Conta Bancária de Falecido

Você sabe o que acontecerá com a sua conta bancária depois que você morrer? Veja quem pode sacar os valores disponíveis em conta de falecido e como proceder nesses casos.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Existem varias situações difíceis sobre as quais devemos refletir. Uma delas é o que vai acontecer com a vida financeira em caso de falecimento. Isso é muito importante, principalmente se você é o responsável pelo sustento da família.

Você tem um seguro de vida? Seus filhos e cônjuge estarão protegidos financeiramente após sua ausência? Essas São apenas algumas das questões que precisam ser analisadas com bastante cautela.

Continua após a publicidade

Você já parou para pensar, por exemplo, no que acontecerá com o saldo da sua conta bancária quando você morrer? É um pouco difícil raciocinar sobre esse tipo de evento, mas não podemos deixar de fazê-lo. Os processos legais de herança são bastante demorados. Assim, sua família poderá passar por dificuldades até que todas pendências sejam solicitadas.

Por isso, é essencial saber o que acontece com uma Conta Bancária do falecido. Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.

Conta Com Apenas um Titular

A maior parte das contas correntes de pessoa física tem apenas um titular, ou seja, podem ser movimentadas pelo indivíduo que contratou serviços bancários. Caso essa pessoa venha a falecer, a família não poderá retirar o dinheiro da conta, mesmo que haja acesso ao cartão e senha. O valor depositado judicialmente fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido.

O alvará judicial usado pode ser, por exemplo, para que o valor disponível na conta seja usado para cobrir despesas funerárias. Nesse caso, é preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.

Veja quem pode sacar o dinheiro disponível em conta de falecido
Veja quem pode sacar o dinheiro disponível em conta de falecido

Conta Conjunta

Se a conta for do tipo “conjunta” , ou seja, com mais de um titular, a questão fica um pouco diferente. Primeiramente, é preciso distinguir os tipos de conta como contas conjuntas Simples ou Não-Solidárias, que só podem ser movimentadas com uma autorização de todos os titulares. Já como contas conjuntas Solidárias, também conhecidas Como E/OU que podem ser movimentadas por qualquer um dos titulares individualmente, sem a autorização dos demais.

Se um casal tem uma conta conjunta do tipo solidária, por exemplo, é possível que o outro cônjuge retire o saldo disponível na conta em caso de falecimento. Já para os sócios que possuem conta conjunta simples o valor será bloqueado, pois não há possibilidade de retirada sem a autorização do titular falecido.

Para que fique um pouco mais claro, se um dos titulares da conta conjunta solidária vier a morrer, o titular poderá retirar o valor total do saldo sem necessidade de uma intervenção judicial. Assim, esse valor não precisará ser inventariado, nem entrará nos bens de herança. É preciso salientar ainda que o titular precisará abrir uma nova conta depois disso, pois não é possível excluir o primeiro titular.

Conclusão

Se você quer facilitar o acesso ao saldo de sua conta após sua morte, o melhor a fazer é criar uma conta do tipo solidária com o cônjuge ou algum membro da família. Essa decisão exige cuidados, pois o dinheiro sempre estará disponível para movimentação para os outros titulares. Por outro lado, se o melhor para você for proteger a conta, então as opções simples e não-solidária são melhores.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

251 comentários

  1. Éster

    Bom o pai dos meus filhos faleceu e deixou dinheiro no banco, mas meus filhos são de menor, eles tem direito msm assim ? Pois o avó deles disse que o dinheiro sumiu da conta e tal. posso entrar na justiça msm assim ?

  2. Castigo Jo

    Peço ajuda

    Meu pai perdeu a vida em 2002 e eu lembrome que ele sempre falava que tinha uma conta poupança para os meus estudos apos eu ter idade sufciente. e agora eu ja tenho sera que ainda ha tempo para poder suguir com processos judiciais para liberar o saldo da poupança?

  3. Adriana Jeremias

    O banco automaticamente broqueia a conta de um falecido, ou a família tem que comunicar?

  4. Continua após a publicidade

  5. Suzana

    Minha mãe faleceu tem poucos meses , tenho 2 irmãs menores de idade ela possui dinheiro na conta , como posso fszer para retirar o dinheiro?

  6. Silvanilda Sousa

    Boa tarde, minha avó era aposentada e pensionista ,todo mês era descontando um valor e redirecionando pra uma poupança resgate ,agora ela faleceu e ficou um dinheiro nessa poupança os herdeiros tem direito de sacar? o que fazer?

  7. Maryana Castro

    Minha vó faleceu e o INSS depositou o dinheiro dela, mas ficou bloqueado no banco, o banco informou que foi o INSS, porém ela tinha prestações de empréstimo no banco, pode ter sido por isso bloqueado?

  8. Fabio

    Minha mãe faleceu a uns três anos e deixou uma poupança,só agora que soube da existência. Duvida sendo eu o único filho é necessário fazer o inventario e como proceder para movimentar?

  9. Alex

    Boa noite! Algum órgão ou instituição informa ou comunica o banco sobre o falecimento de um cliente? Ou seja, se nenhum familiar avisar o banco ou a corretora sobre o falecimento, é possível fazer resgates para a conta conjunta, via internet, de ações ou cotas em fundos de investimentos?

  10. Rosimary

    Ola boa noite,minha tia é aposentada e pensionista e a pensão dela ela deposita todo mês dizendo q quando um dia ela faltar pra eu pegar o dinheiro pra mim,eu fico com o cartão e tenho a senha,ela tem 85 anos e já tem mais ou menos 20.000 na poupanca,se ela vier a faltar como faço pra retirar esse dinheiro?
    Obs: Não tenho conta conjunta ou solidária com ela,sou de maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.