Saiba a Diferença entre INSS e FGTS

INSS e FGTS, você sabe o que significam e qual a diferença entre elas? Foi sobre isso que falamos neste post, venha conferir o que significa os descontos em seu contra cheque e qual a função deles.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Ao abordarmos assuntos como impostos, benefícios, termos financeiro e burocráticos nos deparamos com diversas siglas que muitas vezes não temos a menor ideia de o que significam. Em especial as siglas INSS e FGTS estão sempre em destaque nos noticiários e no cotidiano do trabalhador e, ainda assim, os sistemas são confundidos.

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e os benefícios envolvidos nesses programas de arrecadação do governo, vamos explicar o que significa cada uma delas além das suas diferenças. Ficou interessado? Basta continuar lendo até o fim.

O que é INSS?

Em termos simples, ao INSS ou Instituto Nacional de Seguridade Social, destina-se o valor pago ao governo ou contribuição feita para que você possa ter o direito de se aposentar e outras garantias como auxílio doença, maternidade etc. O INSS visa a garantia de renda do trabalhador de carteira assinada, após sua aposentadoria.

Para participar do programa é necessário contribuir durante o período de vida economicamente ativa com quantias pré estabelecidas, esse valor da contribuição varia de acordo com o atividade exercido. As categorias são:

  • Serviço doméstico (começou a contribuir a partir de 2015)
  • Servidores públicos
  • Trabalhadores com carteira assinada
  • Autônomos ou empresários
  • Microempreendedores

Dentro das categorias citadas, há uma variação da taxa de INSS cobrada onde, autônomos e empresários pagam a maior porcentagem (20% em 2015), seguidos dos servidores públicos (11% em 2015) e trabalhadores com carteira assinada (9%).

Autônomos de baixa renda e/ou donas de casa podem aderir ao INSS pagando 5% do salário mínimo todo mês à previdência, lembrando que o reajuste do salário leva, consequentemente, ao reajuste do pagamento do INSS.

previdência social inss
A Previdência Social, é gerenciada pelo INSS e cuida da aposentadoria e benefícios

Ao aderir ao INSS esse grupo também estará garantindo o direito de aposentadoria futuramente, após atingir o tempo de contribuição necessária para tal. Ao contribuir, além de garantir uma renda fixa na velhice ou invalidez, você também contribui com a manutenção e pagamento das aposentadorias atuais, através de uma administração de recursos nos cofres públicos.

O que significa FGTS?

Diferentemente do INSS, o FGTS ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um tributo pago pelo empregador pelo serviço de seu empregado – em casos de carteira assinada -, para que o mesmo ao sair do emprego ou se aposentar tenha uma renda garantida.

Porém se essa saída do emprego for devido a uma demissão por justa causa, esse benefício é perdido. O valor pago pelo FGTS é recolhido do salário do empregado, pelo seu empregador e depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal, como se fosse uma poupança obrigatória.

fgts-logo
Saiba qual a diferença entre FGTS e INSS

As únicas maneiras de sacar valor do FGTS são em situações onde:

  • Há a demissão sem justa causa;
  • Casos específicos de afastamento por invalidez/doença crônica;
  • Aposentadoria;
  • Utilização do FGTS para dar entrada em um imóvel (casa própria);
  • Ou quando o governo organiza mutirões para a liberação do dinheiro.

Então, em síntese, apesar de ambos serem descontados na folha de pagamento, o INSS é a taxa paga para custear a previdência e garantir a aposentadoria futuramente. Ele faz o balanço do sistema de previdência social.

Já o FGTS é recolhido para que haja a garantia de uma estabilidade financeira por parte do empregado, mesmo em após a perda do emprego, desde que não seja demissão por justa causa por parte do empregador.

O governo federal é o responsável por gerenciar e administrar toda contribuição arrecadada tanto pelo INSS quanto pelo FGTS, seja investindo esse dinheiro em moradia e saneamento básico ou controlando o déficit dos cofres públicos e utilizando o dinheiro para pagamento dos benefícios e aposentadorias atuais.

Fundos como esses são muito importantes para manutenção do país e para garantir o sustento futuro da população que hoje é responsável por produzir as riquezas nacionais. Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Deixa aqui nos comentários, teremos o maior prazer em te ajudar.

  1. Dayana

    A empresa onde trabalho não está depositando o FGTS ( só deposita quando o funcionário sai da empresa) isto pode prejudicar no pagamento do PIS por exemplo?

  2. Irineu

    A Empresa pode optar em não pagar o FGTS para o funcionário?

  3. Bom dia minha mãe recebeu o fgts, trabalhou como empregada doméstica de 2011 a 2019, porem só recebeu 1.200…gostaria de saber se está certo.

  4. Rebeca

    Boa noite!! Meu pai está aposentou há 10 anos, por tempo de contribuição e continua trabalhando de carteira assinada, mensalmente o INSS é descontado do salário dele. A dúvida é, ele poderá receber esse valor, já que ele já está aposentado?

  5. Fabricio

    Boa tarde, ainda não entendi muito bem a diferença de INSS e FGTS. Minha namorada correu o risco de ter o benefício da previdência negado porque foi orientada no posto do INSS que a empresa não está recolhendo desde março de 2018, mas ela recebe uma carta da cara econômica com atualização do saldo em conta a cada 3 meses…

  6. Meu pai é vereador, e é descontado INSS, mas quando ele se aposentar terá um fundo no qual esse valor foi descontado?

  7. Silvia

    Quero saber se é possível assinar carteira e não pagar INSS e FGTS

  8. Rafaela

    Flávio,
    Sou filha do dono da empresa. Sou funcionária CLT, então a empresa paga todos os encargos trabalhistas de um “funcionário comum” …
    No meu caso de filha de dono, que não tenho a mínima intenção de colocar a empresa na justiça, o que você acha do pagamento através de um contrato de trabalho de PJ ou através de distribuição de lucros?

  9. Anderson

    Boa noite. Meu nome é Anderson. Percebi no meu holerite que a empresa onde trabalho desconta um valor de INSS e desconta outro valor do FGTS. Isso procede? Pois acho que nao. Se estiver errado gostaria de um esclarecimento. Sem mais. Obrigado

  10. marina duarte

    minha mãe trabalhou um periodo de 15 anos de carteira assinada, foi demitida e não conseguiu mais emprego de carteira assinada, e ficou trabalhando sem carteira assinada, e hoje se encontra sem condições de trabalhar, pois esta com uma deficiencia no braço, na voz e no cerebro, e ate hoje não conseguiu um auxilio doença e nem aposentadoria. hoje ela tem 56 anos, falta quanto tempo para ela poder se aposentar?

  11. Boa tarde, minha esposa pode ter a maternidade por causa do meu FGTS,pq eu (marido dela),a empresa que estou trabalhando , deposita meus FGTS, saber si ela pode beneficiar? Obrigado

  12. Caroline

    Boa tarde a empresa não deposita meu fgts , isso pode me atrapalhar no auxílio maternidade ?

  13. Jorran

    Meu pai pagava o antigo INPS faltava 5 anos para completar o pagamento e ele atrasou os 5 anos que pagava depois dos 5 anos de atraso e mais 3 pra frente ele faleceu, entramos com advogado e não tivemos direito a nada por causa do atraso de 5 anos,me pergunta é,ele perdeu pelo pé?não recebe de nenhuma forma os anos que foram pagos?obrigado pela atenção, boa noite!

  14. Thais

    FGTS só é válido para quem é empregado de carteira assinada ou como o INSS o autônomo também consegue pagar?

  15. Ana Clara

    Qual é o número de recolhimento FGTS e INSS ?

  16. Roberson Luiz

    A escola em que leciono arrecada meu FGTS, mas não deposita. Isso aumenta meu imposto de renda? Caso eu resolva processá-los por esse motivo, posso ser demitido por justa causa?
    Obrigado.

  17. Jean Carlos

    Boa Noite, o saque do FGTS tem quais impactos no INSS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp