Conta Salário: como funciona, quem pode abrir e como são feitos os saques?

Você sabe como funciona uma conta salário? Veja as principais informações sobre esse tipo de conta: como é feita a abertura, o que é portabilidade de salário e etc.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Conta Salário: como funciona, quem pode abrir e como são feitos os saques?

 

Já falamos aqui no blog sobre a diferença entre a conta salário e a conta corrente.

Todavia, é igualmente importante entender tudo sobre a conta salário de forma específica, afinal, ela faz parte da realidade de uma série de trabalhadores brasileiros.

Continua após a publicidade

Ou seja: se você tem uma conta do tipo, mas não sabe exatamente do que se trata, vale a pena se aprofundar no assunto para compreender como o processo é feito.

Por isso, agora vamos comentar mais especificamente sobre o seu funcionamento, explorando pautas como:

  • quem pode abrir;
  • como são feitos os saques;
  • o que é portabilidade de salário;
  • além de outras informações úteis sobre o assunto.

E então, vamos lá? Tenha uma ótima leitura!

O que é conta salário?

A conta salário foi criada especialmente para o pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e outros benefícios semelhantes.

Continua após a publicidade

Nessa modalidade de conta corrente, o empregador é quem solicita a abertura e somente ele poderá fazer depósitos.

Sendo assim, ela não pode ser usada para depósitos de nenhum outro tipo.

Posso abrir uma conta salário para mim?

Não. O empregado não pode fazer a abertura por inciativa própria.

Nesse sentido, a abertura exige que o empregador contrate a instituição financeira que será responsável pelo serviço de pagamento das remunerações e benefícios de seus funcionários.

Também é de responsabilidade do empregador a identificação dos beneficiários que terão acesso à conta.

Qual a diferença da conta salário para uma conta corrente?

Uma conta corrente ou uma conta poupança podem ser abertas pelo titular sem a intermediação de qualquer empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, essas outras modalidades de conta bancária possibilitam o uso de cartão na modalidade crédito, bem como depósitos, transferências e outras transações.

Sendo assim, na conta salário só é possível receber depósitos do empregador e usar o cartão para saques em dinheiro.

Caso queira, o titular também pode transferir seu saldo para uma conta corrente ou poupança.

Como transferir o meu salário?

Ela foi criada para que empregados não fossem obrigados a abrir uma conta de depósitos à vista no banco parceiro da empresa onde trabalha.

Continua após a publicidade

Por isso, existe a “portabilidade do salário”, ou seja, a possibilidade de transferência do valor recebido para uma conta em outro banco sem custos.

Essa transferência pode ser feita automaticamente todos os meses, caso o titular assim o deseje. O salário também poderá ser transferido para uma conta corrente no mesmo banco.

Informações sobre como pedir uma conta salário
Informações sobre como pedir uma conta salário

Como sacar o meu salário?

De forma geral, você pode ir até um caixa eletrônico para sacar dinheiro da conta salário. Todavia, isso acontece apenas caso a sua modalidade de conta ofereça um cartão, além de número da conta e agência.

Se você optar pela portabilidade, fará o saque normalmente na sua conta de origem, já que a transferência é feita pelo banco de forma automática.

Continua após a publicidade

Quais são os tipos de conta salário?

A conta salário é uma só, mas os bancos podem oferecer diferentes tipos de conta para o empregador, buscando “conquistar” novos clientes.

É o caso de, por exemplo, oferecer contas mais completas, com acesso ao internet banking online, transferências ilimitadas via TED ou DOC e outros benefícios, como recarga de celular.

Todavia, é importante ressaltar que nessa modalidade, muito provavelmente serão cobradas tarifas, já que são contas comuns.

Ou seja: se você estiver em busca daquela conta salário que faz a transferência automática do valor para o seu banco de origem, pergunte sobre a portabilidade.

Continua após a publicidade

Como solicitar a portabilidade do salário?

Depois que a conta for aberta pelo empregador, o empregado precisa procurar o banco para formalizar o pedido de portabilidade para outra conta.

A empresa precisa fazer uma carta solicitando a abertura da conta. Nela, estarão descritas as informações sobre o empregado como endereço, valor do salário, ocupação, entre outros.

Além disso, é necessário informar o banco, a agência e o número da conta para a transferência.

