Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Empregado tem que fechar a conta salário? Veja o que fazer ao sair do emprego

Saiba o que fazer quando sai de uma empresa onde recebe o pagamento através de conta salário! É o empregado ou o empregador que deve fazer o cancelamento da conta?

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

A conta salário facilita o pagamento dos funcionários de uma empresa. Hoje em dia, a maioria dos empregadores prefere realizar o pagamento dos salários através de depósito em conta bancária. É mais prático e mais seguro. As vantagens são para o empregado e o empregador.

Este tipo de conta não tem cobrança de nenhuma tarifa, e não pode receber depósitos de outras pessoas, a não ser da empresa que paga o salário. A conta é aberta a pedido da empresa, normalmente através de uma carta entregue ao empregado. Esse, assim que for contratado, vai ao banco para fazer a abertura da conta, que é feita em seu nome.

Continua após a publicidade

Os bancos não podem se negar a abrir a conta salário, ou induzir o funcionário a abrir uma conta corrente ao invés dela. Uma vez que o empregado está com a carta de solicitação enviada pela empresa, significa que esta já fez um acordo com o banco, para que fossem abertas as contas salário.

Caso a empresa tenha um acordo com um banco para depositar nele o seu salário, mas você já tenha uma conta em outro banco, e deseje receber o seu salário por ela, poderá então solicitar uma portabilidade de salário (clique no link para saber como funciona e como solicitar a portabilidade).

Encerramento de Conta Salário

Como já foi dito, a conta salário é aberta pelo empegador, em nome do empregado, assim que ele é contratado. Durante todo o período em que o funcionário faz parte da empresa, ele recebe o seu salário através dessa conta. Se desejar, o cliente pode usufruir de empréstimos e financiamentos fornecidos pelo banco, e as parcelas são descontadas diretamente do seu salário.

E quando o funcionário se desliga da empresa, seja por conta própria, ou porque foi demitido? Como fica a conta salário?

extrato
Ao sair do emprego, confira se a conta salário foi cancelada

Bom, o correto é que a própria empresa faça o encerramento da conta. O empregador deve entrar em contato com o banco e solicitar o cancelamento, e não o empregado. E caso não haja esse contato, depois de três meses sem depósitos de salários realizados na conta, ela deve ser cancelada automaticamente pelo banco.

Como dito, esta conta não deve gerar nenhuma cobrança para o funcionário. Por isso, é muito importante ficar atento ao contrato, para ter certeza de que está abrindo uma conta salário. Já aconteceram casos do cliente pedir a abertura de uma conta salário, e o banco abrir uma conta corrente. O funcionário sai da empresa, acredita que a conta foi encerrada, enquanto ela na verdade, era uma conta corrente comum e continua gerando cobranças. Se a pessoa não tiver o hábito de olhar extrato e não confere se a conta foi cancelada, ela pode continuar gerando gastos durante anos, deixando um saldo negativo com o banco, que pode até causar a entrada do nome nos serviços de proteção ao crédito.

Sendo assim, o ideal, ao sair de uma empresa, é conferir se realmente a conta salário foi encerrada, para evitar maiores problemas no futuro.

Empréstimos e Financiamentos

Como foi dito anteriormente, esses serviços estão disponíveis na conta salário sob determinadas condições.

Por isso, se você solicitou um deles, ainda está pagando, mas se desligou da empresa, precisa combinar com o banco como será feito o pagamento dos valores devidos em caso de encerramento da conta. O trabalhador poderá pagar a dívida totalmente ou tentar continuar pagando as parcelas sem o desconto em conta. Essas regras vão depender de cada instituição e do contrato firmado no momento do empréstimo, mas o encerramento da conta-salário não pode levar o cliente a se endividar.

Continua após a Publicidade

84 comentários

  1. Sabrina

    Pedi conta no meu serviço, porém tenho algumas faturas para pagar ainda no Banco Santander. Como funciona o pagamento das faturas agora?

  2. Waldenice Hana

    Olá a empresa em que trabalhava abriu uma conta corrente no Bradesco para pagamento de salário porém sai da empresa por motivo de viagem para outro estado como proceder eu devo fechar a conta ou a empresa?

  3. Anapaula

    Fui desligada da firma já cinco anos não sabia que tinha fecha conta salário agora estão me contando ,5.000iddo certo era HSBC passou Bradesco

  4. Continua após a publicidade

  5. Claudia

    Fui demitida em dezembro e não consigo encerrar a conta salário na caixa federal está gerando cobranças mensais.Pelo Covid o banco não está atendendo, e nem o telefone que passaram para agendar horário boa funciona, o que devo fazer?

