Empréstimos

Empréstimo com garantia de imóvel Itaú: saiba como funciona

Cleonice Evellyn
Cleonice Evellyn
Imagem com a logomarca do Itaú representando o conteúdo sobre empréstimo com garantia de imóvel Itaú
O empréstimo com garantia de imóvel Itaú é uma das opções do mercado para quem está precisando de crédito. Saiba como ela funciona.

Empréstimo com garantia de imóvel Itaú: saiba como funciona

Se você está em busca de um empréstimo com garantia de imóvel e está na fase de pesquisa entre as opções do mercado, este conteúdo é para você! Hoje, vamos falar sobre o empréstimo com garantia de imóvel Itaú.

Ele é facilitado para que já tem investimentos na instituição, podendo utilizar para esses algum bem e pedir o crédito com garantia. Além disso, o banco promete oferecer para os seus clientes empréstimo com taxas de juros menores.

Continua após a publicidade

Com essa modalidade, o contratante pode fazer o que planeja mantendo a rentabilidade dos investimentos. Isso acontece pois a instituição deixa explicitado que não é necessário resgatar as aplicações para fazer a contratação.

Contudo, deve-se ficar atento aos encargos no ato da contratação. Eles podem ser superiores ao rendimento dos seus investimentos!

Continua após a publicidade

Perfil do contratante exigido pelo Banco Itaú

Veja duas observações importantes sobre o perfil do contratante que é exigido pelo banco:

  • o crédito com garantia de investimentos é exclusivo apenas para as pessoas que já possuem conta corrente no Itaú;
  • a contratação passará por um processo de aprovação de crédito e análise dos investimentos dados em garantia pelo contratante.

Passo a passo para a contratação do serviço

Vamos, agora, ao passo a passo completo para poder contratar o serviço.

Se você for fazer a contratação on-line, usando o computador/notebook, acesse sua conta corrente e clique em menu > crédito > crédito com garantia investimento.

Caso o acesso seja on-line, mas através de dispositivos móveis como celular, tablet e etc, acesse sua conta corrente e clique em: serviços > crédito > crédito com garantia investimento.

Se optar por fazer a contratação pelo caixa eletrônico Itaú, de forma física, a orientação é que insira o cartão > digite a senha e selecione crédito > simular e contratar crediário com garantia investimento.

Observações gerais sobre a contratação do serviço

Existem observações muito importantes para que os clientes possam estar por dentro do serviço antes de fazer a contratação.

Continua após a publicidade

Veja quais são as principais delas abaixo:

  • o contratante é quem escolhe o valor do investimento por garantia;
  • você deverá conferir a taxa de juros e as demais condições;
  • para contratação é necessário inserir a senha da conta corrente Itaú;
  • a contratação fica indisponível das 20h às 07h.

Pontos importantes de atenção

O bloqueio dos investimentos é feito automaticamente no ato da contratação.

Segundo informações disponibilizadas pelo Banco Itaú, esse bloqueio não afeta o rendimento do contratante e o resgaste pode ser feito após a quitação completa ou parcial do empréstimo, conforme o saldo devedor do referido contrato.

A seguir, vamos listar os principais tipos de investimentos que o banco Itaú aceita como garantia na hora de fazer o pedido de empréstimo com garantia de imóvel:

● Fundos de baixo risco;

● Compromissada (Plus, Selic e CDI);

CDB (DI com liquidez ou após o período da liquidez, Plus e Progressivo);

Poupança livre, multidata ou trimestral (somente para conta Uniclass e Personnalité).

Vantagens e desvantagens desse serviço oferecido pelo Banco Itaú

Como todo serviço, este também apresenta vantagens e desvantagens. Por isso sempre destacamos a importância da pesquisa detalhada. 

As principais vantagens são:

  • Não exige justificativa sobre o uso do dinheiro emprestado;
  • Prazo longo de financiamento, se comparado com outras modalidades de empréstimo;
  • Os bancos que disponibilizam esse serviço também garantem taxas baixas se compararmos com outros tipos de empréstimos.

Dentre as desvantagens, podemos citar:

  • o fato de que o imóvel colocado como garantia deve ser próprio, estar em boas condições e ter as contas e os documentos em dia;
  • assumir uma nova dívida e ter os bens bloqueados automaticamente e só poder movimentar após quitação do empréstimo;
  • correr o risco de não conseguir pagar o empréstimo solicitado e perder o imóvel.

Por isso indicamos que cada contratante avalie bem os objetivos para os quais o empréstimo será empregado, para poder pagar dentro do prazo e não se sobrecarregar com as dívidas, podendo perder o imóvel.

Continua após a publicidade

Em casos de atraso, o banco Itaú age da principal forma:

Se o contratante atrasar o pagamento de qualquer parcela de seu empréstimo por mais de 10 dias, parte do investimento dado em garantia será utilizado de forma automática para a quitação da parcela em atraso.

Em casos de permanência dos atrasos (por exemplo, terceira parcela, quarta e etc) o valor total da garantia poderá ser utilizado resgatado para a liquidação das parcelas, podendo incluir as demais parcelas que restam.

Empréstimo com garantia de imóvel Itaú: simulador

Depois de alinhar bem os objetivos e enfim tomar a decisão de recorrer ao empréstimo com garantia de imóvel do Itaú, indica-se fazer uma simulação. 

Usar o simulador de empréstimo dará uma ideia de como a operação ficará no “mundo real”.

Continua após a publicidade

Clique em simulador e faça a simulação da operação que você deseja. Neste endereço eletrônico também é possível encontrar as regras de financiamento de formas mais detalhadas.

Como este link é direcionado para o crédito imobiliário, ele irá pedir o valor do seu imóvel. Além disso, também já oferece os botões de acesso para a agência e conta do contratante e o enquadramento de valor no qual o imóvel deve se encaixar.

O interessante é já ter uma base de quanto seu imóvel está avaliado, para só então fazer a simulação. Dessa forma terá uma precisão mais adequada.

Conclusão

Na mesma plataforma que apontamos acima, o contratante tem acesso a outros serviços do Banco Itaú.

Continua após a publicidade

Os principais são:

  • conta corrente;
  • cartões de crédito;
  • outras formas de empréstimos e financiamentos;
  • investimentos;
  • previdência privada;
  • título de capitalização;
  • consórcio;
  • seguros;
  • câmbio;
  • viagem;
  • tarifas;
  • dentre outras possibilidades ofertadas.

Todo tipo de empréstimos têm seus riscos. Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa entre os bancos que oferecem a modalidade que você está em busca.

Além disso, também deve-se avaliar bem a reputação de cada instituição financeira e ter um controle de gastos para conseguir quitar a dívida dentro do prazo estimado. 

Neste artigo falamos um pouco sobre o serviço de empréstimo com garantia de imóvel do Itaú, mas existem outros bancos que também oferecem essa modalidade. O importante é sempre checar todas as possibilidades.

Não esqueça também de assinar a nossa Newsletter e receber semanalmente no seu e-mail um material exclusivo sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *