Investimentos

Empiricus Investimentos: seu guia completo sobre a empresa

Karina Carneiro
Karina Carneiro
Imagem com a logomarca da Empiricus Investimentos

A Empiricus Investimentos é uma das principais empresas de recomendações de investimentos. Mas, será que vale a pena? Vamos te contar!

Empiricus Investimentos: seu guia completo sobre a empresa

Seja você um investidor iniciante ou já experiente no mercado de renda variável, certamente já se deparou com alguma notícia ou informação sobre a Empiricus Investimentos.

Uma das principais empresas de indicações de carteiras e ativos, ela é conhecida tanto pela qualidade de indicações, como por diversas polêmicas envolvendo seu nome e filosofias de marketing. 

Continua após a publicidade

Pensando nisso, o iDinheiro fez um resumo do que você pode encontrar na Empiricus Investimentos.

Assim, poderá avaliar com mais clareza se os produtos propostos realmente fazem sentido para o seu perfil de investidor. 

Continua após a publicidade

Sobre a Empiricus Investimentos

A empresa foi fundada em 2009 por Felipe Miranda, Caio Mesquita e Rodolfo Amstadel.

Seu objetivo foi o de auxiliar consumidores na criação de carteiras de investimentos lucrativas. Assim, esperava-se que os brasileiros pudessem garantir retornos lucrativos no curto prazo.

Além disso, os fundadores da empresa já tinham passagem em grandes portais financeiros como Infomoney e Link Investimentos (atual Rico).

Em 2012, a empresa vendeu metade do seu capital ao grupo Agora, dos Estados Unidos. O objetivo era reestruturar a empresa e atrair mais pessoas interessadas no conteúdo financeiro. 

Porém, foi em 2014 que a empresa passou pelo “Ponto de virada”, onde lançaram a carteira “O fim do Brasil”, já prevendo uma das maiores crises financeiras da história.

Continua após a publicidade

Foi o suficiente para que a popularidade da Empiricus Investimentos aumentasse entre os consumidores deste tipo de conteúdo.

Como funciona as assinaturas da Empiricus Investimentos?

As assinaturas da Empiricus Investimentos funcionam de diferentes maneiras.

Além de existirem produtos específicos para o nível de conhecimento e interesse de cada investidor, você consegue se aprofundar melhor em diferentes temas para rentabilizar sua carteira.

Entretanto, para facilitar a compreensão, a empresa dividiu sua cartela de produtos em duas categorias diferentes: as assinaturas essenciais e as premium.

Assinaturas essenciais

Essa categoria geralmente é recomendada para quem está iniciando os investimentos em renda variável.

Os conteúdos têm foco em avaliações sobre a possibilidade de determinada empresa valer o preço que está sendo comercializado na Bolsa de Valores.

Continua após a publicidade

Aqui, os grandes destaques desta categoria segundo a empresa, acabam sendo direcionados para os produtos:

  • “Palavra do estrategista”, comandado pelo fundador Felipe Miranda;
  • “As melhores ações da Bolsa”, ministrado por Max Bohm. 

Além disso, também é possível encontrar produtos específicos para fundos imobiliários, fundos de investimentos e produtos voltados para dobrar os ganhos dos investidores através de indicações estratégicas. 

Assinaturas Premium

Essas assinaturas costumam ser direcionadas para pessoas que já tenham conhecimento robusto no mercado financeiro.

Isso, porque fornecem informações analíticas e estratégias para proteção de patrimônio no longo prazo.

Aqui, existe uma série de opções desenvolvidas desde o rebalanceamento de carteira à indicações de compras e vendas de maneira rápida. 

Continua após a publicidade

Assim, o objetivo da empresa é o de que os lucros possam ser rentabilizados de maneira rápida e extremamente lucrativa. 

Vantagens da Empiricus Investimentos

Primeiramente, é importante ressaltar que a Empiricus Investimentos não é uma corretora de valores, e sim uma empresa responsável por criar carteiras de ações. 

Dessa forma, acabam indicando quais são os melhores produtos para investimentos em renda variável.

Por isso, se você está iniciando neste universo de investimentos e alocação de capital na bolsa de valores, contar com algumas soluções da empresa direcionadas para o seu momento no mercado pode ser interessante. 

Confira abaixo, alguns pontos positivos sobre os serviços da empresa.

Analistas experientes

Os profissionais responsáveis por indicarem empresas ou desenvolverem uma carteira de ativos estratégica possuem ampla experiência no mercado.

Continua após a publicidade

Guia para os inexperientes

Agora, se você ainda não sente segurança em começar a escolher as empresas para começar a investir de maneira individual, os produtos da empresa podem ser interessantes no ponto de vista de aprendizado.

Suporte qualificado

A central de atendimento da Empiricus Investimentos costuma ser extremamente prestativa e você poderá entrar em contato tanto utilizando as plataformas digitais.

Outro método de falar com a empresa é utilizando canais como o telefone, os quais você terá acesso assim que se tornar um cliente da empresa. 

Polêmicas envolvendo a Empiricus Investimentos

Ao longo dos anos de empresa, a Empiricus Investimentos acabou se envolvendo em grandes polêmicas e casos de marketing que realmente não deram certo entre os consumidores. 

Continua após a publicidade

Assim, por estarmos desenvolvendo um guia completo sobre a empresa, falaremos brevemente sobre os casos mais populares. 

Ex-sócio preso

Um dos ex-sócios da empresa, Marcos Eduardo Elias, que até então fazia parte da empresa, foi preso em junho de 2018 na Suíça.

A acusação foi de ter se apropriado indevidamente de US$ 750 mil de instituições financeiras de Nova York.

Para isso, acabou utilizando a falsificação de clientes brasileiros e uma empresa fictícia criada no Panamá.

Continua após a publicidade

Apesar de assumir os crimes posteriormente, e ser desligado da Empiricus Investimentos, poderá pegar até 04 anos de prisão.

Caso Bettina

Em 2019, a Empiricus Investimentos desenvolveu uma ação de marketing desenhada a mais de dois anos para causar impacto positivo e chamar a atenção de novos investidores.

O que aconteceu, porém, foi o oposto.

Utilizando de porta voz uma das colaboradoras da empresa, Bettina, foi feito um anúncio de 30 segundos que podia ser visto em qualquer vídeo de Youtube ou redes sociais.

Nele, era dito que a funcionária de apenas 22 anos havia conseguido fazer seu primeiro milhão com apenas R$ 1.520, investidos aos 19 anos. 

Continua após a publicidade

Neste momento do vídeo, ela dizia enfaticamente: “Não tem como ser diferente. Se você tiver as mesmas ações como eu, vai lucrar proporcionalmente o mesmo”.

Por isso, a propaganda foi vista como enganosa pelos órgãos voltados à proteção do direito consumidor.

A Empiricus Investimentos recebeu uma autuação do PROCON, com a alegação de falsas promessas, já que rendimentos passados não garantem resultados futuros.

Empiricus Investimentos na opinião dos consumidores

A Empiricus Investimentos é uma das principais referências de recomendações de carteira de investimentos na visão dos próprios consumidores, o que reflete na avaliação positiva em diversos sites de opinião pública.

Continua após a publicidade

Na página do portal Reclame Aqui, por exemplo, a nota de satisfação dos usuários é a de 8.1, considerada boa para o tamanho do negócio. 

Além disso, a plataforma nos apresenta alguns dados relevantes, como:

  • 100% das perguntas respondidas na plataforma;
  • 51,7% das pessoas afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa;
  • 94,3% de índice de resolução para os casos registrados no site.

A Empiricus Investimentos vale a pena?

Como a Empiricus Investimentos é uma empresa de recomendações de investimentos, talvez estudar possibilidades através de indicações da empresa possa valer a pena.

Entretanto, é muito importante que você tenha em mente que recomendações não garantem rentabilidade

Desta maneira, se acontecer alguma coisa de forte impacto no mercado, você certamente não poderá contar com a segurança desses papéis.

E isso acontece por mais que analistas tenham criado uma estratégia de ganhos. 

Tenha em mente que, contar com indicações de especialistas é importante. Porém, é essencial que você consiga aprender a avaliar por conta própria as oscilações deste mercado.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre as empresas de investimentos? Assine a newsletter do iDinheiro e receba todas as notícias em primeira mão. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *