Histórico de Consignação e Histórico de Créditos: Como Consultar?

Saiba como consultas seu histórico de consignações e seu histórico de crédito de maneira simples e rápida. Confira então como retirar seu HISCON e HISCRE em uma agência do INSS ou pela internet, online, através do Meu INSS.

flaviomariano
Flávio Mariano

Se você já recorreu ao crédito consignado ou está comprometido com essa linha de crédito atualmente, é provável que já tenha escutado falar nas siglas Hiscon e Hiscre. Apesar de familiares poucas pessoas sabem o que elas significam e como consultar esses documentos.

Aqui no blog nós temos um post que detalha exatamente o que significa cada um desses históricos e no post de hoje você irá aprender de forma mais detalhada onde consultar essa informações. Portanto se você busca acessar o seu histórico de crédito ou o histórico de consignações e não sabe onde procurar, continue lendo esse artigo.

Continua após a publicidade

Como consultar seu Histórico de Consignações – Hiscon

Conforme o nome sugere, o Histórico de Consignações é um documento onde são expostas informações como o número de contrato, qual banco responsável pela sua linha de crédito consignado, as datas finais e iniciais prevista para cada empréstimo e todas as operações que foram realizadas nos últimos 5 anos.

Esse documento está disponível para todos os aposentados e pensionistas que fazem uso do direito às linhas de crédito consignados. Para consultar seu histórico basta buscar atendimento em um dos diversos postos do INSS espalhados por todo o Brasil e solicitar o acesso ao Hiscon.

A DATAPREV – empresa pública responsável pelas soluções de tecnologia de informação e comunicação usadas pelos órgãos do país – possui um formulários com as informações de todas as linhas de crédito contratadas por beneficiários ou segurados do INSS.

Essas informações estão disponíveis e podem servir de prova e comparação, caso seja detectado qualquer desvio por parte da postura tomado pelas instituições financeiras responsáveis pela operação do empréstimo.

Outra forma que deverá ser utilizada para a consulta da situação do beneficiário é o acesso aos aplicativos Hiscons e o menu “Empréstimos Consignados” da página da Intraprev. Qualquer dúvida sobre esses canais, o recomendado é buscar atendimento pessoalmente, nas Agências da Previdência Social.

consultahiscre
Saiba como consultar seu Hiscon e o Hiscre

Como consultar seu Histórico de Créditos – Hiscre

O histórico de crédito é o documento que irá dar acesso ao extrato de pagamento dos empréstimos contratados por cada beneficiário ou segurado do INSS. Sua consulta é mais simples que o histórico anterior e pode ser feita de maneira remota, através de plataformas disponibilizadas pela internet.

Através da central de atendimento, conhecida como Meu INSS, você consegue solicitar o extrato e este pode ser usado até mesmo como comprovante de renda dos seus beneficiários. Nele são detalhados valores e datas de pagamentos, informações sobre os bancos responsáveis pelas linhas de crédito e outros dados.

O serviço também é disponibilizado no menu de operações dos pontos de autoatendimento de cada banco, ou seja, ao se dirigir à um caixa eletrônico, você também conseguira realizar essa consulta.

Como realizar a consulta online? Para o acesso remoto basta você seguir o passo a passo que será apresentado abaixo:

Em um primeiro momento você deverá realizar seu cadastro no portal “Meu INSS”. Se esse não for seu primeiro acesso e você estiver com os dados de login em mão é só pular essa etapa.

  1. Acesse o portal do Meu INSS;
  2. Clique no ícone circular no canto direito, superior da tela. Na opção “Entrar”;
  3. Na página de cadastro informe os dados solicitados;
  4. Siga as orientações passadas pelo sistema e finalize seu cadastro.

Agora já com o login em mãos entre no portal do Meu INSS e clique no menu “Histórico de Crédito de Benefícios”. Pronto, o histórico será apresentado na tela do seu computador. Outros serviços também estão disponíveis nesse canal de atendimento, basta navegar pelo menu e conferir as outras possibilidades existentes.

Em caso de duvidas, deixe aqui nos comentário que teremos o maior prazer em te ajudar. Você também pode buscar orientação nos pontos de atendimento presencial do INSS ou na central de atendimento.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

3 comentários

  1. cidaduarte64@hotmail.com

    minha mãe fez um empréstimo faz uns cinco anos,e queria saber quanto falta para quitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.