Após a solicitação, o banco deverá transferir o valor integral do salário automaticamente todos os meses para a conta informada.

Continua após a publicidade

Esse processo deve ser feito no mesmo dia em que o valor cair na conta, por meio de uma TED.

É possível fazer empréstimos e financiamentos com débito na conta salário?

A instituição responsável pela conta poderá debitar parcelas de empréstimos e financiamentos nas situações em que o titular tenha autorizado previamente esse tipo de cobrança.

Nessas situações, o banco descontará o valor da prestações e depois transferirá o dinheiro restante para a conta, se o titular tiver solicitado a portabilidade do salário.

Quando houver necessidade de encerramento da conta, como, por exemplo, se o titular for demitido, o cliente precisará negociar com a instituição como será feito o pagamento do valor pendente, lembrando que somente o empregador poderá cancelar a conta.

Continua após a publicidade

A abertura da conta salário dá direito a um cartão magnético para saques.
A abertura da conta salário dá direito a um cartão magnético para saques.

Quais são as taxas cobradas na conta salário?

O Banco Central proíbe a cobrança de qualquer tipo de tarifa pela utilização da conta. Além disso, o banco responsável pela conta não poderá cobrar por:

  • transferência automática do salário para outra conta em banco diferente ou no mesmo banco;
  • emissão do cartão magnético para movimentação da conta, exceto nos casos em que ele for perdido, roubado ou danificado por responsabilidade do usuário;
  • até 5 saques para retirada do salário recebido mensalmente;
  • consulta ao saldo por até 2 vezes no mês em caixas eletrônicos ou no guichê de atendimento do banco;
  • consulta ao extrato da conta com informações sobre a movimentação dos últimos 30 dias pelo menos duas vezes ao mês;
  • manutenção da conta, mesmo que não haja qualquer tipo de movimentação.

Outros serviços bancários que estejam disponíveis para o titular da conta poderão ser tarifados, conforme as regras de cada banco.

As transferências parciais do salário para outra conta, que não sejam da portabilidade salário, serão feitas por meio de TED ou DOC com cobrança de taxas.

A instituição também poderá cobrar por consultas que excedam o limite de 2 vezes ao mês. Empréstimos e financiamentos ficam sujeitos às mesmas tarifas cobradas de outros clientes.

Continua após a publicidade

É preciso destacar que os bancos são obrigados a informar de forma clara nas agências e nos respectivos sites quais são os custos desses serviços.

O banco é obrigado a fazer a abertura?

Como comentamos antes, ela só poderá ser aberta pelo empregador. Isso significa que os bancos são obrigados a efetuar a abertura caso tenham sido contratados por uma empresa para prestar o serviço de pagamento de soldos e benefícios.

O contrato firmado entre a instituição financeira e o empregador precisa abranger todas as condições relativas aos pagamentos, incluindo possíveis restrições para abertura de conta e quais serão os canais que os clientes poderão usar para receber o salário.

Perguntas e respostas sobre a conta salário

Agora que você já entendeu o que é e como funciona a conta, separamos algumas informações adicionais no formato de perguntas e respostas.

Continua após a publicidade

É uma maneira prática de visualizar, na prática, algumas características dessa modalidade.

Quais documentos preciso levar para abrir a conta?

O empregador é responsável pela identificação dos beneficiários, e o faz geralmente por meio de uma carta. Ela é entregue ao funcionário, que deverá levá-la consigo até a agência de sua preferência.

No entanto, o banco poderá solicitar aos clientes, por meio do empregador, documentos comprobatórios que facilitem a abertura da conta e o pagamento adequado do benefício.

Para garantir que o procedimento será realizado sem surpresas, o empregador pode levar, além da carta e do documento de identificação, um comprovante de residência.

Quantos titulares pode ter a conta salário?

Só é possível ter um titular. Assim, cada relação empregatícia exige a abertura de uma nova conta.

Continua após a publicidade

Ou seja: mesmo que você tenha trabalhado em duas empresas diferentes, mas que façam o pagamento por meio do mesmo banco, deverá repetir o processo.

Além disso, ela não poderá ser conjunta, o que significa que o empregado não poderá compartilhar seus benefícios com cônjuge ou familiares.

Posso movimentar cheque na conta salário?

Ela não pode ser movimentada por meio de cheque, independente da situação.

Conforme já apontamos, a movimentação financeira acontece, em sua maioria, de uma forma: o valor é pago pela empresa para o banco, que por sua vez realiza a transferência para a conta escolhida pelo empregador.

Todavia, as formas de utilização do saldo da conta podem variar conforme o banco escolhido. Em alguns casos o cliente pode usar seu cartão magnético para pagamentos no débito, por exemplo, mas essa não é uma regra válida para todas as instituições.

Continua após a publicidade

Como são pagos os auxílios?

O recebimento de diárias, auxílios financeiros, bonificações e outros tipos de benefício concedidos pelo empregador também poderão ser feitos por meio da conta.

Em linhas gerais, qualquer renda proveniente do trabalho prestado ao empregador que contratou o banco pode ser paga com depósito na conta.

Conta salário nos principais bancos

Por fim, vamos abordar de forma prática alguns pacotes oferecidos pelos principais bancos brasileiros.

É importante ressaltar mais uma vez que aqui não falaremos sobre a portabilidade, ou seja, você terá direito ao cartão magnético, número de conta, agência e acesso a alguns serviços específicos.

Conta salário Caixa

O cliente tem acesso aos seguintes serviços:

  • isenção de tarifa na 1ª via do cartão de débito;
  • até 5 saques por mês;
  • até 2 consultas de saldo ou extrato nos terminais de autoatendimento;
  • análise da movimentação dos últimos 30 dias;
  • transferência do saldo para outra conta.

Conta salário Itaú

O cliente tem acesso aos seguintes serviços:

  • até 5 saques;
  • 2 consultas de extrato;
  • 2 consultas de saldo;
  • pagamento na função débito.

Conta salário Santander

O cliente tem acesso aos seguintes serviços:

  • até 5 saques;
  • 2 consultas de saldo;
  • 2 consultas de extrato;
  • isenção de tarifa na 1ª via do cartão de débito.

Conta salário Bradesco

O cliente tem acesso aos seguintes serviços:

  • 5 saques;
  • isenção de tarifa na 1ª via do cartão de débito;
  • 2 extratos por mês;
  • consulta de saldo;
  • pagamentos via débito;
  • recarga de celular;
  • transferência para outras contas.

Conta salário Banco do Brasil

O cliente tem acesso aos seguintes serviços:

  • movimentações via aplicativo;
  • transformar a conta salário em conta corrente (pelo app);
  • isenção de tarifa na 1ª via do cartão de débito;
  • até 5 saques;
  • 2 consultas de saldo;
  • 2 consultas de extrato.

Agora que foi possível saber tudo sobre esse tipo de conta, está apto a entender a forma que o seu salário é depositado mensalmente pela empresa e chega até você.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre conta salário e quer entender ainda mais sobre o universo das finanças, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos semanalmente e em primeira mão! 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

131 comentários

  1. Elcio Wanderley

    Olá, gostaria de saber se preciso ir a uma agência para pedir um cartão?Pois o empregador abriu uma conta salário para mim, mas eu nao sei como funciona isso!
    Obs. O empregador me informou número da agência e conta.

  2. Braian Caetano

    Eu tive que abrir uma conta salário no Itaú, mas eu só posso fazer os saques na agência deles, por que eu não posso sacar num caixa eletrônico fora da agência ???? Isso facilitaria muito pois eu tenho que sair daqui de onde eu moro até o centro e é longe em kkkkkk. Abraço

  3. Vinicius

    Bom dia abri uma conta salário no Santander a pedido da empresa na qual eu trabalhava mas assim que sai da empresa fui ate o banco para encerrar a conta mas eles me falaram que a conta após 3 meses sem depositar seria encerrada agora estou entrando em outra empresa e fui ao banco para abrir outra conta aí o gerente falou que a minha antiga conta tava aberta e que eu poderia usá-la para receber o salário dessa empresa que estou entrando isso pode. Eles podem passar uma conta Salário para conta corrente.

  4. Continua após a publicidade

  5. Angélica

    Boa tarde. Preciso atualizar meu nome de casada na conta salário? No meu banco já atualizei.

  6. Eliana Santos

    Oi boa noite eu abrí uma conta salário no banco Santander mais a moça não me deu uma senha númerica isso é normal ou foi algo q passou batido e eu não percebí na hora? Tô cheia de dúvidas preciso de uma luz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.