Corretoras com corretagem zero: a lista completa 2021!

A corretagem é uma taxa cobrada em operações de renda variável. Veja quais instituições não cobram essa taxa atualmente.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Num mercado cada vez mais competitivo, as corretoras com corretagem zero vêm com tudo na renda variável. Esse cenário torna a diversificação de investimentos mais atraente (e mais barata) para quem quer começar a investir. Isso, é claro, desde que não se descuide de tudo aquilo que aparece escrito em letras miúdas.

Então, neste post, preparamos uma lista completa das corretoras com corretagem zero, atualizada para 2021. Aproveite para saber quais são os custos cobrados além da taxa de corretagem e entenda como essas instituições ganham dinheiro. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Continua após a publicidade

Quais são as corretoras corretagem zero?

Atualmente, temos 7 corretoras de investimento que oferecem corretagem zero no mercado. São elas : Clear, CM Capital, Easynvest, Inter, Órama, Rico e Toro Investimentos. Confira abaixo as principais informações de cada uma delas.

A corretora Clear, braço do Grupo XP, foi uma das pioneiras em oferecer as taxas zero na renda variável. A plataforma é bastante moderna, oferecendo uma experiência diferenciada ao investidor ou trader, além de plataformas gráficas como Tryd, Profit e MetaTrader.

Continua após a publicidade

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, ETFs, mercado futuro, mercado a termo
Exigências para corretagem zeroNão há
Outras cobrançasZeragem compulsória, margens, operações via mesa, exercício de opções, aluguel de ações
Tipo de home brokerPersonalizado
Home broker Clearcaptura de tela homebroker da clear corretora
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 7.3/10
AplicativoAndroid e iOS

A CM Capital é menos conhecida, mas vem se tornando uma das queridinhas dos investidores e traders. Se destaca pelo atendimento eficiente e facilidade de uso do site. Além do home broker, oferece gratuitamente as plataformas gráficas Tryd Pro e Profit CM Trader.

Produtos corretagem zeroAções (mercado fracionário), ETFs, FIIs, BDRs e mini contratos
Exigências para corretagem zeroRLP ativo para mini contratos
Outras cobrançasR$ 1,99 no lote padrão, contratos cheios, opções, operações via mesa, aluguel de ações, margens, zeragem compulsória
Tipo de home brokerPadrão
Home broker CM Capitalcaptura de tela home broker da cm capital
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 8.4/10
AplicativoAndroid e iOS

A última a entrar na lista das corretoras corretagem zero, a Easynvest, comprada pela Nubank, preza pelo acesso aos investimentos e tem uma forte dedicação à educação financeira. Na renda variável, o investidor pode optar pela versão simplificada do home broker ou pela plataforma mais completa, também personalizada.

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, ETFs, BDRs, opções, mini contratos
Exigências para corretagem zeroNão
Outras cobrançasContratos cheios, aluguel de ações, mercado a termo, margens, operações via mesa, zeragem compulsória
Tipo de home brokerPersonalizado
Home broker Easynvestcaptura de tela home broker da easynvest
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui de 8.0/10
AplicativoAndroid e iOS

O Inter, que é banco, além de corretora, oferece uma experiência completa para seus correntistas, que podem fazer todas as operações pelo próprio aplicativo. Apesar das opções ainda limitadas no home broker padrão, a plataforma vem evoluindo bastante e o usuário pode optar pelo Home Broker Pro ou pela plataforma gráfica Tryd Trader.

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, ETFs, BDRs, mercado futuro
Exigências para corretagem zeroRLP ativo para operar mercado futuro
Outras cobrançasOperações via mesa, aluguel de ações, margens, zeragem compulsória
Tipo de home brokerPadrão
Home broker Intercaptura de tela homebroker do banco inter
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 7.9/10
AplicativoAndroid e iOS
orama logo

Órama Investimentos

A Órama já tem certa tradição no mercado digital de investimentos e também já foi eleita a melhor corretora de investimentos do Brasil em 2018 e 2019. Com uma boa oferta de produtos de renda fixa em custos, hoje ela também é taxa zero para todos os investimentos feitos via home broker.

Continua após a publicidade

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, BDRs, ETFs, mini contratos, opções
Exigências para corretagem zeroRPL ativo
Outras cobrançasOperações via mesa, mercado a termo, aluguel de ações, margens, mercado futuro, zeragem compulsória
Tipo de home brokerPadrão
Home broker Óramacaptura de tela home broker da órama
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 7.8/10
AplicativoAndroid e iOS

Assim como a Clear, a corretora Rico também faz parte do Grupo XP e oferece uma plataforma diferenciada aos seus investidores. Ela também conta com uma área educacional e o apoio de diversos influenciadores do mercado. Algumas ferramentas disponíveis incluem simuladores, plataformas gráficas e um aplicativo completo.

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, BDRs, ETFs, mini contratos
Exigências para corretagem zeroRPL ativo para mini contratos
Outras cobrançasOpções, microcontrato (S&P 500), mercado futuro, aluguel de ações, margens, zeragem compulsória
Tipo de home brokerPersonalizado
Home broker Ricocaptura de tela home broker da rico
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 8.2/10
AplicativoAndroid e iOS
logo da corrtetora toro investimentos

Toro Investimentos

A Toro Investimentos, agora parte do Grupo Santander Brasil, apresenta uma proposta bastante diferenciada na renda variável, com vários modelos de cobrança (Modelo Toro Zero gratuito). Sua plataforma é bem simplificada, voltada ao investidor iniciante, que também conta com sugestões e carteiras recomendadas.

Produtos corretagem zeroAções day trade e swing trade, FIIs, BDRs, ETF, mercado futuro
Exigências para corretagem zeroRLP ativo
Outras cobrançasZeragem compulsória, encerramento automático, operações via mesa, aluguel de ações, margens
Tipo de home brokerPersonalizado
Home broker Torocaptura de tela home broker da toro investimentos
AtendimentoNota geral do Reclame Aqui é 7.0/10
AplicativoAndroid e iOS

Como as corretoras que não cobram taxa de corretagem ganham dinheiro?

Por mais que a corretagem zero atraia novos investidores, as corretoras de investimento, ainda assim, são empresas que precisam lucrar para sobreviver. Mas se engana quem acha que eles só ganham dinheiro com taxas – existem muitas outras maneiras de monetizar seu negócio. Veja abaixo algumas delas.

Float

Float significa uma retenção temporária de recursos. Isso porque o dinheiro que fica parado na conta de uma corretora gera uma remuneração para a instituição equivalente a 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Isso também ocorre na antecipação de taxas a serem repassadas para a B3. Ao cobrá-las alguns dias antes, o dinheiro fica rendendo. 

Continua após a publicidade

Spread

Spread é a diferença de preço entre o ativo oferecido pela instituição financeira e a sua venda para o cliente final. Podemos comparar a situação às compras de atacado e varejo. A corretora “compra” o produto direto do fornecedor em grandes quantidades e “vende” para os clientes por um outro valor.

Repasse na distribuição dos fundos (rebate)

No repasse na distribuição de fundos, o gestor do fundo repassa para a corretora uma porcentagem do valor que os clientes dela aplicaram no fundo. Por exemplo, um fundo pode cobrar 2% ao ano e repassar 0,5% desse valor para as corretoras, a fim de que elas o disponibilizem em suas plataformas.

Multa por saldo devedor

A multa por saldo devedor é uma penalidade cobrada quando o cliente não tem dinheiro em conta para pagar suas operações de compra de ações e opções ou no pagamento do ajuste diário no mercado futuro. É como se fosse o cheque especial das corretoras.

Zeragem pelo risco e operações via mesa

A zeragem pelo risco é quando um cliente realiza uma operação alavancada (com mais dinheiro do que tem) e fica sem garantia ou, então, é passado o horário limite para as operações de day trade. Nesses casos, é encerrada a posição do cliente de maneira compulsória, a fim de garantir que ele não fique inadimplente ou com saldo negativo na conta.

Continua após a publicidade

As operações pela mesa, por sua vez, são aquelas em que o cliente entra em contato com a corretora e pede para que os especialistas comprem ou vendam ativos em seu nome.

Quando vale a pena pagar corretagem?

Talvez você esteja se perguntando: por que eu usaria uma corretora que cobra corretagem, então? Bem, a corretagem gratuita não é garantia de qualidade. Aliás, existem vários relatos de investidores e traders que optaram por pagar essa taxa em outras corretoras por causa de diversos problemas vivenciados.

