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Como acessar o extrato no Meu INSS? Veja o tutorial

Acessar o extrato no meu INSS é simples, basta baixar o aplicativo, fazer o login e encontrar a opção com o mesmo nome.

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Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

Caso você seja aposentado, receba pensão por morte ou algum auxílio que é pago pela previdência social, em algum momento já deve ter precisado emitir o extrato do Meu INSS, não é mesmo ? Mas para muitas pessoas, essa não é uma tarefa tão simples.

Apesar de o aplicativo ou portal online ter sido criado para facilitar a vida de quem precisa consultar dados e informações sobre seu benefício, ainda tem gente que prefere ir até uma agência do INSS para tirar dúvidas ou emitir algum documento.

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Pensando nisso, preparamos um material que vai te ajudar a não perder mais tempo nas filas e te ensinando a emitir esse comprovante pelo aplicativo ou site. Confira, a seguir!

O que é o extrato do INSS e para que ele serve?

O extrato do INSS é um documento que pode ser emitido de forma online — pelo site ou aplicativo — e serve para conferir e comprovar o recebimento de seu benefício. Também é possível consegui-lo indo presencialmente até a agência do INSS mais próxima. 

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Todo cidadão que recebe pensão por morte ou aposentadoria de qualquer espécie pode solicitar a emissão do extrato. 

Em casos de benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família, reabilitação profissional, auxílio-acidente ou salário-maternidade, as facilidades para emissão dele são as mesmas.

Neste comprovante você terá acesso as seguintes informações:

  • valor do benefício;
  • data do pagamento;
  • agência do banco pagador;
  • espécie e número do benefício;
  • descontos com empréstimos, imposto de renda ou sindicatos.

Além do extrato de pagamento, outras certidões e declarações são emitidas facilmente de forma online. Um deles é o extrato INSS do imposto de renda, que é necessário para quem precisa realizar a declaração anualmente.

Como consultar o extrato no Meu INSS?

Para consultar o extrato no Meu INSS, você pode utilizar o aplicativo ou site. Importante lembrar que, antes de realizar esse procedimento online, é necessário criar uma conta no portal GOV.BR, que é um sistema que integra vários órgãos do governo, inclusive o INSS.

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Lembre-se de ter em mãos sua carteira de trabalho no momento da criação de seu cadastro, pois, além de informar seus dados pessoais, será preciso responder algumas perguntas sobre sua vida trabalhista para que a conta seja criada.

Para entender como emitir seu extrato no Meu INSS, confira o passo a passo abaixo:

Aplicativo Meu INSS

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS em seu smartphone (Android ou iOS);
  2. Faça login ou crie seu cadastro no app;
  3. Na tela inicial,clique na barra de pesquisa escrito “Do que você precisa?”;
  4. Digite “Extrato de pagamento do benefício” e clique sobre a opção que aparecerá na tela;
  5. O documento será exibido para que você possa consultar, imprimir ou salvá-lo em seu dispositivo.

Site

Pelo site, o procedimento é o mesmo do realizado pelo aplicativo. A única diferença é que, em vez de baixar o app, você deve acessar a página do Meu INSS e fazer seu login por lá.

Existem outras formas de retirar o extrato?

Além dessas opções online, ainda é possível ir até uma das agências do INSS e pedir o documento. Caso você esteja em uma cidade que não é a sua ou não saiba onde tem uma unidade mais próxima de você, é possível descobrir pela página de localização do Meu INSS, informando seu cep ou endereço atual. 

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Como consultar o Extrato de Concessão de Benefício?

Além do extrato de benefício e de imposto de renda, é possível emitir uma série de documentos, como certidões e declarações, que antes só eram emitidas presencialmente em uma das agências do INSS. Uma das facilidades que o portal online trouxe foi permitir que o segurado tivesse acesso ao extrato de concessão do benefício a qualquer momento do dia. 

O objetivo deste documento é mostrar dados como:

  • espécie (auxílio, pensão por morte ou aposentadoria);
  • valor a receber mensalmente;
  • data que ele foi concedido;
  • entre e outras especificações relacionadas à sua aprovação. 

É importante destacar que esse extrato só pode ser gerado se o benefício estiver ativo. Para consultá-lo online siga o passo a passo abaixo:

  1. Faça login no Meu INSS com seu CPF e senha;
  2. Na barra “Do que você precisa?”, digite “Carta de concessão” e clique na opção apresentada;
  3. Escolha o benefício que deseja;
  4. Siga as orientações que aparecem na tela para ter acesso ao documento;
  5. Pronto! Ele será mostrado na tela para ser impresso ou baixado em seu celular ou computador.

Se encontrar alguma dificuldade ou instabilidade no sistema quando solicitar o extrato no Meu INSS, você pode agendar uma visita a uma das agências e buscar o comprovante de forma presencial.

Como consultar o CNIS?

Diferentemente dos documentos anteriores, que só existem caso o benefício previdenciário já tenha sido concedido, o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pode ser emitido por qualquer cidadão que já contribuiu ou contribui ativamente para a previdência social.

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Nele, é possível conferir algumas informações importante, tais como:

  • empresa contratante ou nome do empregador;
  • tempo trabalhado em cada empresa;
  • a remuneração/ salário recebido;
  • contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), no caso de pagamento por conta própria ou como prestador de serviço.

Dessa forma, você poderá acompanhar se os dados repassados à previdência social estão de acordo com os que a empresa tem informado ou se suas contribuições individuais estão sendo computadas corretamente.

Caso haja alguma divergência, você terá o documento em mãos para comprovar e resolver qualquer pendência. Para conseguir o CNIS você pode ir presencialmente a uma agência do INSS, ou fazer da forma mais fácil, que é acessando o aplicativo ou site. 

Para isso, basta realizar o passo a passo a seguir:

  1. Faça login no Meu INSS com seu CPF e senha;
  2. Na barra “Do que você precisa?”, digite “CNIS” e acesse a opção;
  3. Verifique as informações mostradas na tela;
  4. Clique em “Baixar PDF” para ter acesso aos detalhes de cada contribuição;
  5. Pronto! O arquivo estará disponível em seu aparelho ou computador.

Conclusão

Como você pôde ver, é possível acessar o extrato do Meu INSS e outros documentos para a manutenção de seus benefícios, de forma online e sem burocracia. Portanto, acesse o site ou baixe o app, siga as orientações apresentadas e pare de perder tempo nas filas das agências.

Além disso dos extratos, você também pode utilizar diversos outros serviços pelo portal Meu INSS, solucionando várias demandas rapidamente, sem que você tenha que se dirigir até uma unidade. Acompanhe mais por lá!

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