Ao pensarmos em realizar um depósito, a primeira alternativa que nos vêm a cabeça é depositar através dos envelopes destinados à essa atividade, diretamente no caixa eletrônico do seu banco. A questão é que ao adotar esse procedimento é necessário ter em mente o tempo de processamento da operação, desde a entrada do envelope até o momento em que o dinheiro é liberado.

No texto a seguir pretendo esclarecer como funcionam os prazos relacionados a essa operação, para que você não tenha nenhuma surpresa e passe aperto por conta de valores aguardando liberação no banco.

Continua após a publicidade:

Tempo de Processamento do Envelope

Ao depositar um certo valor, seja em dinheiro ou cheque, através dos envelopes disponíveis nos caixas eletrônicos, fica registrado a data e horário em que você deu entrada em tal transação. A partir deste momento o banco tem o prazo total do dia útil em que a solicitação foi feita, mais 1.

Ao tentar depositar um valor na sua conta bancária, o prazo para que o dinheiro seja liberado é equivalente ao dia útil em que o depósito ocorreu, mais o dia útil seguinte. Portanto para envelopes postados de Segunda a Quinta, antes das 17h, o prazo máximo para a liberação do dinheiro é até o dia seguinte.

Apesar do prazo ser maior, em casos onde o depósito entra no sistema antes das 16h, muito geralmente, os valores são liberados no mesmo dia em que a transação foi realizada. Apesar de recorrente, isso não é uma regra, por tanto em casos onde você precise dos valores compensados com urgência, vale mais a pena fazer o depósito por meio de TED, diretamente do ponto de Atendimento na agência mais próxima, dessa forma, seu dinheiro fica disponível em minutos.

Caixa-Eletronico
Saiba os prazos de processamentos dos envelopes de depósito

Na Sexta, Sábado, Domingo e Feriados, quais são os prazos?

Um caso especial são os depósitos realizados na Sexta, Sábado e Domingo.

No caso específico da Sexta Feira, irá depender muito do horário em que a transação foi realizada. Para envelopes postados antes do encerramento do expediente da agência, que normalmente é entre 16h ou 17h, a sexta é considerada dia útil e por tanto o prazo para crédito vai até o próximo dia útil (geralmente, na segunda feira).

Em situações onde o envelope é colocado na sexta após o encerramento das atividades do banco, fica caracterizado como fim de semana. Nesse caso, semelhante ao que ocorre aos sábados e domingos, o valor é processado no próximo dia útil, se for uma segunda, o prazo para liberação do valor é até a terça feira.

Vale ficar atento também aos valores colocados durante o feriado, assim como aos fins de semana, o depósito só será processado no dia útil seguinte. Por esse motivo, dependendo do dia em que o feriado acontecer, esse prazo pode ser consideravelmente longo, fique atento as datas e horários.

No mais, não há muito segredo, basta estar ciente dos prazos para evitar imprevistos. Ficou com alguma dúvida? Teve alguma informação que não ficou muito clara? Deixa aqui nos comentários que temos o maior prazer em te ajudar.

Publicidade