O que fazer com depósito em conta encerrada? Tem como recuperar?

O que fazer se depositou em conta encerrada? Veja o que acontece com depósitos e transferências me contas que foram fechadas pelo banco ou pelo cliente e como recuperar o dinheiro depositado.

flaviomariano
Flávio Mariano

Dentre todas as opções de transações bancárias disponíveis, duas das mais comuns são o depósito em dinheiro e a transferência de valores. Geralmente, feito por meio de caixa eletrônico ou aplicativo, você deve informar a agência e conta que receberá a quantia enviada.

Caso digite alguma informação errada é possível que nem consiga concluir o depósito e receba imediatamente uma mensagem de erro e informando que algum dos dados informados não estão corretos, sendo necessário refazer a operação.

Continua após a publicidade

Bem, mas e se realizar um depósito em uma conta encerrada? O valor depositado irá para o destinatário? Para o banco? Voltará para a conta do depositante? É exatamente neste assunto que falaremos no artigo.

Depósito na Conta Encerrada

Quando se solicita o encerramento da conta corrente, e isso é imprescindível se você não utilizará mais os serviços daquele banco, há um período entre a solicitação de encerramento de uma conta bancária e sua desativação de fato. Neste tempo, é possível que ainda receba depósito e que ao informar os dados no caixa eletrônico a conta seja reconhecida. Este prazo estará dentro dos 30 dias em que o banco tem para encerrar a conta definitivamente após a solicitação.

Continua após a publicidade

Porém, após o encerramento da conta os depósitos não são recebidos, deste modo, em até três dias úteis o dinheiro depositado está novamente em sua conta corrente.

Vale lembrar que caso realize por envelope bancário, é imprescindível que preencha todos os dados, porque se a agência bancária necessitar devolver o dinheiro irá entrar em contato por meio deles.

Em resumo, se realizar um depósito em uma conta que já esteja encerrada o dinheiro será estornado para a conta de quem depositou. Pode ser que aconteça no mesmo dia ou em até três dias úteis.

Certifique-se de que a conta pode receber depósitos

comprovante depoisto
Guarde os comprovantes de depósito caso a transação não se concretize

É claro que o melhor caminho sempre é prevenir. Portanto, antes de realizar um depósito, procure informar-se com o responsável pela conta se ela permanecesse ativa e confirme todos os dados. Não esqueça de atentar-se ao banco que será depositado o valor, ainda mais se for realizar o procedimento por meio do internet banking. É possível que a operação seja concluída, mesmo com os dados errados.

Continua após a publicidade

Confirme a agência e conta corrente, além do nome do beneficiário e seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), para casos de depósito de outra agência bancária. Exemplo, eu possuo uma conta no Banco do Brasil e irei depositar em uma conta do Santander.

O ato de verificar pode evitar futuras dores de cabeça, como o depósito em conta errada, ou de outro titular. Portanto, não tenha pressa, confira tudo com calma antes de enviar o dinheiro.

Se você irá receber valores e informou sua conta que está há muito tempo parada, contate o banco antes para saber se a falta de movimentação gerou o encerramento da conta. Observe também caso tenha encerrado sua conta corrente presencialmente se alguma outra pessoa não fará o depósito baseado nos dados antigos e atualize sua conta corrente em todos os serviços de pagamento que venha a utilizar.

Guarde os Comprovantes

Também é importante que você guarde o comprovante emitido pelo caixa eletrônico, caixa físico ou pelo internet banking. Ele nada mais é do que um documento que comprova o dia e horário que o dinheiro foi enviado e a conta que recebeu.

Continua após a publicidade

Caso ela já tenha sido encerrada e seu dinheiro não foi devolvido, use o comprovante como prova para solicitar seu dinheiro de volta, ou então, que seja encaminhado para a conta correta.

Quaisquer dúvida que surgir em uma operação bancária, procure o gerente de sua conta ou algum dos atendentes que podem ajudá-lo a solucionar o problema referente ao depósito.

Não esqueça, o quanto antes entrar em contato com o banco para informar que a conta do depósito foi encerrada, mais rápido será o reembolso de seu depósito. Fique atento e não perca tempo.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

19 comentários

  1. Dalrilene

    Minha conta está cancelada e minha empresa fez o deposito de meu salário. O q vai acontecer com meu dinheiro?

  2. Janaina Meireles

    Boa Tarde ,a Caixa transferiu meu saque aniversário para uma conta do BB no dia 16/04 porem a conta está encerrada, fui até a agência da caixa ,fiz a mudança de conta
    e fui informada que o dinheiro retornaria mas ainda não foi estornado pra conta do FGTS . O que faço?

  3. Carlos Henrique

    Minha empresa deposita meu salário em uma conta que vinculei para receber, mas conta foi encerrada. Toda vez fica o crédito na conta encerrada e não na conta salário como erra

  4. Continua após a publicidade

  5. Nelson

    Fiz uma transferência para uma conta que não sabia que estava encerrada e o recurso não retornou para minha conta. O destinatário pediu para eu pagar novamente, em outra conta, mas eu não recebi a devolução do dinheiro.
    Como posso resolver isso?

  6. Everton Braga

    Boa noite eu tenho conta no Santander mais fiz portbalibildade para caixa toda vez q a empresa deposita meu salário no Santander imediatamente dinheiro vai pra Caixa ,porém eu agora mudei de agencia da caixa e minha dúvida é o seguinte ainda caíra meu salário na caixa por meio da portabilidade mesmo tendo mudado de agencia ou não.

  7. PAUL

    Foi feito um depósito na minha conta, mas devido ao fechamento da agência a conta mudou de agência e de número. Ele conseguiu fazer, pois me enviou confirmação do depósito. Isso significa que o dinheiro entrou na conta? O que fazer agora?
    Não posso falar com minha gerente pois a agência está a mais de 2 horas de viagem (o Bradesco não permite que eu transfira a conta, não sei por quê) e o telefone nunca atende, só máquina.

  8. nelson

    depositei indevidamente eu uma conta errada e a creditada não quer devolver o que posso fazer

  9. Marcelo Alves

    Eu fiz um depósito em uma conta corrente no banco bradesco que não tenho conta alguma. Encerrei a transição mas não imprimi o comprovante, e nem mandaram automaticamente, tem como eu conseguir esse comprovante??

  10. Denis Soares

    Bom dia!
    Recebi transferência referente à serviços prestados para um clientes em uma conta que eu já havia solicitado o encerramento ha algum tempo. Até ai, mais ou menos tudo bem. O problema é que o banco não estornou o valor para a conta de origem, e o pior e mais chato e constrangedor e irritante, já fui no banco varias vezes e não consigo o valor. Quando fui sacar direto no caixa, diz que a conta está inativa. O gerente deu ordem de pagamento, mas fui sacar, e novamente não consegui pelo mesmo motivo.
    Já me senti prejudicado com a situação, e pretendo abrir uma ação por danos morais. è uma situação para Danos Morais? Preciso de um norte pertinente ao assunto.
    Atenciosamente,
    Denis Soares

  11. Edlane Morais

    Boa tarde!
    Fiz uma TED do Itau pela internet para uma conta bancária do Banco 003 BASA dia 18/06 e hoje me informaram que a conta está inativa alegando não terem recebido o dinheiro, mas até o momento esse dinheiro não foi estornado, o que devo fazer ?

    Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.