Conta Corrente ou Conta-Corrente?

Você já ficou na dúvida se o certo é escrever conta corrente ou conta-corrente? Veja o que dizem os especialistas em língua portuguesa sobre a escrita da expressão.

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Que ter uma conta bancária é algo bastante importante atualmente todo mundo sabe. Porém, hoje vamos abandonar um pouco os assuntos financeiros para tratar de algumas dúvidas da língua portuguesa: o correto é conta corrente ou conta-corrente? Como devo escrever? A escrita mudou como o novo acordo ortográfico?

Conta-Corrente ou Conta Corrente: Perspectivas Linguísticas

Na verdade, não existe um consenso sobre qual é a forma mais correta de se escrever a expressão. Alguns dicionários optam pelo uso do hífen, enquanto outros preferem a as duas palavras separadas. Os especialista na língua portuguesa também divergem em relação à escrita mais adequada.

O que temos na composição da expressão é um substantivo e um adjetivo que o qualifica. Uma conta pode ser corrente, bancária, conjunta, especial, simples ou empresarial, por exemplo.

De um modo geral, os substantivos qualificados não necessitam do uso de hífen. Assim como não escrevemos “moça-bonita” ou “texto-longo”, também não precisaríamos unir a expressão conta corrente.

Outras expressões iniciadas com “conta” como “conta-gotas” ou “conta-giros” são separadas por hífen, mas tem significado bem diferente de “conta corrente”, pois não há relação direta com o verbo “contar”.

Conclusão

É preciso lembrar que nem sempre existem regras claras sobre a língua portuguesa ou qualquer outra língua. Nossa gramática é passível de interpretações e discussões, porque a linguagem está passando o tempo todo por transformações.

Nesse caso, ao que parece, não existe certo ou errado, visto que os dicionários trazem de diferentes formas. Aqui no blog, preferimos usar a expressão “conta corrente” sem hífen, mas entendemos que a escolha pode parecer equivocada para outras pessoas.

Importante: com relação ao plural de conta corrente, o correto é flexionar tanto o substantivo quanto o adjetivo. Assim, o certo seria contas correntes ou contas-correntes.

Perguntas Frequentes:

  1. A expressão “conta corrente” deve ser escrita com ou sem hífen?

    Não existe um consenso definitivo, então a escolha depende da preferência pessoal ou editorial.

  2. Qual é a importância de entender a escrita correta de “conta corrente”?

    A escolha entre “conta corrente” ou “conta-corrente” pode refletir o conhecimento e a atenção aos detalhes linguísticos, além de influenciar a percepção da precisão e profissionalismo em documentos e comunicações escritas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp