Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Consórcio Tupperware: vale a pena? Como funciona!

Fazer um consórcio de Tupperware é uma alternativa para adquirir vários produtos da marca de uma única vez, sem que isso pese no bolso.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O consórcio de Tupperware frequentemente se torna tema de pesquisa, principalmente para pessoas que gostam dos produtos da marca e desejam adquiri-los com um preço mais acessível. Isso porque, os potes Tupperware são conhecidos por sua qualidade e, também, pelo preço mais elevado.

Nesse sentido, o consórcio aparece como uma alternativa para quem deseja ter uma linha completa de seus famosos potes plásticos, pagando um valor que caiba no bolso. Só que não são todos os interessados por Tupperware que conhecem essa alternativa e, por isso, acabam perdendo a oportunidade de adquiri-las por meio de um produto financeiro específico.

Continua após a publicidade

Então, vale a pena saber um pouco mais sobre como ele funciona, seus critérios e os detalhes que envolvem essa aquisição.

O que é um consórcio de Tupperware?

O consórcio de Tupperware é a versão desse tipo de associação, cujo foco é adquirir peças da famosa marca de utensílios domésticos Tupperware. Ele segue o mesmo modelo de outros tipos de consórcio comuns, como os de imóveis, veículos e, até mesmo, eletrodomésticos.

Continua após a publicidade

Basicamente, o consórcio funciona com a união de pessoas em um grupo, que contribuem com valores fixos mensais, a fim de conquistar um determinado bem no final do prazo pré-estabelecido. Nesse caso, o produto financeiro é voltado para quem deseja adquirir peças de Tupperware. Após o prazo determinado, o cliente pode resgatar seus produtos, na quantidade equivalente ao valor recolhido.

Esse modelo de aquisição de produtos vem se tornando uma alternativa cada vez mais popular, justamente por oferecer vantagens significativas. Além disso, para quem não tem pressa de ter os bens em mãos, ele é extremamente viável, devido ao baixo custo mensal.

Para quem é fã dos produtos da marca e gosta de comprar Tupperwares, essa, certamente, é uma opção que vai custar bem menos.

Como funciona o consórcio Tupperware?

Na prática, o consórcio de Tupperware exige a associação do indivíduo em alguma empresa que revenda as cotas do serviço. Basicamente, é possível escolher o valor do crédito que deseja obter e, também, lá mesmo poderá contratar o consórcio.

Continua após a publicidade

Para tanto, deverá determinar o montante final e, com base nisso, verificar quanto custará cada parcela e o prazo do contrato. Após definir esses detalhes, poderá iniciar o pagamento das etapas. As parcelas podem ser recolhidas nos bancos ou por meio dos aplicativos de mobile banking, que se tornaram uma ferramenta muito útil em nosso cotidiano.

Em relação ao prazo do contrato e questões como fundo de reserva, a resposta varia. A organização é feita com base no contrato do serviço acordado e com o seu interesse como cliente. O mais comum é que os consórcios durem de 12 a 36 meses.

Além disso, também é possível conquistar os produtos em um prazo bem menor, por meio dos recursos do sorteio e dos lances.

Sorteios

O primeiro acontece mensalmente, por meio da Loteria Federal. No caso, são sorteados nomes dos participantes do consórcio. Quem for escolhido recebe a carta de contemplação, que dá direito ao resgate do valor.

Continua após a publicidade

Lances

A outra maneira é o lance da carta de crédito, onde o consorciado dá um valor mais alto que a parcela e, dessa forma, também pode ser contemplado. É importante frisar que o valor levantado pelo consórcio só pode ser usado para resgatar os produtos da marca Tupperware e que, mesmo após a contemplação, é necessário continuar pagando as parcelas até o fim do contrato.

Como escolher uma empresa confiável?

O consórcio de Tupperware é um contrato com a mesma credibilidade quanto qualquer outro, de maior valor. Por isso, a associação deve ser feita com empresas que possuam confiabilidade no mercado, que entreguem os produtos e que não deem golpes sobre o valor recolhido.

Para tanto, é importante escolhê-la com bastante cuidado. Você pode seguir as nossas dicas para isso. Veja só:

  • Verifique o histórico da empresa onde irá adquirir o seu consórcio: Veja se os outros associados tiveram problemas para resgatar a carta de contemplação ou qualquer outro tipo de dificuldade que enfrentaram;
  • Avalie o valor dos reajustes: No contrato, sempre há alguma indicação da taxa de ajustes que podem ser inseridos no consórcio. Veja se ela é viável para o seu bolso;
  • Considere a taxa de administração: todo consórcio possui a taxa de administração, que é usado para cobrir os custos da empresa. Avalie as opções e veja qual delas cobra a taxa de administração mais vantajosa;
  • Tire suas dúvidas previamente: lembre-se de conversar com o atendente da empresa que vende o consórcio de Tupperware, para confirmar os detalhes do negócio. Por exemplo, quais as peças que poderá escolher quando puder resgatar, por exemplo;
  • Pergunte sobre os sorteios e os lances: os sorteios e os lances são as maneiras de conseguir a contemplação antes do fim do contrato. Por isso, lembre-se de perguntar como funcionam essas duas ações, quantas vezes são realizadas, qual o valor mínimo para o lance, entre outras dúvidas.

Além de todos esses detalhes que trouxemos e que são essenciais para que você identifique a melhor empresa para se associar, também é importante que você faça uma análise sobre a sua possibilidade de compra.

Continua após a publicidade

Isso porque, uma das principais vantagens do consórcio é poder adquirir uma cota por parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma análise do seu orçamento e veja quanto pode investir. Isso te ajudará a conquistar diversos produtos, sem precisar prejudicar as suas contas do mês.

Quais são as vantagens e desvantagens da modalidade de consórcio de Tupperware?

A modalidade do consórcio, independentemente de qual seja o bem a ser adquirido, apresenta pontos fortes e fracos. A possibilidade do pagamento mais baixo, parcelado, sem pesar no bolso e com valores fixos, faz com que ele se torne algo muito viável.

Mas, isso não significa que seja algo só vantajoso. O consórcio também possui desvantagens que diminuem a adesão de clientes. Vamos citar quais são os benefícios e as dificuldades que o modelo propõe. Assim, você poderá verificar sua viabilidade com mais embasamento.

Vantagens

A modalidade de consórcio de Tupperware cresceu durante o período da pandemia, como destacado em matéria do portal CNN.

Continua após a publicidade

Isso demonstra que, apesar da redução do poder de compra da população, a possibilidade de pagar um valor mais baixo mensalmente se mostra uma alternativa para continuar investindo em bens que desejam ter.

Por si só, essa é uma vantagem demonstrada pelo modelo de venda, que é a acessibilidade que ele proporciona. Porém, não é o único ponto forte que ele tem. Ainda podemos citar mais algumas vantagens. Veja quais são elas:

  • A parcela do consórcio não compromete o seu orçamento, pois pode ser definida de acordo com o valor que você poderá desembolsar mensalmente;
  • As taxas de juros são mais baixas do que se você fizesse uma compra de Tupperware e dividisse o valor total no cartão de crédito;
  • Com a carta de crédito contemplada, você pode escolher entre os modelos de Tupperware que quiser, não precisando ficar preso a alguma peça com valor específico;
  • A burocracia é bem menor e isso facilita o seu acesso aos produtos que deseja;
  • Existe a chance de ser contemplado a qualquer momento, mesmo antes do final do contrato.

Desvantagens

Apesar de ser um modelo de vendas essencialmente vantajoso, ainda assim o consórcio de Tupperware possui alguns detalhes que podem torná-lo menos viável. Conhecer os pontos negativos é essencial para garantir que terá uma experiência essencialmente boa.

Afinal, isso o fará se associar conhecendo todos os pontos fortes e fracos da proposta. Por isso, veja algumas condições que podem tirar a ideia da sua cabeça a ideia de se associar a um consórcio de Tupperware.

Continua após a publicidade

  • A principal delas é não ter controle sobre o tempo de resgate do crédito. Apenas ao ser contemplado por sorteio ou lance, ou ao fim do contrato, é que poderá pegar as peças;
  • Para quem tem pressa, o consórcio pode não ser a melhor ideia. Justamente porque não há possibilidade de adiantar o processo;
  • Desistir do contrato pode gerar prejuízos com multas significativas, além de ser um processo demorado e burocrático;
  • Na grande maioria dos casos, não é possível resgatar os créditos se tiver restrições no CPF. Isso significa que pessoas com o nome sujo podem ser impedidas de pegar suas peças de Tupperware;
  • É comum que haja reajustes no valor das parcelas durante a duração do contrato;
  • Se outra pessoa que faz parte do consórcio for o desistente, poderá haver reajuste nas parcelas e isso vai interferir no seu orçamento.

Afinal, vale a pena investir em um consórcio de Tupperware?

O consórcio de Tupperware certamente é uma ótima ideia para quem gosta dos produtos da marca. Afinal, a relação custo-benefício dessa associação é muito vantajosa. Por uma parcela que cabe no seu bolso, será possível adquirir várias peças de uma única vez.

Por isso, se você gosta dos produtos Tupperware, aproveite a oportunidade que o consórcio oferece. No entanto, lembre-se de avaliar com muita atenção a empresa da qual comprará a cota, para evitar qualquer tipo de complicação mais tarde.

Leve em conta as dicas que trouxemos para verificar a credibilidade do empreendimento que estará se associando.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.