Depois da compra, quantos dias leva para compensar o boleto?

O prazo de compensação dos pagamentos feitos com boleto é um pouco mais demorado. Saiba quanto tempo leva para o pagamento ser liberado.

flaviomariano
Flávio Mariano

Você já deve ter observado que várias lojas online oferecem descontos para quem compra no boleto bancário. Nesse caso, a redução é semelhante a oferecida no comércio para pagamentos feitos com dinheiro ou débito – ainda que o cartão de crédito também seja considerado como uma forma de pagamento à vista.

Comprar com desconto é sempre muito bom, mas, no caso das compras feitas pela internet, é preciso levar em conta o tempo que demora para que o boleto seja compensado. Afinal, esse prazo maior pode fazer diferença, principalmente se você tem pressa.

Continua após a publicidade

Compensação do boleto bancário

O boleto bancário passa pelo sistema de compensação do banco que o emitiu. Isso significa que o pagamento será verificado pelos funcionários antes que o beneficiário receba o dinheiro em sua conta. Por causa de todos esses trâmites, o processo é mais demorado. Somente depois que o valor é liberado que o vendedor realmente confirma a realização da compra.

Quanto tempo leva para liberar o pagamento?

O prazo de compensação do boleto é de 72 horas úteis, ou seja 3 dias. Assim, se você faz uma compra pela internet no sábado, é possível que o valor só seja compensado da quarta feira. Quando falamos em compensação, é sempre preciso lembrar dos dias úteis, pois nos fins de semana e feriados o banco não compensa pagamentos. O horário em que a transação é realizada também pode fazer diferença, porque os pagamentos feitos à noite só irão para a compensação no próximo dia útil.

Saiba quanto tempo leva para o boleto ser compensado
Saiba quanto tempo leva para o boleto ser compensado

Compras feitas com boleto

Levando em consideração os prazos, a compra feita com boleto é mais demorada. Nas transações feitas com cartão de crédito, o processo de liberação do pagamento é feito de forma eletrônica e, por isso, o valor é liberado quase que instantaneamente (às vezes pode levar até 24 horas). Já nos pagamentos com boleto, os 3 dias úteis da compensação atrasam a liberação. Isso significa, na prática, que a loja só começará a preparar o envio da mercadoria após o pagamento ser liberado. Acrescente ainda o prazo do frente e a demora pode ser grande, principalmente para quem tem pressa.

Atenção: o prazo máximo para a compensação é de até 72 horas úteis, mas pode acontecer do pagamento ser liberado antes, dependendo da compensação feita no banco. Mesmo assim, é bom sempre contar com a demora de 3 dias úteis para não ter surpresas.

Outros prazos de compensação

Já que o assunto é compensação, vale a pena conhecer alguns outros prazos:

  • O prazo para compensação de cheques é de 1 dia útil para valores acima de R$300 e 2 dias úteis para valores inferiores a R$300.
  • Transferência feitas por meio de DOC demoram cerca de 1 dia útil para cair na conta do beneficiário. Já as transferências feitas por meio de TED são praticamente automáticas.
  • Os pagamentos feitos com cartão de débito são descontados automaticamente. O mesmo costuma acontecer com o cartão de crédito, mas as administradoras podem levar até 24 horas para confirmar um pagamento na função crédito.

Se você observar que o tempo de compensação está mais demorado que o normal, entre em contato com o banco responsável para saber se houve algum problema.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

162 comentários

  1. Massahiro

    O Mercado livre e maioria dos Marketplaces consideram um venda concretizada somente após a aprovação do pagamento.
    Até que isto ocorra não é dado baixa no estoque dos produtos. Se vc fez a compra por boleto e ainda não houve a compensação e alguém efetuar uma compra com um meio mais rápido de aprovação, ele levará o produto na sua frente. Se tiver apenas um item no estoque o seu pagamento será estornado. Isto é normal, são as regras do jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.