Como descobrir o CVV do cartão se ele está apagado? O que fazer?

O CVV não é inserido em relevo nos cartões, mas sim impresso com tinta. Por isto, ele pode ser apagado, com o tempo. Saiba o que fazer, nestas situações.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

O código de segurança do cartão de crédito apagou e agora você precisa descobrir o CVV do cartão? Não se desespere! Hoje em dia, conseguir a informação pode ser mais simples do que você imagina. É muito importante conhecer o seu cartão de crédito, entender as informações impressas nele e também saber como protegê-lo.

Atualmente, são aplicados diversos golpes que roubam os dados dos cartões e, depois, os utilizam para realizar compras ilícitas. Comumente, estes golpes visam capturar o CVV (Card Verification Value), que é o código de verificação do cartão. Ele é imprescindível para a realização de compras, e comumente é impresso na parte de trás do plástico.

Continua após a publicidade

Hoje, vamos falar sobre as formas de descobrir o CVV do cartão quando ele foi perdido, seja por qualquer motivo.

Como descobrir o CVV do cartão se ele foi apagado?

Visto esta necessidade de utilização do CVV, ele deve estar sempre disponível para o titular do cartão. Hoje em dia, temos uma vantagem interessante. É possível gerar um cartão online na maioria dos bancos, principalmente os digitais. Com esse cartão, conseguimos fazer compras na internet e por aplicativos no celular.

Continua após a publicidade

É uma boa forma de fazer compras emergenciais no momento em que você percebeu que, realmente, esqueceu o número do CVV. Entretanto, é importante mencionar que, caso você tenha gravado o seu CVV em sua memória, não é imprescindível que o cartão seja substituído, se esse for o único dano existente.

Caso o cartão funcione da mesma forma, realizando os pagamentos, não é necessário que seja emitido outro, não fazendo o cancelamento do cartão atual. Até mesmo porque, nessas situações, o próprio cliente pode ter que pagar pela segunda via do cartão, o que será algo custoso.

icon

Dicas

Não é preciso se preocupar com o processo de recuperação do CVV. Primeiramente, você pode abrir o aplicativo do seu cartão de crédito e solicitar uma segunda via. Também é possível fazer a solicitação na Central de Atendimento via telefone ou ir até uma agência física, se você tiver acesso a ela.

De toda forma, lembre-se de tomar cuidado com o número e não anotá-lo em locais que podem ser facilmente acessados. O melhor método de não o perder, mesmo se a tinta se apague, é memorizá-lo.

Por que o CVV pode apagar tão facilmente?

Na maioria dos casos, os números CVV são formados por três dígitos, mas também podem ter quatro, como no caso dos cartões American Express.

Continua após a publicidade

Este código é utilizado para dar mais segurança nas transações digitais, principalmente, pois apenas os donos do cartão, tendo o número em mãos, conseguem fazer compras online. Logo, caso seja uma situação de fraude e o indivíduo não esteja com o cartão em mãos, ele não saberá qual o código CVV e, assim, não poderá prosseguir com a operação.

Para oferecer ainda mais segurança, o código de verificação não é inserido em relevo no plástico, mas sim impresso neste, com tinta. Desta forma, ele não fica tão visível a terceiros, e pode ser até mesmo escondido com algum material.

Justamente por isso é possível que você tenha perdido o CVV do cartão! Com o tempo, é normal que o número acabe apagando ou ficando ilegível, principalmente se você usa muito o cartão de crédito.

icon

Atenção

Além disso, o CVV não é registrado em nenhum outro local, além do cartão, e não aparece em recibos, após realizar compras com o cartão.

CVV
O CVV está localizado na parte de trás, comumente, dos cartões.

Conclusão

Como pode-se perceber, o código de verificação é muito importante e, por isso, deve estar sempre à mão do titular do cartão quando este desejar realizar uma compra online. Apesar de ser curto e de fácil memorização, muitas pessoas não se lembram do CVV. Assim, precisam verificá-lo.

Porém, em alguns cartões, devido ao uso e qualidade, o código acaba se apagando, até desaparecer completamente. E, como mencionado, quando o código de verificação é apagado, o titular do cartão pode se prejudicar.

E então? Entendeu as melhores formas de descobrir o CVV do cartão se ele tiver apagado? Esperamos que sim! Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário, para que possamos ajudar da melhor forma possível.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

6 comentários

  1. Joice Fernandes

    Preciso saber o código de segurança do meu cartão do banco do Brasil?

  2. Stephanny Piccioni

    boa tarde, eu preciso saber o cvv do meu cartão, mas nao estou cm ele, tenho apenas os números anotado. o que faço ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.