Senac: conheça os cursos gratuitos e presenciais para capacitação

Cursos gratuitos Senac: conheça as opções, confira as áreas de atuação e como funciona o programa de gratuidade da instituição.

Luana de Oliveira
Luana de Oliveira

Senac: conheça os cursos gratuitos e presenciais para capacitação

 

Você já se deparou na dúvida sobre qual instituição educacional escolher para realizar os seus estudos? Se a sua resposta foi sim, pode ficar tranquilo, pois não é o único que já enfrentou esta indecisão.

Existem vários fatores que você precisa avaliar antes de fazer a escolha.

Além de possuir o curso desejado, o novo aluno precisa verificar se o certificado de conclusão é reconhecido no mercado, se o conteúdo ensinado está de acordo com a exigência do mercado, a possibilidade de estudar gratuitamente e entre outros fatores.

Continua após a publicidade

Neste artigo, vamos falar um pouco do Senac. Você vai aprender sobre a história desta empresa, além de conhecer os variados cursos ofertados em formato EAD e presencial.

Interessou? Então, boa leitura!

O que é o Senac?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ou simplesmente Senac, é uma instituição de direito privado com fins públicos que funciona por meio de contribuições compulsórias de empresas do comércio e de atividades.

Continua após a publicidade

Funcionando desde 1946 em território nacional, é administrado pela Confederação Nacional do Comércio.

Seu principal objetivo é capacitar pessoas e empresas para o mercado de trabalho, com atividades educacionais e disseminando o conhecimento em Comércio de bens, Serviços e Turismo.

Atualmente, está presente em mais de 1.800 municípios, de Norte a Sul do Brasil. É possível encontrar mais de 600 unidades escolares, além de empresas pedagógicas e unidades móveis pelo Brasil.

Os interessados em estudar no Senac podem escolher entre os cursos presenciais e a distância, além de selecionar a área de conhecimento, que vão desde a Formação Inicial e Continuada à Pós-Graduação.

Cursos gratuitos Senac: conheça as opções e veja também as pagas

O portfólio do Senac é composto por diversos tipos de cursos, onde costumam ser apresentados nos seguintes grupos:

Continua após a publicidade

  • cursos livres,
  • cursos técnicos,
  • graduação,
  • pós-graduação;
  • extensão universitária.

Cursos Livres

Os cursos livres são direcionados para as pessoas que querem se atualizar ou ingressar no mercado de trabalho. E como alguns cursos são oferecidos em formato EAD ou presencial, não deixe de conferir o formato da aula antes de finalizar a inscrição.

Existem diversos tipos de cursos livres, focados em vários segmentos, como Idiomas, Turismo, Beleza, Educação, Gastronomia, Games, Gestão, Informática, Hospitalidade e entre outros.

Assim que concluir o curso, os alunos têm em mãos o Certificado Senac – documento reconhecido em todo o Brasil.

Cursos técnicos

Esta modalidade de cursos é destinada para as pessoas que procuram meios para serem inseridas no mercado de trabalho o mais rápido possível. Outro ponto interessante é a possibilidade de estudar onde e quando quiser com o Senac EAD.

Continua após a publicidade

As inscrições começam no final de outubro. E assim que finalizar o estudo, cada aluno recebe um diploma de conclusão do curso do Senac, no qual possui validade nacional.

Graduação

O Senac vem oferecendo aos brasileiros uma diversidade de cursos de graduação a distância. Com isso, os alunos possuem maior flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado.

A interface do curso é extremamente moderna e fácil de utilizar. Um ponto interessante é a sua acessibilidade, onde as pessoas com deficiência visual ou auditiva conseguem usufruir de todo o conteúdo apresentado.

Os cursos de graduação do Senac são compostos por professores e profissionais qualificado. Com aprovação do MEC, o seu certificado é reconhecido em todo território brasileiro.

Continua após a publicidade

Pós-Graduação

Os cursos de pós-graduação do Senac oferecem conteúdos voltados para as demandas atuais do mercado de trabalho. E os alunos vão ter todo o suporte dos professores qualificados, onde vão orientar e esclarecer todas as dúvidas, além de apresentar as melhores soluções.

Durante o curso, os alunos vão poder consultar todo o material didático, e utilizar todos os recursos multimídia que são disponibilizados na plataforma.

O ponto interessante é que todas as atividades são realizadas no ambiente virtual da instituição, inclusive as avaliações. Por conta disso, não existe a necessidade de comparecer presencialmente.