  6. Luciene Rangel

    Bom dia.Tenho uma conta corrente no Santander aberta pela empresa.Fui desligada há 3 meses mas, uso muito esta conta inclusive tenho parcelamento de compras pessoais. O Banco pode encerrar esta conta ?

  7. Bárbara

    Boa tarde
    Quando entrei na empresa eles me deram uma carta levei no banco abriram uma conta pra mim
    No meu aplicativo Itaú é uma conta corrente
    Eles pediram para mim fechar ela, mas entrei em outra empresa e passei essa conta muda algo ?

  8. Continua após a publicidade

  9. Suellen

    Tenho uma conta salário Bradesco há 4 anos, fui desligada da empresa é já estou entrando em outra a mesma conta vai servi? Sou cliente a muito tempo…

  10. André

    Uma dúvida , tenho conta no Santander porém a empres migrou para o banco do Brasil e estou usando a conta como salário e automaticamente transfere para o Santander . Gostaria de saber se é possível cancelar essa transferência pois a conta no BB agora é conta corrente .

  11. Danner

    Bom dia. Uma empresa que eu trabalhei abriu uma conta salário no BanriCard.
    Não lembro se sobrou algum pouco nessa conta!
    Perguntei na empresa na época e disseram que eu não precisava cancelar.
    Nesse caso, essa conta terá sido realmente cancelada ou não?

  12. Continua após a publicidade

  13. Adrieli

    Boa noite, caso tenha saldo na conta salário o empregador pode cancelar a conta, ou ela fica em aberto????
    Pois em 2014 entrei na empresa, em 2015 me afastei pelo inss por motivo de doença e fiquei até 2019 afastada, quando fim de 2019 pedi desligamento da empresa, desde então não busquei saber se a conta foi cancelada, e hoje surgiu essa dúvida!

  14. Elisangela

    Sai da empressa e ja fa algum meses e ainda tenho dinheiro na conta
    A conta é salario isto pode ocorrer algo no futuro sendo que não fui fechar a conta
    Att
    Elisangela

  15. Jesuíno

    Eu fiz a portabilidade da minha conta do banco do brasil para caixa, mas o correspondente me passou que eu poderia encerrar minha conta . Mas meu salário ainda no último mês ainda está na minha do antigo banco. Não foi transferido.

  16. Antônio Leonardo

    Tenho uma conta corrente e conta salário no banco do Brasil e a conta corrente foi encerrada por falta de movimentação e conta salário continua pois a conta salário recebo o pagamento da empresa

  17. fabiano

    eu tenho uma conta salario no banco do bradesco ( com dinheiro dentro ) se eu for demitido a conta salario vai ficar com o dinheiro ou terei que sacar tudo ?

  18. Lucas

    Mesmo sendo centavos na conta salario,o banco cancela a conta apos a minha demissao da empresa?

  19. Almerinda Leite

    Boa tarde! Eu trabalhei em uma empresa durante dois meses no ano de 1998, meu salário era depositado na caixa econômica, no primeiro mês eu fui receber o meu salário, mais no segundo mês a imprensa depositou e eu nunca fui retirar, o que pode ter acontecido com esse dinheiro?

  20. Cleber

    Bom dia !!
    Tenho uma conta salario no Itaú que abriu uma conta corrente tbm …. posso fechar a conta corrente e ficar só com a conta salario …. obrigado

  21. Elizabeth

    A minha conta salário é no Itaú só que eu uso minha conta salário, como se fosse conta corrente, eu faço deposito , uso cartão tanto no débito como no crédito, e ainda estou pagando o PIC , se caso eu ser desligada da empresa, eu posso continuar usando esta conta?

  22. Arthur

    Boa noite, a empresa que trabalhei abriu uma conta salário em meu nome, durante todo tempo de serviço meu pagamento caia diretamente na conta salário, mas no momento do desligamento o meu acerto salarial foi depositado em conta corrente, sendo que eu não tinha aberto. Não tenho interesse em manter a conta, somente transferir o dinheiro via TED. Posso fechar essa conta corrente que não foi aberta por mim normalmente ?

  23. Daisy lima

    A empresa me pediu pra abrir uma conta no bradesco, abri, mas faltou pegar o cartão, porém n fui contratada e nem cheguei a usar a conta, agora o banco mandou msg dizendo que eu tenho que ir encerrar se n ocorrerá multas! Como faço? Só posso ir no msm local que abri a conta? N posso fazer via internet o cancelamento?

  24. Alessandro

    Boa tarde amigo, se a conta salário tiver saldo ( mesmo que sejam centavos ) ela ainda sim é fechada pelo banco em 3 meses?

  25. Anderson

    Me tira essa dúvida… Tenho uma dúvida no banco do Brasil conta corrente onde meu salário cai todo mês.. estou querendo fazer portabilidade para outro banco.. esse valor da dívida o banco do Brasil vai descontar?

