão de crédito.

Itaú, Bradesco, Santander e Crefisa são apenas algumas delas.

Além dessas opções, caso você tenha essa possibilidade, uma melhor alternativa de empréstimo pode ser encontrada em empréstimos com garantia e o consignado.

Nessas modalidades, você encontrará taxas consideravelmente menores. Vale a pena estudá-las. 

E, mesmo quando encontrar uma instituição que lhe conceda o empréstimo, não se precipite e nem caia em tentação.

Continua após a publicidade

Anote as condições, peça que aguardem você pensar na proposta e pesquise outras financeiras. Faça quantas simulações forem necessárias.

Dinheiro extra 

Talvez seja algo tão óbvio que você nem tenha cogitado olhar com mais cuidado.

Ainda que possa ser difícil encontrar uma renda extra que seja boa o bastante para não precisar de um empréstimo, buscar fontes de dinheiro extra podem te ajudar a pagar as parcelas deste empréstimo e a colocar a vida financeira de volta aos trilhos.

Embora dinheiro extra seja algo que todo mundo quer, nem todos estão dispostos a ir atrás. Ou até estejam, mas por parecer algo tão distante de suas realidades, não há como sequer enxergar as possibilidades.

Com a flexibilização das leis trabalhistas e o aumento acelerado de consumo por meios digitais, cada vez mais é possível encontrar oportunidades online para fazer dinheiro extra.

Continua após a publicidade

Negócios digitais

Algumas das opções podem ser: desenvolver cursos e e-books online, afiliar-se a uma plataforma de produtos digitais, criar conteúdo, revisar textos, fazer produtos gráficos (montagens, banners, cartão de visitas, etc), abrir uma loja virtual e traduzir artigos.

No entanto, não é só na internet que é possível conseguir uma renda extra.

Negócios na sua região

Revender de produtos, fazer artesanato, abrir um brechó (roupas, objetos, LPs, etc), dar aulas particulares, ser motorista ou entregador de aplicativo e alugar sua garagem são formas de ganhar dinheiro no “mundo real”.

Por outro lado, uma abordagem menos óbvia e quase subjetiva de conseguir dinheiro extra não está naquilo que entra, mas naquilo que deixa de sair.

Economia de despesas

Sim, estamos falando de economias e cortes de gastos. Reveja seus gastos e prioridades.

Analise um a um cuidadosamente e veja se estas saídas são realmente necessárias ou se são supérfluas e podem ser suspensas. 

Continua após a publicidade

Lavar o carro todas as semanas, banhos muito prolongados — inclusive, se puder, mude a chave do chuveiro para temperaturas menores —, TV por assinatura, streaming, lanches, uso excessivo de carro e etc.  

Por menor que sejam estes gastos individualmente, somados e a longo prazo podem resultar em números bem significativos. 

Estude os números e mantenha-se atento e aberto às possibilidades e experiências.

Pegar o empréstimo ou não pegar?

Recorrer ao empréstimo no crédito de crédito é uma opção válida, fácil e a se pensar, mas há inúmeras outras possibilidades que podem surgir quando se tem um olhar mais amplo sobre o cenário.

Além de reduzir gastos, o bom planejamento continua sendo o maior escudeiro na hora de mexer com a saúde financeira.

Continua após a publicidade

Dessa forma, mantenha em mente que sempre há luz no fim do túnel.

Da mesma maneira que os juros podem correr contra você, eles podem correr ao seu favor. Ou seja, ao invés de pagar juros, há opções de investimentos onde os juros serão pagos a você.

Para entender do que estamos falando, confira nosso guia completo sobre investimentos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a repensar suas prioridades e avaliar suas possibilidades.

Este conteúdo sobre empréstimo no cartão de crédito foi útil para seu momento financeiro? Então assine a newsletter do iDinheiro e mantenha-se informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.