Empréstimo com garantia de terreno: Como funciona? Quais as vantagens? Descubra!

Já ouviu falar no empréstimo com garantia de terreno? Nesse artigo te explicamos tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de crédito. Confira!

Design sem nome (1)
Mariana Vieira

O empréstimo com garantia de terreno é uma linha de crédito que oferece algumas vantagens específicas para quem busca valores mais elevados, mas ao mesmo tempo procura parcelas que caibam no seu orçamento, bem como juros mais baixos e prazos mais extensos.

O crédito com garantia de terreno é bem parecido com o empréstimo com garantia de imóvel. A diferença é que para conseguir essa  linha de crédito, o interessado precisa alienar um lote ou terreno. Desta maneira, a instituição poderá liberar o dinheiro.

Continua após a publicidade

Atualmente não há muitas instituições que aceitam esse tipo de garantia. No entanto, para quem está precisando de dinheiro, é importante saber mais a respeito do funcionamento dessa linha de crédito. 

Como funciona empréstimo com garantia de terreno?

No empréstimo com garantia de terreno, o espaço precisa ser passado para o banco por meio da alienação fiduciária, inclusive esse é o motivo pelo qual é possível obter juros mais baixos.

Continua após a publicidade

Isso acontece pela “certeza” que o banco tem de que o empréstimo será pago, pois se não for, a instituição poderá vender o terreno para quitar o débito pendente.

Embora essa possibilidade exista, essa medida extrema só é tomada em último caso. De modo geral, antes de chegar nesse ponto, os bancos tentam negociar a dívida.

A maioria das instituições só aceitam terrenos que possuem valor mínimo de R$ 50 mil. No caso dos lotes, estes precisam ser urbanizados e estarem localizados em cidades com um número razoável de habitantes.

Saiba mais como funciona o empréstimo com garantia!

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de terreno

Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de terreno, é poder recorrer ao bem para obter um empréstimo com condições facilitadas. Além disso, podemos destacar outros benefícios. Veja a seguir:

Continua após a publicidade

Valor de contratação alto

Oferecendo o terreno como garantia você tem a oportunidade de negociar com a instituição financeira um valor de contratação mais alto. No entanto, alguns fatores, como por exemplo, possuir a escritura do terreno, podem ajudar bastante na confiabilidade e agilizar a aquisição do crédito.

Mas vale ressaltar que tudo também dependerá da avaliação que será feita do terreno de outros pontos burocráticos, como demais documentos.

Prazo de pagamento longo

Graças ao terreno, você tem a possibilidade de conseguir um valor maior do crédito e um parcelamento mais longo. Diferentemente das linhas tradicionais de crédito, que normalmente oferecem valores menores, com juros mais elevados e prazos mais curtos.

Devido ao comprometimento do terreno em questão, você também tem a possibilidade de ajustar o valor das parcelas de acordo com o seu orçamento, a fim de manter suas despesas equilibradas.

Continua após a publicidade

Juros mais baixos

Os juros mensais e anuais talvez seja a vantagem mais interessante dessa modalidade de empréstimo, uma vez que eles são especialmente baixos, podendo até mesmo ser menor que 1% ao mês.

Porém, evidentemente, tudo dependerá da instituição, uma vez que cada uma pratica taxas diferentes nessa linha de crédito.

O mercado de empréstimos convencionais tem sofrido bastante com a inadimplência, mas quando oferecemos um bem como garantia, estamos assegurando à instituição que o pagamento da dívida será feito.

Como solicitar o empréstimo com garantia de terreno?

Para solicitar o empréstimo com garantia de terreno ou lote, você precisa buscar uma instituição que tenha essa modalidade de crédito em sua carteira e apresentar a documentação exigida.

Continua após a publicidade

Documentos necessários 

Para iniciar o processo do empréstimo, inicialmente é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de endereço;
  • matrícula do terreno.

Inicialmente, esses documentos são avaliados pela instituição credora, mas outros podem ser solicitados.

Após essa análise, ela irá avaliar a real situação do terreno a fim de saber quanto ele vale.

Cada banco possui suas próprias regras quanto ao valor do crédito que será liberado.

Posso solicitar estando com o nome sujo?

Essa é uma dúvida bastante comum quando o assunto envolve empréstimo com garantia. Como a instituição tem uma “garantia” de que a dívida será paga, está com o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, SCPC) normalmente não impede que o dinheiro seja liberado.

Quais cuidados devo tomar antes de solicitar o empréstimo?

Sem dúvida alguma, o empréstimo com garantia de terreno pode ser uma boa opção para quem está precisando de dinheiro, uma vez que como já mencionado, é possível conseguir valores relativamente altos, com taxas de juros atrativas e prazos extensos para pagamento.

Apesar de existir o risco de “perder” o bem em caso de inadimplência, ele é bem pequeno, uma vez que o banco tentará de todas as formas que a situação não precise chegar nesse ponto. 

Continua após a publicidade

Como em qualquer outro modelo de empréstimo, existem empresas que aplicam golpes nos clientes e até roubam dados importantes.

Infelizmente, isso pode acontecer em qualquer lugar, não sendo um risco exclusivo desse tipo de contratação.

Mas há como evitar esse tipo de coisa: quando você começar a pesquisar por esse serviço, observe se a página possui CNPJ e dados relevantes sobre a empresa. O Google comentários é outra boa fonte de informação, lá é possível saber o que as pessoas estão falando sobre ela.

A partir daí é possível ter uma boa noção de como a empresa trabalha e até mesmo se ela é recomendada pelos clientes que já negociaram com ela.

Continua após a publicidade

Além disso, como na maioria das operações financeiras, essa modalidade também exige alguns cuidados. Veja a seguir:

  • avalie a sua real necessidade de crédito;
  • faça um bom planejamento para conseguir honrar as parcelas;
  • conheça outras modalidades de crédito disponíveis no mercado;
  • pesquise os prazos e taxas de juros;
  • muita atenção contra fraudes e golpes;
  • leia o contrato antes de efetivar o negócio.

FAQ: 

Posso perder meu terreno?

Se o pagamento do empréstimo tiver mais de três parcelas em atraso, o terreno pode ser tomado pelo banco, contudo, antes disso, a instituição tentará fazer um novo acordo com o cliente.

Quanto de crédito posso conseguir com meu terreno? 

Isso dependerá de alguns fatores, como a avaliação que será feita do terreno e da documentação do bem. Mas geralmente, em média, você pode conseguir 50% do valor.

O terreno precisa estar registrado?

Sim, o registro é o documento que comprova quem é o proprietário do terreno. Se não há esse registro, significa que o comprador pagou, mas não é de fato o dono, o que inviabiliza o negócio.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.