Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Crediário no cartão de crédito: entenda como funciona e se vale a pena!

Ficou curioso pra saber como funciona crediário no cartão de crédito? Tire suas dúvidas no nosso artigo completo!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é um crediário a maioria das pessoas sabe, né? Mas o que é um crediário no cartão de crédito? Continue lendo o nosso artigo e entenda como funciona e se é uma alternativa interessantes. Neste post, explicaremos melhor e tiraremos as suas dúvidas!

O que é e como funciona um crediário no cartão de crédito?

Bem, para começar a conversa, vale relembrarmos o que é um crediário. Ele era muito usado no passado quando o cliente queria pagar suas compras em parcelas. A diferença é que o crediário utiliza um carnê (ou promissória) com o número de folhas referente ao número de parcelas.

Continua após a publicidade

Saiba mais: Como comprar no crediário? Aprenda com as nossas dicas práticas!

Contudo, com a popularização do cartão de crédito, deixou de ser uma das formas de pagamento mais usadas pelos brasileiros. Embora ainda existam lojas que disponibilizem o carnê e o crediário online.

Agora vamos falar especificamente sobre o que é o crediário no cartão de crédito. Trata-se de uma compra parcelada com juros no cartão de crédito via maquininhas em até 48 vezes. O lojista transfere o risco do crédito para o banco e recebe o valor de forma antecipada.

Continua após a publicidade

icon

Atenção

No entanto, fique atento porque a maior armadilha é a impressão de estar pagando menos ao ver o valor da prestação mais baixo. Lembre-se de que quanto maior o número das prestações, mais juros se paga. Isso pode acabar sendo um incentivo para endividamento.

Quais são as tarifas cobradas ao realizar crediário no cartão de crédito?

Como destacamos acima, são cobrados juros no crediário no cartão de crédito. O valor dessa taxa vai variar de banco para banco e também, de acordo com seu relacionamento com o cliente.

Tenha em mente que ao realizar a simulação do crediário na maquinha do cartão de crédito, você ficará sabendo também do valor da taxa de juros, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Custo Efetivo Total (CET) e o valor total considerando todos encargos.

Como comprar no crediário no cartão de crédito?

Para comprar no crediário no cartão de crédito, consulte se o estabelecimento possui maquininha habilitada e informe ao lojista que deseja realizar o pagamento com a opção “Crediário no crédito”. Em seguida, digite a quantidade de parcelas desejada e avalie qual das simulações mostradas apresenta a melhor opção. Depois de escolhida, basta digitar a senha do seu cartão de crédito para concluir a compra.

Quais bancos oferecem crediário no cartão de crédito?

Confira quais bancos oferecem essa possibilidade!

Banco do Brasil (BB)

Para solicitar no cartão de crédito do Banco do Brasil, é preciso ter limite de crédito disponível no seu cartão de crédito Ourocard e fazer sua compra em até 48 vezes num estabelecimento que utilize máquinas Cielo, Get Net ou Rede.

Continua após a publicidade

Bradesco

No caso dos cartões de crédito do Bradesco, a lógica é a mesma já que é preciso ter limite de crédito disponível no seu cartão de crédito e fazer sua compra em até 36 vezes num estabelecimento que utilize máquinas Cielo, Get Net e Rede.

Itaú

Para solicitar crediário no cartão de crédito do Itaú, é preciso ter limite de crédito disponível no seu Itaucard e fazer sua compra em até 24 vezes num estabelecimento que utilize máquinas Cielo, Get Net e Rede.

Santander

Para solicitar crediário no cartão de crédito do Santander, é preciso ter limite de crédito disponível no seu cartão de crédito Santander e fazer sua compra em até 36 vezes num estabelecimento que utilize maquininha de cartão.

Qual a diferença entre cartão de crédito e crediário no cartão de crédito?

Tanto o cartão de crédito quanto o crediário no cartão de crédito são formas de fazer compras parceladas, certo? A diferença é justamente a quantidade de meses em que o pagamento poderá ser feito. Enquanto um cartão de crédito permite compras em até 12 vezes, o outro pode chegar a até 48 vezes.

Continua após a publicidade

Nos dois casos, será necessário passar por uma análise de crédito da própria loja, instituição financeira ou banco, a fim de consultar o seu histórico de compras e verificar as chances de inadimplência.

O que é limite disponível para crediário no cartão de crédito?

Além do limite convencional de um cartão de crédito, há outros bem específicos, como explicamos aqui. No caso do limite para crediário no cartão de crédito, trata-se de um limite pré-aprovado para possibilitar o parcelamento maior de algumas compras.

icon

Dicas

Vale lembrar que antes de usar um limite fora do convencional, fique de olho nos valores cobrados na operação. Isso porque o cartão de crédito tem taxas altíssimas e caso não haja a devida organização financeira, podem se transformar numa grande bola de neve.

Afinal, vale a pena utilizar crediário no cartão de crédito?

Essa resposta dependerá de uma pesquisa prévia. À primeira vista, pode parecer muito atraente um parcelamento em 36 vezes. Mas, se forem cobrados juros altos, acaba sendo mais interessante apertar o orçamento, comprar em menos parcelas e ficar logo livre do pagamento.

Não se esqueça do crédito rotativo, que são os juros aplicados na fatura de quem paga o valor mínimo do cartão de crédito. Aproveite e tire todas as suas dúvidas no guia completo sobre crédito rotativo. Veja também como calcular os juros de atraso do cartão de crédito.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como funciona, já tem condições de avaliar se essa forma de pagamento é a mais apropriada para as suas necessidades. Tenha em mente que qualquer crédito deve ser usado de maneira consciente para que tal modalidade não se torne mais um fator de endividamento.

Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.