Então, caso você realmente não se acerte com a corretora de valores ou experiencie dificuldades com plataformas ou atendimento, pode valer a pena repensar se essa isenção de custo ainda faz sentido. Para os pequenos investidores, especialmente, a corretagem faz uma grande diferença, mas não tanto para quem faz grandes compras na bolsa.

Aliás, se você gosta de uma corretora que não está nessa lista, mas não quer pagar corretagem, não desanime: muitas instituições oferecem descontos e até isenções de diversas taxas, basta procurar um escritório de assessoria.

Continua após a publicidade

Existem outros custos para investir na bolsa de valores?

Sim, além da taxa de corretagem, pode haver outros custos da corretora ou atrelados à B3, nossa bolsa de valores, que não podem ser abatidos. São eles: taxa de custódia, Imposto sobre Serviço (ISS), taxa de emolumentos e liquidação, Imposto de Renda (IR) e corretagem variável (Tabela Bovespa). A maioria deles você encontra na nota de corretagem, gerada para cada dia de operação.

Taxa de custódia

A taxa de custódia é um valor cobrado pela corretora para cobrir despesas operacionais. Porém, esse custo é pouco comum hoje em dia e a maioria das instituições não cobra nada do investidor por isso.

ISS, PIS e COFINS

O Imposto sobre Serviço (ISS) é um imposto municipal, cobrado em cima da taxa de corretagem, e pode variar entre 2% e 5%. Também há cobrança de PIS e COFINS, num total de 9,65% de impostos sobre o valor da corretagem.

Emolumentos

Continua após a publicidade

Cobrada pela Bovespa, essa taxa incide sobre o volume negociado, ou seja, aumenta conforme o valor investido. Nas operações comuns, a cobrança é de 0,027% e, nas operações day trade, de 0,019%.

Taxa de liquidação

A taxa de liquidação é cobrada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) e está presente em todas as operações de venda ou compra de ativos na B3. Ela também incide sobre o volume financeiro negociado, sendo de 0,008% em operações comuns e 0,006% em operações day trade.

Imposto de renda (IR)

O Imposto de Renda (IR) incide sobre a maioria dos investimentos. Na renda variável, pagamos apenas na venda dos ativos. Funciona assim:

  • ações (swing trade): isentas de IR em operações de até R$ 20 mil no mês. Acima desse valor, IR de 15% sobre o lucro;
  • day trade: 20% sobre o lucro;
  • FIIs: 20% sobre o lucro;
  • ETFs, BDRs e mercado futuro: 15% sobre o lucro.

Nos casos em que há cobrança, o próprio investidor deve gerar uma DARF a ser paga até o último dia útil do mês seguinte.

Corretagem variável (Tabela Bovespa)

A corretagem variável, ou Tabela Bovespa, também considera o volume negociado na operação. Em geral, você será taxado por meio dela quando realizar operações assessorado por um corretor ou via mesa de operações. Confira abaixo os valores por faixa.

Tabela Bovespa

Continua após a publicidade

ValorPercentualAdicional
R$ 135,07 0%R$ 2,70
R$ 135,08 até R$ 498,62 2,00%R$ 0,0
R$ 498,63 até R$ 1514,69 1,50%R$ 2,49
R$ 1.514,70 até R$ 3.029,38 1,00%R$ 10,06
R$ 3.029,39 em diante 0,50%RS 25,21

Conclusão

Agora que você já tem em mãos uma lista completa das corretoras com corretagem zero 2021, sabe quais são todos os custos cobrados e entende como essas instituições ganham dinheiro, faça uma boa pesquise e compare. Corretoras gratuitas não são, necessariamente, as melhores corretoras de investimento, mas são importantes para os iniciantes.

Se quiser, confira também nossas listas das melhores corretoras de valores em geral, melhores corretoras para pequenos investidores e melhores corretoras para day trade. Além da corretagem, existem outros fatores que você pode analisar para escolher a melhor instituição para você, por isso, não deixe de pesquisar bastante. O que importa, no fim das contas, é que você esteja satisfeito com o serviço.

Se você curtiu esse texto, não esqueça de deixar seu e-mail aqui embaixo e assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como esse na sua caixa de entrada!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “Corretoras com corretagem zero: a lista completa 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.