Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como transferir o benefício do INSS para outro banco?

Aprenda como transferir o benefício do INSS para outro banco que atenda melhor aos seus interesses. Explicamos o passo a passo da solicitação.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

Saber como transferir o benefício do INSS para outro banco é uma forma de garantir que poderá solicitar o recebimento em qualquer agência que preferir. Por vezes, esses valores são liberados em bancos onde não se tem conta bancária ou que fica longe do local de moradia, o que dificulta o recebimento.

Por isso, é interessante aprender como é feita essa transferência de recebimento, para solicitá-la caso seja necessário. Nós preparamos um guia que te ensinará as maneiras de pedir a mudança do local de onde receberá o seu benefício do INSS.

Continua após a publicidade

Veja como isso pode ser feito e já coloque em prática, caso esteja precisando alterar o banco onde costumeiramente saca os valores do benefício.

Como transferir o benefício do INSS para outro banco?

Além de ser possível transferir o benefício do INSS para outro banco, os beneficiários também têm a alternativa de apenas mudar de agência, caso prefiram. Esse tipo de ação visa facilitar a vida do contemplado, para que tenham acesso ao seu benefício da maneira mais simples possível.

Continua após a publicidade

É comum que esses pedidos visem facilitar a ida até a agência, para realizar o saque dos valores, ou, até mesmo, para evitar as taxas que incidem no montante, caso o benefício seja depositado em uma conta corrente.

Dessa maneira, o beneficiário pode procurar uma alternativa que lhe seja mais viável. Sabendo que a mudança é permitida, basta que ele a solicite por um dos três caminhos que iremos explicar. Confira!

Transferência pelo app Meu INSS

O INSS permite que a solicitação de transferência do benefício seja feita diretamente pelo app Meu INSS. Essa é uma alternativa menos burocrática, já que não exige a apresentação de documentos autenticados.

O processo para transferir o benefício do INSS para outro banco por esse canal segue essas etapas:

Continua após a publicidade

  • Acesse o app Meu INSS;
  • Faça o login na sua conta;
  • Na página inicial, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, escolha “Novo Requerimento”;
  • Na caixa de pesquisa, digite a palavra “pagamento”. Entre as possíveis alternativas que vão surgir como sugestão de escolha, clique em “Alterar local ou forma de pagamento”;
  • Insira os dados da nova conta pela qual deseja receber o benefício e clique em “Avançar”. Confira se as informações estão corretas e conclua.

A partir daí, basta aguardar a confirmação do processo pelo INSS. Essa resposta será enviada por e-mail ou SMS. Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em versões para Android e iOS.

Presencialmente

Outra forma de transferir o benefício do INSS para outro banco, é fazendo a solicitação presencialmente. Nesse caso, o beneficiário deverá ir até o banco no qual deseja receber o pagamento e pedir que seja feita a portabilidade.

É necessário apresentar o cartão de recebimento do benefício, bem como um documento com foto. Será necessário, também, informar o seu número de beneficiário e cadastrar uma senha para poder receber nesta nova instituição.

Pelo telefone

O INSS tem um canal de atendimento via telefone, no qual os associados podem fazer agendamentos ou consultar informações. O número 135 está aberto para atendimento todos os dias, pronto para tirar dúvidas e ajudar os beneficiários.

Continua após a publicidade

Porém, o procedimento de mudança de banco não está entre as ações que podem ser realizadas por esse canal de atendimento. Por ele será possível, apenas, solicitar maiores informações, incluindo saber se a mudança realizada pelas outras alternativas foi confirmada.

Qual é o melhor banco para receber o INSS?

Não há uma definição exata de qual é o melhor banco para receber o benefício do INSS. Afinal, o que irá determinar isso é a sua experiência. O ideal é que você procure por um banco onde já tenha hábito de realizar movimentações financeiras, para facilitar o recebimento.

Esse critério também pode te ajudar a decidir por uma instituição que seja mais acessível, perto de sua residência. Além disso, o valor cobrado em taxas e manutenções também pode ser um motivo que o levará a trocar de banco.

Então, todos esses fatores devem ser considerados, de modo que cada pessoa poderá escolher o lugar ideal para receber o seu benefício. Apenas é importante saber que essa transferência só pode ser realizada para agências físicas e de bancos mais conhecidos.

Continua após a publicidade

Isso significa que os beneficiários não podem solicitar o recebimento por contas digitais, pelo menos por enquanto.

Quais cuidados devo ter ao solicitar a transferência?

Os golpes envolvendo o recebimento de benefícios estão entre as principais preocupações dos aposentados e pensionistas. Tanto que o INSS está sempre fazendo alertas sobre revisões e solicitações envolvendo esses beneficiários, a fim de reduzir a incidência da ação dos criminosos, como destaca o portal G1.

Quando for transferir o benefício do INSS para outro banco, é importante tomar cuidado para não cair em uma dessas fraudes. Para evitá-las, o ideal é:

  • Conferir se o número pelo qual está falando com um atendente é um canal oficial;
  • Acessar os detalhes do seu benefício apenas pelos canais oficiais (o site Meu INSS, o app Meu INSS ou telefone 135);
  • Não passar nenhuma informação pessoal ou senha sem ser por esses canais.

É importante reforçar que o INSS não entra em contato com o beneficiário para fazer nenhum tipo de confirmação de dados. Todo procedimento que envolva esse órgão deve ser acompanhado diretamente pelos canais oficiais.

Continua após a publicidade

Por isso, se receber alguma ligação ou mensagem dizendo ser do INSS, não responda e não atenda. Apenas bloqueie o número.

Conclusão

O procedimento de como transferir o benefício do INSS para outro banco não gera muitas dúvidas. É uma ação rápida e prática, que pode ser realizada pelo app Meu INSS ou diretamente na agência que deseja receber.

Além disso, sempre é possível tirar maiores dúvidas pelo canal telefônico do INSS, pelo número 135.

Então, se você está pretendendo fazer essa portabilidade, aproveite as dicas que trouxemos e mude a agência ou o banco onde recebe o seu benefício.

Escolha um lugar que atende às suas necessidades e te deixa mais confortável para o recebimento. E mantenha-se atento aos golpes contra aposentados e pensionistas. Sempre confirme se o contato está sendo feito em um canal oficial.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.