Empregado tem que fechar a conta salário? Veja o que fazer ao sair do emprego

Saiba o que fazer quando sai de uma empresa onde recebe o pagamento através de conta salário! É o empregado ou o empregador que deve fazer o cancelamento da conta?

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A conta salário facilita o pagamento dos funcionários de uma empresa. Hoje em dia, a maioria dos empregadores prefere realizar o pagamento dos salários através de depósito em conta bancária. É mais prático e mais seguro. As vantagens são para o empregado e o empregador.

Este tipo de conta não tem cobrança de nenhuma tarifa, e não pode receber depósitos de outras pessoas, a não ser da empresa que paga o salário. A conta é aberta a pedido da empresa, normalmente através de uma carta entregue ao empregado. Esse, assim que for contratado, vai ao banco para fazer a abertura da conta, que é feita em seu nome.

Continua após a publicidade

Os bancos não podem se negar a abrir a conta salário, ou induzir o funcionário a abrir uma conta corrente ao invés dela. Uma vez que o empregado está com a carta de solicitação enviada pela empresa, significa que esta já fez um acordo com o banco, para que fossem abertas as contas salário.

Caso a empresa tenha um acordo com um banco para depositar nele o seu salário, mas você já tenha uma conta em outro banco, e deseje receber o seu salário por ela, poderá então solicitar uma portabilidade de salário (clique no link para saber como funciona e como solicitar a portabilidade).

Encerramento de Conta Salário

Como já foi dito, a conta salário é aberta pelo empegador, em nome do empregado, assim que ele é contratado. Durante todo o período em que o funcionário faz parte da empresa, ele recebe o seu salário através dessa conta. Se desejar, o cliente pode usufruir de empréstimos e financiamentos fornecidos pelo banco, e as parcelas são descontadas diretamente do seu salário.

E quando o funcionário se desliga da empresa, seja por conta própria, ou porque foi demitido? Como fica a conta salário?

extrato
Ao sair do emprego, confira se a conta salário foi cancelada

Bom, o correto é que a própria empresa faça o encerramento da conta. O empregador deve entrar em contato com o banco e solicitar o cancelamento, e não o empregado. E caso não haja esse contato, depois de três meses sem depósitos de salários realizados na conta, ela deve ser cancelada automaticamente pelo banco.

Como dito, esta conta não deve gerar nenhuma cobrança para o funcionário. Por isso, é muito importante ficar atento ao contrato, para ter certeza de que está abrindo uma conta salário. Já aconteceram casos do cliente pedir a abertura de uma conta salário, e o banco abrir uma conta corrente. O funcionário sai da empresa, acredita que a conta foi encerrada, enquanto ela na verdade, era uma conta corrente comum e continua gerando cobranças. Se a pessoa não tiver o hábito de olhar extrato e não confere se a conta foi cancelada, ela pode continuar gerando gastos durante anos, deixando um saldo negativo com o banco, que pode até causar a entrada do nome nos serviços de proteção ao crédito.

Sendo assim, o ideal, ao sair de uma empresa, é conferir se realmente a conta salário foi encerrada, para evitar maiores problemas no futuro.

Empréstimos e Financiamentos

Como foi dito anteriormente, esses serviços estão disponíveis na conta salário sob determinadas condições.

Por isso, se você solicitou um deles, ainda está pagando, mas se desligou da empresa, precisa combinar com o banco como será feito o pagamento dos valores devidos em caso de encerramento da conta. O trabalhador poderá pagar a dívida totalmente ou tentar continuar pagando as parcelas sem o desconto em conta. Essas regras vão depender de cada instituição e do contrato firmado no momento do empréstimo, mas o encerramento da conta-salário não pode levar o cliente a se endividar.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

75 comentários

  1. Luciene Rangel

    Bom dia.Tenho uma conta corrente no Santander aberta pela empresa.Fui desligada há 3 meses mas, uso muito esta conta inclusive tenho parcelamento de compras pessoais. O Banco pode encerrar esta conta ?

  2. Bárbara

    Boa tarde
    Quando entrei na empresa eles me deram uma carta levei no banco abriram uma conta pra mim
    No meu aplicativo Itaú é uma conta corrente
    Eles pediram para mim fechar ela, mas entrei em outra empresa e passei essa conta muda algo ?

  3. Suellen

    Tenho uma conta salário Bradesco há 4 anos, fui desligada da empresa é já estou entrando em outra a mesma conta vai servi? Sou cliente a muito tempo…

  4. Continua após a publicidade

  5. André

    Uma dúvida , tenho conta no Santander porém a empres migrou para o banco do Brasil e estou usando a conta como salário e automaticamente transfere para o Santander . Gostaria de saber se é possível cancelar essa transferência pois a conta no BB agora é conta corrente .

  6. Danner

    Bom dia. Uma empresa que eu trabalhei abriu uma conta salário no BanriCard.
    Não lembro se sobrou algum pouco nessa conta!
    Perguntei na empresa na época e disseram que eu não precisava cancelar.
    Nesse caso, essa conta terá sido realmente cancelada ou não?

  7. Adrieli

    Boa noite, caso tenha saldo na conta salário o empregador pode cancelar a conta, ou ela fica em aberto????
    Pois em 2014 entrei na empresa, em 2015 me afastei pelo inss por motivo de doença e fiquei até 2019 afastada, quando fim de 2019 pedi desligamento da empresa, desde então não busquei saber se a conta foi cancelada, e hoje surgiu essa dúvida!

  8. Elisangela

    Sai da empressa e ja fa algum meses e ainda tenho dinheiro na conta
    A conta é salario isto pode ocorrer algo no futuro sendo que não fui fechar a conta
    Att
    Elisangela

  9. Jesuíno

    Eu fiz a portabilidade da minha conta do banco do brasil para caixa, mas o correspondente me passou que eu poderia encerrar minha conta . Mas meu salário ainda no último mês ainda está na minha do antigo banco. Não foi transferido.

  10. Antônio Leonardo

    Tenho uma conta corrente e conta salário no banco do Brasil e a conta corrente foi encerrada por falta de movimentação e conta salário continua pois a conta salário recebo o pagamento da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.