No que se trata do recebimento do Auxílio Emergencial, os indivíduos que recebem o Bolsa Família ou já são inscritos no CadÚnico, desde 20 de março, não precisam realizar a solicitação do benefício. Porém, os demais necessitam realizar este cadastramento por meio das plataformas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, seja pelo site ou pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial. Neste cadastramento, é preciso informar alguns dados pessoais, incluindo a composição e renda do seu núcleo familiar. Ademais, também é preciso informar uma conta bancária já existente, ou solicitar a abertura de uma conta digital, do tipo poupança digital social, para o recebimento do Auxílio Emergencial, caso ele seja aprovado.
Caso o indivíduo já seja bancarizado e possua uma conta em seu nome, ele pode utilizá-la para receber o seu benefício. Assim, será preciso apenas informar o banco, agência e número da conta. E, como mencionado, caso ele não possua vínculo bancário, pode-se solicitar a abertura da conta digital, do tipo poupança social, que proporciona algumas vantagens. Por exemplo, pode-se realizar até três transferências gratuitas, para outros bancos.
Porém, o que fazer caso o indivíduo deseje alterar a sua conta, para o recebimento do benefício? De acordo com a Caixa Econômica Federal, será possível alterar as suas informações, seja após receber a resposta da solicitação ou em até cinco dias após a validação do cadastro. Segundo a Caixa, haverá esta possibilidade, para que os indivíduos possam incluir informações que esqueceram ou corrigir as que desejam. Abaixo, saiba mais sobre esta questão.
Como alterar os dados bancários para receber o Auxílio?
Inicialmente, a Caixa Econômica Federal havia determinado que não seria possível realizar a alteração de dados, após inseri-los no cadastramento para receber o Auxílio Emergencial. Porém, após diversas solicitações, a instituição decidiu permitir que certas alterações fossem realizadas, seja para alterar dados que foram inseridos errados ou para adicionar informações esquecidas.
De acordo com o que foi dito pela Caixa Econômica Federal, estas alterações podem ser feitas em duas situações: em até 5 dias úteis após a validação do cadastramento ou após a finalização da primeira análise. Provavelmente, isto dependerá da situação do indivíduo. Por exemplo, os que se cadastraram nos primeiros dias disponíveis não poderão contar com o prazo de 5 dias úteis, mas poderão realizar as modificações após o término da primeira análise.
Ou seja, é preciso que todos fiquem atentos para que saibam quando será possível realizar a alteração dos dados bancários. Para acompanhar a primeira análise, deve-se utilizar o site ou o aplicativo. O status deve estar “Em Análise”, enquanto a Dataprev estiver estudando a situação do solicitante.
Para alterar os dados bancários, será necessário utilizar o site ou o app, ambos disponibilizados pelo banco. Realize o login, e acesse a plataforma escolhida. Informe todos os seus dados pessoais e, então, confira no formulário disponibilizado se os dados estão corretos. Onde os erros forem identificados, as informações devem ser modificadas.
Insira todas as informações cuidadosamente, uma vez que não sabe-se se esta alteração poderá ser feita mais de uma vez. Confira-as duplamente e, somente depois, confirme-as. E, como a alteração trata-se do cadastro bancário, tenha a certeza de que a agência e a conta inseridas estão corretas. Caso algum número esteja errado, é possível que o Auxílio não seja depositado corretamente, e, possivelmente, uma conta digital, do tipo poupança social, será aberta para você.
Posso receber o Auxílio em bancos digitais?
Muitos dos beneficiários estão se questionando se é possível receber o Auxílio Emergencial por meio dos bancos digitais, como Nubank, Inter, PagBank, dentre outros. Mas, não é preciso se preocupar, pois a Caixa está disponibilizando esta oportunidade. Basta escolher a empresa que prefere pela plataforma, corretamente.
Ainda, muitas das contas digitais, como a da Nubank, não possuem uma classificação certa, de corrente ou poupança. Mas, segundo a Caixa, não importa qual classificação o beneficiário inserir, nestas situações, é preciso apenas que os dados bancários, referentes à agência ou conta, estejam corretos.
O importante é não inserir a conta de outra pessoa, mesmo que seja esposa, marido, pai, mãe, tio, irmão, companheira ou companheiro, amigo etc. Utilize uma conta a qual seja titular ou abra a poupança digital da Caixa disponível pelo próprio aplicativo.
O Banco informado para depósito do Auxilio Emergencial foi o Bradesco…mas nesse meio tempo ele trocou numero de agencia e conta e agora não consigo fazer a alteração do Banco nem no site nem no aplicativo Caixa Tem. Há algum telefone que eu consiga me comunicar ou algum site que permita que esta alteração seja feita?
Cristina, acredito que você precisa entrar em contato com a CAIXA para solicitar a alteração.
Os números de contato são: 4004.0104 – Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 104 0104 – Demais regiões.
sim
como faço para mudar de conta para receber meu auxilio
Olá, Paulo! Tudo bem?
Você pode solicitar a alteração diretamente no aplicativo do Caixa TEM.
Olá, o aplicativo não apresenta esta opção de alteração.
Você pode me falar onde posso alterar? O Banco cadastrado alterou numero de Agência e conta e agora não consigo atualizar no cadastro
Eu escolhi receber pelo Bradesco mais me arrependi posso trocar pelo caixa tem uma conta digital
Olá, Ana! Tudo bem?
Sim, você pode fazer a alteração diretamente no aplicativo CAIXA TEM.
Como faço pra munda a conta do auxílio emergencial pra cai no da caixa
Olá, Clesia! Tudo bem?
Você pode solicitar a alteração no aplicativo do Auxílio Brasil.
Como faço pra receber o auxílio emergencial em outra conta?
Olá, Cynthia! Tudo bem?
Você pode solicitar a alteração diretamente no aplicativo do Caixa TEM.
Minha conta do caixa tem ta bloqueiada como faço
Erick, provavelmente há instruções no aplicativo de como proceder para liberar o acesso.
Fui aprovada no auxilio, e solicitei a conta digital da caixa, porém estou tendo muitos problemas e muitos erros nessa plataforma. Posso mudar para uma conta minha, mesmo depois do auxilio aprovado?
Pode sim, Isabelle.
Oi o meu nome é Leila a minha mãe recebe o bolsa família dela e ela está recebendo o meu auxílio mais Ela nao que me dá o que eu faz pra munda de conta e receber na minha conta e não na dela me ajuda
Olá, Leila! Tudo bem?
Infelizmente o auxílio emergencial só pode ser depositado em uma conta com nome do beneficiário.
Recebi 2 parcelas do auxílio emergencial em conta do Itaú. Mas a terceira parcela só será liberada no Itaú em 19 de setembro. Gostaria de alterar para caixa tem para poder pagar contas essenciais agora de julho!
Como procedo?
Meu cartão virtual foi bloqueado como faço pra desbloquear alguém sabe me informar
Já sou cadastrada no cadunico…quero mudar a conta poupança digital da caixa pelo banco do Brasil para receber auxilio emergencial…sendo que a primeira parcela recebi no banco do Brasil, mas não me lembrava que tinha cadastrado pela poupança digital…a segunda caiu na poupança da caixa….quero mudar para banco do Brasil novamente
Todos com a mesma situação de conta eu também quero trocar não o que fazer pois digitei errado. E meu auxílio foi aprovado.
Como alterar a conta cadastrada para receber o auxilio na primeira parcela .
Quero trocar minha conta digital pra poupança
Meu nome está cadastrado no bolsa família da minha ex e meu auxílio tá vindo junto com o dela e ela dis q não tenho direito como faço pra receber separado
Estou na Bolívia eu recebi mais tá na conta do BB e meu celular não está habilitado pra transferir o dinheiro da poupança para corrente alguém sabe o que posso fazer, queria trocar a conta, o meu não deu essa opção na hr que me cadastrei, deve ter sido algum bug só pode aí foi direto pra conta do banco do Brasil.
