Cartão de Crédito

Diferença entre cartão de crédito e débito: entenda como funciona cada um.

Karina Carneiro
homem pagando ao garçom com cartão de débito e crédito

Crédito ou Débito? Saiba o que significa cada uma das opções, suas diferenças e quando é melhor utilizar cada uma delas

Diferença entre cartão de crédito e débito: entenda como funciona cada um.

Hoje em dia, é muito mais comum que as pessoas usem  cartões como forma de pagamento ao invés do  dinheiro físico. 

Neste contexto, as opções de débito e crédito acabam causando dúvidas nos usuários.

Os dois métodos de utilização, no entanto, são bastante diferentes entre si.

Em uma opção – crédito – o pagamento pode ser postergado por um período mínimo de trinta dias e, na outra – débito -, o pagamento é realizado no ato da compra. 

Continua após a publicidade:

Para te ajudar a entender melhor, o iDinheiro preparou este conteúdo sobre a diferença entre essas duas modalidades de pagamento pelo cartão. 

O que é um Cartão de Crédito?

O cartão de crédito é a modalidade de pagamento que funciona como um empréstimo da administradora do cartão.

Continua após a publicidade

Uma vez que, ao efetuar o gasto o valor será cobrado através da fatura apenas no vencimento da fatura. Contudo, o lojista pode solicitar o recebimento do valor, em alguns casos, no mesmo dia.

Com isso, o consumidor pode pagar uma despesa feita hoje, apenas 30 dias depois, a depender do dia que comprou o bem. No entanto, este fato não interfere no embolso do valor pelo comerciante.

Assim, o cartão de crédito permite a compra com a quitação da fatura a ser realizada posteriormente.

Outra característica capaz de definir com exatidão os cartões de crédito, é o parcelamento.

Afinal, só conseguimos dividir o valor das nossas compras em diferentes períodos quando utilizamos este mecanismo de pagamento. 

Continua após a publicidade

Como o cartão de crédito funciona

Apesar do cartão de crédito estar em nossas vidas há bastante tempo, precisamos relembrar quais são suas principais características.

Desta maneira, a usabilidade se tornará mais simples e você, certamente, terá uma melhor experiência e controle sobre os seus gastos. 

Limite de compra

Ao ter um cartão de crédito em mãos, é normal ter um determinado saldo de utilização. 

Quando você inicia o relacionamento com a instituição financeira, este limite pode não ser alto, porém, ele pode ser modificado em sequência.

Continua após a publicidade

Este, basicamente, é o valor que a empresa está disposta a emprestar, para que você gaste e realize o pagamento posteriormente.

Porém, ao atingir o valor máximo, o usuário não poderá mais usar o cartão até que pague a fatura para liberar o limite. 

Atraso de faturas e juros

Além disso, o atraso na quitação das compras pelo cartão de crédito ocasiona o pagamento de juros, que no Brasil são bem altos. 

O fato  de não pagar as faturas em dia, também, impossibilita que os clientes consigam aumentar seus limites de compra

Continua após a publicidade

O que é um Cartão de Débito?

O cartão de débito, é uma maneira de realizar um pagamento de maneira simples e descomplicada, onde o saldo é debitado automaticamente de uma conta, seja ela corrente ou poupança.

Para que a compra seja confirmada, portanto, é preciso haver na conta vinculada ao cartão com dinheiro suficiente para efetuar a transação. 

Assim que o gasto é efetuado, o dinheiro sai imediatamente da sua posse.

Por isso, o limite desse tipo de cartão é igual ao valor que você possui na conta bancária ao qual o cartão é vinculado.

Algumas instituições, inclusive, permitem que o limite do cheque especial seja utilizado para compras no débito.

Continua após a publicidade

Porém, é muito importante que você sempre acompanhe o extrato para evitar pagar juros bancários de maneira desnecessária. 

Benefícios do cartão de débito

Geralmente, o uso do cartão de débito costuma trazer benefícios, principalmente para quem não tem o hábito de controlar as finanças através da função crédito. 

Além de ser uma excelente forma de organização do orçamento, já que o indivíduo não precisa lidar com o cálculo de parcelas futuras.

Ademais, o cartão de débito pode ser considerado uma boa opção para pessoas que tenham o nome negativado e estejam impossibilitadas de contar com um cartão de crédito. 

Continua após a publicidade

Principais diferenças entre o Cartão de Crédito e Débito 

A principal diferença entre o cartão de crédito e o de débito é a forma de pagamento, mas podemos citar o limite como outro diferencial.

Se no cartão de crédito é possível fazer compras antes de realizar efetivamente o pagamento e diluir o valor em parcelas mensais.

No cartão de débito, a coisa muda de figura, você só consegue realizá-las, se o dinheiro estiver disponível na conta corrente. 

Há, ainda, a questão do limite. No cartão de crédito, é possível efetuar compras mesmo que que você não disponha dos valores para quitar a dívida naquele momento.

Continua após a publicidade

Com isso, você acaba ganhando um pouco mais de tempo para captar recursos e fazer o pagamento sem comprometer o orçamento. 

Compras online

Entender as diferenças entre o cartão de crédito e débito também pode fazer com que a experiência das compras online se torne algo mais simples e intuitivo, principalmente se você ainda tem receio de utilizar este meio. 

Porém, alguns sites disponibilizam o método de pagamento em débito para democratizar os recebimentos e ofertar opções para que, quem não tenha um cartão de crédito, possa realizar suas compras da mesma maneira. 

Estorno de valores

Outra diferença entre o cartão de crédito e débito está relacionada ao estorno de valores. Em caso de cobrança de valores errados, o estorno do valor no cartão de crédito se torna mais fácil. 

Continua após a publicidade

Caso algum débito indevido aconteça, é possível que na fatura seguinte, esse valor já não seja mais cobrado e você seja ressarcido com abatimentos na próxima cobrança. 

Já no cartão de débito, a burocracia pode ser um pouco maior. Pelo fato do dinheiro ser retirado da conta no momento da compra.

É, então, preciso aguardar o estorno. Esse processo pode levar dias e até mesmo semanas. 

Cheque especial

No cheque especial as diferenças entre o cartão de crédito e o de débito são grandes.

Continua após a publicidade

No débito é comum que já exista um limite pré aprovado, com isso para utilizar basta passar o cartão normalmente. 

O dinheiro e o juros serão pagos ao banco por meio de faturas ou até mesmo de retirada automática da conta corrente ao ser identificado um depósito na mesma. 

No entanto, no cartão de crédito, caso você utilize o seu limite total de compras e precise de um saldo maior, será necessário contatar o banco. 

Qual a melhor opção: Cartão de Crédito ou Débito? 

Não existe um tipo de cartão melhor do que o outro, mas sim, situações em que é melhor utilizar o cartão de débito ou de crédito.

Continua após a publicidade

Caso o dinheiro para comprar algo já esteja na conta corrente, e a empresa ofereça desconto no pagamento à vista, a melhor opção normalmente é o débito.

Afinal, por meio dele você conseguirá pagar menos pelo produto ou serviço. 

Mas se mesmo com o pagamento à vista não for possível o desconto, o crédito pode se tornar uma opção melhor. 

Em resumo, as diferenças entre o cartão de crédito e de débito podem trazer vantagens em cada uma das situações.

Vale a pena analisar e escolher qual o melhor a ser utilizado. 

Gostou do artigo? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de todos os assuntos relacionados ao universo financeiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *