Corretora de valores para menor de idade: 10 opções para investir

Veja particularidades e documentos necessários para abrir conta para menor de 18 anos.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes

Você busca investir para seus filhos? Ou tem menos de 18 anos e quer ver seu dinheiro render? Então, precisa conhecer uma corretora de valores para menor de idade.

Apesar de serem as mesmas opções disponíveis para os adultos, podem ter algumas diferenças. Por exemplo, restrições relacionadas à movimentação da conta. Ainda assim, a maior parte das instituições funciona de maneira bastante similar.

Continua após a publicidade

Neste post, vamos mostrar as 10 principais alternativas e tirar algumas dúvidas para que você aprenda a investir desde cedo. Confira o que você vai ver neste conteúdo:

  • 10 corretoras de valores que aceitam conta para menor de 18 anos;
  • documentos necessários para abrir conta em corretora de valores para menor de idade;
  • quais investimentos o menor de idade pode ter?
  • vale a pena investir para os filhos?

10 corretoras de valores que aceitam conta para menor de 18 anos

Existem alguns motivos para procurar corretoras de valores para menor de idade. Uma das mais comuns é desejar que o futuro dos filhos seja melhor. Assim, em vez de esperar que eles cresçam para começarem o seu planejamento financeiro para a vida, começa agora para que eles sigam depois.

Continua após a publicidade

Porém, também existem casos em que o próprio adolescente tem esse desejo. Por exemplo, por ter aprendido sobre educação financeira na escola ou apenas por buscar a prosperidade.

Qualquer que seja a opção, existem algumas regras a seguir, que podem variar dependendo da corretora escolhida. Em geral, menores de 18 anos devem:

  • ter certidão de nascimento (menores de 3 anos);
  • ter um RG e/ou CPF ativo;
  • apresentar a documentação de um representante legal.

Vale a pena deixar claro que os responsáveis legais precisam cuidar de toda a movimentação financeira. Além disso, tomarão as decisões até que o adolescente atinja a maioridade. Caso o menor seja emancipado, também precisará apresentar a devida documentação.

Outro ponto importante é que pessoas com até 18 anos são impedidas de operar no mercado futuro. Isso porque as operações são mais arriscadas, já que envolvem contratos com data de vencimento posterior. No entanto, os adolescentes podem comprar e vender ações. Nesse caso, não há impeditivo.

Continua após a publicidade

Ainda podem ser estabelecidas mais restrições. Veja um panorama das 10 melhores corretoras de investimentos que aceitam clientes com menos de 18 anos:

CorretoraExistem restrições para o menor?Abertura de contaOrientações da corretora
RicoNão Abrir conta para menor Clique aqui
Órama InvestimentosNão Abrir conta para menor Entre em contato
ModalmaisNão Abrir conta para menor Clique aqui
Toro InvestimentosNão Abrir conta para menor Clique aqui
XP InvestimentosMenor deve ter conta em banco ou conjunta com um representante Abrir conta para menor Clique aqui
BTG PactualNão Abrir conta para menor Clique aqui
CM CapitalNão Abrir conta para menor Clique aqui
NuInvestMenor deve ter conta em banco Abrir conta para menor Clique aqui
Genial InvestimentosNão Abrir conta para menor Clique aqui
Banco InterSem acesso ao home broker Abrir conta para menor Clique aqui

Informações importantes

Apesar de todas as corretoras de valores funcionarem de maneira semelhante, existem alguns detalhes a observar. Por exemplo, o cadastro na Órama Investimentos. Se você tentar se cadastrar pelo link normal, receberá a informação de que não pode fazer o cadastro para menores de 18 anos.

No entanto, é possível abrir a conta ao entrar em contato com o atendimento. Ao conversar com o atendente, você receberá os formulários por e-mail e terá o cadastro finalizado conforme a solicitação.

A mesma ideia vale para a Modalmais, porém, todos os links já estão disponíveis. Primeiro, você deverá preencher a proposta de abertura de conta, e. então, assinar o termo de adesão e preencher a ficha cadastral. Todos esses formulários acrescidos do RG da criança ou adolescente e de seus responsáveis, e o comprovante de endereço devem ser enviados para a área de ajuda do Modalmais, no link já indicado.

Continua após a publicidade

Dessa forma, vale ficar atento para as particularidades de cada corretora. Consulte os links na tabela acima com as orientações de cada uma e prossiga com a abertura de conta para menor como indicado.


