Crédito Imóvel Próprio da Caixa

Conheça mais sobre o funcionamento do Crédito Imóvel Próprio, veja como fazer uma simulação e o que é preciso para pedir o empréstimo.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O Crédito Imóvel Próprio, conhecido popularmente como hipoteca, é uma modalidade de empréstimo em que um imóvel quitado é usado como garantia de crédito, possibilitando melhores condições de pagamento. Essa linha de crédito é oferecida por quase todos os bancos brasileiros, mas a Caixa Econômica Federal se destaca pelos juros reduzidos, principalmente em imóveis novos e com linha de crédito do SFH, abaixo de 750 mil reais.

O que é Crédito Imóvel Próprio?

A diferença do Crédito Imóvel Próprio de outras linhas de crédito está, como dito, no uso do imóvel como garantia de pagamento. O empréstimo é concedido mediante alienação fiduciária do bem, ou seja, na transferência da posse para o banco até que as parcelas sejam quitadas. Na prática, é como se você estivesse financiando seu próprio bem.

Continua após a publicidade

Caso o cliente não pague o credor, no caso a Caixa Econômica, a instituição pode tomar o imóvel como forma de pagamento e liquidação do empréstimo. Essa garantia permite que o banco ofereça taxas reduzidas, uma vez que o risco de não quitação é menor que no empréstimo pessoal e outras formas de crédito.

Como funciona?

Na Caixa, o cliente que solicita o Crédito Imóvel Próprio conta com até 240 meses para pagar a dívida. O pagamento é descontado automaticamente da conta do cliente e o valor das parcelas é decrescente conforme utilizado em tabelas de financiamento do tipo SAC.

Dependendo da análise feita pelo banco, o limite de crédito concedido vai de R$20 mil até 60% do valor de avaliação do imóvel. Dessa forma, o empréstimo é uma boa pedida para quem precisa de grandes quantidades de dinheiro.

Simulador

A melhor maneira de verificar as condições específicas do Crédito Imóvel Próprio para você é por meio de uma simulação no site da CAIXA. Acessando o link, você deverá informar o valor do imóvel e seus dados pessoais. Assim, a Caixa poderá simular o valor total do crédito, os juros, o prazo de pagamento e o CET. As tarifas vão depender dos dados apresentados e da seu relacionamento com o banco.

A hipoteca é uma opção de empréstimo que pode custar menos que outras linhas de crédito
A hipoteca é uma opção de empréstimo que pode custar menos que outras linhas de crédito

 

Como fazer o empréstimo?

Para solicitar o Crédito Imóvel Próprio, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica. No banco, será feito um cálculo atualizado das condições do empréstimo antes da contratação. Os documentos necessários são:

  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Estado Civil
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Matrícula do Imóvel

É fundamental que o contratante observe o CET do empréstimo, ou seja, seu custo total. Em caso de dúvidas, é importante conversar com o funcionário do banco para esclarecer todas as questões relativas ao contrato. Após a assinatura do documento, o crédito é liberado na conta do solicitante. Esse valor poderá ser usado da maneira como o contratante quiser.

Vale a pena fazer uma hipoteca?

Usar um imóvel como garantia de empréstimo pode ser uma boa opção quando alguém precisa de grande volume de dinheiro com custos reduzidos. No entanto, é preciso pensar no risco de perda do bem, uma vez que o não pagamento implica na transferência do imóvel para o banco. Por isso, é fundamental analisar com cautela as condições de pagamento do crédito e sua real possibilidade de quitá-lo.

Lembre-se também de considerar possibilidades com a redução da renda durante o período de pagamento e situações inesperadas como, por exemplo, a perda de um emprego. Sugerimos ainda que você compare as condições oferecidas por diferentes bancos antes de fechar o contrato. Dessa forma, é possível tornar o Crédito Imóvel Próprio menos arriscado.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

32 comentários

  1. Emerson

    Boa Tarde! Liguei no 0800 da caixa para utilizar o FGTS para amortização deste tipo de financiamento e me disseram que não pode ser utilizado? Pode ou não pode??

  2. Henrique Mesquita

    Boa noite;
    Meu imóvel é quitado e queria fazer uma CIP na CAIXA pra pegar um empréstimo, eles me falaram que tem que alienar meu imóvel e que de acordo com a avaliação podem alienar até 50%, contudo tem que fazer o mesmo procedimento de compra de uma casa no cartório, eu queria saber se pra alienar tem que pagar todas aquelas taxas que se paga quando está se comprando um imóvel, que são valores altos que podem chegar á R$ 5.000,00, porque se estou pegando um empréstimo não tem sentido já iniciar gastando o que não tem concorda??

  3. Eduardo Santana

    Boa noite , o imóvel precisa estar quitado? E qual o percentual máximo que é liberado ?

  4. Continua após a publicidade

  5. Cecilia

    Boa noite, só confirmando a informação, pode se usar FGTS para quitar Crédito Imovel Próprio Caixa (hipoteca de refinanciamento de imóvel)?

  6. Fabiana

    Boa tarde! tenho duvida caso caixa conceda esse emprestimo de imovel proprio. O imovel fica fechado ou posso alugar ainda mesmo a caixa sendo a dona?
    Obrigada,
    Fabiana

  7. Benicio jorge

    Gostaria de saber qual o percentual de financiamento para o imovel proprio? E, sem com restrição a caixa realiza esse procedimento? Sou cliente caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.