Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o COVID-19, a OMS recomendou aos países afetados que aderissem à quarentena. Isto porque, este é, até o momento, o método mais seguro para conter a disseminação do vírus, que já soma mais de 44 mil mortos em todo o mundo. Porém, de acordo com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, é preciso que os governos prestem auxílio aos indivíduos em situações econômicas mais frágeis, que irão se prejudicar com o isolamento social. Assim, para amenizar os efeitos ocasionados pela crise do coronavírus na economia, o governo brasileiro anunciou um auxílio que será pago aos trabalhadores informais, indivíduos com contrato intermitente inativo, autônomos e microempreendedores individuais (MEI).
Ademais, existe um requisito adicional para o recebimento deste auxílio. O trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado que tem interesse em obter este auxílio deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para que possa ser feita a sua verificação de renda. Muitos indivíduos não sabem se estão inscritos neste cadastro, mas é preciso sabê-lo para solicitar o auxílio. Felizmente, pode-se verificar se está registrado no CadÚnico utilizando o site do Ministério da Cidadania,o aplicativo Meu CadÚnico e o telefone.
Ainda, quem não estiver inscrito no CadÚnico também poderá receber o auxílio, mas mediante uma autodeclaração digital. Abaixo, saiba mais sobre isto e entenda o passo-a-passo de como verificar a sua inscrição no CadÚnico.
Verificando sua inscrição no CadÚnico
Como mencionado, para que o trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado possa receber o auxílio, ele deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esta inscrição deve ter sido feita até o dia 20 de março de 2020, antes deste auxílio ter sido previsto pelo governo. Há três formas de verificar se está inscrito no Cadastro Único, confira-as abaixo.
Pelo telefone
Caso você queira e seja mais fácil, é possível fazer uma consulta telefônica para saber se está realmente inscrito no CadÚnico. Ligue para o número 0800 707 2003. Você será atendido por uma central eletrônica e, para fazer a consulta, é preciso discar o 5. O serviço é gratuito e a ligação pode ser feita por telefone fixo ou móvel.
Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos finais de semana e feriados nacionais, de 10h às 16h.
Pelo aplicativo
Felizmente, esta verificação também pode ser feita por aplicativo, o que será mais eficaz e fácil para muitas pessoas. O app chama-se Meu CadÚnico, e pode ser baixado em aparelhos Android, pela Play Store, e nos que possuem sistema IOS, pela App Store. Este é um aplicativo do Ministério da Economia, e, por isto, é completamente seguro usá-lo.
Baixe o app e, depois, clique em entrar. Então, insira o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Estas são perguntas de segurança e, depois de informar as respostas corretamente, poderá verificar se o seu cadastro foi ou não feito.
Pelo site
Você também pode acessar o site do Ministério da Cidadania, na aba de Consulta Cidadão. Infelizmente, devido a quantidade de pessoas que estão tentando acessar o site, nos últimos dias, ele tem apresentado instabilidades. Por isto, recomendamos usar o app. Porém, o site também funciona bem, caso não seja um dia cheio.
Rolando a tela desta página, você encontrará um formulário para ser preenchido. Também é preciso inserir o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Depois, assinale o reCaptcha e clique em “Emitir”. Caso você não encontre o seu nome, uma dica é tentar inserir diversas versões dele. Isto porque, em algumas situações, a pessoa não se lembra qual o nome que informou ao funcionário que fez o seu cadastro. Por exemplo, pode ter algum sobrenome faltando.
Posso receber o auxílio sem o cadastro no CadÚnico?
Se você não estiver inscrito no CadÚnico, não se preocupe, pois ainda assim, é possível receber o benefício. Caso cumpra com o limite de renda média, que é de ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos, pode-se fazer uma autodeclaração no site do governo, quando isto for liberado.
Porém, é preciso mencionar que, os trabalhadores que não estiverem inscritos no Cadastro provavelmente ficarão por último no calendário de pagamento, de acordo com o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
Eu quero fazer o cartão do Bolsa Família eu estou desempregada
Olá Tamires,
O cadastro é feito no site oficial do CadÚnico ou presencialmente. Para saber aonde você deve fazer sua inscrição, vá até um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social aonde eles te explicarão como proceder.
Abraços,
Fui aprovada a bolsa família ,mas até hj não chegou o cartão ,ligo fala que não tem nenhum benefício
Olá, Rosana! Tudo bem?
Sugiro que vá até o CRAS mais próximo da sua casa para verificar.
Meu cartão de bolsafamilia não chegou ainda.
Olá, Adriana! Tudo bem?
Nesse caso, vá até a agência da CAIXA mais próxima para verificar se o seu cartão do Bolsa Família chegou diretamente na agência.
Nao recebi cartao nenhum ate hoje so tenho afolha resumo e nao tiro auxilio o q eu faço
Olá, Monica! Tudo bem?
Vá até a agência da CAIXA mais próxima para verificar se o seu cartão do Bolsa Família chegou diretamente na agência.
Todo CPF tem um nis é
Isso mesmo, Francineide.
Fui aprovada a bolsa família ,mas até hj não chegou o cartão ,ligo fala que não tem nenhum benefício
Eu fiz o cadastro único antes da minha filha nascer eu estava grávida de 3 meses foi em 09 de março de 2020 e até agora nada minha filha já tem 10 meses e até agora nunca recebi nenhuma resposta sou do Maranhão em dezembro de 2020 a casa aonde eu morava pegou fogo queimou tudo que eu tinha fiquei sem nada não tenho condições to. Morando de favor em uma casinha de taipa coberta de palha as roupas que eu tenho foi de doação tanto pra mim quanto pra ela e pro meu marido e infelizmente não sai pelo. Menos o bolsa familia só pra aliviar mais um pouco eu tava tirando 150 do auxílio não sei mais oq eu faço
Sinto muito pela sua situação, Milena, de verdade.
No entanto, infelizmente a orientação que posso te passar é entrar em contato com o CRAS do seu bairro novamente para solicitar o Cadastro único. Boa sorte! Espero que sua situação seja resolvida o mais breve possível.
Ja faz 2 anos que fiz cadastro do meu bolsa família. Até hoje nunca chegou nada pra mim. Eu todo mês procuro no Cras. Eles sempre dizem pra mim procura no outro mês. Nessa brincadeira toda eles nunca me deram solução. Faz 2 anos que eu espero
Não recebi meu cartão e nem a Folha
Olá, Edilene! Acredito que você precisa ir até o CRAS em que fez o cadastro para solicitar a Folha com o número do seu NIS.
não recebi ainda meu cartão do bolsa família já tá no mês de eu recebe é não consigo saca sem o cartão
Não recebi ainda o meu cartão nem a folha
Olá, Edilene! Acredito que você precisa verificar diretamente no CRAS em que se cadastrou no CadÚnico para solicitar a folha com o número do NIS.
Minha conta da caixa poupança cmo faço pra saber se recebi