Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

DOC e TED sem tarifas: é possível?

Muita gente não sabe, mas é possível fazer transferências via DOC ou TED ilimitadas e gratuitas. Veja o que é preciso para ficar isento da cobrança de tarifas.

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

As transferências eletrônicas para outros bancos, conhecidas como DOC (Documento Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) são cada vez mais comuns. Elas facilitam muito o processo de envio de valores para instituições que não são aquela onde se tem a conta. Assim, caso eu, como correntista do Banco do Brasil, queira transferir dinheiro para alguém que tem conta no Bradesco, por exemplo, o DOC e a TED são as melhores opções.

Apesar de serem bastante práticas no cotidiano de quem lida com serviços bancários, essas transações tem um grande problema: os custos. Em média, cada solicitação de transferência tem tarifa de R$8. Esse valor pode ser ainda maior se você fizer a transação diretamente no guichê de atendimento em vez de usar caixas eletrônicos ou o internet banking.

Continua após a publicidade

As transferências entre bancos não estão incluídas nos serviços essenciais gratuitos. Por isso, o cliente precisa ter um pacote de serviços que abrange esse tipo de transação ou pagar o valor unitário sempre que transferir valores para outra instituição. As cestas mais simples costumam ter apenas 1 DOC ou TED por mês.

Assim, se você costuma utilizar bastante o serviço de transferência via DOC ou TED, o custo total dessas transações pode pesar no bolso ao final de cada mês. A boa notícia é que existe um jeito simples para fugir dessas cobranças e realizar DOCs e TEDs ilimitadas sem taxas. A solução está nas contas digitais, criadas para quem utiliza somente os serviços por meios eletrônicos.

Ter uma conta digital é a melhor forma de ficar livre de cobrança nas transferência intrabancárias
Ter uma conta digital é a melhor forma de ficar livre de cobrança nas transferência intrabancárias

Como Não Pagar Taxas de DOC ou TED?

Primeiramente, sugerimos que você leia com atenção o artigo que escrevemos aqui no blog sobre as contas digitais gratuitas. Elas são oferecidas pelo Bradesco (DigiConta), Itaú (iConta) e Intermedium. O Banco do Brasil com o Pacote Digital está indisponível para novos clientes e a Conta Fácil não tem as mesmas características. A regulamentação que cria as contas digitais é de 2010, mas, segundo ela, os bancos não são obrigados a oferecer esse serviço.

A conta digital consiste num tipo de conta bancária totalmente gratuita para uso de serviços por meios eletrônicos. Ao contratar essa modalidade de conta, o cliente pode fazer qualquer tipo de solicitação pela internet, caixas eletrônicos e smartphones sem custos. O usuário só será tarifado caso precise ir a uma agência para solicitar serviços.

Usando a lógica, se posso fazer DOCs e TEDs usando apenas caixas eletrônicos e os serviços de atendimento pela internet, isso significa que o banco não poderá cobrar pelas transações na conta digital. Isso faz com que as transferências entre bancos se tornem isentas das tarifas comumente cobradas.

É importante ressaltar que essa gratuidade só se aplica a clientes que aderiram à conta digital. Para correntistas comuns, as transferências são cobradas, mesmo que a solicitação seja feita por canais de atendimento eletrônicos. Outra informação essencial é que pessoas jurídicas não podem abrir uma conta digital.

Quero Abrir uma Conta Digital

Para abrir uma conta digital, é preciso ir até a sua agência bancária e solicitar a contratação. Para quem ainda não é correntista, o processo de adesão costuma ficar disponível na internet. Clientes com contas tradicionais precisam pedir ao gerente que altere o contrato e migre a conta para um pacote digital gratuito. Essa solicitação pode ser feita nos bancos mencionados anteriormente sem custos, embora os gerentes possam criar alguma dificuldade na migração.

Continua após a Publicidade

180 comentários

  1. Ricardo

    No Reino Unido qualquer transferência entre bancos diferentes é gratuita e entra na mesma hora. O Brasil tem um dos mais modernos e seguros sistemas bancários e ainda dificulta isso cobrando essa taxa por TED e DOC e demorando para efetivar a transação.

  2. Francisco M

    olá, porque algumas transferências entre ela e outros Bancos a caixa não cobra e outras cobra? TED por exemplo. às vezes aparece a tarifa de R$ 9,50 outras não aparece. Para titulares diferentes no meu caso.

  3. Rivison

    Tenho um conta cadastrada no aplicativo do Bradesco no celular, quero fazer uma transferência de 35mil para outra conta Bradesco ( Ted), eu pago taxa, se sim, quanto seria?

  4. Continua após a publicidade

  5. Junior Cesar

    Tenho uma conta no Santander e todo mês é descontado uma taxa de pacotes de serviços. Gostaria de saber se eu fizer uma portabilidade para o nubank, se esta taxa vai continuar a ser descontada mesmo assim pelo Santander.
    Obrigado

  6. Edina Santos

    Quer dizer que não posso transferir o dinheiro do banco do Brasil para o banco Bradesco?
    É isso?

  7. Jeferson Rodrigues

    gostaria de saber se o banco do brasil a alguma taxa de trasferencia ted ou doc
    pelo aplicatido do banco do brasil .

  8. Continua após a publicidade

  9. Jeferson Rodrigues

    quero saber se eu posso transferir o meu dinheiro pelo app do banco do brasil pela uma conta poupança para uma conta do mesmo banco.

  10. Emidiana

    Boa tarde! E quantos as contas essenciais? realizando ted ou doc para outros bancos é realizado cobrança?
    A conta é do banco do Brasil.

  11. Tayane

    Boa noite. Abri uma conta no tesouro direto e preciso fazer TED, sou correntista da caixa econômica e tenho o acesso ao internet banking…sendo assim, ele não é conta digital?E mesmo tendo a opção de fazer TED virtual pelo internet banking, vou precisar pagar taxa? Vc sabe qual o valor da taxa pela internet?

  12. Continua após a publicidade

  13. Liciane

    Olá!

    Quero investir no Tesouro Direto. Logo, ao transferir o $ da minha conta do Banco do Brasil (Conta Fácil) para a corretora de valores, seria por TED ou por transferência bancária normal?

    Grata pela sua atenção, desde já!

  14. Fernanda Capelini

    Boa noite.se eu abrir uma conta digital no Bradesco eu posso sacar e depositar no caixa eletrônico? Posso também fazer pagamento de boletos sem nenhuma tarifa?

  15. Kleonio

    O banco pode chegar a cobrar um tarifa Doc.
    Sem comunicação. Eu sempre usei para fazer transferência para outros bancos e não estava sendo tarifado, quando em Dezembro 2017 vi eram a cobrar tarifa do Doc. Minha conta sempre foi eletrônica, estou sem saber o que fazer…

  16. Claudiane

    Olá Flávio!
    Tenho uma conta salário no Bradesco. Já li que eu posso abrir uma conta no Banco Intermédium e pedir que meu pagamento seja transferido direto do Bradesco para essa conta.
    É isso mesmo? Você sabe como isso funciona?

    Para quem utiliza o Intermédium. Vocês possuem cartão de débito, fazem saque nos caixas 24 horas?

    Obrigada

  17. Gustavo

    Ola,
    Gostaria de saber se acabaram com as contas digitais mesmo. E se teria alguma forma de aderir a essa conta. Quando entro em.contato nos bancos eles relatam que já não existe mais. Isso sera definitivo ou temporário?

    Obrigado

  18. Daniele

    Olá Flávio, fiz a mudança da minha conta pra “conta digital” no BB antes de haver a migração obrigatória pra Conta Eletrônica, ou seja, migrei qnd ainda nao eram tarifados os Docs/Teds, fiz mês passado um Doc pelo app e me foi cobrado, eles podem passar a me cobrar agr? Tendo em vista que mudaram as regras e passaram a cobrar Doc/Ted mesmo pela internet?
    Obrigada

  19. Rosana

    Bom dia Flavio.O banco pode cobrar um ted feito para mesma titularidade?(D)nao existe uma determinacao do BC PROIBINDO ISSO?

  20. Gustavo

    Não é possível fazer TED pela Internet, telefone ou caixa eletrônico. Somente no caixa para que seja cobrado.

  21. Gustavo

    O Itau pode negar a transação bancária TED da i conta??

  22. Katiane

    Oi Flávio! Alerto que nao aceitei cancelar a conta poupança que tinha com meu marido… Então abri uma conta corrente comum no pacote essencial (sem tarifas de manutenção) então quando a conta ficou ativa voltei ao banco e fui até outro gerente e fiz a migração na hora dá conta para Iconta !!!!! Ou seja resumo: o primeiro gerente estava cheio de ma vontade !!! Temos que ter muita determinação para exercer os nossos direitos!!! Agora tô feliz….

  23. Katiane

    Olá Flavio, tentei abrir minha iconta e o sistema não autorizou porque eu ja tenho uma conta poupança conjunta com meu marido…fiquei chateada…

  24. Priscila Gabriella

    Flávio,
    É possível meu banco Bradesco não querer transformar minha conta corrente em Digiconta?? Abri uma Iconta e deu super certo, mas eu não tinha nada no Itau, não sei se foi por isso que consegui, já no Bradesco minha gerente disse que esse serviço não está disponível para meu tipo de conta, achei um absurdo!! E você sabe se dá para ter conta poupança normal com essa conta digital? Obrigada!

  25. Silvana Ilan

    Flávio obrigada, acabei de falar com Itaú, realmente iconta não tem tarifa de nada, somente se for sacar no caixa. Muito obrigada.

  26. Lansing

    Olá Flavio! Boa Noite.
    Tenho quase a mesma duvida que o nosso amigo Breno, eu também tenho interesse em investir no tesouro direto, mas até onde pesquisei, vi que preciso de uma conta corrente para fazer as transferência para a corretora.
    Eu achei que era possível fazer TED pela conta poupança, falei com o pessoal do meu banco (Caixa) e me passaram que não era possível fazer TED pela poupança. Isso confere?
    Pois não tenho conta corrente, eu estou pensando em abrir uma para conseguir fazer as transferências.
    se você tiver algum dicas pra me passar , onde eu possa evitar as taxas para nao perder dinheiro e sim ganhar.
    Abraço.
    Obrigado

  27. Breno Maia

    Preciosas dicas, Flávio! Ótimo site, realmente. Mas caro, tenho uma grande dúvida: pretendo investir no tesouro nacional e fiquei estarrecido com os valores cobrados pelo TEC/DOC em cada transação para a corretora. Fazer isso mensalmente certamente dará um grande preju. Para burlar tais taxas, eu poderia, ao invés de fazer a transferência da minha conta corrente (no caso Itaú) diretamente para a corretora, retirar esse valor em dinheiro e logo em seguida fazer o depósito também em dinheiro para minha conta digital do Intermedium? Será que dessa forma eu evitaria de pagar esses inescrupulosos TED e DOC ou alguma outra tarifa? Grato desde já!

  28. Maria Silvia

    Existe uma lei que diz que todo correntista tem direito a uma transferência entre instituições financeiras diferentes isenta de tarifas?

  29. Felipe

    Para quem não quiser pagar TED abra uma conta digital no banco intermedium.
    Você pode deixar sua conta no banco comum, eles tem um sistema onde para depositar o dinheiro do seu banco no intermedium, é gerado um boleto no valor. Paga-se o boleto e o dinheiro cai na conta em até 2 dias.
    Funcionou perfeitamente, já estou investindo usando esse método, recebo pelo BB, entro em minha conta digital do intermedium, solicito um depósito no valor X e pago o boleto no BB.
    Assim consegui fugir do TED.
    O banco ainda disponibliza um cartão de débito e você pode solicitar a função crédito, tudo sem anuidade.
    Bandeira MasterCard.

    Fica a Dica!

  30. Karina

    Olá Flávio! Nesta data, 7/2/2017, o Banco do Brasil não está mais permitindo nem que correntistas antigos migrem suas contas para a eletrônica? Encerrou tudo de vez?

  31. gilson

    Fui cobrado sim. Fiz um doc da conta digital Itaú, e me taxaram com 9,75!!!!! Nem contas digitais eles perdoam mais.

  32. Wesley

    Bom dia Flávio!!
    Sou correntista da CEF e todo mês aplico no tesouro direto por intermédio da corretora RICO. Ocorre que a corretora só trabalha com TED e por isso toda transação que realizo a CEF me leva R$ 8,75 pelo serviço. Estou tentando encontrar uma maneira de tentar ”fugir” dessa cobrança. Dessa forma, pensei em fazer o seguinte: transferir todo o meu salário para a poupança (CEF) e logo em seguida efetuar o TED para a corretora. A minha dúvida é : será cobrada alguma taxa pelo TED, ainda que eu utilize a poupança para tal serviço?

    att, Wesley

  33. Ivair

    Bom dia Flávio!
    Tenho conta poupança Caixa econômica. Instalei o aplicativo no celular e fiz senha digital para quando precisar fazer pagamentos,Ted ou Doc pelo aplicativo. A conta é antiga. Já o aplicativo e a senha digital foi feita a uma semana. Em qualquer das situações a cima que citei, se eu fizer, vou ser cobrado , por ter feito pelo aplicativo ???
    Desde já, agradeço!

  34. Felipe

    Olá Flávio! Tenho conta corrente eletrônica no BB desde 2009, agora que comecei a investir no tesouro fui fazer TED e lá estava o valor cobrado de R$8,50. Vi nos comentários acima que quem já possuia conta eletrônica tinha esse benefício. Falei com gerente e ouvidoria, mas dizem que só tenho acesso a serviços essenciais na conta eletrônica e o DOC e TED são cobrados mesmo. Vou abrir DigiConta do Bradesco.

    Abraço

  35. Henrique

    Olá, abri uma iConta há aproximadamente 1 mês e venho sendo taxado a cada TED que faço. Só realizo transações online, vou ao banco apenas para sacar dinheiro. Não era pra esse serviço ser gratuito numa conta digital???

  36. Bom dia Flavio! DOC e TED de uma conta convencional para uma digital são tarifados?

  37. Daniela

    Fui até o Bradesco abrir uma Digiconta, por ter uma conta no HSBC não consegui abrir a conta digital, então solicitei o cancelamento, retornarei essa semana mas fiquei com uma dúvida, o gerente me informou que não posso fazer depósitos no Caixa Eletrônico, somente por transferências. De que maneira posso colocar dinheiro na conta? Se farei DOC ou TED de outras bancos para a Digiconta estarei pagando taxas de qualquer maneira. Obrigada

  38. Gilberto

    Bom dia a todos, tenho a Iconta do Itaú desde 2013 e nunca paguei Doc ou TED.

  39. Alexandre

    abri no bradesco e itau…vou testar iso na pratica Flavio…se vc estiver certo ou errado irei retornar…fui o primeiro cidadao a abrir uma conta desse tipo na cidade!!! kkkkkk

  40. Danilo José

    Tenho uma conta no intermedium. É uma beleza, tudo de graça e ainda pode fazer investimentos em CDB ou LCI. Ainda ganhei um cartão na função débito. Mas se eu precisar de dinheiro em espécie não existe Banco 24 na minha cidade. Se eu abrir uma conta no Itaú para movimentar dinheiro pra lá para posteriormente sacar no caixa eletrônico vai ser me cobrado algum tipo de tarifa?

  41. Leonardo

    Acabei de sair do banco bradesco deu certo a digiconta
    Já o banco itau a conta digital ou seja aquela que não cobra doc e ted, o gerente disse que não existe um pacote gratuito para doc e ted.
    O banco do brasil a gerente não sabia cadastrar a conta digital.

    A minha pergunta e a seguinte: Qual o nome da conta do Itau que não cobra doc e ted e se possível algum link dizendo e provando isso

  42. Alvaro

    Qual a lei que regulamenta a conta digital? Pois existe um gerente do Bradesco que quer me cobrar tarifas!

  43. Felipe

    Flávio, tenho uma dúvida e espero que consiga me auxiliar. Acabei de transferir minha conta corrente do Itaú para o iConta e estou esperando alguns dias para a validação (na verdade não sei se o Itaú informa que foi migrado para o iConta). Mas então, eu resido no exterior e pretendo mandar uma remessa via SWIFT. Entretanto, para que isto ocorra preciso colocar o endereço da minha agência do Itaú (o endereço da mesma onde a primeira conta foi aberta). Como agora terei a iConta, posso considerar o mesmo endereço físico da agência para esta operação? Uma outra dúvida que tenho, com a iConta não temos mais gerentes – qual seria então a melhor forma para tirar dúvidas pelo portal do Bankline? Abraços

  44. Michael W

    Sempre paguei DOC e TED pela minha conta do BB, contudo, dois meses atrás tive problema com o sistema e fui obrigado a fazer um pagamento com minha conta poupança da CEF. Para minha supresa, o DOC não foi cobrado. Comecei então fazer os pagamentos apenas pela conta poupança sem qualquer cobrança nos ultimos dois meses. Quem tem acesso online a sua poupança da CEF faça um teste e diga aqui se existe esta isenção de tarifa para todos, visto que não possuo nenhum pacote ou beneficio.

  45. Leandro

    Flávio, eu fui cobrado por fazer DOC na conta fácil do banco do Brasil através do app do celular, tenho print screen pra mostrar. Estou abrindo uma iconta e também farei o teste no Itaú, mas o BB cobra, se quiser mando o print.

  46. Bom dia Pessoal, tentei abrir a iconta no Itaú, mas desisti, pois, no próprio app informa que cobra Doc e Ted. Mesmo assim eu fui até uma agência, mas a gerente confirmou que cobra Doc e Ted em todos os tipos de contas do Itaú, inclusive iConta.
    Diante disso, fui até o Banco do Brasil para migrar a minha conta atual para eletrônica. Após uma hora de conversa com atendentes e gerentes, nada feito, pois todos informaram que esse tipo de conta não mais existe no BB. Registrei uma reclamação no Banco Central, pois a informação de conta eletrônica ainda consta no site do BB. Por fim, consegui abrir uma conta eletronica no Banco Intermedium, que não possui tarifa alguma. Ainda não fiz Doc e Ted, pois acabei de abrir a conta, mas pelo que informa no site do banco Doc e Ted é ilimitado.

  47. Carlos

    Se eu migrar para uma conta digital tendo cheques emitidos anteriormente, posso ser tarifado pelo banco visto que na conta digital não terei direito a folhas de cheque?

  48. Marcos

    Gostaria de saber se eu ou outra pessoa fazer deposito na minha conta digital pela boca do caixa é cobrado alguma taxa

  49. Anandha

    Fui na agência tirar minhas dúvidas e abrir uma iConta. Eu possuia uma conta poupança no itaú de 7 anos ,que nunca usei, e já pretendia fechar ela caso ainda estivesse aberta. Já tive conta corrente também que acabei fechando por descontrole. Enfim, o gerente acabou fechando essa poupança mas ele disse que talvez não seja possível eu abrir uma iconta pois eu já tinha registro, em meu nome, de contas(que já foram fechadas) e que a possibilidade para abrir uma iConta seria para quem nunca teve conta no itaú, ou seja, para membros novos. Ele ainda disse que com a poupança fechada, e como não tenho urgência, que eu poderia retornar no dia 2 de dezembro para que não tenha problemas(do qual não me deu garantia de que eu conseguiria abrir essa conta. Ou seja, eu tinha uma poupança, que acabei fechando pois não me era necessário e por causa disso, eu talvez não poderia abrir uma iConta justamente por ter tido uma conta qualquer no itaú. Procede isso?

  50. Gustavo Zago

    Opa, tudo certo?

    Estava olhando o PDF (Tablea geral de tarifas) que o Itaú disponibiliza no site deles , e estava especificado que TED’s e DOC’s feitas por meios eletrênicos tem taxas de R$ 9,25. Acredito que as contas digitais apenas tenham um limite maior de transferências (dependendo do perfil do usuário) do que uma conta convencinal, mas ainda não são livres de taxas.

    Valeu!

  51. July france

    Conta digital tem direito a talão de cheque?
    Pode se efetuar depósito em conta digital?
    Pode sacar em caixa eletrônico?

  52. Suzana

    Fui ao banco hoje (BRADESCO) para migrar para uma conta digital e não foi possível. Eles disseram que eu tenho mais de uma conta corrente no banco e o sistema não aceita isso. Eu teria que ter somente uma conta corrente para transformá-la em digital. E não souberam me informar onde está escrito isso.
    Você sabe esses detalhes?

  53. Wilmer

    As contas eletrônicas do Itau e Bradesco consideram ILIMITADO se você fizer menos que 40 transferências. Se fizer mais que 40 TED/DOC no mesmo mês, será cobrado.

  54. Geraldo

    Na conta digital do BB eu posso fazer as mesmas transações da corrente? Qual a diferença? Pode migrar o limite da corrente para aquela?

  55. Ilimitado quer dizer que não tem limite e não que vaisee gratuito, eh bem específico.

  56. Fernando

    No início do ano abri uma conta no BB. Insisti que fosse digital, mas disseram que não trabalhavam mais com esse tipo de conta. O BB ainda disponibiliza a conta digital? Onde eu posso recorrer para conseguir migrar para a conta digital?

  57. Nilson

    Boa Tarde, acabei de consultar as tarifas da Iconta do Itau e lá mostra um valor de R$ 9,25 por TED mesmo sendo meio eletronico.

  58. DANYLLO

    Olá Flavio, no site do itau, consta que na iconta é cobrado o mesmo valor de TED e DOC das contas comuns, tenho um grande problema pois preciso de DOC e TED todo mês é um arrombo de pelo menos uns 80 reais que não voltam mais, estava a procura quando achei esse artigo, porém no meu banco existem as taxas.
    https://www.itau.com.br/

  59. Pensei que fosse gratuito transferência online conta digital Caixa. Para cada transacao entre contas do mesmo banco a Caixa cobra 0.95 centavos.

  60. Aldair Pinto

    O banco do Brasil me cobrou por um TED mesmo na conta digital.

  61. Marcelo

    Flávio, b tarde, conta digital e conta eletrônica , no Banco do Brasil, significam a mesma coisa?

  62. Karla

    Tenho duas contas na CEF uma é conta corrente e a outra é poupança, fiz meu cadastro no Internet Banking CAIXA e já tenho minha assinatura eletrônica, por gentileza gostaria de saber se é cobrado alguma taxa na transferência de valores entre Contas Caixa, TED – transferências no mesmo dia e DOC – Transferências até R$…….

    Antecipadamente agradeço o retorno.

  63. Daniel Freitas

    Eu tive que pagar uma tarifa de 6 reais por receber um ted, está certo isso?

  64. marly thibes

    olá boa noite qual a taxa de ted do exterior para o brasil?depende do valor ou é uma taxa ( tarifa ) unica?
    recebo do google e entra em minha conta no brasil..me cobraram 100, 00 reais a tarifa….é certo? aguardo grata.

  65. Jefferson

    Consegui abrir a Conta Eletrônica no Banco do Brasil e é uma maravilha, o único empecilho foi ter que acionar o Banco Central do Brasil para conseguir um cartão de débito Visa Electron, porque eles queriam me empurrar o Elo Múltiplo, mas já tenho um Nubank.

  66. Gabriela

    Olá! É possível um não correntista ir até uma agência e fazer uma TED na boca do caixa com o dinheiro em mãos para outra agência? Obrigada.

  67. Eslaine

    Gostaria de saber se no dia que se efetua a transação doc ou ted poderá ser cobrado a tarifa na mesma data

  68. Alguém sabe se posso ter duas contas PF no mesmo banco? Uma digital é uma normal (com pacote essencial).

  69. Marcelo

    Qual o valor máximo que posso transferir via DOC e TED nas contas digitais? Tem algum teto de valor por dia ou mês?

  70. Annya

    No Itaú, o cliente da iConta é cobrado por TED e DOC.

  71. Daniel

    Caso seja necessário atendimento por meio de telefone, junto à Central de atendimento BB, isso é cobrado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.