Empréstimo, Empréstimos

Empréstimo com garantia de imóvel para negativado: entenda mais

Amanda Gusmão
Amanda Gusmão
Casal calcula e percebe a necessidade de contratar um empréstimo com garantia de imóvel para negativado

Sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel para negativado? Veja dicas para contratar.

Empréstimo com garantia de imóvel para negativado: entenda mais

Muitas pessoas passam pela situação de precisar de um empréstimo, mas simplesmente não conseguem o que estão querendo.

Isso acontece com quem está com o nome sujo, já que, para elas, não é fácil obter algum crédito no mercado.

Continua após a publicidade

Mas é possível contornar essa situação com um empréstimo com garantia de imóvel para negativado.

Isso significa que, se você está precisando de um empréstimo, nem tudo está perdido pelo fato de seu nome estar sujo.

Continua após a publicidade

Neste post, vamos explicar como se faz um empréstimo com garantia de imóvel, como fazer a contratação on-line, quais são as taxas, entre outros detalhes. Por isso, continue lendo e fique por dentro!

O que é empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Quando uma pessoa não está negativada, ela consegue crédito de maneira relativamente simples, seja para fazer empréstimos, financiamentos ou parcelamentos de compras.

Isso ocorre porque lojas e instituições financeiras fazem análises bem criteriosas, e o fato de o nome da pessoa estar limpo e ela ter uma boa pontuação de crédito já serve como garantia de que o pagamento será feito em dia.

Mas se esse não é o seu caso, saiba que é possível garantir o pagamento de um empréstimo com o seu imóvel. E além de conseguir um empréstimo, você ainda obtém uma taxa de juros baixa.

Continua após a publicidade

Como fazer empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Quando se trata de oferecer um imóvel como garantia, ele precisa ser avaliado. Afinal, a instituição quer saber se o imóvel realmente pode ser usado como garantia.

Inclusive, se ele for financiado, é preciso consultar a instituição para ver se ela vai aceitá-lo, ok? Para isso, será feita uma vistoria técnica e uma análise jurídica do imóvel.

Além dessa questão da vistoria, vamos ver os documentos que você deverá apresentar, lembrando que a lista pode variar dependendo da instituição financeira, certo? São estes:

  • CPF e RG do proponente e do cônjuge;
  • declaração de Imposto de Renda;
  • registro de dados bancários;
  • comprovante de residência;
  • registro de estado civil;
  • contracheque (no caso de pessoas assalariadas);
  • extrato bancário e carteira do conselho de classe (no caso de profissionais liberais);
  • matrícula do imóvel;
  • carnê do IPTU;
  • certidão negativa de tributos municipais.

Como contratar on-line?

Está procurando uma maneira de fazer um empréstimo com garantia de imóvel para negativado on-line? Bem, boa parte do processo é na internet.

Continua após a publicidade

Mas é importante ter em mente que algumas etapas são presenciais. Por exemplo, será preciso comparecer no cartório de registro de imóveis. Você também deverá ir aos Correios para enviar os documentos para o banco.

De qualquer forma, você pode simular e solicitar o empréstimo on-line. Depois, é só ir seguindo o passo a passo informado pelo banco. Vamos dar uma olhada em algumas opções.

BV

Para fazer um empréstimo com garantia pela BV, acesse a página de Crédito com Imóvel em Garantia e clique em “Simule agora”. Nessa página, você também encontra informações relacionadas com o passo a passo da contratação.

Santander

Você pode acessar a página de Crédito com Garantia de Imóvel no site do Santander para consultar o passo a passo. Nessa tela, também há um botão “Simule seu crédito”. Depois de clicar nele, você irá para uma página que pedirá seus dados para fazer a simulação.

Continua após a publicidade

Caixa

O empréstimo com garantia está disponível por meio do Crédito Real Fácil Caixa. Você pode fazer a simulação no próprio site do banco, mas para solicitar o empréstimo, é preciso se dirigir a uma agência.

Esses são apenas alguns dos bancos que oferecem empréstimo com garantia de imóvel. Mas é possível encontrar outros que também trabalham com esse tipo de empréstimo, ok?

Quais são os limites e as taxas?

Geralmente, os bancos oferecem empréstimos equivalentes a 60% do valor do imóvel, com um limite de R$3 milhões. Além disso, o prazo máximo de pagamento pode variar entre 10 e 20 anos.

No caso da taxa de juros, ele fica bem abaixo do que normalmente é praticado em empréstimos comuns. Quando você oferece seu imóvel como garantia, a taxa fica em torno de 1% ao mês.

Continua após a publicidade

Quais são as vantagens e as desvantagens?

Com um empréstimo desse tipo, você pode conseguir um valor maior, com uma taxa de juros menor, mesmo que seu nome esteja negativado.

Por outro lado, é importante ter em mente que, durante o período de pagamento, o imóvel pertencerá ao banco, e você terá apenas a posse. Se não conseguir pagar as parcelas e não renegociar a dívida, a instituição financeira poderá reivindicar a posse com muita facilidade.

Por isso, não entre num empréstimo desse sem ter feito um bom planejamento financeiro, certo?

Como contratar empréstimo com garantia de imóvel para negativado on-line e em segurança?

Se você quer contratar um empréstimo on-line com garantia de imóvel, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para evitar problemas. Confira 3 dicas!

Continua após a publicidade

1. Desconfie de ofertas com condições muito melhores do que a média

Com este post, agora você tem uma noção de como funciona esse tipo de empréstimo, bem como as taxas, os valores e os limites que geralmente são praticados.

Por isso, se você encontrar alguma oferta muito melhor, parecendo boa demais para ser verdade, é melhor desconfiar.

2. Questione caso peçam um pagamento antecipado para contratar empréstimo com garantia de imóvel para negativado

Muitas vezes, a necessidade de adiantar algum pagamento para fazer um empréstimo pode estar associada a um golpe.

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que pode ser preciso pagar com antecedência pela visita técnica.

Continua após a publicidade

Por isso, antes de pagar qualquer coisa, certifique-se de saber do que se trata e, principalmente, negocie com uma instituição de boa reputação.

3. Escolha uma instituição de boa reputação

Ao fazer uma transação tão séria como essa, é essencial negociar com uma empresa que você conheça bem, ou que pelo menos seja indicada por pessoas em quem você confia.

Conclusão

Um empréstimo com garantia de imóvel para negativado pode ser a solução que você precisa para conseguir aquele dinheiro emprestado para sair do sufoco. Mas faça isso com muito cuidado para manter um bom controle financeiro, certo?

O objetivo do iDinheiro é justamente ajudar você a usar seu dinheiro da melhor maneira possível. Por isso, assine nossa newsletter para acompanhar as dicas que sempre publicamos por aqui!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *