Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que, no Brasil, já são mais de 50 milhões os usuários de cartão de crédito.

E, é claro que, a maior parte dessas pessoas utiliza o meio de pagamento para realizar compras, online ou presencial.

Continua após a publicidade:

No entanto, há uma série de outras maneiras de se utilizar o serviço e, uma delas, é contratar um empréstimo com cartão de crédito. 

Essa modalidade funciona como se fosse um empréstimo pessoal e pode ser solicitado direto no banco ou na operadora do cartão de crédito. O valor é dividido e cobrado na fatura do cartão, assim como as demais compras realizadas no mês.

Continua após a publicidade

No entanto, é preciso ter precaução ao adotar esse tipo de operação de crédito, principalmente por causa das altas taxas de juros que ela envolve. Confira!

Como contratar empréstimo com cartão de crédito?

Em geral, a contratação de um empréstimo com cartão de crédito é uma operação simples e rápida e costuma ser semelhante à contratação de um empréstimo pessoal.

Nem todos os bancos ou emissoras de cartão de crédito oferecem essa opção, portanto, é preciso verificar caso a caso. 

No entanto, dentre as empresas que permitem essa possibilidade, a aprovação e liberação do recurso costuma ser rápida. Afinal, já existe uma avaliação de crédito do perfil do cliente, o que facilita a análise. 

Continua após a publicidade

Passo a passo para fazer a contratação

Primeiramente, você deve fazer a solicitação. Entre em contato diretamente com o cartão de crédito para saber se a opção está disponível e solicite formalmente. Em alguns casos, é possível fazer o pedido por telefone ou até pelo app do banco.

Em segundo lugar, a empresa vai fazer a análise, confirmando algumas informações e verificando se seu perfil se encaixa nos critérios pré-determinados.

Caso ele seja aprovado, você assina um contrato com os termos do empréstimo.

Por fim, após a assinatura do contrato, o dinheiro é liberado em conta corrente.

Simulação é importante antes de contratar

Antes de entrar em contato com o cartão de crédito e solicitar o empréstimo é preciso saber em detalhes o que você está contratando, quais as taxas de juros e opções de pagamento.

Isso tudo para que você não seja pego de surpresa com uma parcela que vai ser cobrada na sua fatura do cartão de crédito e que não cabe no seu orçamento mensal.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, você pode optar pela simulação online, em sites que comparam as condições e taxas oferecidas pelo seu cartão de crédito com diversas outras que operam no mercado.

Isso te permite saber se o empréstimo com cartão de crédito será uma opção vantajosa ou se as taxas cobradas pela sua emissora estão acima do mercado – e te trarão prejuízos, por exemplo. 

Os sites de instituições como o Nubank, Itaú, Creditas, Banco do Brasil, dentre outras, oferecem a possibilidade de simular as condições do empréstimo. 

Para isso, é preciso informar ao simulador alguns dados do seu empréstimo, como o valor total da operação, prazo de pagamento, valor das parcelas, renda mensal, entre outras. 

Continua após a publicidade

No fim das contas, empréstimo com cartão de crédito vale a pena?

vantagens e desvantagens sobre a contratação de empréstimo com cartão de crédito e você deve avaliar bem qual delas pesa mais de acordo com a sua situação financeira no momento. 

A principal vantagem é a facilidade de contratação. O cartão de crédito já é atrelado a um determinado banco ou emissora, portanto, já existe ali uma avaliação de crédito.

Dessa forma, a solicitação pode ser feita por telefone, internet banking e, em alguns casos, até o app do banco. 

Se o banco considerar que você tem um perfil de bom pagador (com as faturas pagas em dia e sem recorrer a parcelamentos), a aprovação pode ser facilitada. 

Continua após a publicidade

Outra questão é que o empréstimo com cartão de crédito pode ou não estar vinculado ao seu limite.

Isso significa que o banco pode tratar essa modalidade de crédito como uma operação à parte do cartão de crédito, apesar de as parcelas serem cobradas na fatura. Isso demanda um planejamento financeiro ainda maior.  

Juros altos são uma desvantagem considerável

A principal desvantagem da contratação de empréstimo com cartão de crédito é a alta taxa de juros cobrada na operação.

Em primeiro lugar, isso se justifica porque essa modalidade de empréstimo não tem muita garantia de que o banco receberá o pagamento corretamente. 

Continua após a publicidade

Por fim, é preciso lembrar que os juros de cartão de crédito são um dos mais altos disponíveis no mercado

Nesse sentido, os juros do empréstimo nessa modalidade também seguem a tendência. 

Conclusão

Neste artigo, mostramos como a opção de contratar empréstimo com cartão de crédito pode ser uma alternativa fácil e rápida.

Ela funciona se você precisa conseguir um dinheiro para pagar uma dívida imediata, por exemplo.

No entanto, é preciso analisar muito bem se as taxas de juros cobradas pelo banco ou emissora do cartão de crédito cabem no seu orçamento. 

Continua após a publicidade

Assim como ocorre com qualquer tipo de empréstimo, é preciso verificar todas as condições e fazer contas para saber se as parcelas que serão cobradas para quitação dessa dívida vão caber no seu orçamento mensal.

Se você ainda tem dúvidas se é uma boa opção, compare com outras possibilidades disponíveis no mercado.

No caso do empréstimo com cartão de crédito, você deve ter ainda mais certeza sobre a operação. Afinal de contas, os juros cobrados pelo cartão estão entre os maiores do mercado. 

Se você gostou deste conteúdo, assine a newsletter do iDinheiro para saber o que realmente importa para o seu dinheiro! E receba, toda semana, conteúdos exclusivos sobre os assuntos que te interessam.

Publicidade