Top aplicativos

Dotz passa a oferecer crédito e busca fintechs

Isabella Proença
Isabella Proença
foto de divulgação do dotz, que passa a oferecer crédito

Na maratona pelo super app, Dotz passa a oferecer crédito a sua base de 40 milhões de usuários ativos e busca ampliar serviços oferecidos. Entenda.

Na maratona pelo Super App, a Dotz passa a oferecer crédito. A partir deste mês, empréstimos pessoais estão sendo oferecidos e, posteriormente, seguros e investimentos também serão. A empresa está em busca de fintechs para reforçar seu aplicativo.

“Somos uma empresa de tecnologia. Vamos fazer uso da análise de dados da base de mais de 40 milhões de usuários para ampliar o acesso deles a serviços financeiros”, afirma o presidente da Dotz, Roberto Chade.

Continua após a publicidade

No entanto, a empresa não vai assumir o risco das operações de crédito. “Não queremos ser banco”, esclarece Chade.

Dotz passa a oferecer crédito e outras funcionalidades

Uma das funcionalidades criadas pela Dotz foi um score de crédito similar ao do cadastro positivo. A ferramenta serve como referência para tanto para usuários quando para instituições financeiras que oferecem crédito de forma personalizada.

Continua após a publicidade

Outra funcionalidade, que ainda está em fase de avaliação, é o uso dos pontos que o usuário possui na conta digital como garantia do empréstimo oferecido.

A empresa surgiu inicialmente como um programa de fidelidade em que, a cada despesa, oferecia Dotz (o nome da moeda) para o cliente. Agora, busca diversificar negócio, focando no modelo de Super App.

Aumento no ecossistema

A fim de que os momentos de compra fora do ecossistema do Super App sejam ampliados, a Dotz firmou uma parceria com a Elo para que os recursos da conta digital sejam utilizados.

Atualmente, mesmo sem divulgações, a conta digital possui uma base de cerca de 250 mil usuários ativos. As campanhas de marketing foram iniciadas há duas semanas.

Continua após a publicidade

Mais uma forma estratégica de aumentar a recorrência do usuário e as funcionalidades é efetuar compras para reforçar o aplicativo.

“Estamos estudando de quatro a cinco empresas que podem contribuir para o ecossistema”, afirma o presidente da Dotz.

De acordo com ele, grande parte dos potenciais alvos são companhias de tecnologia que podem agregar mais valor à conta digital.

O conceito de Super App

Super Apps são aplicativos já consolidados em uma função que passam a integrar, na própria plataforma, outras opções de serviços.

Continua após a publicidade

Na prática, funciona assim: em um mesmo aplicativo usado para troca de mensagens, por exemplo, o usuário pode pedir uma refeição, fazer uma reserva aérea, realizar um depósito bancário ou usar o metrô.

As funcionalidades descritas acimas são apenas algumas oferecidas pelo WeChat, Super App que consagrou o conceito na China.

No Brasil, há diversos candidatos para ocupar o posto de Super App mais usado pelas pessoas.

Na disputa, há aplicativos de entrega (iFood), gigantes do e-commerce (Magazine Luiza), fintechs e bancos digitais (Banco Inter e PicPay), entre outros.

Assine a newsletter do iDinheiro e acompanhe as novidades sobre a ampliação das funcionalidades dos Super Apps no Brasil.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *