Como Contestar e Cancelar uma Compra no Cartão BB?

Entenda como funciona o processo de contestação no Banco do Brasil, como realiza-lo e quanto tempo o valor volta para sua fatura. Saiba como prevenir este tipo de situação e quais cuidados tomar na hora de realizar compras.

flaviomariano
Flávio Mariano

Muitas vezes, quando compramos um produto e ele não é entregue, ou quando há detecção de uso indevido e fraude no cartão, os indivíduos não sabem como proceder. O procedimento a ser usado é a contestação. A contestação pode ocorrer em casos de serviços não prestados, como aluguéis de veículos e hotéis, quando há o valor incorreto da fatura ou compra parcelada mais vezes ou menos, e na ocorrência de recebimento de mercadorias com avarias ou diferente do que foi proposto inicialmente.

A contestação também é conhecida pelo termo chargeback. Apesar do cartão de crédito ser um facilitador, de uso muito comum atualmente, pode ser fruto de muita dor de cabeça, quando acontece tais situações. Porém, o Banco do Brasil oferece vários meios para que os clientes façam as contestações.

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Neste post, além de esclarecer como realizar a contestação e iremos expor como este processo funciona. Abordaremos quais ações deverão ser tomadas quando nos depararmos com alguma incorreção na fatura de cartão de crédito, seja o não reconhecimento de uma compra, lançamentos duplicados entre outras muitas situações.

Como funciona e como realizar a contestação?

Inicialmente, é necessário entender que por meio da contestação é enviado formalmente ao banco uma reclamação detalhando o problema. O banco então irá analisar o caso, e sendo constatado o erro ou fraude, fará o reembolso devido. No momento da solicitação de contestação por fraude, o banco irá bloquear a cobrança ou emitir um crédito do valor na fatura do cartão. Se ao fim do processo, a resolução for de que a cobrança deve ser mantida, o valor será debitado normalmente.

Nas contestações ou cancelamentos que não se tratarem de fraude, deve-se primeiramente buscar a resolução direto com vendedor/estabelecimento como citado acima. Caso o problema não seja resolvido, o banco pode ser acionado para atuar como mediador da disputa. Enquanto não houver resolução, a cobrança será mantida normalmente.

Mesmo que você não tenha seguro em seu cartão e for constatada alguma fraude ou falha de segurança, o banco será obrigado a fazer o reembolso. Toda a responsabilidade pela segurança nas transações dos cartões são do banco, o consumidor só pagará pelo que realmente tiver comprado.

Banco do Brasil

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As contestações podem serem feitas por meio do Internet banking ou pela Central de Atendimento

O Banco do Brasil oferece as opções para o cliente realizar a contestação de forma online e presencial. Para realizar uma contestação pela internet no Banco do Brasil use este link. Por ele você será redirecionado para o Internet Banking do BB. Após isso, leia as instruções da página e depois envie os documentos solicitados para concluir o processo.

Feita pelo telefone, via central atendimento do BB, aplicativo Ourocard ou indo pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil portando o cartão e documentos pessoais os indivíduos também conseguem solucionar sua situação. No verso do cartão, também há o número para se realizar a contestação. Os documentos pedidos devem ser enviados para o email [email protected] No assunto do email devem estar o nome completo do requisitante, número do CPF e protocolo da solicitação.

Quando há o pagamento do produto, mas não acontece a entrega do mesmo, a orientação do BB é de que primeiramente tente se resolver o problema direto com o vendedor/loja. Cancelamentos e alterações de valor podem ser realizadas direto por ele na máquina de cartão. Caso o problema não seja resolvido, o Banco do Brasil poderá atuar como mediador do caso. Geralmente este tipo de contestação mais simples é realizada rapidamente e o crédito é reavido em até três dias.

Neste link do banco é possível encontrar uma lista de quais situações o Banco do Brasil poderá ajudar como intermediário para cancelamento ou correções de transações com os cartões Ourocard.

