Digio tem novo design de cartão e lança pagamento por QR code

A plataforma digital de serviços financeiros Digio anunciou uma parceria com a Cielo para implementar […]

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

A plataforma digital de serviços financeiros Digio anunciou uma parceria com a Cielo para implementar o pagamento por QR code. A medida é válida para quem tem cartão da empresa de pagamento eletrônica e estará presente em 1,5 milhão de equipamentos aptos a realizar a operação em todo o Brasil.

A promessa é facilitar os pagamentos das compras realizadas. Com o QR code, eles poderão ser feitos sem o uso de um cartão físico. Basta o estabelecimento configurar a transação na maquininha e o código aparecerá na tela. Com isso, o cliente deve escanear a imagem no aplicativo do Digio e quitar o valor.

Continua após a publicidade

O QR code é um tipo de código de barras com formato bidimensional. Ele é escaneado pela câmera dos celulares, que já vêm equipado com o sensor, ou com a ajuda de um aplicativo instalado no smartphone. A partir da leitura, o código é transformado em texto. No caso da operação do Digio com a Cielo, a conversão é para os dados da transação de pagamento.

Segundo o CEO do Digio, Carlos Giovane Neves, “o Digio tem como premissa ser uma plataforma completa de serviços financeiros. Nesse sentido, a parceria com a Cielo traz ao Digio ainda mais inovação e poder de escolha por parte do cliente, bem como uma funcionalidade que os permite realizar suas transações de forma segura”.

A iniciativa já começou nos primeiros estabelecimentos e deve expandir para todo o Brasil. Ela é válida para todos os estabelecimentos que contam com maquininhas da Cielo. O presidente da empresa, Paulo Caffarelli, destaca a segurança em período de pandemia.

“Estamos orgulhosos da parceria com o Digio. O pagamento com QR code trará comodidade aos usuários, além de ser uma solução sem contato, o que ajuda a diminuir a propagação da COVID-19”, destacou.

Novo design de cartão Digio

Além do novo formato de pagamento para clientes Cielo, o Digio também anunciou um novo design para seu cartão de crédito. Ainda foram acrescentadas funcionalidades. Uma delas é a tecnologia Near Field Communication (NFC). Ela consiste em fazer pagamentos por aproximação com a maquininha, sem encostar no dispositivo.

A NFC é diferente do QR code. Se o segundo exige a leitura de um código de barras, a primeira funciona a partir da comunicação sem fio entre dispositivos. Na prática, você aproxima o seu cartão do dispositivo e a leitura é feita na hora, sem intermediários.

Diferente do QR code, a tecnologia NFC estará presente em todos os cartões emitidos para os novos usuários ou para aqueles clientes que desejarem fazer a troca. Para mostrar sua diferença, o cartão é cintilante e tem informações na vertical em seu verso.

Esse resultado foi derivado de pesquisa e criação. Segundo a superintendente de Produtos, Marketing e UX do Digio, Ana Bellino, a ideia era fortalecer o conceito de bantech. “Nesse contexto, estudamos os dois universos (solidez e agilidade das fintechs) para trazer os elementos que os representassem”, comentou.

O termo bantech se refere à união entre a solidez dos grandes bancos e a agilidade das fintechs. É uma categoria diferente de startups.

Ela ainda comentou que o novo design teve como propósito entregar um cartão diferenciado, que se destacasse dos outros e tornasse o cliente “orgulhoso” em tê-lo na carteira.

Outras funcionalidades

O Digio também anunciou o lançamento de outros recursos e tecnologias. Uma delas é a Micro Technology Travel (MTT). Com ela, o novo cartão pode ser usado para pagar a tarifa do transporte público. O processo é feito por aproximação e evita que o usuário fique na fila ou tenha dificuldades por falta de dinheiro físico.

O MTT funciona de maneira similar à NFC. A diferença é ser específico para o pagamento no transporte público.

Ainda houve a mudança da carta-berço. Ela é recebida pelo cliente junto com o cartão de crédito Digio. O envelope foi remodelado e a carta está menor e mais leve. Com isso, houve uma diminuição de 81% na quantidade de papel e consequente redução no material descartado.

Pagamento de contas e boletos pela DigioConta

Em julho de 2020, a plataforma digital de serviços financeiros anunciou a liberação de pagamento de contas e boletos, assim, os correntistas podem usar o saldo disponível para quitar as faturas.

São aceitos contas de água, telefone, luz, celular, gás e outras, além de boletos emitidos por instituições financeiras. Para ter acesso ao serviço, o usuário não tem custo. Os limites de pagamento dependem do perfil do usuário. Para consultar e gerenciar o seu, acesse o aplicativo do Digio e entre na aba da conta-corrente digital.

Achou interessante e quer ver outras novidades do mercado financeiro? Assine a newsletter do iDinheiro e receba as informações no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.