Atenção
A conta do Blubank foi descontinuada. Confira a seguir algumas outras boas opções de contas digitais:
2. Conta digital Mercado Pago
3. Conta digital C6 Bank
Se você pretende ter um cartão de crédito com conta digital, a Blubank é uma das opções disponíveis no mercado. A empresa foi criada apenas em 2019. Portanto, existe há pouco tempo.
Ainda assim, oferece dois dos principais serviços financeiros do mercado. Por esse motivo, é uma plataforma online que facilita o acesso a esse setor para pessoas físicas, mesmo negativadas.
Diante desse cenário, muita gente se pergunta se vale a pena confiar na Blubank. O que você acha? Para saber a resposta, é preciso avaliar alguns detalhes sobre a empresa e seus serviços.
É o que vamos mostrar neste artigo. Que tal saber mais?
O que é a Blubank?
A Blubank é uma empresa de serviços financeiros. Ela oferece um cartão de crédito pré-pago facilitado, que tem uma conta digital em conjunto.
Por meio dela, é possível realizar várias atividades. Entre elas estão pagamento de contas, recargas de celular e transferências bancárias.
Tudo é feito por meio do aplicativo disponível para Android e iOS. A empresa oficial é a Brazilian Business Cartões Pré-pagos.
Como é a atuação da Blubank Brasil?
A empresa começou a atuar no Brasil em 2019 por meio da oferta do cartão pré-pago. O grande atrativo foi o limite de crédito de até R$ 3.500 sem consulta a SPC ou Serasa.
Ao mesmo tempo, o cliente tem acesso a uma conta digital. Nela, além dos serviços bancários, há possibilidade de contratar empréstimos e microcrédito.
Como é possível perceber, todas as operações são feitas de forma online pelo Blubank. Ele pode ser utilizado até em outros países, inclusive para saque.
A Blubank é uma instituição financeira?
Não. A Blubank é uma plataforma online que oferece acesso aos serviços bancários. De acordo com o próprio site de solicitação do cartão pré-pago, a empresa trabalha com instituições financeiras parceiras.
Quais serviços a empresa oferece?
A Blubank trabalha com três categorias de serviços: cartão pré-pago, conta digital e empréstimos. Entenda mais.
Cartão pré-pago
Apesar de anunciar como cartão de crédito, a empresa trabalha apenas com o pré-pago. Isso significa que você precisa carregar algum saldo para utilizá-lo.
A solicitação do serviço é feita pela internet. Até mesmo pessoas com o nome negativado ou inadimplente podem ter seu pedido autorizado.
O motivo é a ausência de consulta ao SPC e Serasa por parte da Blubank. Ainda assim, é feita uma análise de crédito antes da concessão do cartão pré-pago.
Aqui, é importante destacar que o nome negativado é aquele que já está na lista dos órgãos de proteção ao crédito. Por sua vez, o inadimplente é quem tem contas em seu nome que estão em atraso, porém, ainda não foram protestadas.
Com a aprovação, o cartão é enviado para a sua casa. Depois disso, você pode fazer compras em estabelecimentos físicos e virtuais, desde que tenha saldo disponível.
O controle de gastos e outras operações podem ser feitas diretamente pelo app Blubank.
Conta digital
É outro serviço da Blubank, sendo obrigatório ter a conta digital se você quiser contar com o cartão pré-pago. Na prática, o segundo somente é liberado com a abertura da primeira.
Para ter a sua, você deve enviar alguns documentos. Além disso, precisará preencher o formulário do site, que pede nome, CPF, e-mail, telefone, endereço, renda mensal e outros dados.
A conta digital é totalmente gerenciada por app. A partir dela, você pode:
- pagar contas e boletos;
- fazer recargas para o seu celular;
- realizar transferências bancárias via TED;
- sacar qualquer quantia dentro do saldo em caixas eletrônicos da Rede Banco 24 Horas.
Empréstimos
O limite de crédito do cartão pré-pago anunciado pela Blubank é um empréstimo, na realidade. Ele é oferecido com a Simplic na modalidade crédito pessoal.
