Confira 8 dicas para se preparar e aproveitar a Black Friday

Veja dicas de como se programar e garantir as melhores chances de aproveitar a Black Friday, que este ano ocorre no dia 27 de novembro.

Isabella Proença
Isabella Proença

Com o dia 27 de novembro se aproximando, falta menos de um mês para uma das datas mais importantes do comércio, tanto para consumidores que querem comprar mais barato como para as empresas, que buscam diminuir o impacto da crise. Mas, é importante se atentar a algumas dicas para a Black Friday para evitar transtornos na data.

O período é uma oportunidade de ofertas para os clientes e de aumento de venda para as lojas.

Continua após a publicidade

Nesse momento, é importante que haja um planejamento por parte dos consumidores, a fim de que problemas — como compras por impulso, endividamento e falsas promoções — sejam evitados.

Portanto, a orientação é ficar atento diante às promoções para não comprometer as finanças, além de usar o tempo que resta para fazer uma boa pesquisa em sites e lojas.

Continua após a publicidade

Assim, será possível garantir que fará um bom negócio, fugindo sempre das compras por impulso, que no futuro poderão trazer dívidas desnecessárias.

Dicas de como se preparar para aproveitar a Black Friday

O educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, deu 8 dicas para os compradores aproveitarem as vantagens da Black Friday sem comprometer seus orçamentos. Confira!

1. Fuja de dívidas e evite parcelamentos

Se possível, não compre se para isso precisar se endividar. visto que o parcelamento também é uma forma de dívida. Caso seja inevitável, tenha certeza de que a parcela não afeta seu orçamento.

2. Verifique o orçamento

Ainda neste sentido, analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa.

Continua após a publicidade

Ainda que o produto esteja mais barato que o normal, a compra cabe no seu orçamento naquele momento? Se a resposta for não, é mais recomendável perder a promoção.

3. Pesquise os valores dos produtos desejados antes da Black Friday

Se antecipe à Black Friday pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ter certeza se os descontos dados realmente são interessantes.

4. Dicas para a Black Friday: faça uma lista

Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar. Inclua também quem deseja presentear e o quanto pretende gastar com cada presente.

Com tudo em mãos, é mais fácil não cair em promoções tentadoras e gastar com algo que não era previsto.

Continua após a publicidade

5. Priorize as crianças

Se estiver em situação financeira problemática e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Isso porque os adultos entenderão mais fácil o motivo de não receberem presentes.

6. Acesse sites seguros

A internet deve ser utilizada como meio de pesquisa, mas é preciso ter cuidado, acessando apenas sites confiáveis e comprando em lojas seguras, porque os crimes digitais são cada vez mais comuns hoje em dia.

Confira dicas sobre segurança digital em compras online.

7. Compras em lojas físicas

Caso vá até uma loja física, se prepare para ir com tempo de sobra e vista roupas confortáveis.

Além disso, é importante ter muita paciência, pois a pressa pode fazer com que você tome decisões sem realmente pensar, e isso pode ser um problema.

8. Converse sobre os presentes

Por fim, procure saber o que as pessoas querem em relação a presentes. Muitas vezes coisas caras são compradas, sendo que presentes mais baratos agradariam muito mais.

Esta matéria foi útil? Então, se inscreva na newsletter do iDinheiro e continue acompanhando nossas publicações sobre a Black Friday.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.