Extensão universitária

Os cursos de extensão universitária têm duração menor que os de pós-graduação e oferecem uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação.

Continua após a publicidade

Como forma de complementar a graduação, esta modalidade de estudo tem a capacidade de enriquecer o currículo, além de ampliar os horizontes do aluno para o mercado de atuação.

Para os cursos em EAD, toda a atividade é desenvolvida pela plataforma virtual do Senac, onde o aluno possui todo o suporte do professor e dos recursos didáticos. Como não existe a necessidade de encontros presenciais, as atividades podem ser realizadas no horário e dia que achar mais conveniente.

Observação: devido ao distanciamento por conta da pandemia gerada pelo COVID-19, o Senac suspendeu todas as aulas presenciais. Com isso, todas as aulas estão ocorrendo em formando virtual.

Conheça os tipos de cursos oferecidos pelo Senac

Neste bloco, vamos apresentar as áreas de atuação dos cursos do Senac EAD. Confira abaixo:

area de atuação cursos senac

Artes – A pessoa vai desenvolver o seu talento nas atividades voltadas para o lado artísticos, pedagógicos e culturais.

Continua após a publicidade

Design – Aulas voltadas para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. A intenção é que os alunos saiam atendendo a diferentes demandas, entregando projetos culturalmente reconhecidos, socialmente aceitáveis e ambientalmente viáveis.

Gestão – Os cursos são voltados para as pessoas que procuram se destacar no mercado, atuando em cargos de gestores nas mais variadas funções.

Meio Ambiente – Os cursos de Meio Ambiente do Senac preparam os alunos e futuros profissionais para organizar programas de educação ambiental, incluindo planejamentos de redução, reuso e reciclagem de materiais.

Segurança – A qualificação do Senac contribui para profissionais se tornarem mais engajados com a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Continua após a publicidade

Beleza – Os futuros profissionais vão ter acessos aos novos procedimentos voltados para tratamento e estética capilar, facial e corporal.

Educação – Módulos voltados para as pessoas que buscam conhecimento e uma excelente formação em docência ou em gestão administrativo-escolar.

Hospitalidade – Curso voltado para as pessoas que buscam entender a demanda dos segmentos de Hotelaria e Gastronomia. Com as aulas, será possível aprender sobre as solicitações que envolvem a gastronomia, hospedagem, lazer e eventos.

Moda – Este ramo está sempre aquecido no mercado, mas exige cada vez mais criatividade, pesquisa de mercado e visão competitiva. Aulas voltadas para a história da moda, design, estilo e muito mais.

Continua após a publicidade

Tecnologia da Informação – Neste curso, o aluno vai aprender sobre tecnologia, comunicação, informação, entretenimento, comércio, administração, gestão e logística.

Comunicação – Com as aulas do Senac, o aluno terá acesso à formação profissional de qualidade e ficará sempre alinhado às últimas tendências e demandas do mercado de trabalho.

Games – Além do conhecimento técnico, as aulas ofertadas nos cursos de games possuem conteúdos teóricos, com bastante aprofundamento nas seguintes temáticas: criação de jogos, produção, até gestão e empreendedorismo.

Idiomas – O Senac oferece curso de idiomas on-line em diversas línguas estrangerias. É possível aprender alemão, inglês, francês, hebraico, japonês e até libras, por exemplo.

Continua após a publicidade

Produção de Alimentos – Aulas online com o intuito de ensinar os alunos sobre as normas de segurança e como garantir qualidade e higiene nos produtos oferecidos aos clientes.

Turismo – Curso voltado para quem procura conhecimento sobre os processos de planejamento, operação e gestão dos produtos e serviços dos segmentos de hotéis e agências de turismo.

Comércio – Aulas voltadas para o desenvolvimento e competências estratégicas, táticas e operacionais do profissional no mercado nacional e internacional.

Gastronomia – Os cursos a distância, ou presencial, possuem uma variedade de conteúdo, onde os alunos vão aprender diferentes conceitos, estilos e técnicas para enriquecer o seu repertório gastronômico e ampliar as possibilidades de atuação no setor.

Continua após a publicidade

Informática – Indicado para as pessoas que buscam cursos que exploram conteúdos atualizados e dinâmicos no segmento da informática.

Saúde – O aluno vai aprender diversos conceitos e vai conhecer as variadas formas de atuação no ramo da saúde e bem-estar.

Educação a distância ou presencial com o Senac

Em 2020, o Senac resolveu ampliar a quantidade de cursos oferecidos em formato EAD.

Por conta do novo estilo de vida, os participantes podem continuar os seus estudos sem precisar sair de casa. Outro ponto interessante é a possibilidade de organizar os seus estudos, conforme a disponibilidade da sua agenda.

Mas para as pessoas que ainda preferem estudar em um ambiente físico, será preciso conferir se o curso escolhido possui a oferta presencial na sua cidade.

Continua após a publicidade

Para isso, basta pesquisar no site do Senac se existe turmas abertas deste curso na sua região.

polo-atuacao-senac

 

Cursos gratuitos Senac: como se matricular?

Os interessados em adquirir por novos conhecimentos, sem precisar desembolsar dinheiro, podem apostar nos cursos gratuitos do Senac. A maioria das opções disponíveis são em formato EAD, e o aluno também recebe o certificado que tem validade em todo território nacional.

A gratuidade nos cursos do Senac é oferecida para as pessoas de baixa renda, por meio do programa Senac Gratuidade. Esta ação é uma forma de incluir socialmente as pessoas que desejam transformar a sua vida por meio da qualificação e estudos.

Conheça o Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado para as pessoas com renda familiar inferior a 2 salários mínimos federais. Mas antes de efetuar a inscrição, o futuro estudante vai precisar certificar se atende os requisitos exigidos no curso escolhido.

Continua após a publicidade

Em caso positivo, o Senac levará em consideração os seguintes critérios:

  • seleção por estado;
  • quantidade de vagas disponíveis para o curso escolhido;
  • classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato;
  • comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.

Importante enfatizar que o candidato tem a total responsabilidade sobre os dados apresentadas no formulário de cadastramento. E assim que a ficha é encaminhada, o Senac fica encarregado de avaliar as informações e, posteriormente avisar sobre a efetivação da matrícula.

Bolsa de Estudos nos cursos de graduação

Os alunos que estão matriculados nos cursos de graduação, podem conseguir descontos e até mesmo outros benefícios para facilitar o custo da mensalidade.

Pensando além do financeiro, o Senac disponibilizou outros tipos de benefícios para esses alunos, como a possibilidade de participar de programas de iniciação Científicas ou Projetos de Extensão Universitária. Para maiores detalhes, recomendamos que acesse o link a seguir: link.

Saiba como fazer a inscrição para o curso do Senac

As inscrições nos cursos do Senac podem ser realizadas por meio do site ou comparecendo a uma unidade física da instituição.

Continua após a publicidade

Mas um ponto exige destaque é sobre a compreensão dos documentos exigidos para a matrícula do curso selecionado. Portanto, não deixe de conferir essas informações e separar todos os dados o quanto antes.

A matrícula realizada por meio do site do Senac, exige que o candidato realize um cadastro. O processo é bastante simples e rápido.

cadastro-senac

Após o cadastro, será preciso realizar o login na plataforma. Em seguida, basta selecionar o curso desejado, anexar os documentos solicitados digitalizados e, por fim, informar a forma de pagamento e condições de parcelamento.

E você pode ter certeza que em poucos minutos, você receberá a comprovação da sua matrícula no e-mail identificado no cadastro.

Continua após a publicidade

Conclusão: os cursos gratuitos Senac valem a pena?

Após a leitura deste artigo, acreditamos que você tenha entendido sobre as diversas opções de cursos que são oferecidos pelo Senac. Com certeza, esta diversificação consegue atender a diversos públicos e exigências.

Um ponto que merece destaque é a possibilidade de realizar as aulas no formato virtual ou presencial. E, independentemente da escolha, todos os alunos possuem suporte dos professores capacitados na área de atuação.

Além disso, o Senac aposta na inclusão social. Por conta disso, foi construído um programa voltado para a gratuidade dos cursos.

Entretanto, as pessoas que não possuem o direito da isenção, podem conseguir descontos ou até mesmo melhores condições de parcelamento. Portanto, a indicação neste caso é entrar em contato com a instituição.

E para finalizar, não podíamos deixar de enfatizar sobre a importância de compreender a sua situação financeira, antes de firmar uma nova dívida mensal. Portanto, verifique se é possível cumprir com as mensalidades do curso.

Se preferir, assine a newsletter do iDinheiro para aprender sobre a gestão financeira pessoal, e como isso pode impactar positivamente na sua renda e despesas.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.