Conta Bancária de Falecido

Você sabe o que acontecerá com a sua conta bancária depois que você morrer? Veja quem pode sacar os valores disponíveis em conta de falecido e como proceder nesses casos.

flaviomariano
Flávio Mariano

Existem varias situações difíceis sobre as quais devemos refletir. Uma delas é o que vai acontecer com a vida financeira em caso de falecimento. Isso é muito importante, principalmente se você é o responsável pelo sustento da família.

Você tem um seguro de vida? Seus filhos e cônjuge estarão protegidos financeiramente após sua ausência? Essas São apenas algumas das questões que precisam ser analisadas com bastante cautela.

Continua após a publicidade

Você já parou para pensar, por exemplo, no que acontecerá com o saldo da sua conta bancária quando você morrer? É um pouco difícil raciocinar sobre esse tipo de evento, mas não podemos deixar de fazê-lo. Os processos legais de herança são bastante demorados. Assim, sua família poderá passar por dificuldades até que todas pendências sejam solicitadas.

Por isso, é essencial saber o que acontece com uma Conta Bancária do falecido. Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.

Conta Com Apenas um Titular

A maior parte das contas correntes de pessoa física tem apenas um titular, ou seja, podem ser movimentadas pelo indivíduo que contratou serviços bancários. Caso essa pessoa venha a falecer, a família não poderá retirar o dinheiro da conta, mesmo que haja acesso ao cartão e senha. O valor depositado judicialmente fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido.

O alvará judicial usado pode ser, por exemplo, para que o valor disponível na conta seja usado para cobrir despesas funerárias. Nesse caso, é preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.

Veja quem pode sacar o dinheiro disponível em conta de falecido
Veja quem pode sacar o dinheiro disponível em conta de falecido

Conta Conjunta

Se a conta for do tipo “conjunta” , ou seja, com mais de um titular, a questão fica um pouco diferente. Primeiramente, é preciso distinguir os tipos de conta como contas conjuntas Simples ou Não-Solidárias, que só podem ser movimentadas com uma autorização de todos os titulares. Já como contas conjuntas Solidárias, também conhecidas Como E/OU que podem ser movimentadas por qualquer um dos titulares individualmente, sem a autorização dos demais.

Se um casal tem uma conta conjunta do tipo solidária, por exemplo, é possível que o outro cônjuge retire o saldo disponível na conta em caso de falecimento. Já para os sócios que possuem conta conjunta simples o valor será bloqueado, pois não há possibilidade de retirada sem a autorização do titular falecido.

Para que fique um pouco mais claro, se um dos titulares da conta conjunta solidária vier a morrer, o titular poderá retirar o valor total do saldo sem necessidade de uma intervenção judicial. Assim, esse valor não precisará ser inventariado, nem entrará nos bens de herança. É preciso salientar ainda que o titular precisará abrir uma nova conta depois disso, pois não é possível excluir o primeiro titular.

Conclusão

Se você quer facilitar o acesso ao saldo de sua conta após sua morte, o melhor a fazer é criar uma conta do tipo solidária com o cônjuge ou algum membro da família. Essa decisão exige cuidados, pois o dinheiro sempre estará disponível para movimentação para os outros titulares. Por outro lado, se o melhor para você for proteger a conta, então as opções simples e não-solidária são melhores.

Continua após a Publicidade

274 comentários

  1. Thainy

    Olá , o pai dos meu filhos desapareceu e tem o valor de 1.500 na conta poupança dele , tenho 2 filhos de menor e estou desempregada , como faço pra ter acesso a conta ??

  2. Murilo dos

    Opa, meu avô falou em 2016, e hoje dia 26 de outubro de 2021 chegou um cartão poupança pra ele, entretanto não sabíamos de nada relacionado a esse cartão, pois ele era afiliado do Santander e não dá caixa e o cartão que chegou foi o da caixa, vocês poderiam me dar uma explicação sobre isso, algum caminho que devo seguir?

  3. Maria Bastos

    Meu esposo faleceu a 15 dias e deixou uma quantia de 1500 reais preciso desse dinheiro para pagar as dívidas do funeral pois estou desempregada e não estou recebendo a pensão ainda vou precisar de alvará ? O gerente da conta poderá fazer a liberação do dinheiro?
    Obrigado

  4. Continua após a publicidade

  5. Michele Magalhães

    Meu irmão faleceu deixou 37 mil na conta poupança agora fui ver o extrato o banco limpou a conta é colocou numa conta judicial só pra ser liberado com autorização do juiz.banco pode fazer isto sem avisar os familiares

  6. Éster

    Bom o pai dos meus filhos faleceu e deixou dinheiro no banco, mas meus filhos são de menor, eles tem direito msm assim ? Pois o avó deles disse que o dinheiro sumiu da conta e tal. posso entrar na justiça msm assim ?

  7. Mariane

    Minha sogra faleceu e meu sogro ficou com o aposento tem uma advogada cuidando da papelada como ele pode retirar o aposento que ela deveria ter recebido 15 dias após o falecimento ela recebia em um banco e agora meu sogro ira receber em outro

  8. Continua após a publicidade

  9. Le

    Meu Pai faleceua 1 ano e tinha um valo guardado em sua poupança, porem tbm tinha um emprestimo em seu nome, ai entramos com advogado para retirar esse valor e descobrimos que ele tem essa divida, o banco quer q paguemos esse valor do emprestimo , isso é o certo?

  10. Andrieli Alvarenga

    Minha mãe faleceu tinha uma conta bancária oque acontece meu Padrasto pode tirar o dinheiro antes do inventário?

  11. Emanuelle Motta

    Olá, meu pai faleceu a 24 anos atrás.
    Ele possuía um seguro de vida.
    Na época, eu tinha 2 anos de idade e meu irmão tinha só 6 meses.
    Esse dinheiro foi dividido entre minha mãe, meu irmão e eu.
    Sendo que a parte minha e de meu irmão, foi depositada em uma conta poupança chamada : Contq Azul.
    Minha mãe tinha o cartão dessa conta,mas por azar ela perdeu esse cartão e não temos o número da conta e nem nada.
    Eu gostaria de saber se é possivel que meu irmão e eu, recebamos esse dinheiro mesmo sem o número do cartão e quais medidas precisamos tomar?
    Desde já, obrigada!

  12. Continua após a publicidade

  13. Solange

    Meu esposo faleceu em junho e ele tem uma conta conjunta com uma filha dele do casamento anterior a qual ele já era viúvo da mãe dessa filha.
    Estava casada com ele e agora fiquei viúva, só que a conta era conjunta com a filha.
    Eu terei direito aos valores desta conta?
    Ela pode retirar estes valores ?

  14. Castigo Jo

    Peço ajuda

    Meu pai perdeu a vida em 2002 e eu lembrome que ele sempre falava que tinha uma conta poupança para os meus estudos apos eu ter idade sufciente. e agora eu ja tenho sera que ainda ha tempo para poder suguir com processos judiciais para liberar o saldo da poupança?

  15. Adriana Jeremias

    O banco automaticamente broqueia a conta de um falecido, ou a família tem que comunicar?

  16. Suzana

    Minha mãe faleceu tem poucos meses , tenho 2 irmãs menores de idade ela possui dinheiro na conta , como posso fszer para retirar o dinheiro?

  17. Silvanilda Sousa

    Boa tarde, minha avó era aposentada e pensionista ,todo mês era descontando um valor e redirecionando pra uma poupança resgate ,agora ela faleceu e ficou um dinheiro nessa poupança os herdeiros tem direito de sacar? o que fazer?

  18. Maryana Castro

    Minha vó faleceu e o INSS depositou o dinheiro dela, mas ficou bloqueado no banco, o banco informou que foi o INSS, porém ela tinha prestações de empréstimo no banco, pode ter sido por isso bloqueado?

  19. Fabio

    Minha mãe faleceu a uns três anos e deixou uma poupança,só agora que soube da existência. Duvida sendo eu o único filho é necessário fazer o inventario e como proceder para movimentar?

  20. Alex

    Boa noite! Algum órgão ou instituição informa ou comunica o banco sobre o falecimento de um cliente? Ou seja, se nenhum familiar avisar o banco ou a corretora sobre o falecimento, é possível fazer resgates para a conta conjunta, via internet, de ações ou cotas em fundos de investimentos?

  21. Rosimary

    Ola boa noite,minha tia é aposentada e pensionista e a pensão dela ela deposita todo mês dizendo q quando um dia ela faltar pra eu pegar o dinheiro pra mim,eu fico com o cartão e tenho a senha,ela tem 85 anos e já tem mais ou menos 20.000 na poupanca,se ela vier a faltar como faço pra retirar esse dinheiro?
    Obs: Não tenho conta conjunta ou solidária com ela,sou de maior.

  22. Nubia

    Minha mae pediu um emprestimo, depois de 36 horas veio a obito, e o emprestimo esta na conta, lembrando que o emprestimo foi feito em consignado e com seguro. Esse valor volta ao banco?

  23. Daniela Assunção

    Minha mãe faleceu há 14 anos, eu tinha apenas 12 anos na época, sou filha única, soube recentemente que ela possuia uma conta poupança na caixa econômica, fui ao banco e constatei a veracidade da informação, gostaria de saber o que é necessário para se ter acesso a essa conta e se há saldo?

  24. Juliana

    Minha mãe faleceu tem que ser o filho mas velho ou pode ser qualquer um dos filhos para mexer na conta dela

  25. Lázaro Baggi

    Olá, Boa noite,
    Meu pai faleceu vai fazer 1 ano em março e não deixou bens tais como, casa, carro etc, deixou somente dinheiro em conta corrente, títulos de capitalização e tesouro direto ele deixou somente eu e minhas duas irmãs, não tinha esposa nem nada… mais uma das minhas irmãs esta desequilibrada mentalmente (verdade) e por causa dela não conseguimos através do alvará judicial a liberação do dinheiro, pois a juíza não aceitou já que ela não assinou.
    a pergunta é : tem como sacar somente a minha parte e da minha outra irmã e deixar a dessa irmã que não assinou retida no banco até que ela decida sacar a parte dela?
    Obrigado.

  26. Sueli Narciso

    Bom dia, Flávio.
    Por gentileza , preciso esclarecimento sobre movimentação de conta bancária.
    Minha tia faleceu, deixou um imóvel que está sendo inventariado e o IPTU era cobrado através de débito automático .
    Especificamente , o IPTU pode ainda ser cobrado automaticamente,
    ou esse procedimento se encerra , assim como a água e luz ?

  27. edvan

    bom meu irmão faleceu e deixou um dinheiro na conta do banco Santander sera se a minha mãe com o atestado de obto consegue sacar o valor

  28. Debora Nogueira

    Loteamento Condor
    Enfrente a escola Renan baleeiro boa tarde o pai do meu filho faleceu e tinha um dinheiro na conta e trabalhou de carteira assinada meu filho tem direito alguma coisa gostaria de saber

  29. Flaviany

    Se uma pessoa falecer , é obrigatorio a retirada do titulo de capitalização?

  30. Ricardo

    Boa Tarde .. Meu Pai faleceu e tinha uma conta corrente da qual foi feita inventario somos 3 irmãos e meu irmão mais velho é o responsável inventariante apos o inventario feito ele pode sacar nossa parte sem nossa presença pelo simples fato de ser o inventariante ? ou ele só pode sacar nossa parte no banco junto de nossa presença ou autorização individual ?

  31. glauco nagata

    Boa noite .

    – A minha mãe é a unica herdeira de uma conta poupança deixada pela mãe dela , porem o valor é alto , sendo assim houve a necessidade de um advogado , porem o juiz emitiu o pagamento do imposto sobre a herança , a minha mãe sugeriu se o pagamento poderia ser feito , descontando diretamente na herança retida no banco , porem o banco não aceitou . Por que disso ?? é possível esse tipo de pagamento ? Obrigado

  32. Kessia

    Eu queria saber porque meu irmão faleceu ele tinha uma empresa no nome dele é tem um seguro de vida queria saber como minha mãe faz pra tirar o seguro de vida e se ela tem direito de se aposentar ou ficar recebendo uma pensão pelo inss

  33. Zenobio Ribeiro

    Zenobio 07/10/18 06:10
    Meu tio era solteiro e veio a falecer ele tem uma conta bancaria e colocou a sobrinha dele em conjunto com ele so num sei afirmar se é uma conta simplies ou solidaria o facelido num era casado num deixou filho nem testamento ele tem 7 irmão .os valores que ele tem na conta a sobrinha pode movimentar ele tem aplicações e poupança ou deve aguardar o inventario que ja foi aberto. nota: a sobrinha afirma que o tio disse que a quantia de dinheiro seria dela e de seus dois irmãos mas num deixou nada escrito ela pode sacar o dinheiro ou não? na realidade o falecido tem 7 irmaos 6 são vivos e minha mãe falecido ficanďo eu e minha irmã como herdeiros dele. o falecido tambem possui bens imoveis a serem inventariados..

  34. Neli

    Boa tarde gostaria de uma informação. ..Por quanto tempo fica ativa uma conta poupança bradesco …Minha mãe faleceu em 2006 e ela tinha uma conta poupança. ..O que devo fazer

  35. May

    Boa tarde queria saber pois tem 9 anos que meu pai faleceu e ele tinha uma conta corrente no banco pois a empresa depositou um pagamento para Ele de uma obra feita minha mãe retirou esse dinheiro na época queria saber se tem como eu puxar para ver o valor o que tenho que fazer.obrigada

  36. Rosa Simon

    Bom dia,

    meu pai faleceu e foi feito o inventario e a divisao de bens. So que nao foi verificado corretamente onde ele tinha conta no Banco. Como posso verificar em qual Banco ele tinha conta e se foi feito saque de dinheiro e poupanca depois do falecimento?

  37. Maria

    Meu companheiro morreu e descobri que ele tinha um investimento no banco (R$ 11.000,00). Moramos juntos durante 25 anos, mas não casamos no papel, tanto eu quanto ele não tivemos filhos. Ele tem irmãos. Tenho direito em retirar esse dinheiro? Se sim, como faço para retirar do banco. Desde já agradeço pela atenção.

  38. Maria

    Meu pai faleceu em 2016. Deixou dinheiro em poupança(conta individual)
    Sabendo do seu estado grave, 5 dias antes dele falecer comprei um tumulo, com meu dinheiro.
    Posso ser ressarcida do valor deste tumulo, comprado em meu nome e das despesas fúnebres.
    Deixou esposa e 4 filhos vivos e um falecido(com herdeiros)

  39. Paola

    Bom dia, meu pai faleceu 23/10/2018 e ele não deixou herdeiros, como fazer pra pegar o dinheiro q ele deixou no banco ?

  40. Fernando Ferreira

    B0A tarde, minha mãe faleceu em 06/07/2017 e na certidão de óbito consta que ela não deixou bens, mas deixou uma conta poupança no banco com uma quantia em dinheiro, que devo fazer para resgatar esta quantia, já que sou filho único e meu pai já faleceu antes, no ano de 2006? Eu até tenho o
    cartão e senha pois eu é que fazia as retiradas para pagar as suas contas devido a sua adiantada idade, mas o cartão bloqueou por erro do caixa eletrônico e ele só pode ser desbloqueado por minha mãe o que hoje é impossível, só conseguirei retirar o dinheiro via alvará judicial ou teria um modo mais simples?? Desde já agradeço à atenção dispensada.

  41. Cleonir Pereira

    Olá boa noite tenho uma dúvida meu companheiro faleceu em 27 08 de 2017, já comuniquei o INSS temos conta conjunta e o pagamento continua sendo depositada eu estou pegando preciso de pagar as contas o que devo fazer vou ter algum problema com a justiça me ajuda sou epiletica sempre dependi dele desde já agradeço

  42. Rosa

    Boa noite, uma tia minha faleceu e tem uma aplicação financeira só no nome Dela, mas a conta bancária era conjunta com marido, (meu tio) ele foi ao banco e o gerente disse que ele só poderia mexer daqui um ano, pergunto: como fica a aplicação dela se ela faleceu e o CPF é cancelado, ele pode resgatar está aplicação mesmo ela não existindo mais….achei estranho o gerente falar pra ele não mexer, mesmo que a conta seja solidária num tinha que passar pro nome Dele? Aguardo uma resposta, obrigada, Att. Rosa

  43. Renata

    Ola boa tarde meu faleceu 5 meses e como era aponsentado ficou dinheiro na conta porque nao retirava tudo eu como filha tenho como sacar esse dinheiro morava com ele era dependwnte dele gostaria de sabee o que posso ta fazendo

  44. norma ritton

    Minha mãe faleceu a tinha conta conjunta com minha irmã quero saber se ela tem que me dar a minha parte

  45. Lucas

    Minha tia faleceu recentemente, ela era titular de uma conta poupança solidária junto comigo, não deixou herdeiros. Essa poupança era o único “bem” que ela possuia junto comigo, e não foi declarada na certidão de óbito, nem em inventário. Se eu for movimentar a conta, posso ter algum tipo de restrição ou problema com a lei?

  46. Nydia Bonetti

    Minha mãe tinha um irmão padre que faleceu e deixou um valor na conta dele. Ela é a única irmã viva dele, portanto, a única herdeira. A conta foi transformada em conta conjunta solidária no final da vida dele, com um seminarista da congregação pra facilitar os saques para ele. O seminarista pode sacar o valor total da conta e repassar o valor para minha mãe? Seria o mais simples. Há essa possibilidade junto ao banco? A congregação tem algum direito real sobre a herança sem que haja testamento?

  47. Douglas

    Oi Flavio me tira uma duvida , minha avo faleceu era herdeira do meu avo q era PF e minha tia e meu tio q era filho tbm falaceram so esta vivo meu pai ela deixou um dinheiro no banco , meu pai tem direito a esse dinheiro pois minha tia q era fulha tem un filho mais ela ja faleceu tbn queria saber se meu pai tem direito por ser filho ou tenq dividir com.esse sobrinho.

  48. ARIELE CRISTINA

    Olá Boa noite Flávio Minha sogra era viúva e a aposentadoria do falecido passou pra ela, e agora ela veio a falece também. Essa aposentadoria e automaticamente cancelada por ela já receber de outro, ou pode passar para algum dos filhos ou coisa assim. Obg

  49. Carlos

    Boa tarde.
    Meu pai faleceu e deixou uma conta bancária com saldo. Fizemos o inventário e sacamos o valor de acordo com a partilha. Após isso houve um novo depósito na conta por conta da restituição do IR. O banco diz que, para sacar o valor, precisamos fazer outro inventário (partilha). Achei um absurdo. É isso mesmo? Tudo de novo ou pode-se atualizar o inventário original? Obrigado.

  50. Valdirene

    Meu sogro faleceu e deixou um valor na conta poupança que recebia a aposentadoria. Ele era divorciado e pagava pensão alimentícia que vinha descontado direto do INSS. A ex mulher vai receber a pensão por morte 100% da aposentadoria! O valor da conta, ela também vai poder sacar o valor 100%, ou só os filhos que terão direito de sacar o valor?

  51. Diana

    Olá boa tarde,bom meu caso é o seguinte, meu pai está no hospital internado sem previsão de alta,é ficamos que ele tem dinheiro na conta, só que um tio meu tá se achando no direito de sacar ele.. detalhe meu pai tá vivo.. a pergunta é tem como ele sacar esse dinheiro? Até porque nem os herdeiros tão querendo tira…só ele mesmo(tio)

  52. LIANA

    Minha mãe faleceu e temos uma conta conjunta onde essa mesma conta é utilizada pra receber o INSS. Eu posso continuar retirando dinheiro dessa conta sem necessidade de comunicar ao banco sobre o falecimento da minha mãe? Tenho direito de continuar movimentado normalmente essa conta?

  53. SUZY ROSA

    minha mãe e titular de uma poupança q é cojunta comigo e meu irmão ñ. se ela falecer o dinheiro é só meu ?

  54. Kátia

    Kátia
    Flávio bom dia minha vó faleceu e deixou uma conta no banco do Brasil onde ela recebia sua pensão e além disso ela tbm deixou uma aplicação neste caso o q os filhos herdeiros devem fazer para saber se existe algum saldo devedor como empréstimo ou cartão de crédito?

  55. Leticia

    Olá Boa noite
    Meu pai faleceu a 20 dias..negociei a dívida do cartão de credito, vou ao Banco do Brasil fazer o encerramento da conta, só que ele estava negativo em 400 reais…eles encerram a conta ou tenho que pagar.
    Mais uma dúvida, ele morou em Manaus por alguns anos depois veio morar em Porto Alegre….Tinha conta no BB, aí a advogada da minha ex mulher deke ligou de Manaus solicitando o atestado de óbito para encerrar uma conta do Itaú…mas nunca teve conta no Itaú…somente o cartão de crédito Credicard..mas conta bancária não tinha.
    Obrigada

  56. José Leandro

    Minha mãe foi assassinada pelo meu padrasto eles tinham um relacionamento de 18 anos ele está foragido,sendo que minha mãe ainda era casada no papel com meu pai já falecido, pergunto sendo ela ainda casada os filhos dele tem direito a metade dos bens dela?

  57. Adelita Araujo

    Boa tarde!!! Minha mãe tem uma conta conjunta com meu pai, porém ele faleceu mês passado, meu pai era o titular da conta. Possuem dívida de cheque especial e cartão de crédito. Como ele morreu, minha mãe é obrigada pagar essa dívida?

  58. Bernadete

    Bom dia,sou casada com separação obrigatória de bens por motivo de idade do meu marido.Ele comprou um apto 6 meses antes do nosso casamento em meu nm com uso é fruto dele.A conta bancária está somente em meu nm.Se ele vier a falecer as duas filhas do casamento anterior tem direito ao apto e minha conta bancária?Obs:ele é viúvo.Obrigada!

  59. Suelen

    Olá boa tarde meu pai faleceu preciso encerrar a conta dele mas não sei qual era a agência dele posso ir em qualquer uma com o óbito dele

  60. Jessica

    Em caso de falecimento de pai ou mãe que tenha conta em banco os filhos devem ir direto ao banco para resolver ou ir no juiz?

  61. Joelma

    Bem meu pai faleceu eu tinha na época 11 anos de idade ficou um cardebeta de poupança mas minha mãe perdeu todos os comprovantes hoje tenho 37 anos tentô resolver e ñ consigo na época era o banco baneb q foi vendido ao Bradesço oq posso fazer para resolver

  62. Márcio

    Meu pai faleceu em setembro. Ele não tinha nada na conta poupança pois torrou todo o dinheiro antes de falecer. Como faço para fechar a conta poupança que era dele no Bradesco? Pois não compensa entra com um advolgado na justiça para receber alguns reis ao até mesmo centavos de juros. Desde ja agradeço. Obrigado

  63. Everton

    Boa Noite!
    Minha avó já faleceu a mais ou menos uns 15 anos e minha mãe informou que ela tinha um saldo não muito grande mais tinha; em uma conta no Bradesco; ela gostaria de saber se ainda tem algum saldo nessa conta. O que devo fazer?

  64. leiliane

    Meu marido faleceu ha 6 meses e só agora eu descobri que ele tem um dinheiro na poupança e ele deixou 2 filhos de menores com migo. O que eu faço pra saber o saldo,

  65. Caio

    Boa noite
    Minha mãe faleceu eu e ela tinhamos a conta conjunta sendo a conta era para colocar o pagamento do inss a pergunta seria eu perco a conta tbm pq já enviei o obito para o inss ???

  66. Melissa Nunes

    Boa tarde! Meu pai faleceu e deixou duas contas abertas. Ele morava com minha mãe, eu e minha irmã há 25 anos, porém tem mais 3 filhas de outros relacionamentos. É preciso dividir os valores entre todas as filhas ou só com as que conviviam com ele? Tenho acesso as contas dele pelo celular, pois eu que o ajudava a ver os extratos. Fiquei apenas com senhas de internet. Pra sacar é preciso um advogado ou apenas indo ao banco consigo? Obrigada!

  67. Cinthya

    Meu pai tinha uma conta poupança e veio a falecer, isso faz 18 anos. Eu como filha, tenho direito a essa poupança?

  68. Regina

    Meu pai faleceu e deixou saldo em conta corrente posso solicitar ao banco a movimentação deles dos últimos 2 anos ?

  69. Marcia

    Gostaria de saber minha tia faleceu há cinco meses e o banco me ligou pedindo o atestado de óbito , porque tenho que levar

  70. Rodrigo

    Boa tarde , meu pai faleceu em 19/05 sexta feira , sendo que ele fez um seguro de vida e eu sou o beneficiário … Somos comerciantes e o cartão dele tem vencimentos e essa fatura o valor é maior do que ele tem na conta corrente , eu posso depositar um valor na conta pra pra cobrir a fatura dele …? E como eu faço pra ter acesso ao dinheiro … Como eu possi movimentar ?

  71. diomar

    minha mae faleceu acabamos indo banco levando certidao obito com isto conta foi bloqueada la ficando seu pagamento quando formos depois sacar tava bloqueado neste caso este dinheiro ficar la ate sair invertario ela era funcionaria publica seedf este dinheiro e passando para esposo que recebera pensao dela ela devia emprestimo e pagou seguro para cobrir emprestimo este dinheiro pode ser utilizado pelo banco

  72. rose

    meu esposo faleceu e chegou a fatura do cartao dele devo pagar ou nao

  73. suzana

    Tenho conta conjunta com meu pai. Ele veio a falecer. Tem dinheiro em aplicações no banco. Posso retirar e dividir com meus irmãos ou tem que entrar no inventário?

  74. Leidimar

    Meu pai faleceu ele tem um empréstimo com o banco ele tem o saldo da parcela na conta era tudo debitado automática mais agora que ele faleceu a conta bloqueou. Tem alguma forma de liberar para para pagar a parcela?

  75. Pablo Alves

    Boa tarde, minha mãe faleceu e no mês que ela veio a óbito e retirei o dinheiro dá conta para pagar as dívidas dela só que não deu pra pagar tudo e no mês seguinte eu fui ao banco e tinham depositado mais um mês do loas na conta dela aí eu retirei 800,00 reais pra finalizar as dívidas dela o que fiz foi certo ou errado ou o que devo fazer?

  76. Alcineide Barbosa

    Boa tarde!!Meu irmão faleceu e tinha uma conta no banco que na mesma tem um valor q não sei dizer quanto.Ele era solteiro,nesse caso meus pais tem direito?? Também estava recebendo o seguro desemprego,e tinha dinheiro do fundo de garantia.eles tem direito??

  77. Joselia

    Boa tarde. Meu pai faleceu agora em abril e deixou uma conta poupança. Ainda nao fizemos o inventario (somos minha irma e eu, ele era viuvo). Se formos ao banco com a certidao de obito (na qual consta nosso nome como herdeiras) sera que conseguiremos encerrar a conta e transferir os valores para uma conta nossa? Desde ja agradeço a atenção.

  78. João Alex

    Boa tarde. Minha era a aposentada e faleceu. Só temos os cartões do banco. Não temos senhas. O que devemos fazer ?

  79. Aparecida Barbosa

    OLá, Meu PAi faleceu e deixou uma quantia na poupança e recebi uma carta com o valor, e como filha posso retira-lo junto com minha irmã ?

  80. Gislaine

    Boa Noite
    Minha amiga faleceu mais antes da sua morte ela deixou senha e contas comigo para serem pagas, assim foi feito somente paguei as contas dela , a unica filha sabe dessa situação e me autorizou fazer o mesmo, agora lendo essa materia fiquei com receio , posso ser processada por ter feito isso?

  81. Ana

    Ana estou com uma tremenda duvida tenho caderneta poupança individual em meu nome.meu marido faleceu. Posso usar este dinheiro. Ou tenho que entrar em inventário. A conta e minha induvidual.preciso de ajuda .pois ja gastei um pouco

  82. Laura

    Minha mãe tem uma poupança onde tem uma certa quantia guardado, ela era casada com meu pai que faleceu a pouco, nesse caso ela pode movimentar normalmente esse dinheiro?

  83. Guilherme

    Minha tia faleceu, e deixou um dinheiro na conta dela! Minha mãe é a única parente viva, mas ela esqueceu a senha dá conta, Tem como minha mãe fazer outro cartão ou mudar a senha?

  84. Lindolfo Marques

    Minha tia faleceu e deixou um valor no Banco Santander, recebi a Escritura de Inventário e Partilha do Espólio.
    Somos 4 sobrinhos e fui nomeado Inventariante.
    Já saquei uma parte e agora foi depositado uma restituição de IR. O banco não autorizou o saque desta quantia.
    Como devo proceder?

  85. Jorge Santos

    Uma conta corrente solidaria. 3 titulares. Morre o 1º titular. Sendo que o dinheiro esta aplicado em fundos privados.
    Qual procedimento? Grato!

  86. Marcellus

    meu pai faleceu, deixou uns bens que estão no inventario, somos dois irmão.
    questionei referente a conta corrente ou conta conjunta a um advogado ele disse que essa conta não entra no inventario como era conjunta pertence a mulher que ele era casada, ou seja ficaria apenas os bens imoveis para os herdeiros.

    outra duvida a mulher que ele era casada e meeira 50% que ela tem direito e também herdeira do outros 50% que seria dividido para os dois filhos ?

  87. Adriano Buendia

    gostaria de saber se o meu irmao pode responder pela minha mae assiando por ela ? ela ja esta com 80 anos mais nao esta louca nada do caso mais com a cabeca meio fraca tipo confiar muito nas pessoas

  88. Lucas

    Olá , tenho uma dúvida . Meu pai morreu quando eu tinha 2 anos e ficou um dinheiro numa conta no meu nome e eu só poderia pegar depois de adulto ,mas, eu precisaria usar um papel que ficou com minha mãe e ela perdeu, pois, já fazem 16 anos isso , como faço pra ter acesso a essa conta e sacar o dinheiro?

  89. Glaucia Vinhas

    Meu pai faleceu e minha madrasta retirou todo dinheiro dá conta conjunta e poupança dele isso é permitido por ela ser casada com ele?

  90. antonio pinto

    tenho uma união estavel como retirar o dinheiro na conta da minha mulher,que faleceu…

  91. Gilmar

    A Tia da minha esposa faleceu em fevereiro dia 08, ela tinha uma conta poupança, junto com minha esposa, a movimentação da conta era feita pela minha esposa que também tem um cartão com senha e tudo essa tia que faleceu não teve filhos, podemos movimentar essa conta e tranferir para uma outra conta esse valor?

  92. Douglas

    Caros,
    Minha mãe faleceu deixou bens e uma divida no banco. na hora de quitar a divida, como era vontade da minha mãe, o banco não permitiu que o saldo em conta fosse usado para abater a divida. Tivemos que pagar o total.
    Contudo o banco desconta taxas da conta bloqueada mesmo depois dela falecer.
    Isto é procedente?
    Forte abraço e muito obrigado.

  93. sandra sitatino

    sou pensionista do inss, coloquei conta conjunta com minha filha , tenho um emprestimo consignado pelo inss ; gostaria de saber se em caso do meu falecimento minha filha fica obrigada a pagar/ e se eu tiver dinheiro em poupança o banco pode mexer para quitar este emprestimo/ ou como esta pansao morre a divida acaba/
    Boa tarde

  94. Naiara

    Boa noite,meu esposo faleceu em 2014, só agora percebi que ele tem saldo na sua conta poupança da caixa,que está somente em nome dele,é o cartão está vencido, será que tenho direito a esse dinheiro ?? Como posso fazer para sacar lo ?? Desde já agradeço .

  95. socorro

    ola gostaria de saber se tenho direito a conta poupança que meu marido tinha na caixa mas ta so no nome dele,porem qem esta com a senha e o cartao e a familia dele,pois era casada no civil e tenho uma filha com ele .ele nunca ligou dw colocar nem em conta conjunta nem no nome da nossa filha oque eu faço ?tenho direito a esse dinheiro da poupança?

