Empreendedores de sucesso: conheça a história de grandes nomes que revolucionaram o mercado

 

As histórias de empreendedores de sucesso sempre podem nos ensinar grandes lições sobre a vida.

Seja no âmbito profissional ou no pessoal, um grupo seleto de pessoas ganhou destaque em nível mundial por reunir algumas características específicas capazes de revolucionar todo um mercado de atuação.

E, com essas trajetórias, novos empreendedores são inspirados, estimulados e levados a seguirem caminhos bem sucedidos.

Continua após a publicidade:

Sabendo disso, devemos passar para frente aqueles exemplos de sucesso no empreendedorismo. E é justamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Além de conhecer exemplos de empreendedores de sucesso, você também será capaz de entender algumas características importantes para se dar bem na carreira.

Continua após a publicidade

Vamos lá?

Howard Schultz

foto de howard schultz com logo sa starbucks ao fundo

O primeiro dos empreendedores de sucesso que vamos falar hoje é Howard Schultz, que nasceu no ano de 1953 nos Estados Unidos.

Ele é presidente emérito da Starbucks, empresa gigantesca que atua no mercado das cafeterias e atualmente se posiciona como a maior do mundo no seu setor.

Seu talento e visão foram muito importantes para que a empresa deixasse de ser uma revendedora de grãos especiais de café e evoluísse para uma cafeteria com um conceito de estética e marketing muito bem trabalhados.

Formado em comunicação, ele trabalhou desde cedo no mercado de cafés, e logo se inseriu na Starbucks, que até então só existia na cidade de Seattle.

Continua após a publicidade

Sua família era humilde e ele foi o primeiro a conseguir entrar na graduação, graças a uma bolsa de estudos. Ele era um ótimo atleta.

Depois de passar um tempo na Itália, ele retornou ao seu país de origem com um objetivo.

Ele era de convencer os donos da empresa a mudar o modelo de negócio da época, que poderia ser explorado de forma muito mais positiva.

Ao receber um retorno negativo, se desligou da Starbucks em 1985, e criou um empreendimento na área que gostaria de ter investido no lugar em que trabalhou anteriormente.

Continua após a publicidade

Acreditar na proposta de negócio deu muito certo e, dois anos depois, Schulz comprou o setor de varejo da Starbucks.

Durante os anos em que ele permaneceu como liderança da empresa, foi responsável por trabalhar duro na expansão e no franqueamento, permitindo que as cafeterias ganhassem espaço ao redor de todo o mundo.

O esforço no posicionamento de marca, branding e experiência do cliente fizeram com que um negócio aparentemente tão comum (e que competia com milhares de outras cafeterias) se transformasse no que eles são hoje.

Jeff Bezos

Foto de Jeff Bezos, fundador da Amazon simbolizando o tema método de Jeff Bezos

Jeff Bezos, o atual homem mais rico do mundo, não poderia estar fora da nossa lista de grandes empreendedores.

Continua após a publicidade

Nascido em 1964 em uma cidade do Novo México, Bezos se formou na Universidade de Princeton em duas graduações. Elas eram Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

No ano de 1994, ele recebeu um investimento inicial de seus pais e fundou a Amazon, uma plataforma de comércio virtual.

Inicialmente, ela tinha como foco a venda de livros, e ainda naquela época já ganhou muito destaque por apresentar uma nova alternativa ao tradicional mercado de livrarias.

Quando pensamos na situação da internet naquele tempo, podemos dizer que Jeff Bezos apostou alto em um modelo de negócio que ainda não estava nem perto de conquistar o protagonismo que tem em nossas vidas hoje.

Continua após a publicidade

Logo na virada para os anos 2000, a empresa viu que era hora de expandir e começou a oferecer outras mercadorias além dos livros.

Dentre as várias lições de Bezos, uma muito importante é que ele sempre priorizou o longo prazo. Ele costumava falar para seus funcionários “esquecerem a bolsa de valores”, já que isso significava olhar para um cenário a curto prazo.

E foi justamente essa visão além de seu tempo que fez com que a empresa ganhasse o tamanho e protagonismo gigantescos que percebemos hoje.

Se você quiser conhecer a história completa de Jeff Bezos, fizemos um conteúdo muito interessante com ótimas curiosidades da sua vida!

Continua após a publicidade

Luiza Helena Trajano

luiza helena trajano
Foto reprodução: Facebook Forbes Brasil

A presidente do Magazine Luiza é uma das mulheres mais poderosas do nosso país, sendo um dos grandes nomes de empreendedores de sucesso no Brasil.

Nascida e criada em Franca, no interior de São Paulo, ela começou a trabalhar ainda aos 12 anos de idade. Durante as férias escolares, ficava como balconista na loja de seus tios.

E era justamente a futura Magazine Luiza, de Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, na época chamada de Cristaleira. A loja foi comprada em 1957 e tinha uma atuação extremamente local.

Aos 18 anos, iniciou a graduação e se formou em Direito e Aministração de Empresas. O gosto por trabalhar na loja foi só crescendo, e Luiza Helena trabalhou em praticamente todos os setores possíveis. 

Continua após a publicidade

No ano de 1991, ela aceitou o convite da tia e assumiu o controle da companhia. No ano de 2008, em que foi consagrada como presidente de toda a rede, as lojas Magazine Luiza atingiram um patamar ainda maior.

Luiza Helena foi marcada por uma trajetória de muita inovação e proximidade com os funcionários e clientes.

Ela é uma das grandes empreendedoras brasileiras, e conta com uma grande fortuna. Conheça o restante da lista de mulheres mais ricas do Brasil!

Inovação desde o começo

Além disso, implementou também as lojas virtuais, em que o cliente poderia ir até o Magazine Luiza e comprar produtos que não estavam disponíveis na loja a partir de um computador. Isso lá em 1992!

Continua após a publicidade

Essa mentalidade de colocar o cliente como centro de qualquer negócio fez com que as lojas ganhassem o coração dos brasileiros e se tornasse uma das líderes em seu mercado de atuação.

Outras características que marcam a personalidade de Luiza Helena são a proatividade, gosto por desafios e facilidade em receber críticas, buscando sempre melhorar a partir delas.

Bill Gates

Empreendedores de sucesso: conheça a história de grandes nomes que revolucionaram o mercado

A história de Bill Gates é tão grande e cheia de pontos altos que fica até difícil resumir em um conteúdo repleto de outros nomes importantes.

A princípio, o “bilionário mais filantrópico do mundo” nasceu em 1955, na cidade de Seattle. Desde muito jovem ele já apresentava ambições para a tecnologia e os negócios, e sempre foi uma pessoa muito inovadora.

Continua após a publicidade

Sabendo disso, com 16 anos ele já desenvolvia softwares para máquinas de fliperamas, além de trabalhar em vários outros projetos pessoais.

Na Universidade de Harvard, enquanto cursava Matemática e Direito, ele conheceu seu colega Paul Allen, parceiro na fundação da Microsoft.

Para conseguir protagonismo, Gates se mostrou persistente e correu atrás de oportunidades.

Exemplo disso foi a “parceria” com a IBM, em que a Microsoft fazia os softwares para os já existentes computadores pessoais, grande novidade e sucesso na época.

Dessa forma, mesmo após o projeto ser encerrado, a Microsoft já vinha trabalhando em um próprio sistema operacional, aquele mesmo que você já conhece.

Continua após a publicidade

Bill Gates e a Filantropia

Como grandes destaques de sua história, falamos também da filantropia. Gates é conhecido por investir altas fortunas na pesquisa de melhorar as condições de vida e saúde, além de reduzir a pobreza em países subdesenvolvidos.

No conteúdo completo que fizemos sobre a trajetória de Bill Gates, você pode conhecer todos os detalhes desse gosto pela filantropia!

Também atua com peso nos Estados Unidos a partir de ações voltadas para educação e tecnologia.

Acima de tudo, podemos dizer que Gates é um exemplo de pessoa que usa sua fortuna, influência e poder para contribuir para uma sociedade melhor. E isso não tem preço!

Continua após a publicidade

Fred Smith

frederick smith/ fred smith

Fred Smith nasceu em 1944 e sempre foi apaixonado por aviação. Depois de se formar em Economia, no ano de 1966, ele se alistou como piloto no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Sendo assim, ele passou três anos em mais de 200 missões de combate, várias delas no Vietnã. Nessa época, ele aproveitou para observar todo o processo de logística do sistema militar norte-americano, com foco nos processos de aquisição e entrega.

Após esse período no exército, ele voltou e fundou a Federal Express, conhecida popularmente como FedEx.

A ideia inicial era oferecer a entrega de pequenos pacotes e documentos, e a proposta consistia em um prazo muito rápido (menos de 24 horas) para todo o país.

Continua após a publicidade

Em um momento de grande crise e dificuldade vividos pelo empreendedor, que não conseguia mais arcar com as contas do FedEx, ele tomou uma atitude ousada.

Momento financeiro difícil e a grande aposta

Foi para Las Vegas, apostou todo o dinheiro que tinha e conseguiu ganhar o que precisava ali mesmo, na mesa de jogo.

Ainda assim, isso não foi tudo. Sua persistência foi fundamental para reerguer a empresa, e para isso foi preciso fazer muitas idas aos bancos e órgãos de crédito.

A mudança esteve concentrada no propósito do negócio. Além das entregas propriamente ditas, a empresa começou a cuidar com mais carinho de todo o processo.

Continua após a publicidade

Isso foi feito a partir de um acompanhamento minucioso e gerenciando todas as informações importantes sobre a logística.

Por outro lado, mais um ponto importante foi aumentar a gama de produtos transportados, que viraram “literalmente tudo”. Não tinha nada que a FedEx não entregava!

Hoje em dia, a empresa é líder no fornecimento de transporte expresso de todo o mundo. E a trajetória da empresa mostra muito sobre uma característica importante em empreendedores de sucesso, que é a persistência e capacidade de se reinventar.

Aproveite para conhecer os nomes mais ricos de todo o mundo atualmente em nossa lista!

Continua após a publicidade

Larry Page

foto Larry Page

Larry Page, um dos grandes empreendedores de sucesso, nasceu em 1973 no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Filho de cientistas da computação, tinha paixão pelos computadores desde criança, e focou todos os seus estudos nessa área.

Aos 12 anos, tinha o sonho de ser um inventor, e esse ambiente de inovação foi fundamental para que seu caminho fosse trilhado com tamanho sucesso.

Seguindo os passos da família, se formou em Engenharia da Computação e, em seu doutorado na Universidade de Stanford, se juntou a Sergey Brin para fundar o Google.

Em meio aos seus estudos, ele entendeu que era possível usar links para criar uma hierarquia nas páginas da internet. Com isso, as páginas ficariam conectadas, e não mais soltas e difíceis de serem encontradas.

Continua após a publicidade

Até então, as informações ficavam espalhadas de uma forma, digamos, nada organizada.

A partir dessa grande ideia, o restante da história você já sabe. O Google cresceu, tomando rumos inimagináveis na época, e se transformou no principal mecanismo de buscas da internet.

Nesse sentido, uma boa lição que podemos aprender a partir da história de Larry Page é que uma boa ideia precisa ser usada pelas pessoas.

Ou seja: não adianta nada ser o mais criativo do mundo se suas invenções não chegarão, de fato, no mercado e na vida de quem poderia usá-las.

Outro ponto muito importante e que pode ser aplicado no dia a dia de qualquer pessoa é uma lição a respeito de contribuir com boas ideias e não apenas reclamar.

Continua após a publicidade

Se você não gosta ou não concorda com algo, evite apenas reclamar. Ofereça uma solução melhor, ou pelo menos ideias para seguir com uma outra proposta mais interessante!

Zica Assis

zica assis
Foto reprodução: Insta @institutobelezanatural

Zica Assis nasceu em uma comunidade no Rio de Janeiro, o Catumbi, e começou a trabalhar ainda aos 9 anos como babá. De origem humilde, seguiu trabalhando durante a infância e adolescência, e teve uma história marcante que a fez repensar muitas coisas em sua vida.

Ao trabalhar como faxineira, suas patroas pediram para que ela abrisse mão do seu cabelo em estilo Black Power.

Isso fez com que ela buscasse por formas de encontrar um “meio termo” para diminuir um pouco do volume, mas ainda poder usar o estilo de cabelo que ela gostava e se orgulhava.

Continua após a publicidade

Logo depois, começou a misturar uma série de fórmulas e produtos de relaxamento, mas nada dava certo, de acordo com ela.

Sendo assim, ela começou a fazer um curso de cabeleireira sem intenções profissionais, mas sim para entender como poderia melhorar seu próprio cabelo. A partir dessa experiência, se apaixonou pelo universo da beleza. 

Mas existia um outro desafio. Ela não conseguia encontrar produtos no mercado que se adaptassem ao seu tipo de cabelo, um traço que demonstrava a falta de investimento em cabelos crespos e ondulados.

Em 1993, fundou o Instituto Beleza Natural, focado em cabelos crespos e ondulados, com o investimento inicial de apenas R$4.200.

Continua após a publicidade

Ela acredita firmemente que é preciso se livrar dos estereótipos e preconceitos e que as mulheres devem ser empoderadas o suficiente para assumirem seus cabelos de verdade.

Nesse meio tempo, precisam dos produtos e do cuidado correto.

Uma ótima lição que pode ser aprendida a partir da sua história é o poder de acreditar em uma causa e persegui-la com muito foco e persistência.

Bônus: como ser um empreendedor de sucesso?

Agora que você conheceu um resumo de grandes nomes do empreendedorismo, sejam eles brasileiros ou não, é hora de ver como você pode aprender com tudo o que contamos por aqui.

Sabendo disso, listamos algumas características que podem ser extraídas das histórias dessas pessoas, e de muitas outras também.

Continua após a publicidade

  • Não desista ao encontrar o primeiro empecilho;
  • Acredite de verdade no propósito do seu negócio;
  • Quando for preciso, esteja ciente que se reinventar pode ser a chave para o sucesso, por isso não se prenda;
  • Não viva 100% em função do trabalho, encontrar causas que você acredita, hobbies e distrações poderá te transformar em um empreendedor ainda mais criatvo e bem sucedido;
  • Converse com seus clientes, conheça seu produto de verdade, não tenha medo de “colocar a mão na massa”;
  • Procure ajuda sempre que possível e não tenha medo de mostrar suas vulnerabilidades;
  • Encontre o ponto de destaque do seu produto, o que o difere dos demais, e trabalhe nessa característica com muita força e investimento.

E aí? Acredita que pode encontrar outras boas lições a partir das histórias que contamos?

Conclusão

Agora que você conheceu a história de grandes empreendedores de sucesso, é possível perceber como as trajetórias foram plurais e levaram essas pessoas para caminhos tão diferentes.

Ao mesmo tempo, encontramos algumas características valiosas em comum, e percebemos que é totalmente possível aplicá-las no nosso dia a dia!

Assim também, seja para ser um empreendedor bem sucedido, um profissional mais eficiente ou uma pessoa melhor, se inspirar em histórias de empreendedores de sucesso é um ótimo caminho a seguir.

Quer receber mais conteúdos como esse? Assine a newsletter do iDinheiro e receba atualizações sobre os mais variados assuntos envolvendo o tema dinheiro!

Publicidade