Estilo de Vida, Ganhar dinheiro, Vagas

Cursos técnicos gratuitos: conquiste o seu certificado de nível técnico

Luana de Oliveira
Luana de Oliveira
cursos técnicos gratuitos
Neste artigo, listamos os principais cursos técnicos gratuitos oferecidos pelas principais instituições educacionais. Confira!

Cursos técnicos gratuitos: conquiste o seu certificado de nível técnico.

É sabido que a educação é primordial para a formação de um bom profissional. São com os estudos que o aluno consegue obter conhecimentos teóricos e práticos para encarar os desafios do mercado de trabalho.

E, quanto a isso, a boa notícia é que hoje em dia, é possível encontrar várias opções de ensino para quem deseja aprender ou se aprimorar para uma profissão técnica.

Continua após a publicidade

Portanto, hoje iremos abordar sobre os cursos técnicos gratuitos, e como este tipo de ensino tem ganhado espaço entre os alunos que buscam qualificações e uma carreira profissional.

A importância de fazer cursos técnicos gratuito

Com o mercado cada vez mais competitivo, a procura pelos cursos técnicos vem crescendo a cada dia.

Continua após a publicidade

Diante disso, muitas pessoas procuram por este meio para acelerar a sua entrada no mercado de trabalho.

Diferente das universidades, o ensino no curso técnico é muito mais focado para as exigências do mercado de trabalho.

Dessa maneira, durante as aulas, o aluno vai aprender as funções específicas e necessárias para desenvolver suas atividades nos negócios da sua área de atuação.

Além disso, como é um curso bastante voltado para área de atuação, a sua duração costuma ser de apenas 1 ou 2 anos e com um custo bem abaixo do que uma graduação.

Continua após a publicidade

Portanto, podemos dizer que este tipo de ensino é o caminho mais curto entre o ensino médio e o mercado de trabalho.

Cursos técnicos gratuitos: veja os 17 melhores

Existem diversos cursos técnicos gratuitos online e presenciais, em diversas áreas do mercado e com um alto grau de empregabilidade, ou seja, que permitem que você consiga um emprego com mais facilidade.

Ou seja, a variedade é imensa, e provavelmente você conseguirá encontrar o curso ideal para o aperfeiçoamento das suas habilidades para o mercado de trabalho.

Aqui, portanto, fizemos uma lista de algumas opções de cursos técnicos com certificado nas principais áreas de atuação.

Continua após a publicidade

1. Administração para empresas

Essa é uma área voltada para as pessoas que trabalham ou desejam trabalhar nas funções administrativas, ou já são microempreendedores, por exemplo.

Assim, os cursos desta área costumam ensinar planos de negócios, gestão financeira, comercial e apresentam grandes informações sobre marketing da empresa.

2. Agente de Higiene e Beleza Animal

O curso de qualificação para Agente de Higiene e Beleza Animal é uma modalidade para profissionais que já atuam com estética e higiene de animais domésticos, mas que buscam melhorar as suas habilidades.

Também é possível participar aqueles que desejam aprender novas técnicas e desenvolver o seu lado profissional.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, após o curso, o aluno estará capacitado para exercer funções, como:

  • atendimento ao cliente em Pet Shops;
  • prática profissional de banho;
  • tosa, embelezamento de animais domésticos e entre outros.

3. Almoxarife

Com grande atuação no mercado em horário comercial ou por meio de turnos, o curso voltado para o almoxarife ensina os futuros profissionais sobre como realizar a movimentação, recepção, conferência, expedição e distribuição dos produtos internos de uma organização.

Significa que o aluno estará apto para lidar com estoques de mercadorias em instituições de diversos portes e segmentos.

4. Agente de Turismo

O setor de turismo vem ganhando forças a cada ano no mercado, e com isso, existe uma necessidade diária de profissionais capacitados.

Por isso, uma das funções técnicas com alta empregabilidade é a do agente de viagem.

Continua após a publicidade

Esse profissional é o responsável por comercializar pacotes turísticos, passagem aéreas e outros serviços ligados ao turismo.

Também é possível encontrar oportunidades de atuação para quem deseja trabalhar como consultora e agenciamento específico.

Vale lembrar que, com os adventos da pandemia mundial do novo coronavírus, os turistas vão precisar, mais do que nunca, de orientações e dicas de um profissional especializado.

5. Azulejista

Este curso ensina sobre as técnicas utilizadas para realização das atividades da melhor maneira possíveis, além de apresentar os principais materiais utilizados pelo azulejista.

Continua após a publicidade

Além disso, o aluno também terá capacidade de preparar o espaço e a limpeza, otimizando seu trabalho, garantindo maior durabilidade do resultado e, claro, minimizando a sujeira que a instalação pode gerar.

6. Consultoria de Moda

A Consultoria de Moda é uma área bem valorizada, até porque nossa imagem transmite outras informações que vão além do nosso discurso.

Assim, a consultoria de moda explora questões relacionadas a harmonização da pessoa de acordo com seu estilo, estratégias para valorizar algumas características e até o reforço da autoestima.

Os interessados pelo curso costumam aprender como auxiliar pessoas a desenvolver um estilo e sua marca pessoal. Além disso, podem aprender um pouco sobre a história da moda, estilos, acessórios e as roupas adequadas para cada tipo de corpo.

Continua após a publicidade

7. Design de Sobrancelha

O designer de sobrancelha é o profissional responsável por modelar esse elemento do rosto, delineando as sobrancelhas de suas clientes de acordo com o formato do rosto e gosto.

Nem precisamos comentar o quanto esses profissionais são requisitados em salões de beleza ou mesmo, para atendimentos individuais, não é mesmo?

O curso para esta área de atuação ensina técnicas básicas de visagismo, além de apresentar todas as ferramentas para a realização da função, como a pinça, cera, paquímetro, linha e outros.

8. Enfermagem

Antes de mais nada, é importante ressaltar que este profissional precisa gostar de lidar com diferentes tipos de pessoas, além de estar disposto de trabalhar em equipe.

Continua após a publicidade

Isso porque o curso técnico de Enfermagem engloba diversas matérias que serão responsáveis pela capacitação do aluno para o mercado de trabalho.

Dessa maneira, a sua atuação pode ser realizada em hospitais, centros médicos, posto de saúde, casas de repouso, atendimento domiciliar ou até mesmo em clinicas de reabilitação.

9. Estética

Os interessados na área de estética vão aprender a realizar avaliações corporais e faciais dos seus clientes, instruindo o melhor tratamento e procedimentos estéticos.

Além disso, este profissional vai ter todo o esclarecimento sobre como realizar as combinações de cosméticos.

Continua após a publicidade

10. Farmácia

O mercado de trabalho possui uma grande demanda para este profissional, visto que a cada dia este segmento está crescendo e vem aparecendo novas indústrias necessitando mão de obra.

O aluno formado nesse curso estará habilitado para atuar em farmácias, hospitais, drogarias e em indústrias cosméticas, farmacêuticas e entre outras.

11. Fotógrafo

Este tipo de curso ensina diversas técnicas de fotografia e como realizar o tratamento das imagens.

Normalmente, o foco principal das aulas são referentes aos eventos, como o casamento e formatura, que são as áreas mais requisitadas no mercado.

Continua após a publicidade

Um ponto que precisa de atenção é que o aluno precisa ter a sua disposição uma câmera fotográfica para executar as atividades ensinadas.

12. Garçom

Muitas pessoas não sabem, mas esta modalidade é voltada para o curso da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

E apesar de muitas pessoas trabalharem sem uma formação, saiba que um certificado é um grande diferencial para um garçom.

Principalmente para quem deseja atuar em restaurantes mais requintados, cruzeiros ou fora do país, onde o padrão de qualidade é mais exigente, demandando um profissional diferenciado.

Continua após a publicidade

O aluno que conclui o curso técnico gratuito para Garçom pode exercer suas funções em restaurantes, bares, hotéis, clubes e até em eventos de empresas.

Dessa maneira, ess profissional fica encarregado de preparar todo o ambiente, além de receber, atender e servir os clientes.

13. Jardinagem

O curso de Jardinagem é voltado para as pessoas que procuram exercer suas habilidades em paisagismo, plantio, desenvolvimento de jardins, hortas, adubação e compostagem.

Esta qualificação dá a oportunidade de o profissional trabalhar de forma autônoma, ou em empresas especializadas em paisagismo.

Continua após a publicidade

14. Manutenção de Notebooks

O profissional que realiza o curso de manutenção de notebook, consegue lidar com os diversos incidentes que podem aparecer nas máquinas dos clientes.

Esse técnico pode trabalhar de forma autônoma ou em empresas de assistência técnica. Além disso, suas principais atividades serão:

  • limpeza completa do notebook, como os cabos, baterias, telas e toda a parte interna;
  • troca de HD e outras acessórios;
  • acréscimo de memória;
  • formatação e manutenção das máquinas.

15. Manicure e pedicure

Profissionais da área de beleza precisam buscar por atualizações para se destacar no mercado de trabalho, com as manicures e pedicures, não é diferente.

Os cursos gratuitos voltados para esta área capacitam seus alunos por meio de técnicas específicas de higienização, corte, hidratação, esfoliação, lixamento e a colocação de unhas postiças.

Continua após a publicidade

Tais conhecimentos permitem que o técnico atue de forma generalista ou se especializando em um segmento, como é o caso das unhas postiças.

Além disso, vale lembrar que grandes redes de salões só contratam profissionais com, pelo menos certificação na área.

16. Meio Ambiente

O curso Técnico em Meio Ambiente proporciona ao aluno a capacitação necessária para exercer atividades relacionadas ao levantamento, sistematização de dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais.

Assim, este novo profissional terá a habilidade de contribuir processos de elaboração de políticas ambientais, na implementação e no controle de programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão integrada.

Continua após a publicidade

17. Padeiro

A pessoa que realiza este tipo de curso, terá conhecimento sobre as boas práticas de higiene para manusear os alimentos, assim como conhecer os diversos tipos de pães, o processo de produção de cada um deles e quais são as farinhas disponíveis no mercado.

O profissional pode atuar em padarias, supermercados ou pode abrir sua própria loja e vender seus pães de forma autônoma.

As instituições que oferecem os cursos técnicos gratuitos

Agora que você conheceu os principais cursos técnicos, vamos apresentar a seguir as instituições que oferecem alguns deles de forma gratuita, no regime presencial ou à distância.

Cursos técnicos gratuitos da FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição de ensino superior do Brasil, que iniciou suas atividades em 20 de dezembro de 1944.

Continua após a publicidade

Dessa forma, seu objetivo inicial era de promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da qualificação na área de administração pública e privada.

Entretanto, na atualidade a FGV possui uma atuação bastante ampla e diversificada.

Nela, é possível encontrar cursos nas áreas de Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Matemática Aplicada e, mais recentemente, Relações Internacionais e Ciência de Dados.

Dessa forma, além do MBA e Pós-graduação, a FGV também disponibiliza vários cursos de curta e média duração, live, online, cursos de alta gestão e programas internacionais.

Além disso, a FGV continua sendo sempre reconhecida pela qualidade e excelência ao produzir e difundir conhecimento.

Continua após a publicidade

Cursos técnicos gratuitos na FGV

Para identificar os cursos gratuitos oferecidos pela FGV, você vai precisar filtrar sobre o tipo de investimento que deseja fazer, ou seja, se está à procura de um curso gratuito ou regular.

Outra opção interessante para o uso desta filtragem do site da instituição é a possibilidade de visualizar apenas os cursos gratuitos ofertados de forma online, por exemplo.

Cursos técnicos gratuitos do SENAI

Criado em 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos.

Dessa maneira, além do apoio de diversas áreas industriais, esta instituição contribui com a formação profissional de diversas pessoas para o segmento de indústria.

Continua após a publicidade

Nesses casos, os novos profissionais saem capacitados para prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

Cursos técnicos gratuitos no SENAI

As informações dos cursos gratuitos no SENAI estão disponibilizadas no próprio site, no espaço de notícias.

Outra forma de verificar a gratuidade seria a realização da filtragem pela cidade, modalidade (EAD ou presencial) e o tipo de curso que deseja realizar, para posteriormente entrar em contato com o SENAI da sua cidade.

Cursos técnicos gratuitos do SENAC EAD

Por conta da nova realidade, o Senac EAD liberou diversos cursos gratuitos e online. Assim, os interessados podem se qualificar com a nova metodologia de ensino à distância desta instituição.

Continua após a publicidade

Um ponto que merece destaque é que todos os alunos vão receber certificados de conclusão do curso, que possuem validade em todo território nacional. Com exceção da lista de conteúdos autoinstrucionais.

No site do SENAC, você confere os cursos gratuitos separados pela área de atuação, que são:

  • Enfermagem;
  • Meio Ambiente e Saúde;
  • Gestão e Negócios;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer;
  • Conteúdos Autoinstrucionais (sem certificação).

Conclusão sobre cursos técnicos gratuitos

No decorrer deste texto, você deve ter percebido que os cursos técnicos são uma ótima alternativa para quem almeja uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho e conhecimento mais prático sobre determinada área.

Além disso, considerando que não são todas as pessoas que possuem capital disponível para bancar as mensalidades de um curso profissionalizante, ver algumas opções gratuitas e de qualidade é motivador.

Continua após a publicidade

Ou seja, como mostramos neste artigo, existem meios para realizar a sua formação e capacitação na carreira de forma gratuita.

E, o melhor é que essas não são as únicas instituições educacionais que oferecem cursos técnicos gratuitos, no regime EAD ou presencial.

Se sua área de interesse não estava listada neste material, uma boa dica é procurar as instituições de ensino referência no segmento e procurar alternativas, eventos especiais ou promocionais.

Gostou dessas dicas para fazer cursos técnicos gratuitos e quer continuar acompanhando as novidades para fazer seu dinheiro render?

Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações do Push para receber os conteúdos em tempo real.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *