Os eleitores que não puderem comparecer às eleições municipais em 2020 poderão justificar o voto pelo celular. A solução se tornou possível por meio da nova atualização do aplicativo e-Título, disponibilizado para Android e iOS.
O novo recurso permitirá que o eleitor que não puder comparecer nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) consiga fazer esse processo por meio de celulares e tablets, evitando aglomerações para a justificativa.
Continua após a publicidade
Quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá realizar o processo. Pessoas impedidas de comparecer à zona de votação por serem grupo de risco diante da pandemia ou por qualquer outra razão também poderão utilizar a ferramenta.
Por que justificar o voto pelo celular?
Essa medida foi implantada pela primeira vez em 2018 e acabou surtindo um bom resultado, segundo informações divulgadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (STE).
Diante da atual situação ocasionada pela pandemia, o governo federal decidiu implantar com maior eficiência esse processo. O objetivo é proteger a população que esteja no grupo de risco e não possa sair para participar da votação.
Justificativa de voto é obrigatória
A justificativa de voto é obrigatória para eleitores que não possam comparecer na data marcada em sua zona eleitoral. O não cumprimento poderá ocasionar em multas ou até mesmo no cancelamento do título de eleitor.
Somente no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, 29,9 milhões de pessoas não fizeram a justificativa de voto. No segundo turno, foram 31,3 milhões sem cumprir as obrigações eleitorais.
Caso esteja com pendências diante do STE, é necessário fazer o pagamento por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o cidadão que não votar por três pleitos consecutivos e não justificar a sua ausência, terá o título cancelado automaticamente.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as informações que importam para o seu dinheiro.
Continua após a Publicidade