Notícias

Diversidade nos programas de trainee da Vale em pauta; saiba mais

Lilian Calmon
Lilian Calmon
mulher negra com uniforma da Vale representando iversidade nos programas de trainee da Vale

Assim como outros processos em aberto, o trainee da Vale traz preocupação com diversidade étnica e de gênero. Saiba mais sobre as seleções em andamento.

A diversidade nos programas de trainee da Vale também está em pauta, assim como em outras grandes empresas do mercado.

A intenção da mineradora é que a contratação de recém-formados para 2021 seja ainda mais diversa. Para tanto, vai manter a seleção às cegas (recrutadores não têm acesso ao currículo dos candidatos até a entrevista final), as inscrições sem restrição de idade e sem necessidade de experiência profissional prévia e, além disso, destinará metade das vagas, preferencialmente, ao gênero feminino, incluindo indivíduos trans.

Continua após a publicidade

Um dos seus objetivos é dobrar, até 2030, o número de mulheres na empresa, influenciando o setor global de mineração. Hoje elas são 10.593.

“Se uma mulher não pode realizar uma tarefa, um homem também não pode: a mineração é lugar para todos”, afirma a diretora de pessoas da Vale, Marina Quental. As áreas de operação e engenharia, por exemplo, são vistas como ambientes tradicionalmente masculinos.

Com informações da Exame.

Diversidade nos programas de trainee da Vale: mineradora tem com grupos de afinidade

Para ampliar o conhecimento dos seus funcionários sobre diversidade, a Vale tem grupos de afinidade de Mulheres, LGBTQIA+ e equidade étnico–racial. 

A carioca Camila Szermann, geotécnica e trainee, disse se sentir acolhida e respeitada pelos colegas de trabalho em Barão de Cocais (MG). “Eu me considero uma minoria por ser lésbica, mas consigo enxergar parte da mudança cultural na Vale quando me sinto extremamente segura para trabalhar e ser quem eu sou na minha equipe”, afirmou em entrevista à Exame.

Como participar 

A Vale segue com inscrições abertas para os seus programas de recém-graduados 2021 até 30 de setembro. Há duas opções, veja abaixo.

Trainee Especialista Engenharia e Geologia da Vale

Com 12 meses de duração, ele é voltado para formados nessas áreas entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020. É preciso ter nível de inglês intermediário e disponibilidade para mudança ou viagens. Com 100 vagas em diversas cidades de atuação da mineradora. 

Global Trainee Program

Com 18 meses de duração, é destinado a candidatos de todos os cursos que tenham se formado entre julho de 2018 e dezembro de 2020. É necessário ter nível de inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças ou viagens. Com 30 vagas. 

Mais informações no site www.vale.com/recemgraduados.

Leia também Programas de trainee para negros são racistas? Entenda.

Quer saber mais sobre programas de trainee? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *