Saiba a Diferença entre INSS e FGTS

INSS e FGTS, você sabe o que significam e qual a diferença entre elas? Foi sobre isso que falamos neste post, venha conferir o que significa os descontos em seu contra cheque e qual a função deles.

flaviomariano
Flávio Mariano

Ao abordarmos assuntos como impostos, benefícios, termos financeiro e burocráticos nos deparamos com diversas siglas que muitas vezes não temos a menor ideia de o que significam. Em especial as siglas INSS e FGTS estão sempre em destaque nos noticiários e no cotidiano do trabalhador e, ainda assim, os sistemas são confundidos.

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e os benefícios envolvidos nesses programas de arrecadação do governo, vamos explicar o que significa cada uma delas além das suas diferenças. Ficou interessado? Basta continuar lendo até o fim.

Continua após a publicidade

O que é INSS?

Em termos simples, ao INSS ou Instituto Nacional de Seguridade Social, destina-se o valor pago ao governo ou contribuição feita para que você possa ter o direito de se aposentar e outras garantias como auxílio doença, maternidade etc. O INSS visa a garantia de renda do trabalhador de carteira assinada, após sua aposentadoria.

Para participar do programa é necessário contribuir durante o período de vida economicamente ativa com quantias pré estabelecidas, esse valor da contribuição varia de acordo com o atividade exercido. As categorias são:

  • Serviço doméstico (começou a contribuir a partir de 2015)
  • Servidores públicos
  • Trabalhadores com carteira assinada
  • Autônomos ou empresários
  • Microempreendedores

Dentro das categorias citadas, há uma variação da taxa de INSS cobrada onde, autônomos e empresários pagam a maior porcentagem (20% em 2015), seguidos dos servidores públicos (11% em 2015) e trabalhadores com carteira assinada (9%).

Autônomos de baixa renda e/ou donas de casa podem aderir ao INSS pagando 5% do salário mínimo todo mês à previdência, lembrando que o reajuste do salário leva, consequentemente, ao reajuste do pagamento do INSS.

previdência social inss
A Previdência Social, é gerenciada pelo INSS e cuida da aposentadoria e benefícios

Ao aderir ao INSS esse grupo também estará garantindo o direito de aposentadoria futuramente, após atingir o tempo de contribuição necessária para tal. Ao contribuir, além de garantir uma renda fixa na velhice ou invalidez, você também contribui com a manutenção e pagamento das aposentadorias atuais, através de uma administração de recursos nos cofres públicos.

O que significa FGTS?

Diferentemente do INSS, o FGTS ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um tributo pago pelo empregador pelo serviço de seu empregado – em casos de carteira assinada -, para que o mesmo ao sair do emprego ou se aposentar tenha uma renda garantida.

Porém se essa saída do emprego for devido a uma demissão por justa causa, esse benefício é perdido. O valor pago pelo FGTS é recolhido do salário do empregado, pelo seu empregador e depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal, como se fosse uma poupança obrigatória.

fgts-logo
Saiba qual a diferença entre FGTS e INSS

As únicas maneiras de sacar valor do FGTS são em situações onde:

  • Há a demissão sem justa causa;
  • Casos específicos de afastamento por invalidez/doença crônica;
  • Aposentadoria;
  • Utilização do FGTS para dar entrada em um imóvel (casa própria);
  • Ou quando o governo organiza mutirões para a liberação do dinheiro.

Então, em síntese, apesar de ambos serem descontados na folha de pagamento, o INSS é a taxa paga para custear a previdência e garantir a aposentadoria futuramente. Ele faz o balanço do sistema de previdência social.

Já o FGTS é recolhido para que haja a garantia de uma estabilidade financeira por parte do empregado, mesmo em após a perda do emprego, desde que não seja demissão por justa causa por parte do empregador.

O governo federal é o responsável por gerenciar e administrar toda contribuição arrecadada tanto pelo INSS quanto pelo FGTS, seja investindo esse dinheiro em moradia e saneamento básico ou controlando o déficit dos cofres públicos e utilizando o dinheiro para pagamento dos benefícios e aposentadorias atuais.

Fundos como esses são muito importantes para manutenção do país e para garantir o sustento futuro da população que hoje é responsável por produzir as riquezas nacionais. Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Deixa aqui nos comentários, teremos o maior prazer em te ajudar.

Continua após a Publicidade

36 comentários

  1. Dayana

    A empresa onde trabalho não está depositando o FGTS ( só deposita quando o funcionário sai da empresa) isto pode prejudicar no pagamento do PIS por exemplo?

  2. Irineu

    A Empresa pode optar em não pagar o FGTS para o funcionário?

  3. Bom dia minha mãe recebeu o fgts, trabalhou como empregada doméstica de 2011 a 2019, porem só recebeu 1.200…gostaria de saber se está certo.

  4. Continua após a publicidade

  5. Rebeca

    Boa noite!! Meu pai está aposentou há 10 anos, por tempo de contribuição e continua trabalhando de carteira assinada, mensalmente o INSS é descontado do salário dele. A dúvida é, ele poderá receber esse valor, já que ele já está aposentado?

  6. Fabricio

    Boa tarde, ainda não entendi muito bem a diferença de INSS e FGTS. Minha namorada correu o risco de ter o benefício da previdência negado porque foi orientada no posto do INSS que a empresa não está recolhendo desde março de 2018, mas ela recebe uma carta da cara econômica com atualização do saldo em conta a cada 3 meses…

  7. Meu pai é vereador, e é descontado INSS, mas quando ele se aposentar terá um fundo no qual esse valor foi descontado?

  8. Continua após a publicidade

  9. Silvia

    Quero saber se é possível assinar carteira e não pagar INSS e FGTS

  10. Rafaela

    Flávio,
    Sou filha do dono da empresa. Sou funcionária CLT, então a empresa paga todos os encargos trabalhistas de um “funcionário comum” …
    No meu caso de filha de dono, que não tenho a mínima intenção de colocar a empresa na justiça, o que você acha do pagamento através de um contrato de trabalho de PJ ou através de distribuição de lucros?

  11. Anderson

    Boa noite. Meu nome é Anderson. Percebi no meu holerite que a empresa onde trabalho desconta um valor de INSS e desconta outro valor do FGTS. Isso procede? Pois acho que nao. Se estiver errado gostaria de um esclarecimento. Sem mais. Obrigado

  12. Continua após a publicidade

  13. marina duarte

    minha mãe trabalhou um periodo de 15 anos de carteira assinada, foi demitida e não conseguiu mais emprego de carteira assinada, e ficou trabalhando sem carteira assinada, e hoje se encontra sem condições de trabalhar, pois esta com uma deficiencia no braço, na voz e no cerebro, e ate hoje não conseguiu um auxilio doença e nem aposentadoria. hoje ela tem 56 anos, falta quanto tempo para ela poder se aposentar?

  14. Boa tarde, minha esposa pode ter a maternidade por causa do meu FGTS,pq eu (marido dela),a empresa que estou trabalhando , deposita meus FGTS, saber si ela pode beneficiar? Obrigado

  15. Caroline

    Boa tarde a empresa não deposita meu fgts , isso pode me atrapalhar no auxílio maternidade ?

  16. Jorran

    Meu pai pagava o antigo INPS faltava 5 anos para completar o pagamento e ele atrasou os 5 anos que pagava depois dos 5 anos de atraso e mais 3 pra frente ele faleceu, entramos com advogado e não tivemos direito a nada por causa do atraso de 5 anos,me pergunta é,ele perdeu pelo pé?não recebe de nenhuma forma os anos que foram pagos?obrigado pela atenção, boa noite!

  17. Thais

    FGTS só é válido para quem é empregado de carteira assinada ou como o INSS o autônomo também consegue pagar?

  18. Ana Clara

    Qual é o número de recolhimento FGTS e INSS ?

  19. Roberson Luiz

    A escola em que leciono arrecada meu FGTS, mas não deposita. Isso aumenta meu imposto de renda? Caso eu resolva processá-los por esse motivo, posso ser demitido por justa causa?
    Obrigado.

  20. Jean Carlos

    Boa Noite, o saque do FGTS tem quais impactos no INSS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.