Como faço pra mudar a conta pra receber minha conta foi bloqueada
Boa Tarde! Preciso mudar a minha conta bancária para o recebimento do auxílio mas não consigo!
Por Favor alguém nos ajudem a resolver essa situação.
Obrigado.
Quero trocar minha conta bancária pra receber o auxílio emergencial. Motivo minha conta foi bloqueada
vc ja conseguiu troca o numero da conta
Por favor quero trocar a conta para receber o auxílio emergencial
Fui aprovado para receber o auxilio emergencial pois estou desempregado,
mas ate o momento não recebi a primeira parcela do auxilio.
Solicitei o auxilio dia 07/04 dia 15/04 fui aprovado pelo dataprev e encaminhado para Caixa mas ate o momento não recebi.
Me chamo Robkennedy e meu caso é o seguinte, eu ja fui aprovado no auxílio emergencial e ja recebi a primeira parcela de R$ 600,00. So que logo após isso, meu cartao da caixa parpu de funcionar, não consigo mais fazer nenhuma operação porque o chip do cartão deve ter queimado ou algo assim, também nao consigo acessar minha conta pelo internet banking, pois o acesso expirou para o meu celular. Minha agencia está fechada, e mesmo que estivesse aberta nesse momento o serviço de solicitar novo cartao nao está funcionando. O que vai acontecer em breve é o seguinte: o dinheiro vai entrar na minha conta, eu vou ver o dinheiro lá e nao vou poder pagar minhas contas. Nao tenho dinheiro paracobrir nada, vou atrasar pensão alimenticia, outras contas nao vou ter dinheiro para comprar comida. Nesse momento nao posso ir pra rua pra morrer de corona, mas posso morrer de fome em casa!
Oi boa noite. Fiz o cadastro do auxílio emergência mas coloquei que queria receber conta digital, queria saber se tem
Como mudar para receber em uma outra conta. Porém a primeira parcela já está na conta digital mas não consigo abrir o aplicativo da caixa tem.
Oí eu ja tenho a conta e quero trocar o número de celular da minha conta auxilio
Não fui comunicada que minha conta ia ser bloqueada agora não consigo receber meu auxílio Emergêncial
Meu auxílio já foi aprovado,porém só coloquei opção conta digital
Gostaria de incluir número da minha conta poupança
No cadastro eu escolhi a opção de conta ja existente,e digitei os dados do meu cartao
Santander,mais esqueci que ele é só crédito
Como faço pra consertar isso?
Agr nao consigo entrar no app para editar isso e nao consigo gerar um código no caixa tem também
Gostaria de mudar a conta da caixa conta social de digital
Já foi aprovado o meu auxílio mas até o momento não caiu nada
BENEFÍCIO APROVADO.
Conta indicada Banco do BRASIL, tipo conta fácil, e que não tem poupança atrelada a conta, e o BB afirma que não tem como lançar o dinheiro na conta fácil.
A Caixa Econômica informa, atraves do seu site, que o dinheiro foi depositado na conta indicada , o Banco do Brasil informa que esse dinheiro jamais foi depositado na conta indicada, porque a variável 73 que representa a poupança social digital do Banco, não é compatível, e com milhares de brasileiros sem conseguir receber o benefício.
Meu auxílio foi aprovado e depositado na conta que eu informei, conta fácil do BB, só que até hoje não aparece no meu saldo porquê esse tipo de de conta não permite o crédito do auxílio, segundo o BB sendo assim, estou sendo prejudicado por causa da burocracia do bando
Impossível . Fica esperto com o banco. Eles precisam te entregar esse dinheiro de alguma forma. Pega um advogado se preciso. Isso não existe.