Se a contestação for devida, o lançamento será feito na fatura em aberto, tornando-se desconto na fatura futura, caso a fatura atual já tenha sido fechada ou você já tenha efetuado o pagamento.

Para evitar tal problema, em que há todo o processo de contestação, os clientes devem tomar algumas medidas preventivas. Compre sempre em lojas conhecidas, em que tenha a certeza de que os produtos são de boa qualidade e que a entrega é garantida.

Ademais, não dê suas senhas para desconhecidos. O Internet Banking possui uma ferramenta, que habilita apenas o seu computador ou celular para realizar compras, transações e etc, sem utilizar o cartão. Então, é importante que estas informações fiquem resguardadas apenas a você, para evitar fraudes. Não realize compras online em redes de internet públicas, pois suas informações podem ser extraviadas e adquiridas por indivíduos que instalam vírus nas redes.

Estas atitudes fazem a diferença, pois as contestações podem ser realizadas rapidamente ou não. Portanto, é imprescindível que os indivíduos tomem cuidados, pois as contestações podem ser realizadas rapidamente ou não.

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11 comentários

  1. Willian

    Perdi o meu cartão e em questão de 18 hrs mais ou menos dei falta dele ai liguei para fazer o bloqueio do msm so q a pessoa q o achou usou de ma fé e saiu passando um monte de coisa nele, deve ter feito umas 6 compras todas elas por aproximação, sem se quer pedir senha, ai na hora q liguei pra bloquerar a atendente me falou e contestou pra mom . So q veio cobrando na fatura normal e falaram q n ira ser contestada pois n tinha o seguro do cartão, coisa q em momento algum oferecerão pois o cartao era de empresa tendp apenas conta corrente e o próprio banco ofereceu a função credito. Agr por fim n consegui contestar e o banco se quer esta olhando meu lado pois se pelp menos tivesse pedido senha eles n teriam conseguido comprar no cartao . Assim estou correndo atras por que como dis no paragrafo acima :
    Mesmo que você não tenha seguro em seu cartão e for constatada alguma fraude ou falha de segurança, o banco será obrigado a fazer o reembolso. Toda a responsabilidade pela segurança nas transações dos cartões são do banco, o consumidor só pagará pelo que realmente tiver comprado.
    Mas mesmo com isso estao alegando q ja n é responsabilidade do banco.

  2. JOSE AUGUSTO

    392
    nao fui eu compra coisa
    ta no meus cartao ourocrad visa facil
    cancelar pagamentos

  3. Valter de

    comprei um desbloqueador de tv vendedor José Lorenzo da Mota e desde o primeiro dia de chegada o aparelho deu problema fui falando com ele e o mesmo foi dando alternativas para que o aparelho funcionasse mas continuou com problema resolvi então que não queria mais o aparelho falando com ele o mesmo me disse que não ia trocar o aparelho e nem me devolver o dinheiro que era para mim se virar, fiz a reclamação com a operadora de cartão e estou aguardando resolução sobre meu ressarcimento.

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  5. Adriano Dornas

    Fiz uma compra pelo mercado livre e a peça chegou quebrada, na hora mandei fotos e vídeos p o vendedor ele pediu p mim fazer a devolução, só q o mercado livre não faz a devolução p mim ter o código do correio p fazer a devolução. Compra realizada no dia 15/06/2020 as 20:49 no valor de 346.34.

  6. Maria de

    Recebi minha fatura e veio na mesma compras que nunca realizei fora do Brasil. Tenho que resolver urgente no Banco do Brasil. Não vou pagar o que não comprei e não recebi nada.

  7. maria madalena

    Declaro que os serviços prestados pela htm*hotmart, Belo Horizonte,sobre um curso que solicitei e não consegui acessar e não era o que pedi, depois de várias vezes pedir para cancelar, mas sem respostas , não posso pagar uma coisa que não vou utilizar. Já esta descontando desde o dia da transação, 17 de novembro o valor de 12x de 57,00.Solicito a suspensão dese desconto.

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