13 melhores corretoras de investimentos para investir em 2022


Documentos necessários para abrir conta em corretora de valores para menor de idade

Normalmente, o processo de abertura de uma conta em corretora de valores para menor de idade é semelhante ao de uma pessoa com mais de 18 anos, porém com algumas documentações a mais. Você precisará apresentar:

  • certidão de nascimento do menor de idade (especialmente menores de 3 anos);
  • CPF do menor, se tiver, e do responsável;
  • RG do menor, se tiver, e do responsável;
  • comprovantes de renda e residência do responsável;
  • dados bancários da conta do menor ou do responsável.

Como já informamos, os documentos pedidos variam de corretora para corretora. Por exemplo, algumas podem exigir a documentação dos dois pais, enquanto outras demandam que o menor tenha CPF mesmo que seja menor de 3 anos.

Já no caso dos responsáveis legais não serem os pais, é preciso comprovar a tutela ou guarda judicial por meio de documento. Além disso, atente ao prazo do comprovante de endereço. Na maioria das vezes, é exigido que sua emissão tenha sido de até 6 meses.

Continua após a publicidade

Ainda, é importante verificar para qual e-mail é preciso enviar os documentos. Algumas corretoras de investimentos também podem exigir que todos os documentos estejam digitalizados e salvos em PDF. Além disso, que estejam rubricados pelos responsáveis.

Por isso, se tiver dúvidas, vale a pena entrar em contato com a equipe de atendimento da corretora de valores. Assim, você evitará problemas com a abertura da conta. Também vale mencionar que algumas corretoras têm um processamento mais rápido e podem ser menos exigentes, enquanto outras levam até 5 dias para a aprovação.

Quais investimentos o menor de idade pode ter?

Na teoria, quem tem menos de 18 anos pode fazer qualquer investimento. No entanto, as corretoras podem impedir o acesso ao home broker, como é o caso do Banco Inter. Em outros casos, é possível investir em ações, mas não em contratos futuros. Por isso, esses detalhes devem ser observados antes de você abrir a conta.

De toda forma, o objetivo é estabelecer um processo de educação financeira. Ou seja, a criança e o adolescente podem acompanhar as movimentações dos pais com o tempo, até decidir onde aplicarão seu dinheiro. Além disso, podem ter uma conta em seu próprio nome ou conjunta com um dos pais, ampliando o aprendizado ao lidar com capital financeiro.

Continua após a publicidade

Assim, terão uma visão mais ampla do mercado de investimentos. Além disso, será mais fácil lidar com o orçamento pessoal devido aos conhecimentos acumulados. Portanto, pelo menos no começo, vale a pena pensar na renda fixa. Algumas boas opções para formar uma reserva de emergência e começar a ter um patrimônio são:

Vale a pena investir para os filhos?

Na verdade, essa resposta depende não só da sua condição financeira, mas também dos seus princípios e valores como responsável educador. Por exemplo, você pode desde já se preocupar com a faculdade ou até mesmo a aposentadoria dos seus filhos. Esses são investimentos de longo prazo e que têm os juros compostos a seu favor.

Por outro lado, caso prefira que o menor “trabalhe” para conquistar seu próprio patrimônio, também é interessante ensiná-lo a cuidar da sua mesada e fazê-la se multiplicar.

Seja qual for sua escolha, a educação financeira infantil é importante e vai aumentar as chances de sucesso na vida adulta. Se você se enquadrar nesse caso ou até mesmo contar com um planejamento financeiro, é uma boa ideia investir para os filhos e abrir conta em uma corretora de valores para menor de idade.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes

  1. Menor de idade pode investir sozinho?

    Pode, desde que seja emancipado na justiça e prove de forma documental. Caso contrário, deverá ter a supervisão de um responsável.

  2. Como declarar investimentos em nome dos filhos?

    Nas fichas correspondentes — que dependem do investimento realizado —, escolha a opção “Dependentes” e deixe claro no campo “Descrição” que a aplicação financeira é dos filhos.

  3. Menores de idade podem investir na bolsa de valores?

    Sim, mas nem todas as corretoras permitem o acesso ao home broker. De forma geral, é possível investir em ações, mas não no mercado futuro.

  4. Quem precisa enviar documentos caso os pais sejam divorciados?

    Se os dois pais são representantes legais, os dois precisam assinar a documentação. Se não, é preciso comprovar a guarda integral do menor.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.