  96. Sandra

    Se for uma aplicação que tiver uma conta conjunta, o processo é o mesmo? Isto é , o cônjuge que ficou pode retirar o dinheiro? Não precisa de inventário?

  97. Priscilla

    Minha mãe é aposentada do estado ela pode deixar o pagamento dela pra outra pessoa receber quando ela falecer

  98. ROSE FERREIRA

    Boa tarde…minha mãe fez um empréstimo consignado e faleceu. Segundo a lei 1046/50 essa dívida se extingue mas ela tinha conta conjunta com minha irmã. Gostaria de saber se minha irmã tem que quitar esse débito. Agradeço desde JÁ

  99. Claudio

    Sr. Flavio 21/01/2017
    Bom dia.
    Minha Senhora faleceu. Tenho uma conta corrente conjunta com ela. Tenho também, em outro banco,
    uma conta conjunta apenas com as minhas duas filhas, apenas para investimentos a longo prazo (CDB, LCA). Não temos imóveis.
    Qual será a solução? Agradeço sua atenção.

  100. Thyago

    Bom dia meu avó morreu tinha conta conjunta com ela tem algumas divida ela tem q continuar pegando

  101. Vitoria

    minha mae era aposentada como lavradora e faleceu há 2 anos,recebia pela caixa.conta poupança.o beneficio continua sendo depositado.nao estamos retirando.o banco vai liberar pra nós?….tenho mais duas irmas..o que devemos fazer?

  102. Celso

    Ola. Minha vó faleceu. Ela morava comigo. Tinhamos contas conjuntas e individuais. No caso que era só eu e a minha vó morando na mesma casa, nao posso fazer nada e entregar os dados e cartoes para minha mae que é herdeira direta para resolver junto ao banco? Minha vó poderia ter dado um nome de quem ela queria responsável no banco para mexer em suas coisas?

  103. Marla mattos

    Boa noite meu sogro faleceu e não deixou bens e meu marido e filho único mas tem dinheiro no banco ele pode sacar levando a certidão de obito no banco desde ja obrigada

  104. Eliane Farias

    Meu marido faleceu, mas não éramos casados e nem tínhamos nada em conjunto. Apenas já nos relacionamos a sete anos ele tinha uma conta em seu nome. Conta poupança.
    Como posso fazer pra sacar esse dinheiro. Já que depositavamos juntos?

  105. Augusto B

    boa noite..
    a minha mae tinha uma conta conjunta solidaria com uma tia dela que faleceu, por direito a minha mae tinha direito a 50% do dinheiro e os outros 50% eram divididos pelos herdeiros certo?
    ja fomos ao banco e disseram que a conta se encontrava bloqueada e que a minha mae so teria direito aos 50% se houvesse uma hablitacao de herdeiros
    queria saber quais os direitos da minha mae…

  106. ana alice

    olá flávio gostaria de saber o seguinte minha tia faleceu a quase um mês o banco bloqueou uma quantia de 2 mil reais e estamos precisando desse dinheiro para para algumas prestaçoes que ficaram e contas como agua e luz.como devemos fazer pra resgatar essa quantia.

  107. Rita

    Prezado Flávio,

    Mina irmã nunca presta conta do valor que minha mãe tem na conta corrente para os demais irmãos, é ela quem fica com o cartão e faz o que bem entender. Como procedo para saber somente o saldo.

  108. Rogério A.

    Olá bom dia tenho um dúvida é gostaria de uma orientação se possível , eu e meu tio temos um conta conjunta na qual ele é o primeiro titular , porém ele faleceu e era solteiro e não deixou herdeiro , como devo proceder neste caso? Desde já obrigado pela atenção.

  109. Yasmin

    Olá, minha mãe recebia uma pensão para mim como minha tutora. É a pensão que meu pai me dá mensalmente por motivo deles serem separados.
    Minha mãe faleceu e o dinheiro do meu pai para minha pensão que está na conta delá, continua lá. Como faço para conseguir pegá-lo?

  110. Laiz Helena

    Os valores da conta conjunta do falecido devem entrar no espólio e pagar imposto?
    A conta individual da esposa, precisa também entrar no espólio e pagar imposto? O casamento tinha regime de comunhão parcial de bens.
    Como o marido está em fase terminal, para não pagar impostos é melhor transferir o dinheiro para a conta de uma filha, por exemplo?

  111. Lilian

    Os valores da conta conjunta do falecido devem entrar no espólio e pagar imposto? E a conta individual da esposa, precisa também entrar no espólio e pagar imposto? O casamento tinha regime de comunhão parcial de bens.

  112. Pamella

    Boa noite minha vó faleceu em agosto desse ano,não deixou pensão, nem nada,mas a minha tia não comunicou o falecimento nem no banco,nem na prefeitura por ela ser aposentada pela prefeitura e pensionista vitalícia tbm… Teria q ser comunicado esse óbito certo?

  113. marcelli ceclilia

    boa tarde,
    meu pai faleceu em setembro e tinha dinheiro na conta poupança e o banco ja bloqueou a conta e como podemos fazer pra conseguiu fazer a retirada do dinheiro?

  114. Maria

    Boa tarde! Tenho uma conta em conjunto com um familiar ( sendo que não sou herdeira legítima ) , temos ambos poder igual no que respeita a movimentação de conta. Há dois anos ele pôs mais de metade do dinheiro num ppr para render mais , e o resto continua na conta à ordem. Calhei de perguntar no banco o que acontecia ao valor que está nesse investimento financeiro e disseram que esse valor se ele não tiver elegido um beneficiário irá para os herdeiros. A minha questão é, sabendo eu que ele não ouve muito bem e que provavelmente terá assinado que queria esse serviço no banco sem saber o que é , pergunto. Se a conta é dos dois, e ele a puser toda no ppr, então se um dia ele falecer esse valor fica com os herdeiros legítimos , que em vida nunca sequer o visitaram ? Então para que serve o outro titular da conta ??? Ele quando decidiu me por com ele na conta foi precisamente porque queria que o dinheiro fosse uma poupança para mim . De salientar que ele não tem filhos nem pais. Se puderem ajudar me nesta dúvida obrigada

  115. Antonio

    Minha mãe faleceu e tinha uma conta corrente em conjunto com minha irmã e eu, vamos dividir esse dinheiro e queria saber se temos impostos a pagar ou se abrimos uma conta para cada um de nós de dividimos de acordo com a nossa vontade amistosamente.

  116. sandro mattar

    Boa tarde. Meu pai faleceu e tinha uma conta conjunta com minha mãe, onde consta um débito de cinquenta e nove reais. Vou encerrar essa conta. Preciso quitar esse débito?

  117. sonia saraiva

    Minha irmã faleceu e tinha uma conta corrente com minha sobrinha maior de idade. ocorre que nessa conta corrente tinha um empréstimo consignado do INSS minha sobrinha é a segunda titular ela é obrigada a assumir esse emprestimo?

  118. Jaqueline

    Oi minha mãe faleceu .passei a ser a titular do benefício será que posso sacar o dinheiro com a mesma senha que minha mãe sacava ou é obrigatório fazer uma nova senha?

  119. Waldemar Costa

    Boa tarde Flávio
    Minha mãe viuva recebia pensão pelo Banco do Brasil, ela tinha empréstimo consignado.
    Ela faleceu em maio de 2013, entramos em contato com a previdência para cancelar a pensão, fizemos o inventario e etc. A previdência fez um deposito em julho de 2013 referente a junho mesmo informando o óbito. O banco bloqueou esse dinheiro por mais de 3 anos. esses dias veio uma notificação do SPPREV para eu devolver esse valor que depositaram, mas como vou devolver se o banco esta em posse de valor? o que fazer (entrei em contato com a advogada que fez o inventário, mas ela não soube informar nada)

  120. Eduardo

    Olá, minha mãe (viúva) faleceu e eu e meu irmão somos os únicos herdeiros. Nós temos uma conta conjunta solidária onde nós 3 éramos titulares (eu, meu irmão e minha mãe). Agora que ela faleceu, podemos sacar o restante da conta e dividir entre nós dois, sem necessidade de inventariar? Abraço

  121. aidacrescencia

    Conta conjunta com meu marido , com quem era casada com separação de bens.Ele morreu e deixou um filho.Uma
    Metade é minha e a outra metade divido com o herdeiro?- Aida

  122. Bruno Vox

    Bom dia minha sogra faleceu a poucos dias e uma tia da minha esposa esta de posse do cartão e da senha da minha sogra, como consigo bloquear essa conta ??

  123. Luciana Aquino

    Ola boa tarde!
    Minha mãe faleceu e tinha conta conjunta com meu pai. Hoje meu pai faz retiradas e compras, Quero saber se os filhos tem direito a esse valor ou seja a metade que seria parte da minha mãe…temos direitos de herança nesse dinheiro?

  124. juvenal

    ola meu avo morreu e deixou saldo em conta bamcaria e oque devo fazer para consultar a conta bancaria dele

  125. Antonio Souza

    meu pai, faleceu no ano passado e há um saldo em aberto, em sua conta corrente. posso depositar os valores mensalmente pra quitar os débitos? era correntista do BB.

  126. Adriele

    Meu marido faleceu e tem conta conjunta comigo e tem filhos de outro casamento, posso retirar o dinheiro da conta sem ter que colocar no inventário?

  127. Rosimary

    Boa noite meu pai faleceu e tinha conta conjunta com minha mãe nesse caso ela pode mexer mesmo tendo herdeiros transferir para outra conta . Obrigada

  128. ana

    Um idoso faleceu e deixou um saldo de 180.000 no banco os irmãos n acharam o cartão e desconfia q essa conta foi mexida e o dinheiro retirado porem depois da morte desse idoso e possível uma pessoa retirar um dinheiro na conta de outra pessoa sem o consentimento dos filhos desse idoso

  129. Érico

    olá estou com uma dúvida sobre um caso específico.
    Um Padre pertencente a uma congregação religiosa faleceu e não deixou bens para inventariar e nem herdeiros, porem deixou uma quantia em um banco. Como a congregação faz para sacar essa quantia?

  130. erwina blunk

    um cidadão de 85 anos que não tem parentes, faleceu e deixou saldo na conta bancária. Ele viveu os últimos 15 anos com uma família. Tem como esta família entrar com um advogado para resgatar o saldo da conta?

  131. Gerson Barbosa

    Herdeira de falecido, por ter marido empresário, achou por bem solicitar ao bco que transferisse o saldo bancário do falecido para a conta corrente da empresa do marido. O pior o banco acatou o pedido e fez a transferência.
    Pegunto quais as conseguencias ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.