De acordo com o site da empresa, o empréstimo pode variar de R$ 500 a R$ 30.000. Ele também é autorizado para negativados, após análise de crédito.
O Blubank oferece crédito para negativados?
Sim, pessoas com seu nome na lista dos órgãos de proteção ao crédito podem obter a aprovação do empréstimo pessoal. Aliás, esse é um dos grandes atrativos da empresa.
A Blubank promete não consultar SPC e Serasa, mas fazer uma análise de crédito dentro dos seus critérios. Portanto, ela resguarda o direito de negar o produto financeiro.
Para solicitar o empréstimo pessoal, você deve abrir a sua conta digital e ter o cartão pré-pago. A partir disso, pode fazer o seu pedido por app ou site.
Nesse caso, você deve inserir o número do seu cartão, já que ele é obrigatório para ter acesso ao empréstimo. Em seguida, é preciso preencher os outros dados solicitados.
O site promete realizar uma simulação online. No entanto, o link não funcionava no dia 27 de dezembro de 2020.
Quais são as taxas de juros e anuidades dos serviços?
A solicitação do cartão pré-pago somente é finalizada após o pagamento de um boleto no valor de R$ 49,90. Essa é a indicação de que o pedido foi aprovado.
Por outro lado, não há cobrança de anuidade. Em relação às taxas de juros do empréstimo pessoal, elas variam de 2,97% a 17,90% ao mês, ou seja, vão de 42,08% a 621,38% ao ano.
O prazo de pagamento vai de 3 a 24 meses. Com isso, o Custo Efetivo Total (CET) pode sofrer variações.
O CET inclui juros e outros encargos. Por isso, é importante atentar a esse dado, em vez da taxa de juros isolada.
Ainda existe a incidência de outras tarifas, conforme os termos e condições do site. Elas são:
- transferência via TED: R$ 6,40 por operação, com limitação de R$ 10.000 e máximo de 2 TEDs diárias;
- pagamento de contas: R$ 0,50 por operação, com limitação de R$ 30.000;
- crédito na conta digital: 1,7% sobre o volume realizado. Por exemplo, se forem depositados R$ 300, a taxa é de R$ 5,10 (1,7% x R$ 300);
- emissão de boleto: R$ 1,49 por emissão;
- liquidação de boleto: R$ 2,70 no momento do recebimento definitivo do crédito em conta;
- recarga em cartão ou conta: 1,7% sobre o volume realizado;
- taxa de desbloqueio ou inatividade da conta após 60 dias: R$ 10 por mês;
- tarifa de saque: R$ 9,80 por operação, sendo possível fazer até 4 saques diários de R$ 1.000 cada;
- compras no exterior: cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e spread Visa por operação. O limite é de R$ 30.000 por dia em outros países, com o limite diário de gastos no cartão de R$ 50.000.
Vale a pena deixar claro que o IOF é um tributo federal e é obrigatório que tem uma alíquota de 6,38%.
Por sua vez, o spread consiste na diferença entre a cotação comercial da moeda do exterior e o valor pago para a operação.
Quais são os canais de comunicação da Blubank?
A Blubank disponibiliza três números de telefone para os clientes. Eles são:
- (13) 3317-2717;
- (13) 3357-8586;
- 0800-729-0413.
Nesse caso, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Além disso, existem e-mails e redes sociais. Os contatos são:
Como ativar o cartão Blubank?
Após a solicitação do cartão Blubank, o boleto pode ser pago em até 10 dias. Você também pode pedir alguma data específica de pagamento pelo e-mail contato@blubankbrasil.com.br.
A compensação bancária do boleto é automática. Depois, o cartão demora até 15 dias para chegar na sua residência. Junto, virá o acesso à conta digital pelo app.
Assim que chega à sua casa, você pode ativar o cartão pré-pago para começar a utilizá-lo. Ele traz o código de cadastro.
Com as informações em mãos, acesse o site da Blubank e clique no menu “Ativar cartão”. Insira o código de validação e clique no botão “Ativar minha conta”.
Caso o procedimento dê errado, será necessário entrar em contato com a empresa por meio dos canais já citados. Com isso resolvido, você pode fazer pagamentos de até R$ 10.000 por dia em um único estabelecimento.
O limite diário de gastos no cartão é de R$ 25.000 para outros estabelecimentos físicos e virtuais.
Como funciona o app Blubank?
O aplicativo da Blubank é fundamental para quem tem um cartão e uma conta digital. Com ele, é possível ter um controle financeiro melhor já que todos os gastos ficam registrados.
Além disso, você pode verificar outras questões, como:
- saldo;
- extrato;
- fazer recarga de celular;
- pagar contas;
- carregar o seu cartão pré-pago;
- realizar transferências entre cartões e contas.
O download do app é feito de forma gratuita, assim como sua utilização. Assim que baixá-lo, ainda pode gerar um cartão virtual para fazer compras em lojas online.
Apesar disso, há muitas reclamações sobre o aplicativo Blubank e o funcionamento da empresa. No perfil da Play Store, a nota é 1,8. Na App Store, é 1,0.
A maioria dos comentários avalia a empresa como um golpe devido a alguns motivos, como:
- promessa de cartão de crédito, sem especificar que é um pré-pago, na realidade;
- mau funcionamento dos serviços;
- cobranças de taxas abusivas — como ressaltamos, é importante ver o CET, não apenas os juros. Essa pode ser a diferença;
- oferta de empréstimo camuflada como limite do cartão de crédito.
Blubank no Reclame Aqui: qual é a reputação da empresa?
No Reclame Aqui, a companhia tem uma atuação mais forte e uma nota melhor. Ela está há dois anos nesse canal. Desde então, foram acumuladas 24.023 reclamações.
A nota geral do período é de 7,4. Além disso, os outros indicadores são:
- reclamações respondidas: 99,9%;
- voltariam a fazer negócio: 33,8%;
- índice de solução: 86,2%;
- nota do consumidor: 7,12.
Se for considerado os meses de junho até novembro de 2020, o total de comentários chegou a 3.100. A nota do período foi maior: 7,6.
No entanto, nem todos os outros indicadores foram melhores. Veja:
- reclamações respondidas: 100%;
- voltariam a fazer negócio: 32,9%;
- índice de solução: 89,4%;
- nota do consumidor: 7,41.
Em relação às reclamações, os principais fatores que motivaram os clientes foram:
- cancelamento;
- atraso na entrega;
- cobrança indevida.
A Blubank é confiável?
Considerando todos os comentários e as informações que repassamos ao longo deste post, fica claro que a Blubank tem alguns problemas.
A empresa age regularmente e explica seus serviços nos termos e condições de uso. No entanto, é acusada por muitos clientes de propaganda enganosa.
Vários motivos levam a esse cenário. Para ter uma ideia, a Blubank tem dois sites com URLs totalmente diferentes.
Um deles é o blubank.net.br. Nele, você verá informações sobre o cartão pré-pago, mas sempre com informações indicando ser da modalidade crédito.
Outro é o blubankbrasil.com.br. Ele é diferente e tem, inclusive, uma identidade visual diversa do primeiro. O foco é a conta digital e a possibilidade de contratar empréstimo.
Com essas diferenças, o consumidor pode ter dificuldades para saber o que é válido. Ainda assim, os dois sites existem e podem ser consultados.
As informações mal explicadas também levam a dificuldades de entendimento. Isso reforça a acusação de propaganda enganosa.
Aqui, é importante ressaltar que o pré-pago é considerado um cartão de crédito. Ainda assim, é importante deixar claro, algo que a Blubank não faz.
Ao mesmo tempo, ela afirma que oferece um limite significativo no cartão. Porém, como explicado, esse valor está disponível apenas para contratação de empréstimo e sujeito à análise de crédito.
Assim, a empresa é confiável no sentido de poder atuar no Brasil e oferecer os serviços. Por outro lado, é preciso ter atenção para evitar problemas quanto a comunicação com o cliente.
Afinal, vale a pena ter os serviços da Blubank?
De modo geral, existem outros serviços financeiros mais seguros que podem ser contratados. Apesar da Blubank ser uma empresa consolidada, ela ainda apresenta dificuldades.
A grande vantagem é oferecer os serviços financeiros para pessoas com restrição no crédito. Portanto, se esse é o seu caso, vale a pena dar uma olhada na proposta da BluBank para tomar sua decisão.
Ainda assim, considere outras opções de cartões e contas digitais sem consulta ao SPC e ao Serasa. Pode ser que você encontre alternativas melhores.
Agora, se você estiver com o seu nome limpo, é mais interessante procurar outras opções. Existem vários cartões sem anuidade e sem cobrança de adesão.
Inclusive, muitos funcionam na modalidade crédito, enquanto outros têm apenas o pré-pago. De toda forma, são alternativas úteis para você.
Assim, você sabe como os serviços da Blubank funcionam e pode decidir se é a melhor opção para sua vida financeira. Avalie as condições e veja o que é mais indicado.
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Fiz um depósito e não consigo mais acessa o conta pelo app
Olá! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Fiz p pedido que lá informa cartão de crédito. E na verdade não é. Chegou msg no meu gmail ,pedindo o pagamento no valor de 49,90 Pra abrir a conta .issobnao foi sitado.fora que diz que se não pagar meu nome vai pro spc ou Serasa. Estou limpando meu nome. Só tô com 2 empresa pra quita. Não vou pagar e se mostrar essa cobrança. Vou processar a empresa. Pois no anúncio tinha cartão de crédito, pré pago .muito menos esse valor que tão me cobrando .experimenta bota no spc ou Serasa . Suas propagandas enganosa vai lê falir.
Eu fiz o pagamento e agora como faço pra fazer o cadastro pra recebe o cartão
Olá, Angelica! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Se eu soubesse que era pré pagonao tinha feito
Não fiz o cartão e estão me cobrando taxa
Olá, Silmara! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Fizeram essa cartão sei lá quem e quero que cancelem.
Olá, Daiane! Tudo bem?
Entre em contato com a central de atendimento Blubank para solicitar o cancelamento.
Bom dia fiz o pagamento do boleto é agora como eu faço pra receber o cartão fazer o cadastro
Olá, Liande! Tudo bem?
Você precisa pode solicitar no site: https://blubank.net.br/contato.
Isso é roubada isso sim
Nuh manda nenhum e-mail só valor q tem q pagar sem fora eu hein nuh vó mesmo 😑😤😤😠😡🤬🤬🤬🤬🤬
Fizeram o mesmo comigo, fiz solicitação de um cartão de crédito e depois de 2 minutos chegou mensagem falando que minha fatura era de 49,00 kkkkk nem aprovada fui já chegou a fatura, vou processar isso sim.
Eles me cobra uma coisa que eu não fiz credo isso e golpe
Olá, Edmson! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Ja fiz o app ja paguei a taxa de adesão e não consigo acessar o app o que faço não tem senha não tem cartão e ai o que vcs podem fazer.
Olá, Leandro! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Fiz o cartão o ano passado e até hoje não recebi e não consigo falar com ninguém desse banco sem retorno.
Porque os telefone blubank não funciona
Olá, Renato! Tudo bem?
A Blubank disponibiliza outros canais de atendimento nesse link: https://blubank.net.br/contato. Acredito que pode te ajudar.
Fui aprovado e diz o pagamento de 50 reais, mas não consegui ter mas contato pra receber o cartão como faço
Olá, Maxwell! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.
Já fiz o depósito e não consigo acessar o app
Olá, Adriana! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato diretamente com a Blubank. Vou deixar os números da Central de Atendimento aqui, acredito que podem te ajudar: (13) 3317-2717, (13) 3357-8586 e 0800-729-0413.