Notícias

Veja cuidados que devem ser tomados ao baixar aplicativos

Isabella Proença
Isabella Proença
baixar aplicativos

Embora pareça algo inofensivo, baixar aplicativos requer cuidados para preservar sua segurança digital e evitar golpes. Veja alguns deles!

Embora pareça algo inofensivo, é importante tomar cuidados ao baixar aplicativos. Só assim é possível preservar sua segurança digital e evitar golpes.

Isso é cada dia mais necessário já que hoje as informações mais importantes e valiosas da maioria das pessoas estão disponíveis digitalmente.

Continua após a publicidade

Confira algumas medidas de proteção ao fazer um download de app.

Cuidados ao baixar aplicativos

Baixar aplicativos apenas em lojas oficiais

As lojas oficiais dos sistemas operacionais (Google Play no Android e App Store no iOS) proporcionam mais segurança ao baixar aplicativos do que outras plataformas não oficiais.

Isso porque as lojas oficias exigem que os fornecedores se adequem às normas e aos parâmetros de segurança e qualidade estabelecidos por elas.

Embora essas políticas de privacidade e proteção não evitem 100% dos problemas, elas também possuem canais de denúncia que as auxiliam no controle do conteúdo que está sendo disponibilizado.

Portanto, sempre opte pelas lojas oficiais para baixar aplicativos.

Tenha cuidado em manter o smartphone sempre atualizado

Dentre as melhorias trazidas nas atualizações do sistemas operacionais, está o aprimoramento da segurança.

Falhas, brechas descobertas e até mesmo novas barreiras para prevenir ataques costumam fazer parte dos updates.

Por isso, é importante sempre atualizar o smartphone. No entanto, caso ele não suporte a atualização, não dispense o uso de antivírus.

Confira as permissões do aplicativo

Quase ninguém lê as letras miúdas de cláusulas de aceite ou contratos online. Apesar disso, há outras maneiras menos complexas de cuidar da sua segurança virtual.

Uma delas é checar quais são as permissões solicitadas pelo aplicativo no momento da instalação.

Acesso lista de contatos, à localização, imagens salvas, câmera, histórico de ligações… Todas essas são informações que aplicativos podem solicitar.

Há funcionalidades que são imprescindíveis para o funcionamento de um app. Aplicativos de cartão de crédito, por exemplo, costumam solicitar acesso à localização para ajudar sistemas de detecção de fraude e de segurança.

Porém, é sempre bom se perguntar essas permissões fazem sentido. Por exemplo, por que um aplicativo de anotações precisaria acessar o seu histórico de ligações?

Geralmente, é possível selecionar, durante o download, quais funcionalidades o app poderá acessar.

Em relação à aplicativos já baixados, quando for utilizá-los, o seu smartphone costuma avisar quando eles tentam acessar algo. Então, fique atento e repense essas permissões.

Agora que você já sabe como se proteger ao baixar aplicativos, assine a newsletter do iDinheiro e receba mais dicas de segurança digital no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *