Empréstimo com cartão de crédito: aprenda a contratar e entenda se vale a pena!

Entenda como funciona o empréstimo com cartão de crédito e se vale a pena recorrer a essa linhas de crédito.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que, no Brasil, já são mais de 50 milhões os usuários de cartão de crédito. E, é claro que, a maior parte dessas pessoas utiliza o meio de pagamento para realizar compras, online ou presencial. No entanto, há uma série de outras maneiras de se utilizar o serviço e, uma delas, é contratar um empréstimo com cartão de crédito. 

Essa modalidade funciona como se fosse um empréstimo pessoal e pode ser solicitado direto no banco ou na operadora do cartão de crédito. O valor é dividido e cobrado na fatura do cartão, assim como as demais compras realizadas no mês. No entanto, é preciso ter precaução ao adotar esse tipo de operação de crédito, principalmente por causa das altas taxas de juros que ela envolve. Confira!

Continua após a publicidade

Como contratar empréstimo com cartão de crédito?

Em geral, a contratação de um empréstimo com cartão de crédito é uma operação simples e rápida e costuma ser semelhante à contratação de um empréstimo pessoal. Nem todos os bancos ou emissoras de cartão de crédito oferecem essa opção, portanto, é preciso verificar caso a caso. 

No entanto, dentre as empresas que permitem essa possibilidade, a aprovação e liberação do recurso costuma ser rápida. Afinal, já existe uma avaliação de crédito do perfil do cliente, o que facilita a análise. 

Continua após a publicidade

Passo a passo para fazer a contratação

Primeiramente, você deve fazer a solicitação. Entre em contato diretamente com o cartão de crédito para saber se a opção está disponível e solicite formalmente. Em alguns casos, é possível fazer o pedido por telefone ou até pelo app do banco.

Em segundo lugar, a empresa vai fazer a análise, confirmando algumas informações e verificando se seu perfil se encaixa nos critérios pré-determinados. Caso ele seja aprovado, você assina um contrato com os termos do empréstimo. Por fim, após a assinatura do contrato, o dinheiro é liberado em conta corrente.

Por que fazer uma simulação antes de contratar empréstimo com cartão de crédito?

Antes de entrar em contato com o cartão de crédito e solicitar o empréstimo é preciso saber em detalhes o que você está contratando, quais as taxas de juros e opções de pagamento. Isso tudo para que você não seja pego de surpresa com uma parcela que vai ser cobrada na sua fatura do cartão de crédito e que não cabe no seu orçamento mensal.

Nesse sentido, você pode optar pela simulação online, em sites que comparam as condições e taxas oferecidas pelo seu cartão de crédito com diversas outras que operam no mercado. Os sites de instituições como o Nubank, Itaú, Creditas, Banco do Brasil, dentre outras, oferecem a possibilidade de simular as condições do empréstimo. 

Continua após a publicidade

Para isso, é preciso informar ao simulador alguns dados do seu empréstimo, como o valor total da operação, prazo de pagamento, valor das parcelas, renda mensal, entre outras. 

icon

Dicas

Ao fazer uma simulação, isso te permite saber se o empréstimo com cartão de crédito será uma opção vantajosa ou se as taxas cobradas pela sua emissora estão acima do mercado e te trarão prejuízos.

No fim das contas, empréstimo com cartão de crédito vale a pena?

vantagens e desvantagens sobre a contratação de empréstimo com cartão de crédito e você deve avaliar bem qual delas pesa mais de acordo com a sua situação financeira no momento. A principal vantagem é a facilidade de contratação. O cartão de crédito já é atrelado a um determinado banco ou emissora, portanto, já existe ali uma avaliação de crédito.

Dessa forma, a solicitação pode ser feita por telefone, internet banking e, em alguns casos, até o app do banco. Se o banco considerar que você tem um perfil de bom pagador (com as faturas pagas em dia e sem recorrer a parcelamentos), a aprovação pode ser facilitada. Outra questão é que o empréstimo com cartão de crédito pode ou não estar vinculado ao seu limite.

Isso significa que o banco pode tratar essa modalidade de crédito como uma operação à parte do cartão de crédito, apesar de as parcelas serem cobradas na fatura. Isso demanda um planejamento financeiro ainda maior.  

Continua após a publicidade

A principal desvantagem da contratação de empréstimo com cartão de crédito é a alta taxa de juros cobrada na operação. Em primeiro lugar, isso se justifica porque essa modalidade de empréstimo não tem muita garantia de que o banco receberá o pagamento corretamente. Por fim, é preciso lembrar que os juros de cartão de crédito são um dos mais altos disponíveis no mercado. Nesse sentido, os juros do empréstimo nessa modalidade também seguem a tendência. 

icon

Prós

Empréstimo com cartão de crédito é de fácil contratação e mais provável de ser aprovado, já que o cliente já tem um relacionamento com o banco e uma análise de crédito estabelecida.

icon

Contras

Em contrapartida, os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado e somado ao empréstimo poderá piorar.

Conclusão

Neste artigo, mostramos como a opção de contratar empréstimo com cartão de crédito pode ser uma alternativa fácil e rápida. Ela funciona se você precisa conseguir um dinheiro para pagar uma dívida imediata, por exemplo. No entanto, é preciso analisar muito bem se as taxas de juros cobradas pelo banco ou emissora do cartão de crédito cabem no seu orçamento. 

Assim como ocorre com qualquer tipo de empréstimo, é preciso verificar todas as condições e fazer contas para saber se as parcelas que serão cobradas para quitação dessa dívida vão caber no seu orçamento mensal. Se você ainda tem dúvidas se é uma boa opção, compare com outras possibilidades disponíveis no mercado. No caso do empréstimo com cartão de crédito, você deve ter ainda mais certeza sobre a operação. Afinal de contas, os juros cobrados pelo cartão estão entre os maiores do mercado. 

Se você gostou deste conteúdo, assine a newsletter do iDinheiro para saber o que realmente importa para o seu dinheiro! E receba, toda semana, conteúdos exclusivos sobre os assuntos que te interessam.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.