Saiba como funciona a conta digital Nomad e veja se vale a pena ter a sua!

Com cartão de débito internacional sem anuidade, câmbio e opções de investimento, a conta Nomad é uma ótima opção pra quem costuma viajar para o exterior.

lucas proenca
Lucas Proença

Já pensou em movimentar seu dinheiro em dólares? Se a resposta para essa pergunta for sim, você precisa conhecer a conta digital Nomad.

A Nomad é uma conta corrente gratuita e 100% digital. Suas operações são realizadas via aplicativo e são totalmente regulamentadas pelo sistema financeiro americano. Com ela, você pode economizar em algumas transações, como o câmbio e aproveitar outros diversos benefícios.

Continua após a publicidade

Gostou da opção e quer conhecer melhor essa conta? Então, acompanhe a leitura e confira o guia que preparamos!

Como funciona a conta digital Nomad?

conta digital Nomad é internacional e funciona de maneira similar às brasileiras. Isso porque você pode realizar operações, como:

Continua após a publicidade

  • enviar e fazer transferências;
  • fazer pagamento de compras em lojas físicas e virtuais;
  • realizar operações de câmbio e investimentos.

Para ter a Nomad conta internacional, não é necessário nenhum depósito inicial. Além disso, não é realizada a cobrança de taxas de manutenção, pois ela é totalmente gratuita.

Apesar de ser uma conta digital global, ela é voltada para brasileiros. Tanto que tem atendimento em português.

Assim que abrir a sua, você recebe um cartão de débito virtual. Ele pode ser usado em compras online e nas carteiras digitais. Entre elas Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay.

Quais são os serviços oferecidos pela conta internacional Nomad?

Para saber se a conta Nomad vale a pena, é preciso conhecer os quatro serviços oferecidos. Veja quais são eles e o que os caracteriza.

Continua após a publicidade

Câmbio

A conversão de moedas é uma das operações. A cotação é atualizada em tempo real e segue o dólar comercial. Portanto, não há cobrança de encargos sobre a transação.

No entanto, existe uma taxa de serviço de 2%. Além disso, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado. A alíquota do governo federal é de 1,1%.

Uma vantagem da conta digital Nomad é que todas as atualizações do processo de remessa são notificadas pelo app.

Cartão de débito internacional

É emitido nos Estados Unidos e está atrelado à conta digital. Ele é isento de anuidade e está integrado às e-wallets Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay.

Continua após a publicidade

Também é possível adicioná-lo no PayPal. O cartão de débito internacional é aceito em 20 países: Brasil, Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Espanha, Holanda, França, Japão, Luxemburgo, Irlanda, Estados Unidos, Singapura, Portugal, Suíça, Reino Unido e Suécia.

Investimento

Ao ter acesso ao banco digital americano, você também pode fazer investimentos nos Estados Unidos. Inclusive, essa é uma forma de hedge.

Ou seja, consegue proteger o seu dinheiro. Isso porque o dólar é historicamente valorizado em relação ao real.

Para começar a investir, basta responder a algumas perguntas para descobrir seu perfil de investidor. Dessa forma, algumas carteiras predefinidas serão apresentadas.

Continua após a publicidade

Elas podem carteiras diferentes tipos de ativos financeiros. Por exemplo Exchange Traded Funds (ETFs), ou fundos de índice, e ações.

Outro ponto positivo são as garantias oferecidas aos correntistas. A Nomad tem uma parceria comercial com o Evolve Bank & Trust.

Essa instituição financeira é conhecida e faz parte do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), similar ao brasileiro Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Na prática, você tem direito à indenização de até 250 mil dólares por cliente por banco em caso de calote. Portanto, é mais uma segurança para que as operações sejam realizadas com tranquilidade.

Continua após a publicidade

Transferências

Também há a segurança do FDIC. O envio e o recebimento de dólares é feito por uma conta sediada nos Estados Unidos.

O recebimento das transferências acontece via Wire TransferAutomated Clearing House (ACH). Os dois processos são comuns, mas apresentam diferenças.

Wire Transfer tem limites maiores e é uma operação mais rápida. Normalmente, leva 1 dia útil.

Por sua vez, a ACH apresenta limites mais baixos. Seu processamento demora de 3 a 6 dias úteis. No entanto, são mais baratas e até gratuitas, em alguns casos.

Continua após a publicidade

Como abrir a conta digital Nomad?

conta

Conta digital Nomad

Se você quer abrir conta-corrente nos EUA pela Nomad, precisa primeiro ter um passaporte brasileiro válido. Ainda está sendo estudada a possibilidade de flexibilizar a abertura da conta para outras pessoas.

Caso cumpra esse critério, pode fazer os seguintes passos:

  1. baixe o aplicativo da Nomad, disponível para Android e iOS;
  2. preencha seus dados pessoais., como nome, data de nascimento, telefone e CPF;
  3. informe seu endereço completo;
  4. registre seu passaporte válido;
  5. grave um vídeo selfie de 5 segundos segurando o passaporte. Enquanto isso, fale a frase “I authorize account opening with Nomad“, ou “Eu autorizo a abertura de conta na Nomad”.

Aguarde a conta ser verificada. O processo pode demorar até 2 dias úteis. Depois, solicite o envio da remessa pelo app. Você verá o valor em reais a pagar, já com o IOF incluído.

Nesse momento, você também terá acesso aos dados bancários para fazer a TED da conta do Brasil para a digital Nomad. O prazo é 1 dia útil.

Como economizar em viagens internacionais com a conta Nomad?

A redução de gastos está relacionada ao cartão de débito internacional. Como ele está atrelado à Nomad conta digital, é aceito nos países já mencionados.

Continua após a publicidade

Assim, é possível obter uma economia de até 14%. Isso porque se deixa de pagar os 6,38% de IOF cobrados em transações internacionais.

Ainda há o chamado spread sobre o dólar comercial. Ou seja, é a cotação turismo.

spread é uma taxa que varia de 1% a 7%. Por isso, a compra internacional fica mais cara quando você usa um cartão brasileiro no exterior.

Outra maneira de economizar nas viagens internacionais é com o câmbio. Se você adquirir moedas em um lugar especializado, terá que pagar o IOF e as taxas cobradas. Afinal, o dólar é embasado na cotação turismo.

Com o cartão emitido no exterior, todos esses gastos passam a ser substituídos pelo spread fixo da Nomad. Ele é de 2%, como destacamos antes.

Continua após a publicidade

Conta Nomad vale a pena?

A grande vantagem da conta-corrente digital Nomad é ser gratuita. Assim, sem pagar nada, é possível acessar vários serviços do mercado financeiro americano.

Ou seja, é possível fazer investimentos e compras em diferentes países. Ainda há melhoria da proteção cambial, já que as operações são feitas em dólar.

Para ficar mais simples de entender, quando você opera em dólares, seu dinheiro em reais fica preservado.

Além disso, a conta Nomad vale a pena se o seu objetivo é ter alguma garantia. Isso porque o FDIC está assegurando as operações.

Por fim, é importante destacar que a conta também é bem útil para pessoas que costumam viajar para o exterior com frequência.

Perguntas frequentes sobre a conta digital Nomad

  1. Nomad é confiável?

    Sim. O banco tem parceria com o Evolve Bank & Trust, além de garantia do FDIC.

  2. Como fazer PIX para a conta Nomad?

    Após contratar o câmbio do Brasil para a conta Nomad, você receberá os dados completos da conta. Para fazer o PIX, é necessário preenchê-los, já que ainda não há chave específica para a operação. No entanto, é preciso que ambas as partes tenham a mesma titularidade. Além disso, o prazo da operação é de 1 dia útil.

  3. Como sacar dinheiro da conta digital Nomad?

    Essa possibilidade é válida para quem tem cartão de débito físico. Assim, é possível fazer o saque em caixas eletrônicos conveniados. Há limitação de 500 dólares por dia no mesmo caixa, 1.000 dólares por dia no geral, 7.000 dólares por mês e 36 mil dólares por ano.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.