  26. Boa tarde !!
    Quando comecei a trabalha como menor aprendiz em 2015, recebi uma carta para abrir uma conta salário no banco Bradesco, depois de 2 anos meu contrato acabou, porém ,até hoje não foi fechada e está rendendo um débito todo mês, poderia me ajudar ?

  27. Vinicius

    Banco Santander,abri uma conta salário e vocês estão retirando valores sem minha autorização.

  28. Leonardo

    Boa tarde , minha conta salário depois que sair da empresa e quiser deixar minha rescisão lá , a empresa pede o fechamento da conta ao banco, pode fechar com meu dinheiro lá? E se caso fechar como irei resgatar o meu dinheiro da rescisão??

  29. Efrain Ronald

    Quando faço a portabilidade do salário a conta principal na qual empresa me sugeriu a criar deve ser cancelada ou deve continuar em aberto? Pois solicitei a portabilidade do meu salário no entanto foi cobrada uma taxa a qual não tenho certeza se é referente à manutenção da conta já que o valor é bem similar ao valor citado na abertura da conta mas que seria responsabilidade da empresa contratante. Portanto minha dúvida é a conta deve ou não ser encerrada?

  30. Iracema

    Saí da empresa em maio de 2018, e não cancelaram minha conta salário, continuo usando e não descontam de mim nenhuma tarifa, mas estou pensando em cancelar, porque eu não sabia que não podia continuar com a conta salário.

  31. Fátima

    Abri conta corrente no banco eu Brasil e mudei pra salário depois, e agora tô indo pra outra empresa que também usa esse banco. Posso permanecer como está ou devo ir ao banco informar tal mudança?

  32. Cidinha

    Minha irmã tinha uma conta salário no Banco do Brasil, mas o empregador dela mudou para outro banco. Ela descobriu , que a conta dela estava aberta e o banco cobrando taxas, é correto isso? Nesse caso o empregador não deveria encerrar as contas de seus funcionarios?

    Obrigada,
    Maria

  33. Brunaa

    Uma abri conta salário no Itaú mais sai dessa empresa que eu trabalhava , eu posso usar essa conta pra outra empresa depósitar ?

  34. João Carlos

    Tenho uma conta salário no Santander e estou mudando de emprego para uma empresa que também utiliza o Santander, posso manter a mesma conta ou preciso abrir uma nova?

  35. Adriano

    Minha empresa abriu um conta salário no Santander, tem menos de 3 meses, e agora decidiram abrir conta salário no Itaú, e já abrimos, como fica a conta salário do Santander que nosso empregador abriu ??

  36. Shirley

    Abri uma conta salário mas não quero ela e sim a corrente posso mudar ?

  37. Robison

    No caso de ter feito uma portabilidade da conta salário para outro banco e se o funcionário for demitido, como fica esta portabilidade?

  38. maiara ferreira

    Tenho uma conta salario e estão descontando gasto com credito de quase 95 reais.como resolver??

  39. Rozi Ba

    Abrir uma conta salario como Bradesco,tomei um empréstimo consignado e fui demitido e agora como fica a minha situação?

  40. Wilber

    Olá tenho uma dúvida:
    Exemplo: Se eu solicitar a portabilidade da Caixa Econômica para o BB. E com isso após recebimento no Banco do Brasil eu posso cancelar a conta na Caixa Econômica?

  41. Tulio

    Bom dia.

    Tenho uma conta salário no Banco do Brasil, e minha empresa mudou os serviços para outro banco. Gostaria de saber se preciso ir até a agência na qual eu abri minha conta para encerra-la ?

  42. Fabiano Florenciano

    Meu caso é o seguinte, fiz um empréstimo bb salário e estou pensando em me desligar da empresa, caso eu me desligue, eles vão descontar todo o montante? Obs: o emprestimo teve um juros de 100%

  43. robert

    fui dispensado de uma empresa ,eu posso utilizar essa mesma conta para outra empresa fazer o deposito do salario? na conta salario?

  44. Cleicy

    Quando fui abrir a minha conta salário no BB eles me orientaram a abrir uma conta corrente, mas eu recebo o salário pela conta salário e não movimento a conta corrente… se eu cancelar a conta corrente cancelo junto a conta salário ou não?

  45. Ana Claudia

    abri uma conta salario no banco do brasil em 2012 sai da empresa em 2015… de la pra cá não movimenteimas a conta salario .sera que tenho pendencias?

  46. Dalva

    Fiz uma portabilidade do BB para a caixa economica mas o BB esta me cobrando 47 reais de taxas de serviço como posso me proceder?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.